Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

INÍCIO SÉC. XX



1) Edifício dos Correios e Telégrafos. Construído por ordem de Gomes Freire de Andrada, em estilo colonial. De 1743 a 1808, sediou a casa dos governadores; de 1808 a 1822 constituiu-se no Paço Imperial. entre 1882-1889 funcionou como espaço reservado às solenidades festivas, despachos e recepções oficiais. Da Proclamação da República 15 de novembro de 1889 até o ano de 1982, sediou a Empresa de Correios e Telégrafos. A partir de 1985, após minuciosa restauração o edifício passou a funcionar como Centro Cultural, denominado Paço.
2) Arsenal de Guerra. Prédio situado no bairro do Caju, RJ, inaugurado pelo presidente Campos Sales em 1902. Portão de aspecto impressionante pela distinção de suas linhas e ornatos.
3) Malta, Augusto, 1864-1957. Reforma do Paácio Isabel. Rio de Janeiro, 1907. Reprodução fotográfica do Palácio Isabel atual Palácio Guanabara, em Laranjeiras, RJ, durante o período de reforma datado de 05/03/1907. Em destaque charretes movidas à tração animal, trabalhadores na construção de andaimes, postes de iluminação, etc.
 

 
 

11 comentários:

  1. Correios em greve ...Será que o Biscoito vai marcar tração animal?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos.
    Impressão minha ou o Palácio Laranjeiras como o conhecemos hoje só veio a partir dessa reforma de 1907? Veja na foto que é diferente do atual.
    Outra coisa. O Arsenal de Guerra, o seu pórtico, lembra de uma das entradas de cemitério. Só não recordo se é do Caju ou do Sao João Batista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fito é do atual Palácio Guanabara e não do Palácio Laranjeiras.

      Excluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Para quem puder recomendo a ida ao Paço, independente de estar acontecendo alguma exposição. Dá para ver até as dependências de quando era usada como casa da moeda.

    Também estão expostas as maquetes mostrando a evolução arquitetônica do prédio.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    A foto do Paço mostra o período onde houve uma tentativa de acrescentar elementos neoclássicos. Vemos a platibanda com jarrões ocultando o telhado colonial e compensando a defasagem de altura entre as fachadas.Posteriormente, quando pertencendo aos Correios & Telegraphos, recebeu uma pesada carga de ornamentação neocolonial, que nunca existiu no século XVIII, até retornar ao aspecto original na reforma de meados dos anos 80.
    A segunda foto me é totalmente inédita.Mostra a entreda do Arsenal com configuração de arco triunfal, classissismo severo, colunas dóricas e vários troféus de guerra sobre o arco. Este foi um período de grande expansão e profissionalização das Forças Armadas,no ano seguinte, começou a operar o Forte da Lage, no anterior o Forte do Imbuhy.O aspecto atual é Art Deco, certamente o Arsenal foi ampliado/reformado nos anos 30. Hoje, a pista passa "dentro" do prédio principal.
    O atual Palácio Guanabara é totalmente diferente do Paço Isabel, de um sobrado neoclássico, passamos para um palacete eclético.Em uma reforma, o piso original pé de moleque foi encontrado e exposto. Não sei se há possibilidade de visitação atualmente.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Minha Mãe dizia que a melhor época foram os anos 20/30. eu já acho os anos 40/50 foram os melhores,para minha filha 70/80. FF. Será que era a Tya que estava no avião? Fiquei com vergonha de perguntar e pagar mico.

    ResponderExcluir
  6. Esse Arsenal de Guerra de 1902 substituiu um anterior cujos detalhes da construção não tenho referência. Isso pode ser constatado nos relatos de "Policarpo Quaresma", personagem do livro de Lima Barreto O triste fim de Policarpo Quaresma. A estória se passa em 1893 durante a revolta da Armada. No trajeto que o personagem fazia de São Cristóvão até o Caju ele menciona por diversas vezes o "Arsenal de Guerra" e outros locais como o pátio da E.F. Rio D´Ouro e as baterias montadas para disparar contra os revoltosos. É só conferir.

    ResponderExcluir
  7. O Paço de 1808 a 1822 foi Real, passando a Imperial assim que o D. Pedro assumiu o trono, depois da Independência.
    Platibanda é um nome muito difícil, mas menos complicado do que impacto visual provocado pelo "muro puxadinho" no alto do palácio daqueles tempos da foto 1.
    Mais espantosa ainda é a "antena" aparecendo por cima da parte mais alta do telhado. Como não era época nem de rádio, só pode ser um daqueles postes "espinha de peixe" dos velhos tempos, numa altura que não consigo imaginar nem como, nem porquê.

    ResponderExcluir
  8. Existe no mesmo local do Arsenal de Guerra uma dependência do Exército com instalações mais modernas e adequadas aos tempos atuais. Há cerca de uma ano atrás traficantes oriundos de uma das favelas do Caju tentaram furar uma das barreiras que o Exército mantém em frente ao Arsenal de Guerra disparando contra os militares, resultando tal ação em quatro traficantes mortos, além de fuzis e granadas apreendidos.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas fotos com boas informações.
    Uma apresentadora da Globo News falou, às gargalhadas, que o atentado de 11 de setembro, que matou milhares de pessoas, estava completando 18 anos e "já podia votar"....Mas radicais são os outros, né?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite a todos. Fotos interessantes, o Arsenal de Guerra fica na Monsenhor Manoel Gomes. Gostaria de voltar lá dentro do Caju, e rever o prédio do Arsenal de Guerra, a Casa de Banho de D. João VI, voltar a rever os estaleiros Shikawagima, Caneco e a Fronape, pelo que sei hoje estas áreas se tornaram favelas.

    ResponderExcluir