Total de visualizações de página

domingo, 7 de abril de 2019

PRAIA DE BOTAFOGO

 
Neste domingo relembramos do prezado FlavioM, que garimpou esta foto na revista "Brasil Constrói", de 1949.
 
Nesta época, o Túnel do Pasmado estava em construção e a boca do lado da Praia de Botafogo pode ser vista. Mas a sede do Clube Guanabara ainda estava lá. Poucos meses depois, foi demolida, para passagem da pista de tráfego. A piscina do Guanabara está, até hoje, neste mesmo local. As plataformas de mergulho, entre as mais altas do Rio podem ser vistas aí. É interessante observar que, alguns meses antes desta foto, a piscina do Guanabara se projetava para dentro do mar.
 
Já a sede do Botafogo, esta ainda sobreviveu alguns anos. No lugar deste prédio e do Pavilhão Mourisco foi construída aquela outra sede que foi demolida para dar lugar ao prédio polêmico (o "Ferrero Rocher") que está lá hoje.
 
Por falar no Botafogo, o seu campo e sua sede social também aparecem nesta foto, do outro lado do morro do Pasmado. O que não aparece é a favela do Pasmado. Nem um único barraco pode ser visto.
 
É impossível não comentar o luminoso da Salutaris que aparece ali na encosta do morro. Para quem não conheceu, aquela garrafa, à noite, se esvaziava e enchia o copo... Só vendo!

7 comentários:

  1. A região era um fundo de saco sem o túnel do Pasmado. Pena que a sede do Botafogo e o pavilhão Mourisco não tenham sobrevivido.
    Não era esta piscina do Guanabara que era de água do mar?
    Saudade do anúncio da Salutaris.

    ResponderExcluir
  2. É possível ver também a esquina da Rua da Passagem e o prédio do Cine Guanabara. Também não havia comunicação da Praia de Botafogo com a rua Mena Barreto. Em 1965 quando morei em Botafogo freqüentei a ambas as piscinas, primeiro a do Guanabara e depois a do Botafogo. A sede do Guanabara era "mal cuidada", mas a razão da mudança do Guanabara pelo Mourisco foi o perigo da travessia das pistas de rodagem. Atualmente existe um posto de gasolina e um condomínio de apartamentos na esquina da Rua da Passagem e o "casario" ao lado foi demolido para o acesso à rua Mena Barreto ainda nos anos 60. Daquele ponto eu me lembro bem, já que ia à sede do Mourisco duas ou três vezes por semana. O Cinema Guanabara na esquina já era considerado "cinema poeira" segundo meu pai e aquela esquina, hoje sem nenhum trânsito, tinha intenso movimento fluxo de veículos, ônibus, e Trolley-bus, pois todo o trânsito era forçosamente por ali, já que o "corte" que existe atualmente ainda não havia sido aberto.### O texto mostra que em 1949 não havia ainda vestígios da favela do Pasmado, o que mostra que em Janeiro de 1964, época em que ela foi "incendiada", a mesma tinha menos de quinze anos, dando conta que enquanto foi DF a preocupação com as favelas "não era tanta"...

    ResponderExcluir
  3. Quando estive no Rio pela primeira vez com seis anos de idade,meus pais me levaram para ver o reclame da Salutaris.Imagem inesquecível.

    ResponderExcluir
  4. A abertura dos Túneis do Pasmado, do Santa Bárbara, e do Rebouças, foi a perdição de Botafogo, e por conseguinte do Humaitá, da Gávea, e do Jardim Botânico. Sem eles não haveria o túnel Dois Irmãos nem sairia do papel, e a Rocinha seria apenas um "curralinho melhorado". Mais um detalhe: Copacabana seria o melhor local do mundo para se viver e certamente livre das drogas, da violência, da promiscuidade, da prostituição, da "viadagem", "dos 484 da vida, dos arrastões, e das favelas...

    ResponderExcluir
  5. Aquela reta concertada indo até a água é um rio canalizado? Para me localizar, começando da esquerda: piscina do Guanabara, a sede atrás, a do Botafogo, um campo de esportes (?) e o pavilhão Mourisco camuflado no meio das árvores? Algumas das aulas do meu curso de mergulho foram à noite no poço de saltos dessa piscina. Muito fundo e escuro...

    ResponderExcluir
  6. O luminoso da Salutaris era espetacular Que saudade.

    ResponderExcluir