Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de junho de 2020

THEATRO PHENIX




O Cine-Teatro Phenix ficava na Rua Barão de São Gonçalo (depois Av. Almirante Barroso) nº 65 de 1914 a 1932, esquina de Rua México.

Transformou-se no Cine Ópera e voltou a ser apenas o Teatro Phenix até 1950, quando foi demolido. 

Em seu lugar foi construído o Edifício Cidade do Rio de Janeiro.

Foi obra do arquiteto Antonio Januzzi, erguida a partir de 1910.

17 comentários:

  1. Mais um belo prédio demolido em nome da modernidade.## Vivemos em uma época de contradições, contradições essas que chegam às raias do absurdo. Uma dessas contradições mostra Anitta, uma notória "anta" nos moldes de Dilma Rossef, em um comercial da Claro dizendo para uma estudante que "educação e a cultura são muito importantes". Como diria o saudoso Costinha: "Tais brincando?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom mesmo e o 3x ministro da educação, com seu português impecável.

      Excluir
    2. "Imprecionante" tal qual o ex-ministro fujão com demissão retroativa...

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Quem passa em frente ao troço que está no lugar, nem imagina, pelo menos uma parte, o que se perdeu...

    O mais impressionante é ter quem o confunda com o do Jardim Botânico (aquele atrás do forno da padaria, segundo F. Silva)...

    ResponderExcluir
  3. Ao que consta,não faltavam bons teatros no Rio de Janeiro de então.Já ouvi falar de algumas casas como o Trianon, o Palácio e o Republica entre outros.O da postagem acabou sendo demolido,o que não deixa de ser um espanto...Nos últimos tempos a cultura em nosso país está sofrendo e não vejo boa vontade para melhorias.Os fatos falam por si...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o Dr.D' nas ultimas postagens tem se especializado de mostrar o que mais belo tínhamos no passado desse Rio sofrido. Não são contra aos dizeres do "do contra" pois o antigo belo pode existir desde que seja cultuado, conservado. Uma cidade entremeada com prédios de época é modernos muito bonito e charmoso.

      Excluir
  4. Em relação, ao prédio do Teatro Phenix, obra do renomado construtor italiano Antonio Januzzi, vale dizer que é apenas um dos exemplares de uma série de importantes prédios na cidade. Foram de sua autoria por exemplo, o Hotel Avenida e o prédio de número 46 da Av. Rio Branco onde funcionou a direção das Docas de Santos. Antonio Januzzi residia em Santa Teresa em mansão senhorial, hoje ainda de pé, embora um tanto empobrecida e dividida em apartamentos. Conserva a maior parte dos seus traços originais.Era ainda proprietário de um palacete em Petrópolis e extensa fazenda em Valença, onde existe um busto perpetuando o cidadão. (Fonte: "Um vagalume em Santa Teresa" Memórias e histórias do bairro carioca.) Branca Euler

    ResponderExcluir
  5. O Theatro possuía valor histórico, pois foi daquele local que foram transmitidas pela Radio Club do Brasil as programações externas da "Temporada Lyrica", ainda nos anos 20.
    Poderia ter sido preservado, mas como tudo nesta cidade é efêmero, com exceção das roubalheiras e negociatas....

    ResponderExcluir
  6. Comentário foi sem o autor...

    ResponderExcluir
  7. As fotos ao longo desta semana, de tudo que foi derrubado, é tristeza em cima de tristeza.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Mais um crime contra a cidade do Rio de Janeiro, nos outros Países, admiramos teatros, museus, qq construção antiga com passado histórico, aqui os Senhores do Contra derrubam elas. Mas quando viajam para outros Países, fazem loas de admiração, tal e qual nossos políticos progressistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do Contra não gosta de bagunça,sujeira e esculhambacao. Nos países europeus o trabalho de conservação,restauração e manutenção atingem outro patamar.O comentarista defende aquela imundície do Morro do Castelo e pelo visto não deve ir ao centro da cidade há muito para ver como estão os imóveis de antanho.Antigo conservado é uma coisa ,Velho pichado abandonado e outra.Eu gosto da modernidade e do asseio e desta forma sou Do Contra.

      Excluir
  9. Em matéria de patrimônio cultural o Rio perdeu muito na segunda metade do século passado.

    ResponderExcluir
  10. À época de sua construção deveria ficar bem nas bordas do Morro do Castelo, não?

    ResponderExcluir
  11. Não é que já desmentiram um doutorado citado no anúncio do novo ministro da Educação???

    ResponderExcluir