Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de julho de 2019

CURVELO



 
Com fotos do acervo da Tia Nalu vemos aspectos do Curvelo em meados dos anos 80.
 
Nossos especialistas em Santa Teresa poderão dar dicas para visitar e aproveitar esta parte do Rio.

25 comentários:

  1. Curvelo é a principal esquina da Santa Teresa desde os tempos do aqueduto. Ali era também a esquina da água; parte descia para os Arcos até o Chafariz do Largo da Carioca e parte descia para a Bica da Glória.
    Acredito que onde está essa bela casa ocre estivessem plantados dois minaretes, à semelhança dos que também existiram nos Dois Irmãos e que deveriam significar a presença da autoridade aquosa. Entretanto, passado um século e poucos anos, não se sabe da existência de nenhum dos quatro.
    Na primeira e na última foto, vê-se o casarão art-deco que traz o jeitão de ponte de comando de um navio.
    O Curvelo é a estação do bonde e ponto de ônibus onde se salta para visitar a Casa, ou Parque das Ruínas (ex-Laurinda Santos Lobo) e o Museu da Chácara do Céu (ex- Raimundo Castro Maya), dois passeios bem interessantes e de baixíssimo custo.
    Um ponto adiante fica exatamente a Adega do Pimenta, que cercada pelo Bar do Arnaudo e pelo Santo Sabor, permitem que a economia do passeio seja transformada em comestíveis e bebestíveis. Dois pontos adiante do Curvelo fica o Largo do Guimarães, conhecido polo gastronômico e epicentro de cultura popular. Nem sempre apreciada pelo morador. Ou melhor, raramente.
    A primeira foto (uma ampliação da segunda) mostra bem a estação, com seu pilar em Y. Na foto 2, podemos ver um decadente Dodge 1800 e uma Variant II, um carro interessante que o mercado não aprovou. Ela parece a Brasília, mas não é; é mil vezes melhor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Hoje é dia de acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Este é o famoso casarão em estilo alpino/alemão no Largo do Curvelo.Em frente a ele, um excelente exemplo de Art Deco,na primeira foto atrás da folhagem, uma casa com um jogo interessante de volumes cilíndricos e cúbicos e vários balanços, como a indicar o uso de concreto armado.
    A parte mais chamativa do casarão é a sua cúpula de metal,provavelmente cobre,arrematada por uma agulha decorativa,verdadeira febre no Ecletismo.
    Um orelhão de ficha,ainda útil na época,complementa o conjunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldenir, o casarão art-deco é um navio (tijupá); vale a olhada por fora.

      Excluir
    2. Biscoito, eu havia reparado isso. Também vale a pena tentar "contornar" a casa pela rua Bernardino dos Santos e pela Joaquim Murtinho, vc nota como a perspectiva da articulação de volumes vai mudando.E,sim, é um convés do tijupá com direito até a asas de passadiço.

      Excluir
  4. O local atualmente passou por obras para troca de trilhos após o acidente de 2011.## Meu segundo carro foi um Dodge 1800 Polara semelhante ao da foto, só que verde. Carros desse tipo e outros como Brasílias, Chevettes, Fuscas, TLs, e outros mais, ainda podem ser vistos circulando em locais como Campinho, Madureira, O.Cruz, Taquara, Curicica, CDD, e toda a região do BRT...

    ResponderExcluir
  5. Há uns dois anos estive no Parque das Ruinas e região.Gostei,apesar do cansaço.Sinceramente não sabia do nome Curvelo e não me foi informado...Interessante,sempre achei que a Variant especialmente II fosse um espanto!!!
    FF:Dos jogos que vi desta minguada Copa América,Peru e Chile foi o melhor.Uma surpresa.

