Total de visualizações de página

domingo, 14 de abril de 2019

CAMPO DO BOTAFOGO


 
Hoje é dia de acordar cedo para ir assistir à final do Campeonato Carioca de Juvenis, no campo do Botafogo, em General Severiano.
 
O jogo começa às 9h15 e, provavelmente, haverá um grande púbico para assistir a exibição dos futuros craques.
 
 

23 comentários:

  1. Dividem o primeiro plano um micro-ônibus (chamo de micro-ônibus e não de lotação porque tem porta de entrada e de saída e, certamente, cobrador) e um Chevrolet 1949, ou 50.
    Ao fundo, juro que há um Pontiac dos anos 50, mas é ousadia farinácea.
    Na segunda foto, uma aranha do Gustavo Lemos, possivelmente um Ford 34, um raríssimo de se ver Singer SM 1500, de 1949 e um GM sedanete, dos pequenos, Chevrolet certamente. Aprendi hoje que o Singer tinha suspensão independente na dianteira projetada pela Packard, mas a lembrança que tenho deles era de enguiço permanente (tinha um na garagem do meu prédio e outros em Santa Teresa, sempre parados).

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o estilo do ônibus, com uma linha de paralamas acompanhando a lateral, interrompida pela porta.

    ResponderExcluir
  3. O futebol tinha no passado uma presença muito maior do que nos dias atuais. Talvez isso seja em razão de um maior interesse do público em geral, já que vários fatores fizeram com que o futebol no Brasil tomasse "outros rumos não tão inocentes e genuínos". No caso do Botafogo, personagens como Carlito Rocha, Sandro Moreyra, Altemar Dutra de Castilhos, João Saldanha, Cecil Borer, e muitos outros faziam do clube a grande prioridade de suas vidas. Naquele tempo o "amor à camisa era o que contava e a vibração do público era muito maior. Daí termos programas matinais aos Domingos bem mais interessantes do que nos dias atuais. Os clubes cariocas eram além do mais "Clubes sociais" e isso se refletia no futebol. Coincidente ou não, a "Fusão" ocorrida em 1975 trouxe para o cenário carioca clubes "com menos tradição" como Americano, Volta Redonda, Goytacaz, Boa Vista, além de outros "menos cotados", bem como personagens oriundos de regiões do "velho Estado do Rio" que possuíam uma "tradição tão marcante" que personagens como Castor de Andrade, Natal, e Aniceto Moscoso se comparados, mais pareciam inocentes colegiais. Se for levado em consideração que eram contemporâneos de elementos com a "estatura desportiva" de um Eurico Miranda, pode-se perceber a gravidade que tomou conta dos "caminhos do futebol...

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos essa sede do Botafogo ainda sobrevive. Aquela outra modernista do Mourisco, que tanto me chamava a atenção quando passava por lá, é que infelizmente foi abaixo.
    Até o termo "juvenis" já faz parte do saudosismo, agora é um tal de sub qualquer coisa desde a categoria "dente de leite" da campanha "craque na bola craque na escola", passando pelo infanto-juvenil indo até os marmanjos iniciantes do time profissional da seleção olímpica (o sub-23).

    ResponderExcluir
  5. Raríssimo mesmo pois eu só conhecia o conversivel que tinha na minha rua Cotingo (Tijuca) de um amigo meu .
    Fui muito ao campo da General Severiano llevado pelo meu pai,.pequeno mas acolhedor
    como o campo do Fluminense.
    Aliás naõ sei porque aqui no Brasil não se cultua o uso de campos pequenos bem tratados assisti ontem pela ESPN a transmissão do jogo Huesca x Barcelona onde o estadio muito bem conservado onde cabiam 8 mil pessoas e aqui no Rio só querem jogar no Maracanã..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por falar em Rua Cotingo, minha avó morou de 1966 a 1979 na Pinheiro da Cunha e eu joguei muita bola naquele "larguinho" que existe no entroncamento das duas ruas, e fazia o "paredão" que existe ali de baliza. Subindo a rua e virando à direita, existe o portão de veículos do Colégio São José e continuado, a rua não tinha saída, sendo ali a entrada da garagem do prédio em que minha avó morava. Por volta de 1975 existia ali uma incipiente favela. Atualmente ali deve haver uma grande bica de fumo. Há quarenta anos não subo até lá...

      Excluir
    2. Caro Joel morei na Cotingo de 1954 até 1974 se entendi sua vó morava no Blue um prédio que foi erguido devastando uma pedreira. Tinha uma vista linda.
      Vivi bons momentos nessa época. Depois mudamos pra rua Uruguai no quarteiraõ depois da Homem de Melo.

