Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de julho de 2020

DESFILES

Desfile militar na Rua Paissandu, na década de 40, em foto de Rembrandt.

Desfile militar na Av. Central por ocasião do 7 de Setembro de 1906, em foto de Torres (em direção à Praça Mauá). 
Foto enviada, há anos, pelo prezado Francisco Patricio com o seguinte bilhete: "Mais uma homenagem ao Ilustre General Miranda, oficial culto e exemplar - algo pouco comum no atual círculo militar (e que foi tão injustamente enclausurado no Forte de Copacabana)".


Desfile militar na Av. Beira-Mar.

17 comentários:

  1. Não sei de quando é o comentário do prezado Francisco Patricio a respeito dos milicos, mas se já era ruim, com certeza piorou muito de lá para cá.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Ontem desfile de misses e hoje desfile militar. Guinada de 180 graus.

    Sobre a primeira foto, Rembrandt foi o sobrenome de um famoso pintor. Ter um fotógrafo com o mesmo sobrenome diriam que foi uma "evolução".

    Na segunda foto parece que as tropas fazem "slalom" pelo canteiro central...

    ResponderExcluir
  3. Querendo ou não, a disciplina e a educação andam de braços dados, e a falta delas foi a perdição da sociedade brasileira. Não é sem razão que a ausência dos desfiles militares estudantis que eram uma regra nas escolas brasileiras foi determinante para a "depauperação" das atividades estudantis e da "notável colocação" no ranking mundial, que passou da quinta para a 179 posição.

    ResponderExcluir
  4. Entre outros babilaques,chama a atenção a quantidade de chapéus em uso pela galera.Será que alguém tem alguma ideia do porque deste habito ter sucumbido?Hoje, quando muito,vemos os bonés ridículos que são preferencia entre os boleiros,num grande espanto....
    FF:Hoje tem o retorno do paulista de futebol com um clássico>Lá pelo menos,tiveram mais paciência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na programação da Globo Rio está previsto confronto no Planeta dos Macacos.

      Excluir
    2. O jogo vai passar no Sportv. A Globo não passa jogo de estadual às quartas. No mesmo horário tem Grenal. Mas esse só no PPV.

      Agora há pouco passou o jogo da entrega da taça da Premier League ao Liverpool, contra o Chelsea. Jogo aberto, com placar de 5X3.

      Excluir
    3. Em tempo: a Globo vai passar o Paulista para alguns estados e o Grenal para o RS.

      Excluir
  5. Na última foto, o Lincoln 1928 da Presidência da República. Washington Luís está nele. E chegou a ser usado por Getúlio Vargas, atesta o meu amigo Júlio, consultor de aracnídeos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois posso jurar que é o próprio Getúlio no carro da última foto.

      Excluir
    2. Desfile de 15 de novembro de 1930. É o GV, com o Ministro da Guerra, general leite de castro. Informou o consultor aracníceo.

      Excluir
  6. Bom dia a todos. Acho que faltam desfiles de comemorações cívicas atualmente no Brasil, tivemos as últimas gerações do País, sem o menor senso de civismo, a grande maioria, se quer conhecem as principais datas cívicas do Brasil. No Brasil nossas forças armadas são totalmente desprezadas pela grande maioria da sociedade, sendo elas a principal fonte de defesa do País e de respeito das demais Nações, quando sabem o que País é bem aparelhado em armamentos e suas forças armadas bem treinadas.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, outros tempos...Na primeira foto vista das imponentes Palmeiras Imperiais que hoje ainda persiste no que pese já existirem inúmeras baixas nos dias de hoje. Quanto as outras fotos ficam registradas que o interesse do publico por esses desfiles era grande. Hoje ainda existe esse interesse em menor intensidade mas com o advento das TVs, temos mais espectadores em casa do que na rua. Belos registros.









    ResponderExcluir
  8. Bom Dia! Recomendei o Saudades do Rio a um Carioca que por força do trabalho está morando em Valencia. Não sei se de lá ele poderá ver.

    ResponderExcluir
  9. Esse ano não será possível conferir se algumas classes de estudantes ainda desfilam, mas, se isso acabou, isso não faz muito tempo. E teve época que era distribuído pelos dias da Semana da Pátria e na região do colégio de cada escola.

    ResponderExcluir
  10. O dia Sete de setembro é próximo a 9 de setembro, dia da Ilha do Governador e por este motivo os desfiles cívico-escolares ainda são uma tradição por essas bandas.

    ResponderExcluir