Total de visualizações de página

sábado, 18 de setembro de 2021

MOURISCO

Fotografia, aproximadamente de 1940, enviada por Richard Hochleitner. À direita, entre as árvores, vemos as cúpulas do Pavilhão Mourisco, que foi construído durante o período de Pereira Passos, em 1906, para servir de café-concerto. Ficava iluminado todas as noites, tendo, nos fundos, o Teatrinho de Marionetes, um carrossel e um ringue de patinação (este, por muitos anos, foi a sensação da cidade). O prédio com as torres é a sede do Botafogo Mais para à esquerda o Clube Guanabara com sua piscina de água do mar. O Pavilhão Mourisco foi demolido quando da construção do Túnel do Pasmado. No morro podemos observar os anúncios dos "Chapeos Cury", da "Agfa" e parte do anúncio da "Firestone". A Av. Beira-Mar terminava exatamente em um largo (cul-de-sac) formado pela Sede do Botafogo e o Pavilhão Mourisco. Já o Guanabara tinha entrada pelo seu prédio antigo, na Av. Pasteur.

Aquela mansão do Morro do Pasmado foi construída em 1913 pelo empresário Caetano Pinto da Fonseca Costa,filho do Marechal João da Fonseca Costa, Visconde da Penha, e neto de Manoel Antonio da Fonseca Costa, Marquês da Gávea. Após a morte de Caetano, a casa foi habitada por seu filho, Almirante Ayres da Fonseca Costa. Atualmente a casa pertence aos herdeiros deste, entre eles o médico Ayres da Fonseca Costa Filho.


Esta região se transformaria por volta da década de 50 com as obras para a construção do Túnel do Pasmado que foi inaugurado em 1952 e que serviu para desafogar o trânsito entre Botafogo e Copacabana. Esta foto é de meados dos anos 50, depois da abertura do túnel.  A sede do Botafogo vivia seus últimos dias. Seria reconstruída, de forma diferente, com uma piscina e um ginásio, poucos anos depois.

Vemos a bela região do Mourisco na década de 70. O Clube Guanabara com sua piscina em destaque e, ao fundo, o prédio da Policlínica de Botafogo. No morro temos os anúncios do Crush, do Cinzano e da Coca-Cola. A sede do Botafogo no Mourisco, onde hoje está aquele prédio horrível apelidado de "Ferrero Rocher", teve uma época de ouro quando ali eram disputados os jogos de vôlei e basquete dos campeonatos cariocas. Na piscina semi-coberta foram também disputadas competições de natação com grandes nadadores, bem como ali se exibia uma famosa geração de jogadores de water-polo capitaneadas pelo húngaro Szabo. Além do Morro do Pasmado vemos a torre da Igreja de Santa Terezinha. E vemos, também, os belos jardins de Burle Marx. À direita, vemos a saída das ruas Voluntários da Pátria e São Clemente, com o prédio do Cinema Guanabara e o Viaduto Pedro Alvares Cabral. Gostaria de chamar a atenção para o prédio do Instituto de Nutrição da UFRJ, que fica bem embaixo do anúncio da Coca Cola. A Policlínica de Botafogo está embaixo do anúncio de Cinzano. 

 

26 comentários:

  1. Conheci ambas as sedes, a do B.F.R e a do Guanabara na época em que aprendi a nadar nos idos de 1965. Eu tinha medo da piscina do Guanabara em razão das suas águas escuras e profundas. Acabei me adaptando à piscina do B.F.R. Era um tempo ainda sem viadutos e de filmes de terror exibidos no Cinema Guanabara, cujos "cartazes" me deixavam apavorado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Esse é um lado de Botafogo que freqüentei bastante até 2017. Muitas vezes peguei ônibus naquele ponto próximo ao Estrela do Sul e ao "Ferrero Rocher"...

    ResponderExcluir
  3. Que saudade que tenho da antiga sede do Mourisco! memoráveis jogos de voleibol e basquete assisti naquele lindo ginásio que tinha a face principal inteira de vidro. Presenciei também a grandes jogos de pólo aquático na aprazível piscina, com teto vazado que propiciava a entrada do sol.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    Fui sócio-atleta do Botafogo, nadava na piscina semi-coberta na segunda metade da década de 60, mas nunca consegui chegar à equipe de competição.
    No ginásio ao lado assisti a vários jogos da equipe de volei, então imbatível, foi campeã carioca pelo menos 10 anos seguidos.
    Na piscina do Guanabara assisti ao Jose Silvio Fiolo bater o recorde mundial dos 100 metros nado de peito, não me recordo o ano, mas também na segunda metade da década.
    Ótimas recordações de uma época em que o Rio ainda merecia o titulo de Cidade Maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. A sede do Botafogo do Mourisco pertencia ao Botafogo de Regatas, na nova sede do Mourisco também durante muitos anos era onde ocorriam os ensaios da Portela na zona sul e onde havia a Churrascaria Estrela do Sul, uma das primeiras churrascarias rodízio do Rio. Vi várias partidas do timaço de voley do Botafogo que conquistou 11 títulos seguidos do campeonato Carioca, seus principais jogadores na época Vitinho, Ari Graça, Bebeto, Suiço, Paulão, Alexandre, Nuzman, Marco Aurélio. Daí o Braguinha depois de ver o seu Fluminense ser derrotado diversas vezes na final com o Botafogo, Criou o time da Atlântica Boavista e deu origem a geração de Prata do Voley Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que um dos jogadores do time de volei de então - se não me engano de nome Lino - é irmão do Junior do Flamengo.