    ResponderExcluir
  6. Mantida operação contra milicianos+++
    Relatório de Previdência em votação+++
    Peru vai final com Brasil+++

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos.
    Feliz dia da Independência!
    Lindo casarão. Fantástico!
    Alguém saberia dizer com precisão em qual ano foi erguido?
    A pergunta que não quer calar: Ainda está de pé???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolfgang
      Está sim, apesar das pichações e outros vandalismos,tudo o que aparece nas fotos de hoje ainda está lá.

      Excluir
  8. Bom dia a todos. O Largo do Curvelo ponto central do encontro com as ruas Dias de Barros, Bernadino dos Santos, Joaquim Murtinho e inicio da Almirante Alexandrino. A Dias de Barros onde o bloco Carmelitas concentra para desfilar na sexta feira antes do carnaval e no Largo Guimarães tem o restaurante Sobrenatural, que tinha a melhor roda de chorinho do Rio as quartas-feiras, não sei se ainda continua. Demais informações já dadas pelo Prefeito de Santa Biscoitomolhado. Porém uma dúvida Biscoitomolhado, o restaurante Santo Sabor é o antigo Espírito Santa de comida típica do Amazonas e Pará, que mudou de nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu errei. E pior, não verifiquei. Já fui lá, poucas vezes, mas nada justifica essa incorreção, devida ao nome de um buffet de pessoa bastante próxima. Velhice, preguiça...

      Excluir
  9. Eu não acredito em milagres mas se o Peru repetir o jogo que fez ontem contra o Chile vai mandar o Tite e seus fiéis para Marte.Muito bom desempenho técnico e tático e determinação bem elaborada para vencer.Levou de 5 do Brasil e ontem redimiu-se ganhando folgado dos chilenos e está me dando esperança de zoar a minha corneta em cima do amontoado de botinudos do Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Wolfgang, vide fotos recentes do entorno no Google Maps, conforme endereço abaixo:
    http://tinyurl.com/y6e72h65

    ResponderExcluir
  11. Nesses últimos meses vários orelhões foram ''abatidos'' pela Telemar (só para marketing que a empresa se chama Oi) em ''temporada de caça'' devidamente autorizada pela Anatel.

    ResponderExcluir
  12. Santa Teresa é um bairro que sofreu os "percalços do tempo" e que dificilmente irá recuperar sua condição de "bairro bucólico". O bonde que sempre foi um diferencial e uma característica ímpar, teve seu funcionamento seriamente prejudicado a partir de 1964 com a criação da CTC e ações que se seguiram. O temporal de 1966 foi determinante para que o sistema fosse prejudicado mais ainda, já que foi usado para sucatear ainda mais o sistema, que quando voltou a funcionar no mês seguinte teve os ramais de Francisco Muratori e do Silvestre suprimidos. Além do mais os reboques foram definitivamente abandonados e destruídos. Em 2011 a tragédia arquitetada pelo então secretário de transportes Júlio Lopes quase paralisou o sistema em definitivo. Duvido que o sistema volte a funcionar com toda a plenitude.FF: Em nova operação, a Polícia Civil prendeu dezenas de milicianos em Niterói e Itaboraí. Mas e os "grandes líderes"? E o mandante da morte de Marielle"? Enquanto essas operações não forem executadas nas casas legislativa e nos tribunais, nada de efetivo será realizado.

    ResponderExcluir
  13. Em 2008, o contestado Marcelo Freixo presidiu a CPI das Milícias da Assembleia Legislativa. Foi um marco na luta contra o crime organizado e sua articulação com o poder público. O relatório final pediu o indiciamento de 225 políticos, policiais, agentes penitenciários, bombeiros e civis. Foram apresentadas 58 propostas concretas para enfrentar essa máfia, entre elas a necessidade de cortar as fontes de financiamento das quadrilhas.
    Mas “interesses” apoiados inclusive por conhecidos políticos ligados intimamente ao governo atual têm homenageado e prestigiado os milicianos.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente trata-se do "rôto falando esfarrapado", já que esse deputado do Psol tem "interesses semelhantes", porém antagônicos, aos da milícia. As pessoas não ligadas às questões da segurança pública não tem a menor ideia do que seja o "crime de formação de milícia armada". A "pupila" de Marcelo Freixo, a Vereadora Marielle", não morreu porque era negra, lésbica, LGBT, sapatão, ou algo que o valha. Morreu porque "quem se mistura ais porcos farelo comerá".(ou "farinha").

