Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

QUIOSQUES DE IPANEMA EM MEADOS DO SÉCULO XX







Imagens dos quiosques de Ipanema. Acho que surgiram no início da década de 50, na administração do Prefeito Mendes de Morais.

Além dos próprios quiosques de sapê foram instalados brinquedos, tentou-se recuperar as vegetações rasteiras típicas de Ipanema, melhorou-se a iluminação e foram plantados coqueiros.

O projeto foi do urbanista Azevedo Neto, da Prefeitura do Distrito Federal.

Nos últimos anos tentou-se a recuperação da vegetação e algumas áreas da Praia de Ipanema têm um pouco de vegetação, protegida por cerca de arame. Mas são iniciativas pequenas que nem sempre contam com a colaboração do público em sua preservação.

13 comentários:

  1. Bom Dia! Lembro de quiosques iguais a estes em Sepetiba nos anos 50/60.

    ResponderExcluir
  2. Esses quiosques eu não peguei. Mas será que tinham energia elétrica ou mesmo gerador para gelar alguma bebida? caso negativo, não vejo a menor utilidade, já que na praia as pessoas querem beber sempre algo gelado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Acompanharei os comentários de hoje.

    Neste fim de ano os quiosques da orla viraram protagonistas de uma queda de braço sobre as festividades da virada de ano. Libera ou não libera, eis a questão. Os estabelecimentos com alvará foram liberados, seguindo as tais "regras de ouro" que quase ninguém cumpre. Os quiosques não podem ter música, aglomeração ou cobrança de ingresso. Fogos nem pensar... Mas alguém em sã consciência acha isso que acontecerá?

    A prefeitura quer "fechar" a orla entre o Leme ao Pontal. Esqueceram (?) Botafogo, Flamengo, Urca e as praias menos badaladas das zonas norte e oeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, Botafogo, Flamengo e Urca também estarão fechadas ao público, segundo a Prefeitura.

      Excluir
    2. Engraçado que a informação divulgada na Globo era do Leme ao Pontal...

      Mesmo assim, não vi nada sobre as da zona norte e das outras da zona oeste. Deve ser porque é mais complicado negociar com quem manda por lá...

      Excluir
  4. Copacabana tem três grandes hospitais de emergência particulares: o Copa Star, o Copa D´Or e o São Lucas. Não vejo em lugar nenhum explicações de como se poderá acessá-los de fora do bairro.

    ResponderExcluir
  5. VC tem razão. Sair desses 3 hospitais é uma roubada. Quanto aos quiosques, era um tempo romântico que foi transformado em postos de exploração de turistas e ponto de putas. Pena..

    ResponderExcluir
  6. Os quiosques do passado tinham um "que" de rusticidade que tinham tudo a ver com a realidade local da época. Com relação ao acesso à zona sul e aos quiosques de 2020 e seu uso para comemorações, faço uma constatação: comemorar o que? A miserabilidade cada vez maior evidenciada pela presença maciça de pessoas "em situação de rua"(muitas por conveniência) ou pela quantidade de hospitais públicos operados por O.S falidas? Copacabana em dias normais é assolada por famílias inteiras que se aboletam em qualquer local onde possam faturar algum dinheiro, seja pedindo, guardando carros, ou coisa pior. Mas com a restrição, o público (vítimas) será bem menor."Ein Gutes Neues jahr".

    ResponderExcluir