Total de visualizações de página

domingo, 2 de junho de 2019

ESCOLA NAVAL


 
Hoje há aqui uma consulta aos "universitários".
 
A segunda foto, dos anos 90, mostra a Escola Naval na Ilha de Villegaignon.
 
A primeira foto, que não consegui identificar com certeza, seria de um projeto para a Escola Naval nos anos 50. Seria mesmo? Está parecendo mais um projeto para algum Ministério.
 
Em 1938, após passar por outros locais, entre eles Angra dos Reis, a Escola Naval fixou-se na Ilha de Villegaignon. Nesta ilha, no século XVI, os franceses pretenderam fundar a França Antarctica, cuja capital seria Henriville (conta o JBAN que Rouen Michelin de Mont-de-la-Veuve estava envolvido nesta história).
 
 
 
 
 

13 comentários:

  1. Bom Dia ! A segunda foto lembra muito o casco de um navio endocado.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente eu não faço a menor ideia. Mas algum certamente algum "universitário" há de ajudar. Mas já que mencionaram a França Antártica, como seria a vida no Brasil se Nicolas Durand de Villegaignon saísse vitorioso naquela empreitada" do Século XVI? Com certeza teríamos um padrão socio/moral infinitamente superior e uma nação bem mais desenvolvida. Bem que os franceses tentaram voltar em 1710 invadindo pela futura e sofrida "região do BRT" mas não tiveram sucesso. Mal comparando, a vida na Guiana Francesa é infinitamente superior em termos econômicos e sociais, apesar de "outros problemas" que possam existir...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Luiz,pessoal,
    A segunda foto é uma pintura, com diferenças mínimas em relação à realidade. Quanto à primeira, parece ser algo mais antigo, bastante Art Deco, provavelmente dos anos 30.O que é estranho é a falta de elementos que enfatizem a finalidade do prédio.Por exemplo, âncoras, design naval mais pronunciado, relevos escultóricos,etc. Isto valeria tanto para o caso da Escola Naval quanto para o caso de um ministério.A chave deve estar nas duas grandes estátuas junto à entrada.Se soubéssemos quem elas representam...

    ResponderExcluir
  4. A segunda foto parece de fato uma pintura.Considero o local muito bonito e lembro da primeira vez que passei perto,de balsa ,vindo de Niteroi.A vista aérea Vix /SDU mostra bem o local.Show.

    ResponderExcluir
  5. Haiti, Costa do Marfim, Guiana, apenas uma amostra dos "grandes" países colonizados pelos franceses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Haiti até 1804 era uma Colônia Francesa quando uma revolta de escravos expulsou os franceses do território haitiano. Desde então os ex-escravos negros passaram a administrar a ex-colônia e os resultados dessa administração dispensam comentários, já que o Haiti é o país mais violento e atrasado do planeta. Destarte, não pode ser atribuída aos franceses a triste realidade haitiana. Não esqueça que o Canadá também teve colonização francesa. Também vale frisar que é uma tarefa impossível(pelo menos para próximos 10.000 anos) transformar uma nação subsaariana ou "similar" em uma sociedade de moldes "escandinavos"...

      Excluir
  6. Passei seis férias nessa pintura. Apesar de não precisar fazer o serviço militar, me inscrevi na EFORM e posso dizer que, apesar de algum desconforto, foi um período bem divertido. Sempre tinha uma história nova, como a do colega que saiu de ambulância na hora em que eu chegava para dar serviço num domingo; pergunta daqui e dali, descubro que o acidentado amarrara um lençol no pescoço e saiu gritando: eu sou o Super-Homem! eu sou o SuperHomem! enquanto voava entre os beliches.
    E foi saltando de um para o outro até que uma viga - que estava lá desde a construção do prédio - colidiu com o Super e interrompeu sua alada estripulia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devia ter ingerido algum ou fumado uns dois.Grande espanto!!!

      Excluir
  7. De acordo com o site da prefeitura de Angra dos Reis o colégio naval ainda está em funcionamento por lá, provavelmente para uma graduação escolar diferente da escola da Ilha de Villegagnon.
    E o projeto misterioso talvez fosse para unificar as duas unidades.
    Talvez o enclave da França no território de Portugal não passasse das fronteiras dos Tamoios.
    E hoje no Estádio ''Grand Moulin'' teríamos o time do club Henry de Villegagnon perdendo para o Botafogo (ou sei lá como seria esse nome em francês).
    Já o meus antepassados portugueses teriam desembargado na Bahia e eu seria um soteropolitano e não um carioca.
    Sempre prefiro pensar que o Brasil está entre os melhores países que foram colônia na faixa entre as linhas dos Trópicos, o que não pode ser grande coisa, mas explica que a vida não foi fácil para colonos em países tropicais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem for versado em história natural, antropologia, e for espiritualista, compreenderá o mistério de tanta desigualdade e de tanto atraso na face da Terra. Basta observar as figuras que compõem o quadro evolucionista de Darwin para para perceber que tamanha discrepância não poderia conviver harmonicamente sem que se tivesse conhecimento dos fatos. Eu diria que a compreensão dessa "conjunção de conhecimentos" dará uma perfeita compreensão dos mistérios que nos cercam e levaria muito menos tempo para nos tornarmos um mundo de regeneração. Até lá continuaremos a ser um mundo de expiação...

      Excluir
    2. O Colégio Naval de Angra é de nível médio colegial, sendo um "preparatório" para a Escola Naval, de nível superior a ele.

      Excluir
  8. O clube seria Nicolas de Villegagnon, nada de Henry.

    ResponderExcluir
  9. Se não fossem os nossos antepassados lusos o Brasil seria uma colcha de retalhos de republiquetas.

    ResponderExcluir