    ResponderExcluir
  15. Marielle Franco era a "Veradora da Maré" e até as pedras portuguesas do calçadão de Copacabana sabem que ninguém consegue atuar politicamente em área dominada pelo tráfico de drogas ( ou por milícia ), sem o interesse ou ao menos a anuência dos "donos" do local. A Maré é dominada por uma das maiores e mais bem armadas quadrilhas de traficantes de drogas do Rio. E o "partido" da Marielle, o PSOL, jamais levantou um dedo contra o tráfico de drogas. É muito fácil ligar os pontos nesse caso. O problema é que o o PSOL é um partido "progressista" e que por isso mesmo conta com todo o apoio da imprensa e da mídia chic. E ainda por cima conta com o apoio entusiasmado da turma milionária dos artistas do Projac....É só ligar os pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, você está sendo "inocente": O Psol nunca vai levantar um dedo contra o tráfico por razões que até recém nascidos sabem. Freixo anda com 29 policiais como seguranças, mas ele pode entrar sozinho em qualquer favela onde exista tráfico de drogas por motivos óbvios. Mas "é de suposição geral" que a Maré possui como "admiradores" juízes, promotores, e defensores que lhes são "no mínimo simpáticos", afinal o "volume de recursos" que ali jorram são "fantásticos" e é justo que a Polícia "não incomode" uma comunidade "tão ordeira". A Milícia detesta traficantes, não faz acordo com "certo tipo de políticos", e elege seus próprios representastes. As Milícias são tão criminosas quanto o tráfico, mas onde elas dominam não existem bailes funk, tráfico de drogas, e a "viadagem e a sapatagem andam pianinho", pois as consequências podem não ser agradáveis. E como os políticos do Psol pregam essas condutas desprezíveis, é claro que Freixo & Cia não podem gostar de milicianos e precisam andar com um "exército".

      Excluir
    2. Pois é. O Freixo é da turma "as armas não dão segurança pra ninguém" mas que não abrem mão de segurança ARMADA e carros blindados. Ele pode alegar que sofre ameaças, tudo bem. Mas então quer dizer que as armas podem trazer mais segurança? O cidadão comum para ele não pode ter o direito de andar armado. Mas esse cidadão comum também não vive sob ameaça constante num país de números altíssimos de criminalidade? Mas só a elite exaltada pela mídia chic pode se valer das armas para a sua segurança. E no caso do Freixo ainda por cima a segurança é fornecida pela polícia, que os políticos do seu partido chama de fascista...

      Excluir
  16. Não me espantaria se o Freixo ganhasse do Crivella na eleição para a Prefeitura.

    ResponderExcluir
  17. Na última vez em que fui a Santa Teresa, todos nós, passageiros do bonde, tivemos de nos agachar enquanto ouvíamos um grande tiroteio. O bonde parou ao abrigo de um prédio e o motorneiro ligou pelo celular para a estação da Carioca, avisando o que estava acontecendo. Quando o tiroteio amainou, o bonde andou mais uns 100 metros e parou novamente, porque os tiros recomeçaram. Só quando passou um carro da PM subindo a rua é que os tiros pararam. Essa é a Santa Teresa atual. Ou melhor: o Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, atual.

    ResponderExcluir
  18. Acabei de assistir no Canal Brasil o documentário "Tá Rindo de Quê?" com preciosas imagens de arquivo dos anos 60 e 70, principalmente. Várias reprises programadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi o trailer desse filme no YouTube; gostaria de assisti-lo completo, deve ser interessante.

      Excluir