Total de visualizações de página

domingo, 6 de dezembro de 2020

DO FUNDO DO BAÚ - SÉRIES DE TV (4)


Seguimos hoje com o “DO FUNDO DO BAÚ” apresentando as vinhetas das séries de TV, enviadas pelo Helio Ribeiro.

Não me lembro de boa parte delas. Aí me veio a lembrança que, na época da exibição, a maioria das casas só dispunha de um aparelho de TV, bem diferente de hoje em dia. E a disputa entre avós, pais e irmãos pelo programa a ser visto era grande.

 

1-      Aventura Submarina – com Lloyd Bridges.  

2-      Jornada nas Estrelas – não assisti na época.

3-      Patrulha Rodoviária – com Broderick Crawford. Era ótima. Assistia todas as semanas.

4-      Tales of the Texas Rangers – desconheço por completo.

5-      Steve Canyon – não me lembro da série de TV. Acho que havia uma revista de quadrinhos com este nome.

6-      Os vingadores – desconheço por completo.


19 comentários:

  1. O Tales of the Texas Rangers não foi reconhecido porque aqui recebeu o título de Patrulheiros Toddy, passou na Tupi , inclusive com a musica da abertura em portugues: Somos os patrulheiros Toddy a lei juramos defender......

    ResponderExcluir
  2. De todas as séries, assisti e acompanhei toda a saga de Jornada nas Estrelas, inclusive os filmes de cinema, com o elenco original da série. O icônico Dr. Spock travando embates racionais, sociais e médicos com Dr. McCoy, com o Capitão kirk se divertindo a cada "vitória" de seus tripulantes na Enterprise.

    O levantar da sobrancelha e o sinal que Spock fazia com uma das mãos, separando os dedos, ficaram eternizados na memória dos trekkies ao longo dos anos.

    E a espetacular narração a cada início do episódio... "O espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar ...
    Um show!!!

    As outras 5 séries apresentadas hoje, não vi nenhuma.

    Bom domingo a todos!

    ResponderExcluir
  3. As séries de hoje mexeram fundo. Tirando Steve Canyon - que nunca vi - as outras foram intensamente saboreadas, com exceção de uma, que é saboreada hoje.
    Mike Nelson, junto com Papai Sabe Tudo, eram frequentes na TV Phillips 21" cantos redondos e 4 teclas na frente.
    Patrulha Rodoviária foi a primeira série que assisti, antes de 1961, ainda como televizinho. Passava às sextas-feiras, acho que às 20:00 horas. Eu jantava em casa, saía sozinho com 9 anos, ía na casa dos Scoffano - que tinham TV - e via. A casa deles era no caminho da casa das minhas tias-avós, onde eu passava o fim de semana, compulsoriamente. O interessante é que em 1958-59 não havia nada de estranho em um menino sair de casa à noite, ficar uma hora em um lugar e ir dormir em outro. Ninguém telefonava para saber, ninguém me levava, era assim para todos.
    Texas Rangers viraram aqui os Patrulheiros Toddy (durante um tempo foi Patrulheiros do Oeste, segundo o Google).
    Deixei para o final Os Vingadores... não vi na época, (66-68), mas vejo agora diariamente no Eurochannel. Teve a Diana Rigg e depois a Linda Thornson.
    Claro que é uma série datada, muita coisa de estúdio barato, mas acho um charme tanto o John Steed, quanto elas, as gostosíssimas mocinhas, Mrs. Peel e Tara King, quase sempre de miniminissaias. Houve temporada em P&B e, depois, com o sucesso na TV americana, puderam aquarelar ( e aí perdeu um certo sabor inglês).
    Muito curioso na apresentação do Eurochannel - e válido apenas para a temporada P&B - é um resumo apresentado por Alain Carrazé, um francês curtidor, em que destaca coadjuvantes, gafes e histórias sem fim.
    O ator principal, Patrick Macnee foi da Royal Navy na Segunda Guerra e comandava uma torpedeira no canal. Um dia adoeceu e foi hospitalizado, e a torpedeira foi atacada e afundou; misture isso tudo e você perdoa os bofetões mal dados. Pra mim, imperdível, de segunda a sexta, às 19:00.
    Broderick Crawford andava quase sempre de Buick 55. John Steed anda de Bentley dos anos 20 nos anos 60. Mrs. Peel tem um Lotus Elan e aparece carro a mais não poder. Uma Mercedes aqui ou ali e o resto tudo inglês

    ResponderExcluir
  4. Assisti muitos episódios de Aventura Submarina.
    Jornada nas Estrelas vi poucas vezes, mas gostaria de ter visto mais.
    Patrulha Rodoviária só a série brasileira, a americana nem de ouvir falar.
    Os três últimos também não conheci.
    Se não me engano o herói que levava o nome de Zorro no Brasil, o do alô Silver e fazia dupla com o Tonto, era originalmente um Texas Ranger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora ninguém tenha mencionado, "Tonto" não era o nome do Índio. O personagem era uma homenagem à tribo dos "Apaches Tontos", que assim como os Apaches Chiricauas e os Apaches Mescaleros, eram naturais das montanhas do sudoeste Norte-Americano na região da Sierra Madre e eram conhecidos pela ferocidade e pela arte da guerrilha.

