Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de março de 2019

CONSTRUÇÃO ALAS COLÉGIO SANTO INÁCIO



 
Na primeira foto, vemos a ala Leste do Colégio Santo Inácio, nas primeiras décadas do século XX. A rua, à esquerda, é a São Clemente. Impressiona a mata na encosta do Corcovado e já vemos estátua do Cristo no topo.
A ala Leste constante de 15 salas, 5 em cada um dos 3 andares teve sua construção iniciada em 1937.
Na segunda foto vemos as três primeiras alas em construção. A mais atrasada era a ala Norte, que uniria as alas Leste e Oeste. A foto é da década de 1930.
O “prédio novo”, a atual frente do colégio, só seria edificado na década de 1960.
A terceira foto também mostra a construção das alas.
Em 1942, com a reforma Capanema, o “Externato e Semi-Internato Santo Inácio” passa a denominar-se "Colégio Santo Inácio", pela razão de possuir os dois ciclos do Curso Secundário.

12 comentários:

  1. No comentário de ontem eu mencionei o alto custo dos colégios eclesiásticos, o que faz com que a comunidade discente seja substancialmente menor. Mas não foi sempre assim, e matricular um filho em um desses colégios no passado não era nenhum "bicho de sete cabeças". Domingo último passei em frente ao Santo Inácio e a relativa proximidade com a favela Santa Marta deve causar um certo desconforto para o colégio, já que tiros tem sido disparados lá nos últimos dias.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Mais um dia de aula, vamos acompanhar os comentários. Seria bom que os ex-alunos do colégio fizessem comentários.

    ResponderExcluir
  3. Na primeira foto, chama a atenção os fundos do prédio branco, residencial, com roupas secando nas áreas de serviço; parece estar situado na rua Eduardo Guinle (esquina com a São clemente?);ainda está lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que é um que ainda está lá, com detalhes em art-deco, na esquina da São Clemente com Eduardo Guinle.

      Excluir
  4. na primeira foto a abóboda confunde um pouco a posição da Igreja em relação a ala construída. a sacristia dava para os corredores internos do claustro. parece que o prédio da igreja é uma continuação da ala, na direção da rua são clemente.rezava a lenda que nos subterraneos da igreja havia osso e corpos de padres.hoje parece que por trás do altar é possivel descer para um local de guarda de restos mortais. a igreja é contemporânea ao Colégio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havia um porão onde eram guardados carteiras, cátedras, arquivos, papéis diversos. Este porão abrangia todo o sub-solo do colégio. Havia várias entradas: um alçapão atrás do palco do auditório, uma portinhola na lateral do pátio de recreio, uma entrada pela lateral da igreja e uma descida dentro da igreja, por trás do altar principal, ao lado da Sacristia.

      Excluir
  5. A prática de enterrar e guardar restos mortais nas igrejas foi proibida com o advento da república, quando foram separadas Igreja e Estado e foi criado o registro civil. Naqueles tempos era comum matar e abortar para em seguida enterrar nas igrejas e conventos, sempre mediante "generosas doações" para a "Arquidiocese". Quantas crianças geradas por um "mau passo" de freiras e noviças que se entregaram à fornicação foram abortadas e enterradas em conventos? Quando ocorreu a demolição do Morro do Castelo, corriam relatos de esqueletos de bebês encontrados nos escombros da Igreja de São Sebastião....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um ponto para justificar o bota abaixo que foi feito naquela região e que as viúvas vivem a lamentar.Quando digo que aquele Morro do Castelo era um pedaço do inferno e morada do Satanás é porque sei do que falo.Se alguém quer me tirar do sério é só mencionar aquela imundície com seus becos e morros insalubres que disseminavam doenças aos quatro cantos.Eu sou Do Contra.

      Excluir
  6. Bom dia,Luiz, pessoal,
    Julgava que as alas fossem mais antigas,datando do final do século XIX. O estilo renascentista, o mesmo da igreja, é dominante. Já estive em missas lá, o interior é lindíssimo.
    Quanto ao comentário do GMA, criptas são comuns em igrejas antigas, como acontece com a antiga Sé, que ainda contém os restos mortais de membros da familia imperial. É bem possível que antigos padres tenham tido o mesmo destino. Quando entrar novamente, vou tentar pesquisar isso.

    ResponderExcluir
  7. Colégios, clínicas, edificações preservadas pelo patrimônio histórico e até o cemitério evitam a transformação total de Botafogo em um mar de espigões.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de Botafogo, e esse sentimento remonta a uma época que ainda era um local relativamente tranquilo. Não sei explicar essa repulsa, é algo inexplicável, pois sentia isso já em 1965. Mas é um local bem servido de transporte público e tem lá seus encantos. Talvez esse "astral pesado" de deva à existência do cemitério São João Batista, pois muita gente não imagina o tipo de energia que existe ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem produz energia é gerador e lá no campo santo estão os melhores vizinhos que podemos desejar.Lá tem consumo de drogas?Tem estupros?Tem roubo e assaltas e mesmo arrastão?Tem político metendo mão grande?E não vou ficar aqui com todas estas perguntas pois a barra pesada é mesmo onde estão os vivos os muito vivos.

      Excluir