Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de abril de 2021

ONDE É?

Onde é?

Foto garimpada pelo Joel Almeida, a quem o SDR agradece. Segundo o Helio RIbeiro a data da foto é 15/11/1961.


 

17 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Não tenho certeza, mas pode ser esquina de Frei Caneca, provavelmente com Riachuelo ou Mem de Sá.

    Aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  2. Vejo um Simca Chambord, 1959 ou 60, com o friso lateral ainda igual ao francês. Bom ver a Light trabalhando em pleno feriado. Quanto ao local, tem um cheiro de Conde de Bonfim, mas meu olfato não vai além.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer ser detalhista (e já sendo) mas o fato da foto ter sido publicada no feriado não prova que a Light ou o próprio jornalista trabalharam no feriado.

      Excluir
  3. Praça da Bandeira

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Acho que é Praça da Bandeira.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Sem chafariz, sem passarela e sem bandeira, mas acho que é lá mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Também pensei na Pç. da Bandeira.
    Vemos ali uma faixa no sentido real da palavra, para a travessia de pedestres.

    ResponderExcluir
  7. Praça da Bandeira. Acho que a rua onde estão aqueles micro ônibus é a Rua Pará. Se o Mauroxará puder me confirme, por favor, se não eram da linha 119.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Candeias, os Lotações que aparecem na Rua Elpídio Boa morte estão mais ou menos na altura da Escola de Circo. Os prédios que aparecem ao fundo e no meio da foto e naquela esquina existe atualmente o Colégio Martin Luther King e parte do terreno de um condomínio popular. Ainda sobre os prédios demolidos, adiante deles ficava a garagem de bondes de Light. A rua Pará fica do lado oposto à direita e fora da foto.

      Excluir
    2. Oi Candeias! Dos dois lotações o da frente me parece ser da SOFA, Lins- Lagoa. o de trás tem pintura de individual e deve estar em uma das muitas linhas que por ali passavam. O caminhão,na foto ampliada me pareceu ser do Fubá Granfino.

      Excluir
  8. Vejo além do simca,um mopar dos 40,s umas lotações e o caminhão de serviço me parece um Chevrolet Marta Rocha,ou em sua origem chamado de Task Force.

    ResponderExcluir
  9. RESPOSTA: o local é Praça da Bandeira. A rua arborizada à direita era o antigo Boulevard São Cristóvão e a rua à esquerda é a Elpídio Boa Morte.
    Como sempre os comentaristas do "Saudades do Rio" brilharam.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei aguardando o desfecho mas não parecia a Praça da Bandeira. Muitas árvores na rua à direita.

    ResponderExcluir
  11. A foto foi batida antes da inauguração de um trecho da Radial Oeste ocorrido em 1962. Era possível "cruzar" a praça. O Simca Chambord veio da Rua Ceará e pretende cruzar a praça para atingir a Joaquim Palhares, virar à direita, ou virar à esquerda. No ano seguinte não seria mais possível.

    ResponderExcluir