      Excluir
  5. Está faltando "O Vigilante Rodoviário" e seu cão Lobo. Carlos era na verdade um policial militar da "Fôrça Pública" de São Paulo suas e aventuras nas rodovias paulistas em 1960 eram até inocentes. Carlos Miranda se aposentou como Coronel da "Fôrça Pública".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confeccionei 8 conjuntos de séries. O de hoje é o quarto. Portanto, ainda virão 4 conjuntos, num total de 24 aberturas. Aguardem.

      Excluir
  6. Letra da música dos Patrulheiros Toddy: "Nós somos os Patrulheiros Toddy/ A lei juramos defender / E sempre ao lado da Justiça / Iremos combater // Somos os Patrulheiros Toddy / Somos fortes e valentes / Defendemos nossa terra, nossa gente / Orgulhosos e contentes // Nós somos / Os Patrulheiros Toddy".

    ResponderExcluir
  7. Quando eu pensei em criar esses clips, "Aventura Submarina" e "Patrulha Rodoviária" já eram cartas marcadas, por serem duas das séries de que eu mais gostava.

    "Jornada nas Estrelas" nunca foi da minha preferência, mas é tão famosa que não poderia faltar.

    "Patrulheiros Toddy" havia fugido da minha memória, e só a peguei ao pesquisar no Google. Não me lembro de assisti-la, mas o fato de saber de cor a letra da música-tema indica alguma coisa.

    "Os Vingadores" e " Steve Canyon" eu assistia mas já nem lembrava delas. Foi a espetacular lista do Eraldo que me avivou a memória. E aí, ao pegar a "Steve Canyon" no YouTube, lembrei da música-tema.

    ResponderExcluir
  8. Lembrei agora que havia um concurso na TV que premiava com um uniforme de Patrulheiro do Oeste a quem encontrasse um bilhete que vinha dentro da lata de Toddy.

    ResponderExcluir
  9. Interessante que desde a invenção e popularização da televisão diziam que o cinema ia acabar; veio a TV, com filmes e séries, depois os videocassetes, depois os DVDs, depois os canais fechados, e agora a Internet, mas o cinema continua aí, firme e forte.
    Antigamente ia-se muito ao cinema para assistir somente o filme; hoje, o cinema é mais uma extensão de um programa, normalmente o desfecho de uma noitada.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos!
    Esqueci de dizer: minha lista é meio antiga, do começo dos anos 90; um programa na então TV Corcovado (ou TV Copacabana, já não lembro), canal 9 no Rio (hoje CNT), apresentava aberturas e trechos de algumas séries. No computador do trabalho, que usava disquetes de oito polegadas já mostrados pelo Museu Eraldo, comecei a batucar de memória as que eu conhecia, ou as prediletas. Por isso faltam várias, mais recentes, que eu já não via (A Gata e o Rato, Dallas etc.).

    O ator que fazia o Steve Canyon era o mesmo do "fiel escravo Kassin" do Jim da Selvas. A série passava na Tupi, às sextas.

    Legal, Helio! Lembra a música todinha! Eu lembrava a melodia, a primeira frase e a segunda parte, além dos nomes dos dois personagens principais.

    O Zorro amigo do índio Tonto era originalmente o Lone Ranger.

    O Dary Reis, que se não me engano o Candeias conheceu, fazia a propaganda do Toddy nos intervalos, fardado de Patrulheiro.

    Os Vingadores era uma série inglesa. A Diana Rigg, recentemente falecida, era linda! O Sr. Steed também era ótimo.

    Mas eu gostava mesmo era do Columbo. Consegui, há coisa de um ano ou dois, todas as 13 temporadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava do Zorro mocinho; o de capa e espada era para mim uma abominação. Nunca apreciei esse gênero de filme.

      A propósito: zorro em espanhol significa raposa.

      Excluir
  11. carlos candeias mendonca6 de dezembro de 2020 às 17:17

    Aventuras Submarinas começava com a voz dublada do Mike Nelson (Lloyd Bridges) dizendo "Quase levei a breca". Via sempre.

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvida o Dary Reis era o patrulheiro do intervalo.
    Columbo, com Peter Falk, era excelente.
    Já citaram Na Corda Bamba? Eu gostava muito também dos Intocáveis, com Eliott Ness.
    Esta semana revi o Craig Stevens que fazia Peter Gunn nas noites de domingo, no YouTube, em "Fibra de Herói", um western com Randolph Scott. Bota tempo nisso...

    ResponderExcluir
  13. Olá, Dr. D'.

    Sobre as séries de hoje:

    A primeira é mais da época do meu irmão mais velho, mas cheguei a ouvir falar. O Lloyd Bridges da minha época é o do Top Gang...

    Jornada nas Estrelas é uma das séries que eu mais vi, mas claro que nas reprises. Lembro muito pouco dessa dublagem original. Peguei mais já com a dublagem atual, acho que do começo dos anos 90 ou final dos 80.

    As três seguintes nem faço ideia...

    A última, Os Vingadores (inglesa), vi a primeira vez no Multishow, no começo dos anos 90, legendada, assim como O Santo (com o Roger Moore). Teve uma versão para cinema esquecível com Uma Thurman e Sean Connery. Passa atualmente no Eurochannel as temporadas coloridas.

    ResponderExcluir
  14. "Na Corda Bamba", com Michael Connors, está lá, na lista da semana passada.

    ResponderExcluir