Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de março de 2021

VIADUTO SÃO SEBASTIÃO



Recordando o inesquecível “Arqueologia do Rio”, do Monsieur Rouen, de onde veio a segunda foto, vemos dois aspectos do Viaduto São Sebastião na década de 60. Este viaduto liga a saída do Túnel Santa Bárbara (Catumbi) ao Santo Cristo.

A região do Catumbi sofreu muitas transformações durante a gestão Negrão de Lima, embora algo tenha sobrevivido até a construção do Sambódromo no governo Brizola, quando quase tudo foi abaixo.

Na segunda foto, ali onde temos ônibus parados vemos construções que serão destruídas, até antes do prédio que na época era a CTB.

À esquerda vemos um cilindro cinza, que era um gasômetro localizado na Rua Júlio do Carmo. O gasômetro da Cidade Nova não existe mais. No local foi construída a nova sede da BR Distribuidora. O cilindro ficava ao lado da sede da Igreja Evangélica Brasileira.

Do lado direito, aquele prédio baixo, claro, era a Companhia de Gás, que conserva ainda a fachada preservada, com o lema na parte superior: "EX FVMO DARE LVCEM". Fica na Av. Presidente Vargas nº 2610. Este prédio da Société Anonyme du Gaz é um dos prédios industriais mais antigos do Rio, que foi uma das primeiras cidades do mundo a ter gás encanado.

Aquela construção discretamente à esquerda da mediatriz da foto, ao fundo, assemelhando-se à uma mesquita, é a Pedra da Babilônia.

 

Muitas obras aconteceram ainda, nos anos seguintes, na área da Cidade Nova.

14 comentários:

  1. A destruição de ambos os lados do Canal do Mangue foi impressionante. Na primeira foto percebe-se a quantidade de casas demolidas. Fora da foto está a General Pedra junto aos trilhos da Central.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    O prédio, ex-CTB, depois TELERJ, Telemar e Oi, ultimamente estava sendo usado pela Estácio.

    Passei por muito tempo na região do Catumbi. Mas bem depois das mudanças. Sempre foi um perrengue na época do carnaval.

    Usei o viaduto algumas vezes para chegar na Presidente Vargas.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! Foto aérea colorida da Presidente Vargas não lembro de já tê-la visto. Faltam 48 dias.

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha muitas ligações com essa parte da cidade. Minha tia era manicure no Salão Antonieta, no Catumbi. Foi tudo abaixo. Meu pediatra morava na rua Carolina Reidner. Um tio meu, na rua Frei Caneca, defronte à antiga entrada de carros do presídio Helio Gomes. E uma tia, na rua Viscondessa de Pirassununga.

    Sem contar minha avó e uma tia, enterradas no cemitério do Catumbi.

    Mas era tudo muito feio e decadente. Ainda é.

    ResponderExcluir
  5. Lendo o Brasil Gerson e tirando conclusões, a rua Marquês de Sapucaí foi aberta em 1840 com o nome de Bom Jardim. Depois mudou para Visconde de Sapucaí e posteriormente foi "promovida" a marquês. Há uma famosa foto de um bonde a burro cujo letreiro mostra o nome dela como visconde.

    ResponderExcluir
  6. A Pres. Vargas e suas margens parece que não ficaram bem resolvidas, desde que foi rasgada a avenida.

    Desconhecia essa Pedra da Babilônia.

    O Catumbi transformou-se num bairro velhaco e meio "mórbido". Passei uma experiência triste naquele cemitério, quando tive que acompanhar a exumação do meu avô; a inscrição "revertere ad locum tuum" que vi num dos portões, não esqueço até hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner me fez lembrar com a frase em Latim, dos idos de 1954, eu , com 10 anos, no primeiro Ginasial a aprender Latim.
      Professora Aida do Val mandou que eu fizesse a tradução da frase ( o que ela tinha acabado de fazer, mas como eu não prestava a mínima atenção...). Não hesitei nem um pouco e em voz bem alta , traduzi : "Reverterás ao Louco túmulo".

      Excluir
    2. ����������

      Excluir
  7. O histórico prédio da Cia. de Gás sempre me chamou a atenção nas idas e vindas pela Pres. Vargas.
    A Praça Onze ainda estava com configuração de praça, espelho d'água e tudo, mas sem vida pelo isolamento, não só por estar cercada de pistas de muito trânsito mas pelo gradual redução dos sobrados com moradores em seus arredores.

    ResponderExcluir
  8. Vão acabar com a Praça Onze
    Não vai haver mais Escola de Samba, não vai
    Chora o tamborim
    Chora o morro inteiro
    Favela, Salgueiro
    Mangueira, Estação Primeira
    Guardai os vossos pandeiros, guardai
    Porque a Escola de Samba não sai

    Adeus, minha Praça Onze, adeus
    Já sabemos que vais desaparecer
    Leva contigo a nossa recordação
    Mas ficarás eternamente em nosso coração
    E algum dia nova praça nós teremos
    E o teu passado cantaremos

    ResponderExcluir
  9. Por falar em porta de cemitério:
    "Nós que aqui estamos por vós esperamos".
    No portal do cemitério de Paraibuna, no interior de São Paulo, em português mesmo. Foi inclusive o título de um documentário.

    ResponderExcluir
  10. Com todo o respeito àqueles usuários de suas Leicas IIIf e Contax II, o viaduto em epígrafe não se chama "Trinta e Um de Março"? Mudou a toponímia, ou mudei eu?

    ResponderExcluir
  11. Avenida 31 de Março é o nome da rua. O viaduto se chama São Sebastião. Como a rua passa pelo viaduto às vezes se confundem os nomes.

    ResponderExcluir