Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

"TIA" REGINA

 
Esta fotografia, de autoria do JBAN, é do ano de 1975 e foi publicada originalmente no “Saudades do Rio”, em 2007. Desde então a foto tem sido compartilhada por muitos blogs do Rio Antigo.
Hoje ela é publicada aqui como uma singela homenagem ao amigo Candeias, cuja esposa faleceu. A “tia” Regina era queridíssima pelos alunos do Colégio Andrews.
O “site” do Colégio Andrews publicou a seguinte nota:
De coração apertado, comunicamos a perda de nossa querida Regina Andrews. Regina era neta de Mrs. Andrews, fundadora do Colégio. Ex-aluna, fez parte da Equipe Pedagógica e ajudou a construir a escola que temos hoje. edagógica e ajudou a construir a escola que temos hoje.
Somos muito gratos pela sua contribuição. Uma pessoa alegre que sempre compartilhou com todos seu sorriso e bom humor contagiante. À sua família, nosso carinho e abraço sincero.
Somos muito gratos pela sua contribuição. Uma pessoa alegre que sempre compartilhou com todos seu sorriso e bom humor contagiante.”
Os comentários sobre Regina no Facebook do Candeias são emocionantes.
Força, amigo.

17 comentários:

  1. Escolas norte-americanas, alemãs, inglesas, bem como as eclesiásticas, fazem a diferença no Brasil. O que no passado eram alternativas diante de escolas públicas de qualidade, hoje são uma opção quase obrigatória para um ensino de qualidade. O triste é que poucos podem arcar com seus custos. Como chegamos à isso? "Deixa pra lá", todo mundo sabe o porque. A grande vantagem dessas escolas é que devido às suas origens e vieses oriundos de nações civilizadas, não existem "atividades lúdicas perniciosas" à uma boa formação" como funk, capoeira, ou ensino da cultura e religiões de "matizes alienígenas" e que tem suas origens em regiões selvagens do hemisfério sul"...

    ResponderExcluir
  2. "Bom dia", Dr. D'.

    Todos os sentimentos ao Candeias nessa hora terrível.

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos ao Candeias.
    Pena que ele não comente mais por aqui pois tem uma visão de mundo muito interessante. As histórias que ele contava eram saborosas.

    ResponderExcluir
  4. Candeias é irmão do meu colega de CMRJ Clóvis Maia, que sempre me chamou de diquimão e foi um amigo com todos os ãos da vida. O Maia vai recepcionar a Regina com seu savoir-faire especial e, se tiver peixe, vai pescar e assar um para a recepção; naturalmente, São Pedro estará presente e presidirá o evento. Li o que o Candeias escreveu, ou, pelo menos, parte e só uma alma pura e sofrida escreve assim. Pena que alguém tenha que partir para nos encantar tão profundamente.

    ResponderExcluir
  5. Ao CarlosCandeias a nossa solidariedade neste momento difícil.Que vc tenha o conforto necessário entre parentes e amigos.Volte ao nosso convívio.

    ResponderExcluir
  6. "Do pó viestes e ao pó voltarás". Está na Bíblia e muita gente crê nisso, pois é uma maneira simples de lidar com o assunto e manter os ignorantes, os carolas, os crédulos, os pentecostais, os agnósticos, e os alienados, em uma "distância conveniente" e à salvo de perguntas óbvias e embaraçadoras. Mas o fato é que independente das religiões (que são criadas pelo homem) existentes, o fato é que a verdade aparecerá para a maioria após o que muitos chamam de "morte". É um destino comum à todos e nos compete orar para que os que se vão possam passar para um outro estágio com tranqüilidade e compreensão necessárias e para os que ainda estão no Plano Terreno possam ter a devida compreensão de que estamos aqui "de passagem", que nossos corpos carnais e os bens que porventura amealhamos na vida corpórea de nada valem diante do verdadeiro sentido da vida e da incomensurável grandeza de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Neste momento difícil, meus sentimentos ao Candeias e aos seus familiares.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Nossos sinceros votos de pesar ao mestre Candeias, pela passagem da sua querida Regina. Força ao amigo, filhos e parentes.

    ResponderExcluir
  9. Muito triste.
    Meus pêsames ao Candeias e que ele encontre forças para continuar.

    ResponderExcluir
  10. Votos de pesar ao Candeias.

    F.F - diante da insistente vontade em dar a ajuda humanitária para a Venezuela, lembrei da Kate Lyra e o seu bordão: EUA e Brasil são tão "bonzinhos"...