      Excluir
  6. Bom Dia! Como sou Busologo, lembrei que já existiu uma linha de ônibus que fazia Água Santa- Mourisco, usou as cores marrom na saia e restante em alumínio com faixa azul médio abaixo das janelas e tinha a frota toda de Magirus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Mauro, que boa informação. Nunca ouvi falar dessa linha! O ônibus mais perto desse trajeto que conheci foi o extinto Lins-Urca que, se não me engano, circulou até o final da década de 1980.

      Excluir
  7. Cheguei a entrar de sócio do Botafogo para ir ver volei e basquete no Mourisco e os timaços dos anos 60 em General Severiano.

    ResponderExcluir
  8. Faltou dizer que Caetano Pinto da Fonseca Costa,filho do Marechal João da Fonseca Costa, Visconde da Penha, e neto de Manoel Antonio da Fonseca Costa, é primo do Gustavo Lemos....

    ResponderExcluir
  9. Na época em que morei nessa região não existia o viaduto e a Rua da Passagem na esquina com a Praia de Botafogo e em frente ao Cinema Guanabara ainda possuía construções do lado direito. A parte da rua Professor Álvaro Rodrigues que fica entre a Voluntários da Pátria e a Rua da Passagem e faz esquina com a Praia de Botafogo ainda não existia, e havia um casario no local onde existe atualmente um grande Posto BR. A rua da Passagem fazia parte do trajeto dos Trolley-buses de algumas linhas dá zona sul. Foi no muro da sede do B.F.R ali em frente é que ocorreu o fato onde em 1968 João Saldanha disparou alguns tiros na direção do goleiro Manga, que pulou o citado muro e correu tanto que só parou em Porto Alegre...

    ResponderExcluir
  10. Na ultima fotos alem dos nacionais vejo um Chevrolet 59 com sua asa inconfundível,a frente dele um europeu pequeno,me parece um juvaquatre,caminhão boca de sapo e caminhão Ford da família F...lembro que caminhões importados anos 50,se via ainda no batente ate os anos 80/90....

    ResponderExcluir
  11. Com permissão do Gerente uma notícia fora de foco: A GloboNews disponibilizará no Globoplay, na segunda-feira, a entrevista de Edney Silvestre com Paulo Freire em 1997. Freire, que recebeu 27 títulos de Doutor Honoris Causa pelo mundo, falará sobre sua esperança de um mundo melhor e mais justo. Imperdível para os que têm mente aberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora de foco: "Fumo, álcool, drogas, e Rede Globo" fazem mal para a saúde e para a mente. Por razões conhecidas e diversas, o "jornalismo marrom, faccioso, e inverídico" da Rede Globo tornam inviável e absolutamente desnecessário assistir qualquer matéria jornalística gerada por aquele grupo jornalístico.

      Excluir
    2. Amanhã é o centenário de Paulo Freire.

      https://oglobo.globo.com/cultura/livros/paulo-freire-100-anos-aumento-na-venda-de-seus-livros-prova-que-educador-inimigo-do-bolsonarismo-esta-mais-popular-do-que-nunca-25202123

      Excluir
  12. Na segunda foto,cheia de Chevrolet de varios anos,caminhão Ford caveirinha e um Mercury,dão a sua graça...

    ResponderExcluir
  13. Mauro Xará,

    Vc sabe quais as linhas que a Viação Santa Helena fazia e quais delas passavam em Inhaúma?

    E quais ônibus eram predominantes nas linhas que serviam Inhaúma?

    Sei que a empresa tinha garagem na Rua dona Luíza, 55.

    Estou te perguntando pois devo escrever sobre a empresa no blog Histórias de Inhaúma.

    ResponderExcluir
  14. O gerente não aprovou as efemérides sugeridas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha mandado antes um comentário com dois centenários, um deles do Paulo Freire. Deve ter ido para o spam...

      Excluir
  15. FF: A ESPN está exibindo desde terça, dia 14, um especial sobre o centenário de Zizinho.

    No fim do mês tem outro centenário a ser comemorado.

    ResponderExcluir
  16. O Brasil não é para amadores! A Lei 12.612/12 declarou Paulo Freire "Patrono da Educação Brasileira". O país sofre com terríveis mazelas morais e materiais, é a nação mais corrupta do planeta, tem o Legislativo mais caro do mundo, e gasta tempo e recursos que poderiam ser empregados em objetivos mais nobres e coerentes com a realidade brasileira.

    ResponderExcluir
  17. Para encerrar o assunto Paulo Freire, a quem conheci em Genebra, bem como grande parte de sua equipe no Conselho Mundial de Igrejas, registro minha grande admiração pelo trabalho dele e de sua equipe.

    ResponderExcluir
  18. Nos ultimos dias, li coisas e vi alguns vídeos sobre o Paulo Freire. Tornei-me mais admirador desse grande brasileiro. Esse, sim, merece ser chamado de mito.

    ResponderExcluir