Total de visualizações de página

domingo, 3 de fevereiro de 2019

DOMINGO DE PRAIA


 
Antigamente, com o calor que está fazendo, domingo era dia de ir para a praia ali perto do Castelinho e do Arpoador.
Alguns iam com barracas, esteiras, toalhas, boia de câmara de pneu. Outros iam calçados com uma sandália japonesa (hoje seria uma havaiana), um "short" samba-canção comprado na Casa José Silva, uma camisa antiga de manga curta e de abotoar (porque ninguém ia à praia sem camisa) e óculos ray-ban.
Um pouco de Pasta de Lassar no nariz, pé-de-pato da Balnéa para pegar jacaré de peito, raquetes de frescobol compradas na Superball.
Comprar um Chica-Bon ou uma casquinha do vendedor que vinha com aquela matraca. Perguntar as horas para os poucos que levavam relógio, evitar pisar no óleo que os navios derramavam, pular as línguas negras, observar que bandeira esta hasteada nos Postos de Salvamento, de vez em quando ajudar puxando a rede do arrastão.
Já hoje em dia é uma aventura perigosa.

12 comentários:

  1. Boia de pneu, boas lembranças. Fui muito ao Leme e ao Arpoador. Hoje é um programa que não me passa pela cabeça. Apesar de gostar de furar onda, descer de peito, como era bom...

    ResponderExcluir
  2. E bota perigosa nisso. Praia só de manhã bem cedo antes de chegarem os hunos.

    ResponderExcluir
  3. O jeito é voltar aos tempos da primeira metade do século 20. Diziam os nossos avós que saiam de casa ainda sem a luz do dia e a hora de deixar a praia era a mesma que a minha geração costumava chegar. Ou até antes.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Praia é igual trabalho, jornada de segunda feira a sexta feira, meio expediente no horário de 7:00 às 10:30h, eventualmente aos sábados, porém com horário reduzido de 7:00 às 10:00h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sr. foi visto, muito bem acompanhado, ontem, na Praia do Leblon...

      Excluir
  5. É a praia que eu gostava de frequentar, na verdade o trecho em frente à Joaquim Nabuco. Mas atualmente é inviável. A existência do hotel Fasano faz com que a região seja mais segura, já que além do policiamento reforçado, existem seguranças particulares. Estive ali Domingo passado quando fui almoçar com minha tia e incrivelmente a Joaquim Nabuco lembrava os tempos dos 60: Bem policiada, com transito de pessoas moderado, tranquilo, e com lugar para estacionar. "Um espanto", pois essa tranquilidade é atípica e a realidade é bem outra.

    ResponderExcluir
  6. Só arrisco pegar uma praia quando vou a Guarapari,como ocorreu semana passada.Aqui dentro de Vix é uma prova de obstáculos que não faço a anos.Muita gente,sem estacionamento,insegurança e ainda por cima,lei seca.Continuo apostando no banho de bar..

    ResponderExcluir
  7. Como chegamos aos dias de hoje..... Onde foi que erramos ?
    Um Bom Domingo para todos.

    ResponderExcluir
  8. A situação complicada na região vai além das "hordas de Alarico" que infestam a região. Há cerca de 20 dias um grande conflito ocorreu junto ao posto de salvamento do Arpoador, onde de um lado estava a GM e de outro bombeiros e policiais militares. O motivo foi que a GM quis rebocar inadvertidamente carros que estavam junto ao posto e que pertenciam a milhares daquelas corporações que lá trabalhavam. "O pai cantou em casa de Noca" e o conflito terminou na delegacia.

    ResponderExcluir
  9. Fui dois dias dessa semana passada na Barra de Guaratiba e a praia está muito boa: cheia civilizadamente sem estar lotada, própria para banho, consegui estacionar, sombras de amendoeiras para quem quer sair do sol, praia mansa que permitiu minha filha tomar banho sem perigo. E ainda tem no caminho, na estrada para a praia, as opções das "tias" para comer um bobó de camarãoe pasteizinhos, acompanhados de umas geladas. Mas isso só em dia de semana.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos!
    Era bom ter sempre em casa um potinho de pasta d'água e/ou uma bisnaga de Caladryl.

    ResponderExcluir