    ResponderExcluir
  11. FF: Infelizmente os governo brasileiro e norte americanos são mesmo "bonzinhos", de acordo com o comentário das 10:15, pois se agissem de forma "proporcional e adequada", entrariam à força na Venezuela e passariam o assassinato comunista Maduro "à fio de espada". Depois de destruir uma próspera nação e dizimar sua população e para tal contar com a ajuda financeira de bandidos como Lula e sua quadrilha utilizando dinheiro desviado da nação brasileira, Maduro conta com muitos simpatizantes em muitos "sítios" no Brasil...

    ResponderExcluir
  12. Ontem estive com o Candeias dando meu apoio lá no Memorial do Carmo nas ultimas homenagens a sua querida Regina e que tive o prazer de ser recebido em sua residencia com minha família para passar um dia maravilhoso.

    ResponderExcluir
  13. Recordo do Candeias comentando aqui.
    Só não me lembro se era ele ou então um tal de Celso que comentava também aqui que ficava pê da vida quando alguém fazia da defesa do Palácio do Monroe. Lembro de discussões, no bom sentido da palavra, sobre esse palácio aqui em outros tempos.
    Meus sentimentos para o Candeias.
    Quanto a questão de ensino, ainda hoje pensava isso.
    Enquanto os israelenses colocam sonda na Lua, os japoneses colocam sonda em asteroides, os chineses enviam naves para a Lua, os russos estão no Espaço, e os norte americanos objetivam explorar mais e mais Marte, o Brasil discute se pode ou não enquadrar gays no Estatuto Racial, falamos de corrupção, crime organizado, as vergonhas como o caso da Vale e do Flamengo, escândalos, Big Brother, Bloco da Preta Gil, quilombolas, PT, PSOL, dentre outras coisas.
    Realmente ainda somos um país de futuro, em um futuro que nunca irá chegar.
    Enquanto não investirmos em educação continuaremos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endosso o seu comentário e vou mais longe: enquanto imperar a hipocrisia, enquanto notórios traficantes continuarem a ter prestigio nas instituições republicanas, casas legislativas e "darem as cartas" no país, enquanto não houver controle externo no judiciário e MP, e enquanto não forem criminalizados os partidos de esquerda, nada mudará. Em um comentário feito por mim em 28 de Janeiro de 2017 no SDR, o Candeias se retirou porque se sentiu "ofendido", embora nada tivesse com ele. Infelizmente uma das razões desse comentário mal interpretado por ele continua a ser um dos principais entraves ao desenvolvimento do Brasil.

      Excluir
  14. O macartismo tupiniquim, que já era deprimente, ridículo e burlesco, ficou mais jeca ainda com o advento do "neo macartismo tupiniquim", de uns quatro anos pra cá. Até os EUA tem partido comunista, aqui os xiitas querem até a proibição de partidos de esquerda. Acho que é um desejo incontido pela ditadura, que eles tanto "combatem". E viva a doutrina: "a verdade é a minha verdade!"

    ResponderExcluir
  15. Lembro dos comentários e do fotolog do Candeias. Sentimentos.
    O sumido comentarista que sempre defendia a demolição do Palácio Monroe era o Celso, mais conhecido como Dr. Celsão.
    Sobre acontecimentos de hoje na fronteira norte, de repente me veio à mente a história do estopim para o início da 2ª. Grande Guerra na Europa: o ataque forjado na fronteira entre a Alemanha e a Polônia, que já tinha a promessa de ser socorrida por Inglaterra e França em caso de invasão alemã.
    Outra lembrança foi o acontecido com uma família nos anos 70 que recebeu em casa o corpo do filho recruta do Exército, em caixão lacrado, sem poder saber a história real do que tinha acontecido. Só algum tempo depois começou a surgir histórias do fracasso inicial dos militares na região do Araguaia. Mas pelo menos há mais de 40 anos o problema a ser resolvido era no Brasil, e não um problema interno de um outro país, o que pode deixar muitos familiares e amigos de soldados ainda mais desconsolados.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado ao Luiz pela homenagem à minha querida Regina e aos comentários dos amigos aqui do pedaço. Foram trinta e dois anos de casamento. A saudade é muito grande, mas é o que chamo de saudade gostosa. Como dizia o João Saldanha, vida que segue.
    Joel, tudo bem. Depois da perda que sofri, chego à conclusão que ficar discutindo é um desgaste inútil.

    ResponderExcluir