Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de junho de 2021

AV. PORTUGAL / AV. PASTEUR

Tia Milu, embaixadora plenipotenciária do “Saudades do Rio” na Urca, a propósito do recente “Onde é”?, manda esta série de fotos da esquina da Av. Portugal com Av. Pasteur. Esta primeira foto é de antes de 1908.

O portão principal da Exposição Nacional de 1908.

 Já vemos o posto de gasolina na esquina, à direita, com o muro do Iate Clube à esquerda.

A esquina da Av. Portugal com Av. Pasteur, dando acesso ao “quadrado da Urca”. À direita a Faculdade Nacional de Medicina. 

O Posto Shell antigo, que foi reconstruído em 1969.

Anterior ao Posto Shell havia este posto da Anglo-Mexicana, mencionado no “Onde é?”. Vemos também um avião no aeródromo que existia na Praia da Saudade.

A batalha de 1935 em frente ao Posto da Anglo-Mexicana.


 O Posto Shell remodelado em 1969. Hoje funciona sob a bandeira BR.

14 comentários:

  1. Eu tenho uma foto aérea de 1908 mostrando com detalhes toda a região da Praia Vermelha e todos os pavilhões da exposição. A região foi bastante alterada. A "batalha" mostrada na penúltima foto se refere à reação das forças legalistas após a "Intentona comunista" ocorrida na Escola Militar da Praia Vermelha. Essa foi a razão da demolição do prédio da Escola Militar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Antes de tudo, agradeço as palavras de apoio.

    Não tenho muito o que contribuir para a postagem de hoje. Irei acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Dia de aprender, o bairro da Urca é um bairro que gosto muito, antes da pandemia, costumava ir aos domingos caminhar lá, ou na pista Claudio Coutinho ou pela calçada circundando a praia. Não sei por quantos anos a URCA ainda será preservada com seus casarões, mas com a idade avançando nos seus proprietários e a violência cada vez maior na cidade, não creio que será por muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  5. Na foto 1 os galpões eram suspensos provavelmente para evitar a maré alta.
    A foto 4 é a mesma do último dia 30 só que mais ampla e sem colorização.
    E na última da série de hoje, um edifício bloqueou a visão do Morro da Urca, mas o sobrado antigo da Av. Portugal, que aprece na foto 4, embora agora meio coberto pelo posto, ainda continuava lá.

    ResponderExcluir
  6. A quinta foto mostra os trilhos em apenas uma das pistas em razão de uma pendência entre a Prefeitura e Light. Mas não me lembro se os ônibus elétricos utilizavam apenas uma das pistas. Alguém lembra?

    ResponderExcluir
  7. Os bondes passavam pela pista junto aos prédios, com trilhos de ida e de volta na mesma pista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os bondes eu sei, mas os ônibus elétricos eu não lembro. Apesar de ter morado em Botafogo, eu não lembro desse detalhe. Como eram da CTC imagino que tenha utilizado as duas pistas. Sei que o fim da circulação dos Trolley-buses na Praia Vermelha e em Botafogo coincidiu com a inauguração e o funcionamento do Viaduto do Mourisco.

      Excluir
    2. Disso eu sei, mas a minha dúvida é quanto aos Trolley-buses, já que o "imbróglio" tinha sido entre a Light e a Prefeitura. Em 1962 ambos não mais existiam e imagino que não tenha havido mais problema.

      Excluir
  8. Não custa lembrar que especificamente nessa região de Botafogo e do Largo do Machado os bondes e os Trolley-buses coexistiram na mesma via por um breve período. Salvo engano, eu enviei para você uma foto de 1962 que aparece a Rua da Passagem esquina com a Praia de Botafogo, tendo ao fundo um bonde e no alto todo o cabeamento dos Trolley-buses paralelamente ao dos bondes. Essa foto eu enviei também para o Hélio Ribeiro e pode esclarecer muitas dúvidas sobre o período final dos bondes na zona sul.

    ResponderExcluir
  9. Não sei como não vi. Vou comentar no dia 3.

    ResponderExcluir
  10. AVISO AOS NAVEGANTES:por motivos técnicos o Saudades do Rio só voltará ao ar na próxima semana.

    ResponderExcluir
  11. Estudei na escola Mem de Sá, depois renomeada Estácio de Sá. Meu pai militar estava na ECEME ou outra instituição no forte S. João. Todo dia voltava pela av. Portugal e adorava o pulinho que a Kombi do meu pai dava ao passar na ponte da entrada do quadrado. Naquela idade tudo era diversão.

    ResponderExcluir
  12. Só para registrar a crise de abstinência decorrente do recesso do SdR, e recomendar um passeio ao Parque e Museu da Cidade na Gávea. Bonito, limpo, seguro, boa exposição bom café. Coisa de carioca top! Bom fim de semana a todos os cariocas do grupo!

    ResponderExcluir