Total de visualizações de página

sábado, 13 de abril de 2019

PALACETE JOPPERT






 
Este palacete fica na Rua São Clemente ao lado do prédio do Colégio Santo Inácio. Erguido no início do século XX pelo engenheiro Mauricio Joppert para sua residência familiar, foi vendido ao Colégio Santo Inácio na década de 1940. Neste terreno funcionou a PUC, fundada pelo Cardeal Leme e pelo Padre Leonel Franca, o início dos anos 50, quando se transferiu para a Gávea.

O Palacete Joppert, por anos abrigou parte de administração do Colégio Santo Inácio e hoje em dia ali funciona o GRISOI (obra de solidariedade inaciana) e recentemente foi criado um Memorial do Colégio Santo Inácio.
 
Vendo estas fotos é de se lamentar que o jardim fronteiro tenha durante décadas se transformado naquele estacionamento de lajotas de cimento. Os jardins valorizavam a casa.
Numa das fotos vemos o Padre Augusto Magne, grande estudioso da língua portuguesa, acompanhado de alunos e funcionários, também na década de 40.
A última foto mostra um evento (gincana) em 1949 quando um ex-aluno inaciano concorria ao Diretório de Estudantes da PUC. Galeno M. Almeida, pai de ilustre comentarista do SDR, levou um elefante para o pátio do Palacete Joppert em sua campanha. Foi eleito.

9 comentários:

  1. Não conhecia a finalidade desse palacete, apesar de saber de sua existência. É mais um exemplar da "opulência" da Igreja Católica que apesar de "em tese" pregar a humildade e frugalidade tão presente nos ensinamentos de Jesus, prefere utilizar a máxima "faça o que eu digo e não o que eu faço". As igrejas pentecostais tem em quem se inspirar. ## FF: Com relação ao comentário de ontem às 20:56 postado pelo Augusto, parece que ele percebeu onde está uma dos maiores flagelos que tem feito com que o Brasil tenha se tornado um país odioso. A liminar mencionada por ele é o "menor dos males", pois é uma gota em um oceano de iniquidades e desnuda a triste realidade de um país onde os "poderes da República" se encontram em estado terminal. Já mencionei aqui que o Complexo da Maré, um dos maiores antros do crime de que se tem notícia, passou uma boa temporada "protegido" por uma medida judicial onde era "determinado" que nenhuma operação policial poderia acontecer ali sem que fosse "devidamente comunicada pela Polícia" com antecedência de alguns dias. E quem lucraria com tal absurdo? E para quem não sabe, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional estabelece que além das mais imorais e absurdas vantagens que incidem sobre os "parcos" vencimentos de seus integrantes sob o nome de "verba indenizatória" e que fazes seus ganhos mensais ultrapassarem em muitas vezes o "teto constitucional", no caso de algum magistrado ser condenado por algum crime e ainda que o mesmo seja da maior gravidade, sua "pena máxima" será a da aposentadoria compulsória com todas as vantagens possíveis. Como tal realidade, só rezando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhei 35 anos no Serviço Público e a verba indenizatória que recebi em mais de uma ocasião foi cacetada na telha,simplesmente por cumprir a regra do jogo. É um horror e um espanto o que acontece com categorias privilegiadas no país,como o relatado pelo Joel.Mas isso não acontece de graça.Os políticos sempre foram os maiores beneficiados por eles num jogo de interesses e apoiando o lobby para tais medidas.Esse é o Brasil.

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Confesso nunca ter reparado neste palacete quando passava pela rua.

    Botafogo ainda é um bairro privilegiado por manter alguns de seus palacetes e mansões.

    ResponderExcluir
  3. Belo local para instalar uma igreja so para dizimistas em especial os que pagam em grana viva ,sem recibo e sem busca de milagres .Gostei da jogada para busca de votos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz, pessoal,
    Sempre achei esta casa com um certo ar neocolonial, a despeito das colunas jônicas da entrada. O recuo da fachada ao centro as valoriza tremendamente, criando uma zona de sombra para contrastar. E os jardins fazem mesmo falta.
    Essa do elefante eu desconhecia. De fato, não tinha como não ser eleito. Onde ele conseguiu o bicho? Circo, talvez?

    ResponderExcluir
  5. De primeira eu diria que o palacete faz lembrar alguma coisa do Palácio Guanabara. Na arquitetura, não na política.
    Sempre achei que colégios e universidades administradas por católicos, presbiterianos, batistas e outros mais, fossem sustentados pelas mensalidades pagas por alunos e/ou seus pais, podendo ter um ou outro com bolsa de estudo (ainda tem esse nome?) integral ou parcialmente paga pela instituição ou até pelo poder público. Eventualmente particulares, fiéis das igrejas ou não, fazem doação de imóveis para fins educativos, culturais e de assistência da área de saúde ou social, assim como igrejas podem arrecadar dinheiro para essas mesmas finalidades. Óbvio que tem incompetência e desvios como em todos os setores da sociedade, mas os benefícios são maiores que os problemas.
    Quanto aos neo-pentecostais desconheço qualquer trabalho a favor da educação, da cultura, da saúde ou social em geral, que não seja para a "panela" de suas igrejas, onde pastores e seus missionários têm que ter produtividade como qualquer gerente e seus vendedores em rede de lojas. Pode até ser que alguém informe o contrário, mas até hoje ninguém fora dessas igrejas, tipo Universal e derivadas, sabe o destino de boa parte do dinheiro deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, nem mesmo a "Santa Madre Igreja" foi capaz de amealhar em quarenta anos, tamanho capital simultaneamente em cerca de 140 países. "Existem rumores" que dão conta de que essas igrejas são "gigantescas lavanderias", mas "são apenas rumores"...

      Excluir
  6. Realmente uma pena terem soterrado o jardim. Tempos de glamour numa PUC que ainda resiste em termos de qualidade, no meio do oásis educacional. O elefante foi emprestado de um circo. Houve campanha em carro aberto e a Rainha dos Estudantes desfilou em cima do elefante. Da época eram o hoje publicitário Mauro Sales e o diplomata Baena Soares.Meu pai faleceu inicio desse ano e se orgulhava dessa façanha.

    ResponderExcluir
  7. Um dos membros da família Joppert era proprietária de uma grande área da Ilha do Fundão.
    Jaime Moraes

    ResponderExcluir