Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de maio de 2019

CASA DE RETIROS ANCHIETA

 



 
Em colorização de Nickolas Nogueira vemos uma foto da década de 40 da Casa de Retiros.

A Casa de Retiros Anchieta ou Casa da Gávea, comprada pelos jesuítas em 31/12/1925 para ser casa de campo, se transformou em casa de retiros espirituais (para os alunos do Colégio Santo Inácio e da PUC, principalmente). Fica na Rua Capuri nº 1500, em São Conrado.

O primeiro retiro aconteceu ali em 1936, para membros da Arquidiocese do Rio. O primeiro retiro para alunos do Santo Inácio foi em 1937. Fica num local muito apropriado pois, até a década de 70, o bairro de São Conrado era quase deserto. Tem uma vista espetacular e o silêncio era tão grande que se podiam ouvir as ondas do mar quebrando na praia lá embaixo.

Era um grande programa para os alunos, que ali, anualmente, passavam três dias em “retiro espiritual”. É bem verdade que as atividades durante o dia eram dedicadas à Religião, mas à noite tudo se transformava. A turma se reunia em alguns quartos para as tradicionais rodas de pôquer, as de “sete e meio” e para apostar nas corridas de quinta-feira à noite no Jockey, bancadas por um dos alunos (a dificuldade de sintonizar a Rádio JB naqueles radinhos de pilha antigos e naquele lugar era enorme!). E com todos fumando muito, o que era proibidíssimo. Certa vez alguém chegou a levar uma garrafinha de uísque.

Os padres tentavam impor alguma disciplina nesta hora, mas relaxavam. A última tentativa era desligar as luzes às 22 horas, mas de nada adiantava: alguns de nós pegávamos as velas da capela e a jogatina seguia até a madrugada.

Este local foi, também, onde se concentrou a seleção brasileira de futebol antes da Copa do Mundo de 1970. Abrigou também, nos anos 60 e 70, os “Cursilhos da Cristandade” e os Encontros do TLC (Treinamento de Liderança Cristã), que eram um tipo de Cursilho para jovens (participavam vários padres como o Angelim e o Guy, do Santo Inácio, e D. Emanuel, do São Bento). Acho que ainda é usado para Encontro de Pais e de Casais, mas não tenho certeza.

As duas últimas fotos mostram a vista desde a Casa Anchieta em meados do século XX. Podemos ver a Av. Niemeyer e a região da Lagoinha.



16 comentários:

  1. Gosto de histórias da delinquência juvenil - jogar cartas, fumando à luz de velas, devia ter um sabor especial, bebendo uísque então...
    Ouso dizer que essa camaradagem subversiva fez amizades mais duradouras do que anos e anos de catecismo e aulas de religião.
    Como pregou Orson Welles em O Terceiro Homem, "Na Itália, por 30 anos, sob os Bórgias, houve guerra, terror, homicídio, sangue e produziram Michelangelo, Leonardo da Vinci e o Renascimento. Na Suíça, tiveram amor fraterno, 500 anos de democracia e paz e o que produziram...? O relógio-cuco."
    Sem fazer apologia às tiranias, até porque tenho um relógio cuco, acrescento que enquanto eu estava no ginásio e era proibido fumar, fumei. No científico, era liberado, parei - também caí do bonde, fazendo pose com um cigarro - o que ajudou a decisão. Continuando as contradições farináceas, joguei pelada no Piraquê durante anos, enquanto minha admissão era preparada e finalmente, aprovada. Nunca entrei lá com a carteirinha de sócio. Nesse tempo eu não conhecia Groucho Marx, mas já praticava "eu não frequento clubes que me aceitem como sócio".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Democracia Suíça tem muito mais de que 500 anos. A comunas suíças (o sentido é diferente do que muitos pensam) se rebelaram em 1291 contra o jugo do "Santo império Romano Germânico" e lutaram pela sua independência. Os Cantões de Uri, Schwiz, e Unterwalden, lutaram contra Rodolfo de Habsburgo e seu filho Alberto com sucesso. A lenda de Guilherme Tell, cuja estória da maçã teria ocorrido em 1308, personifica a luta daquele admirável e incomparável povo.

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Ficarei acompanhando os comentários.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Luiz, pessoal,
    Então o retiro, de espiritual, não tinha nada...Mas as imagens de São Conrado ainda deserta são mesmo impressionantes. Este prédio ainda existe? A arquitetura é típica de seminários e colégios confessionais dos anos 30/40, ainda com certo recurso às ordens clássicas.A simetria e a divisão padrão (base/corpo/coroamento) ainda imperavam.

    ResponderExcluir
  4. Estava lendo o texto e imaginando a minha igreja adotando um esquema de retiro espiritual para os dizimistas verdadeiros,grandes fiéis..E eis que a coisa muda de direção e vira obra do Satanás,com muita jogatina,cigarro e até uma garrafinha de uísque.De repente pode até pintar umas lebres descoladas...É, acho bom ficar só nas pregações.Grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  5. Entrei no Santo Inácio em 1969, com 10 anos. Nunca fui a essa casa. O colégio tem uma casa em Correias, essa eu conheci. Muitas cenas da concentração da seleção campeã de 1970 foram feitas no local.Tempo em que os colégios tinham recursos e investiam em qualidade e não em quantidade . O vestibular era sério , disputado e seletivo. Hoje Argh! Cursinhos, vestibular com hora marcada, acesso livre,FIES.... Com tudo o que se pode falar Santo Inácio e PUC sempre primaram pela excelência. Aliás , o lema da PUC é ALLIS GRAVE NIHIL. nada é pesado para quem tem asas.

    ResponderExcluir
  6. Essa coisa "retiro espiritual" nesses moldes nunca foram "minha praia". O São Bento tinha um retiro nesses moldes no passado. Meu pai contava que o fria lá era terrível e ainda assim muitos tomavam banho de piscina. Devido à esse tipo de "confinamento masculino em grupo", não era incomum que um ou outro aluno se entregasse à prática de sodomia. Hoje em dia com essa juventude corrompida e "doutrinada" com teorias esquerdistas, tais retiros seriam inviáveis.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. Para mim ficou muito bem entendido a finalidade deste retiro. Era uma boa forma controlada de liberar o Espírito de Porco, deixando a garotada atender as tentações da vida mundana, para ser completo este retiro, os padres poderiam também convidar algumas meninas para participarem do retiro.

    ResponderExcluir
  8. O comentário do Biscoito é impagável...rs

    ResponderExcluir
  9. Comentarista politico21 de maio de 2019 às 12:26

    Fi-lo porque Qui-lo. JQ

    ResponderExcluir
  10. Foi nesse local que o Saldanha quis dar um tiro no Manga na década de 70?

    ResponderExcluir
  11. Os tiros dados por João Saldanha no goleiro Manga aconteceram em Janeiro de 1968 no Mourisco, por ocasião do jantar de comemoração do título carioca de 1967. Manga pulou o muro que havia em frente ao Cinema Guanabara, ganhou a rua da Passagem e correu até Porto Alegre, de onde nunca mais voltou. Em 1970 e devido a intrigas, Saldanha invadiu a então concentração do Flamengo armado com um revólver 38 com o objetivo de matar o técnico Yustrich. Mas o homem já tinha fugido.

    ResponderExcluir
  12. Peralta,o implicante21 de maio de 2019 às 15:55

    Me contaram que Tia Nalu está muito feliz.Vai ser madrinha de casamento.

    ResponderExcluir
  13. A delinquência natural de cada um e a espiritualidade isso sim é que nós fazemos seres humanos completos

    ResponderExcluir