      Excluir
  6. Quem estaria em campo?O Botafogo era bom dos chamados time de base e vários jogadores do final dos anos 60 foram feitos em casa.Lembro de alguns como Caju,Valtencir,Zelio,Arlindo,Ney Conceição e outros que tenho dúvidas como Jairzingo e Roberto...
    Hoje as divisões são na base do sub e de muitos empresários..Outros tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo Flamengo Itamar ou Lidio ou Santos no gol, Hilton, Adalberto, Adilson, Norival, Clair, Beirute, Gerson, Germano. Talvez o Manoelzinho ainda tivesse idade para jogar. Os juvenis tinham idade limite de 18 anos. Quando estouravam a idade iam para os aspirantes.

      Excluir
    2. Segue o formação do time do Flamengo Campeão Juvenil de 1960.
      Lídio, Vanderlei, Hilton, Jaime, Valter, Paulinho, João, Norival, Airton, Jair e Sergio Henrique.

      Excluir
    3. O Lídio era goleiro do juvenil do Fla, mas era beque central do Lá Vai Bola na praia. Este Jair era o Jair Bala. O Hilton namorava a bela Lucy dos times de vôlei e basquete. Airton foi um grande centro-avante. Norival, um tremendo “gato”, jogou anos no juvenil. Contavam que fora adotado com uns 17 anos e registrado com 12. Será verdade?

      Excluir
    4. Lembro bem do Ayrton que tinha o codinome ¨Beleza" e era artilheiro dos bons.O Norival parece ter jogado no Campusca e o Jair Bala é de Cachoeiro e brilhou mesmo no América de Minas.

      Excluir
  7. Na primeira foto já existem barracos no morro do Pasmado.

    ResponderExcluir
  8. O "nariz" combina o no. de ordem, 7130, com a linha, 130 - Triagem - Leme. Foi o início da ETBL (Empresa de Transportes Braso-Liboa).

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos. Segue os campeões Carioca de futebol juvenis.
    1960 - Final Flamengo X Botafogo - Terminaram empatados e na melhor de 4 o Flamengo foi campeão.
    1961 - Botafogo Campeão por antecipação 4 pontos a frente do Vasco
    1962 - Botafogo Campeão
    1964 - Botafogo Campeão
    1965 - Flamengo Campeão
    1966 - Botafogo Campeão
    1967 - Flamengo Campeão
    1968 - Fluminense Campeão
    1969 - Vasco Campeão
    Da sequência de títulos de 61 a 66 foi a base do timaço de 67 e 68 do Botafogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino,do time campeão de 66, pelo menos 3 jogadores vieram para Vix e por aqui jogaram quando ainda existia uma nesga de futebol no Es.Foram eles o goleiro Edalmo,o lateral Dirman e o meio campista Deninson.O Edalmo já faleceu e por muito anos foi o goleiro da Desportiva.O Deninson também jogou na Desportiva e sumiu e o Dirman ficou anos no Rio Branco foi para a Desportiva e encontro com ele toda semana num boteco perto de casa,pois moramos no mesmo bairro.Salvo engano formou-se em Contabilidade e trabalhou anos na Vale,onde aposentou.

      Excluir
  10. No inicio dos anos 50, fiz uma verdadeira viagem, ao ir de Bonsucesso até o campo do Botafogo, para receber um presente de Natal oferecido pelo Sindicato dos Bancários. O aspecto era exatamente o da foto. Um mundo diferente e maravilhoso para um menino de subúrbio...
    Jaime Moraes

    ResponderExcluir
  11. Jairzinho era oriundo da favela do Pasmado.Quando "incendiaram a favela em Janeiro de 64 ele já era do infantil do Botafogo. Andou morando na concentração de General Severiano. Dos grandes clubes apenas o Fluminense não contou com a "preciosa" vizinhança de uma favela para "abastecer" seus quadros de juvenis...

    ResponderExcluir
  12. Vai acabar a rádio Globo. Fim de uma era.

    ResponderExcluir
  13. A Globo sumindo nos sobrará só programas de qualidade, como Chiquititas, Ratinho, Fala que eu te escuto, Chaves e as propagandas da Jekiti..rsrs

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Dr. D'.

    CBN deve virar Globo News FM e Globo FM virar Multishow FM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo: a CBN teria soltado uma nota desmentindo a informação. A conferir...

      Excluir