Total de visualizações de página

sábado, 2 de janeiro de 2021

POSTO PETROBRAS NA LAGOA



As fotos de hoje, acho que do acervo do Rouen, são do Posto Big Rio, da Petrobras, localizado na Av. Borges de Medeiros, na Lagoa, quase em frente à sede do clube AABB - Associação Atlética Banco do Brasil.

Lá pelo final da década de 60 a Petrobras conseguiu licença para fazer vários postos na Zona Sul, mais especificamente nas ilhas que dividiam as pistas da Lagoa e da Av. Atlântica.

O engenheiro responsável pela construção deste posto foi nosso saudoso Carlos Richard, o Richaaaard.

 

18 comentários:

  1. Bom Dia! Acredito que a maior parte do atendimento nestes postos era a motoristas de passagem.

    ResponderExcluir
  2. O frentista verificando o nível do óleo de um Chevrolet 67/68...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecer o modelo de um carro apenas por uma pequeníssima parte do capô e do paralama é humilhação demais para nós, simples mortais. Arre, égua!!

      Excluir
    2. Uma vez eu tinha ido a Campos do Jordão e estava dando um rolê pelas cidades vizinhas. Cheguei a São Bento do Sapucaí, já à noite, e constatei que o tanque do carro estava na reserva. Na época eu só abastecia na Shell, mas o único posto da cidade era de uma bandeira desconhecida para mim, chamada São Paulo.

      Não tem tu, vai tu mesmo. Abasteci nele. Caramba, que gasolina boa!! O carro ficou ótimo.

      Excluir
    3. Vindo de vc,considero um grande elogio!!!não é o amigo que é especialista em bondes??

      Excluir
    4. Sim, Erick. Sou o apaixonado por bondes, como você por carros. Grato pelas suas palavras.

      A propósito, é impressionante como as pessoas apaixonadas por determinado assunto conseguem captar de um objeto-alvo ínfimos detalhes e daí tirar conclusões e recuperar de memória uma gama de informações a respeito desse objeto.

      Excluir
    5. Queria eu ter um mínimo de conhecimento que o amigo tem nos bondes, já vi seu trabalho de pesquisa na net sobre eles,fabuloso!!!!!Concordo com suas palavras,paixão por algo, não se explica...parabéns e forte abraço!!!

      Excluir
    6. Erick, minha paixão por bondes surgiu aos 15 anos de idade. Infelizmente eles foram extintos no Rio. Lamentei muito. Mas também gosto muito de carros antigos, especialmente das décadas de 1930 a 1970. Porém meu conhecimento a respeito disso é pouco. São meras recordações da infância e adolescência, quando via esses carros pelas ruas da cidade. Forte abraço para você também.

      Excluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Tenho um livro (ou revista) com uma foto muito parecida com a primeira. Pode ser uma pose padrão. Acho que os postos na Avenida Atlântica foram alvo da prefeitura anos atrás, mas posso estar errado. Sobre os da Lagoa não posso dizer.

    Em alguns lugares da zona sul os postos de combustíveis são mais raros do que casas históricas...

    Boa lembrança do gerente sobre o Richaaaard.

    A foto do meio já é da época do Real.

    ResponderExcluir
  4. Antigamente local para abastecer não fazia diferença: o preço da gasolina era tabelado. Agora existem três faixas de preço: caríssimo, extorsivo, e inviável. Na zona sul os preços estão na última faixa. Na Lagoa está incluído no preço dos combustíveis o valor do IPTU e o aluguel do ponto, e nas zonas norte e oeste o preço mais em conta pode esconder adulteração, o que deixa o consumidor sem alternativa.

    ResponderExcluir
  5. Óleo para motor? "Tudo vai bem com Bardahl". Lembram?

    ResponderExcluir
  6. Não me lembrava que o Richard foi o engenheiro do posto da Petrobrás. Era uma figura tão doce que eu jurava ser da área de humanas. Homem de fino trato, educado, cortês, todos os nossos encontros eram recheados de alegria e carinho. Muitas saudades!!!

    ResponderExcluir
  7. Foram só 40 minutos de chuva forte,mas parece que o estrago foi grande.

    ResponderExcluir
  8. O detetive Bardahl enfrentava a Turminha Brava, composta pelos meliantes Chico Válvula Presa, Carvãozinho, Antônio Sujo, Zé dos Aneis Presos e pela famigerada Clarimunda.

    ResponderExcluir
  9. Um dos golpes mais comuns entre os frentistas, e aplicados sobretudo em mulheres desavisadas, é dizer que o nível do óleo está baixo, provocando uma troca que não precisaria.
    Abasteci pouquíssimas vezes neste posto, vez que o espaço para os carros é muito reduzido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo golpe é o menor dos males. Quando for "abastcê" não desgruda os olhos do frentista e jamais pague com cartão de débito ou crédito.

      Excluir
  10. Fui poucas vezes à Lagoa e não lembro desse posto. Quanto ao posto de Copacabana eu vi a foto de um posto Atlantic na Avenida Atlântica dos anos 60 mas o da foto eu não conheço.

    ResponderExcluir