Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

EDIFÍCIO SABARÁ - URCA

Vemos o Edifício Sabará, na Urca, que tem o endereço de Av. João Luiz Alves nº 136, esquina com a Rua Almte. Gomes Pereira, em colorização do Nickolas.

É um dos prédios art-déco da Urca, construído pela Bastos & Pareto Ltda. A data desta foto está entre 1935 (construção do prédio) e 1938 (saída de circulação do ônibus jacaré que aparece na foto).

Esta imagem é parte de uma foto que foi feita por um tripulante do SS Josephina 'S', em 1938, como escrito no verso da foto. O SS Josephina 'S' era um cargueiro de bandeira argentina. O que um cargueiro estaria fazendo aí tão próximo da costa e longe do porto, correndo o risco de encalhar?

Aqui, em foto do acervo do Rouen, vemos o Edifício Sabará em uma foto do final dos anos 40, reinando em meio a terrenos ainda vagos atrás dele e com a Av. João Luiz Alves ainda sem árvores. Foi em 1935 que José Bastos de Oliveira entregou o Ed. Sabará construído pela Bastos & Pareto Ltda tendo como primeiro proprietário (ou encomenda) a Sociedade Imobiliária União Ltda. 

 

11 comentários:

  1. Bom Dia ! Como sempre,vou acompanhar os comentários dos especialistas,quando voltar do meu rolé diário.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Farei companhia ao Mauro com relação aos comentários e também darei minha "caminhada" diária para compras e afins.

    Hoje começa oficialmente no calendário a temporada de maçarico ligado a toda potência...

    ResponderExcluir
  3. Localização sensacional.

    ResponderExcluir
  4. Nessa época a Urca não tinha os conjuntos de arvores que hoje dão o charme da região. Melhoramos...

    ResponderExcluir
  5. Para mim.... Um outro mundo !!!

    ResponderExcluir
  6. Estranhei esse nome SS Josephina para um cargueiro argentino. Na internet existem várias referências para cargueiro com esse nome, mas nenhuma como sendo argentino.

    ResponderExcluir
  7. A Urca é um local que, sempre quando posso, visito com minha esposa.

    No verão, é parada obrigatória a noite para comer churros e aliviar um pouco o calor.

    Tenho lembrança de quando era pequeno também, pois era a praia que meu pai mais me levava.

    Lembro de quando moleque, pedi uma prancha de surf e ele me deu uma, mas de isopor!

    Nem Preciso dizer que logo na primeira vez que usei, ela quebrou ao meio. Não resistiu as marolas da praia vermelha. RSRSRSRS Imagina se fosse em uma praia tipo Copacabana? RSRSRSRS

    Também fiquei com alergia na pele, na altura do peito, por causa dela! RSRSRS

    Eu e um amigo historiador criamos um site contando a história de Inhaúma.
    Ficarei lisonjeado pela presença desse público seleto por lá, público esse que gosta de resgatar e preservar a memória do Rio !

    https://historiasdeinhauma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, o blog de Inhaúma está muito mais enriquecido desde a primeira vez que o consultei. Parabéns a você e ao grupo que participa dessa iniciativa.

      Excluir
    2. Hélio, Obrigado!

      A história do bairro se confunde com a história do interior do Rio e que já foi muito pesquisada, discutida e divulgada por excelentes pesquisadores.
      Então estamos trabalhando para contar todos os pormenores do bairro.
      Hoje, por exemplo foi publicada a história da rua Álvaro de Miranda e muita gente nem imagina o porquê do nome.

      Agradeço, mais uma vez, pela sua participação no blog. Muito enriquecedor seu texto sobre o Bonde Prisioneiro! Contribuiu bastante para a história do bairro!

      Excluir
  8. Só fui uma vez à praia da Urca e também só uma vez à praia Vermelha. A primeira já era poluída na época (década de 1960) e a segunda sempre foi perigosa.

    Também na década de 1960, houve um entupimento na galeria de esgoto que desaguava nas imediações do Pão de Açúcar. A firma que foi contratada para desentupir a galeria teve de usar explosivo para isso. Após a detonação, o mar daquela área ficou amarelo de tanta merda que saiu.

    ResponderExcluir
  9. A Urca "já deu o que tinha que dar". Sem comércio, sem estacionamento, onde a maioria dos prédios precisa de reforma, e agora com falta de água. Nem Roberto Carlos aguenta. Muita gente sem máscara nas muretas enchendo a cara e fumando maconha torna as noites um inferno. Fora de foco: não vejo mais comentários aqui sobre o Flamengo. O que houve Luiz?

    ResponderExcluir