Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

IGREJA N. S. DO BRASIL





 Igreja N.S. do Brasil, na Urca.

Por iniciativa dos sócios da Sociedade Anônima Empresa da Urca, representada por seu diretor, doutor Oscar de Almeida Gama, foi doado um terreno localizado na Av. Portugal para a construção de uma capela dedicada a Santa Teresinha do Menino Jesus, porque, segundo consta, havia dela conseguido um milagre.

Coincidentemente, nessa época, o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde, também desejava construir pelos lados de Botafogo, uma igreja Matriz em honra de Santa Teresinha do Menino Jesus. Como o terreno da Urca era pequeno, determinou, então, o Cardeal que nele se construísse um templo dedicado a Nossa Senhora do Brasil, piedosa invocação da Santíssima Virgem, originada na cidade de Nápoles, e, em terreno comprado ao Asilo Santa Maria, na entrada do Túnel Novo, a Matriz de Santa Teresinha.

Assim, a igreja de Nossa Senhora do Brasil passaria a ser a Matriz da nova paróquia, incluindo os bairros da Urca e da Praia Vermelha. Diante dos fatos apresentados, o doutor Oscar de Almeida Gama aceitou a decisão das autoridades eclesiásticas.

No intuito de satisfazer às determinações da Igreja e ao mesmo tempo contentar o doador, Padre Solano Dantas de Menezes, responsável pelo desenvolvimento do projeto, teve a idéia de mandar construir, no andar inferior ao da nave principal, uma capela, espécie de cripta, dedicada a Santa Teresinha, idéia essa amplamente aceita por todos.

O projeto arquitetônico da igreja é de autoria do arquiteto Frederico Darrigue de Faro Filho. A construção, em estilo neocolonial hispânico, foi planejada em três pavimentos. No andar térreo, conforme previsto, foi projetada uma cripta dedicada a Santa Teresinha e, no segundo pavimento, visível apenas na elevação sobre a Rua Marechal Cantuária, foi construída a residência paroquial.

Em primeiro de janeiro de 1930, foi lançada a pedra fundamental da futura igreja paroquial, sendo, em seguida, celebrada uma missa campal. A primeira missa no interior da igreja foi celebrada às 9 horas do dia de Natal de 1931, na cripta, que, naquela ocasião, já apresentava os requisitos mínimos para a celebração. Em primeiro de dezembro de 1933, inaugurou-se solenemente o altar de Santa Teresinha do Menino Jesus.

A inauguração da igreja ocorreu duas semanas depois, no dia 17 de dezembro de 1933. Finalmente, por decreto do senhor Cardeal Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra foi criada, a 8 de setembro de 1934, a paróquia de Nossa Senhora do Brasil.

NOTAS:

Fonte Paróquia N. S. do Brasil

Aquarela de Felisberto Ranzini

9 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Mais um dia para aprender. Fui uma única vez na Urca e à noite. Por isso não tenho como colaborar com os comentários. Deixo para os especialistas.

    FF: ontem morreu aos 64 anos Paolo Rossi, aquele 38 anos atrás.

    ResponderExcluir
  2. Fui ao casamento de um amigo nesta Igreja, por volta de 1979. É pequena mas muito simpática.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Acho essa igreja muito bonita, tanto externa como internamente, dizem que o Roberto Carlos costuma a frequentá-la. A Urca ainda é um bairro tipicamente de casas, porém não sei por quanto tempo. Dois fatores conspiram contra, primeiro a segurança, segundo a idade dos proprietários, que estão envelhecendo e com maiores dificuldades para fazer a manutenção das casas. Tia Milu se aparecer, poderá fazer grandes comentários a respeito.

    ResponderExcluir
  4. Não sei a razão de tamanha valorização de um bairro como a Urca.Imóveis velhos,mobilidade precária,um comércio inexistente,e uma segurança que deixa a desejar,faz dessa valorização um mistério.Roberto Carlos é um excêntrico e muita gente acaba indo na onda dele.Quanto a igreja não tenho o que comentar já que sou ateu.

    ResponderExcluir
  5. Se Oscar de Almeida Gama consta como o principal incentivador da construção da igreja, o filho dele, Sávio, entra na história como o construtor do Cassino da Urca.
    Era rezar de um lado e depois fazer uma fezinha do outro. No máximo 500 metros para caminhar.
    Sávio de Almeida Gama ainda foi deputado estadual do Estado do Rio e prefeito da então recém emancipada cidade de Volta Redonda, onde tinha fazenda.

    ResponderExcluir
  6. Com o nome de Brasil, é uma ótima igreja para pedir à Nossa Senhora uma força para iluminar as mentes dos responsáveis pela aquisição, distribuição e aplicação da vacina contra o coronavírus.
    A situação da compra já está deixando muita gente desconfiada sobre dificultar para vender caro, aproveitando a pressa de última hora de quem não planejou com antecedência.
    E é assim que também se configura a possibilidade de "rolar um por fora".

    ResponderExcluir
  7. Faço meus os comentários, de cabo a rabo, do Anônimo, das 10:13.

    Esse lance de valorização de imóveis de determinados bairros é um grande mistério no Rio; não consigo entender, por exemplo, o porquê de 4 bairros no subúrbio possuírem o valor dos imóveis tão discrepantes em relação aos demais, não muito diferentes na vizinhança: Méier, Ilha do Governador, Vila da Penha e Vila Valqueire. Enquanto no Centro-Zona Sul eu não consigo entender porque os imóveis na Glória são desvalorizados, já que é um local que está estrategicamente localizada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner a valorização imobiliária se faz através da lei da oferta e da procura, os bairros mais procurados são logicamente mais caros, embora muitos bairros bem estruturados, com rede de transporte, comércio e boa localização, podem ter preços mais baixos devido a pouca oferta e procura de imóveis nestes bairros. Já quanto a URCA é um bairro cuja a renda dos seus moradores é muito acima da maioria da população, e não sofrem problemas com linhas de transporte público, comércio nas redondezas, e outras necessidades que a maioria dos mortais necessitam. Quem mora hoje na URCA, são famílias que tem alto poder aquisitivo, e escolheram o bairro para morar para desfrutar da bela vista que o bairro tem e da tranquilidade do bairro, sem justamente o burburinho de comércio. Porém hoje com a moda do pessoal beber cerveja sentado na mureta, comendo salgadinho, essa tranquilidade sucumbiu, tem inclusive hoje nos dias de sol, vendedores ambulantes de cerveja e salgadinhos e até Kombi vendendo churrasquinho. Num final de semana após a liberação da abertura do comércio, tive de levar uma documentação para uma amiga da minha esposa na Urca, para você ter uma ideia a mureta estava lotada desde o Bar Urca até o Bar Belmonte, com certeza uma distância de aproximadamente 500 metros, com pessoas sentadas e tomando conta da calçada em toda essa extensão. Agora imagina quem mora nesta área, se está satisfeita com isso.

      Excluir
  8. Wagner Bahia, sua pergunta é fácil de ser respondida. Veja o que Méier, Ilha, Valqueire, e Vila da Penha oferecem em termos de serviços, farmácias, comércio, e fácil acesso, em ralação aos bairros limítrofes. Por outro lado observe o "tecido urbano-social" da Glória, que nada oferece além de ruas sujas, imóveis degradados, e uma grande promiscuidade em razão da prostituição masculina. Que tipo de família gostaria de lá se estabelecer e criar seus filhos?

    ResponderExcluir