Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de outubro de 2021

CENTRO

 


Marcha de judeus em protesto contra atentados à população de israelitas na Palestina em 1929. O local é na Av. Marechal Floriano esquina de Rua Camerino e Av. Passos. Vejam à direita na foto, o Colégio Pedro II. 

31 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Passei muito por essa esquina entre 1993 e 1994, quando fiz estágio na Embratel, então estatal, em um prédio da Marechal Floriano.

    Hoje faz 90 anos da inauguração da estátua do Cristo. O mau tempo transferiu as comemorações para a catedral. Hoje também é dia da padroeira do país. Por isso o feriado. Dia das crianças e, a data menos lembrada, o descobrimento da América...

    ResponderExcluir
  2. As construções deste cruzamento ainda são as mesmas, com destaque para o Colégio Pedro II, à direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. A esquina da esquerda, com a Avenida Passos, na época que eu passava já tinha uma agência do banco Real. Depois virou Santander.

      Excluir
  3. Os prédios se mantém sem alterações até hoje. A saga do povo judeu teve início por volta dos anos 70 D.C quando o Imperador Vespasiano e seu filho Tito promoveram a "Diáspora" na Palestina, fazendo com que os judeus se espalhassem pelo mundo conhecido. Parte dessa saga pode ser observada no livro "Exodus", de Leon Uris. No Brasil os judeus tiveram boa acolhida a partir do final do Século XIX, quando refugiados de inúmeros "pogrons" ocorridos na Europa vieram para o Brasil. Não tenho conhecimento da razão dessa manifestação, apesar de ser de conhecimento geral que 1929 foi um ano problemático mundialmente por vários motivos, entre os quais o "crack" da Bolsa de Valores de NY o início da ascensão do Partido Nacional Socialista Alemão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Esta loja de calçados sobreviveu até o início deste século. Nesta época esta região era o local de moradia e local de trabalho da colônia de Judeus no Rio de Janeiro. Procurei ampliar a foto e não observei nenhum dos manifestantes utilizando o kipá.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia dessa união nos tempos anteriores ao holocausto.
    Eles precisam estar sempre atentos aos movimentos neo nazi-fascistas, que aumentaram em muitos países, inclusive no Brasil, com muitas denúncias relatadas, principalmente em Sta. Catarina.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Dia de logo mais acompanhar os comentários, agora vou voltar para a " oficina" onde estou construindo alguns ônibus.

    ResponderExcluir
  7. Com relação à foto de ontem, no final da noite postei comentário identificando vários locais que aparecem no filme "A Falecida", citado várias vezes ao longo dos dias.

    Quanto à dúvida do Joel sobre o tipo de bonde em que a Fernanda Montenegro embarca na rua Salvador de Sá, observe o tipo de teto abaulado do mesmo, indicando tratar-se de um bataclã.

    ResponderExcluir
  8. Sei que vou botar lenha na fogueira, mas nunca entendi os motivos da bronca que havia contra os judeus e que explodiu durante a II Guerra Mundial. Eles não eram bem aceitos em lugar algum. Lembro de ter lido um livro sobre a fuga de 400 deles do campo de Treblinka, na Polônia. A maioria foi imediatamente recapturada ou morta. Os poucos que se esconderam foram dedurados pela população da área. Por que? Poloneses tinham ódio justificado dos nazistas, mas mesmo assim deduraram os fugitivos.

    Na França eles também não eram bem vistos. Os motivos disso parecem ser segredo de Estado.

    Este assunto é proibido. Ninguém se atreve a levantar a questão. Ao que eu saiba.

    Agora podem me crucificar. Mas antes me tirem essa dúvida. Mas com explicação bem fundamentada. Nada de teorias da conspiração ou vitimismo. Deve haver uma base para essa rejeição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa feita eu fiz um comentário no SDR sobre como um território de dimensões exíguas, um tímido parque industrial, e que a maior parte de seu território ser em terreno árido, pode ter um PIB de "país de primeiro mundo". Em razão disso uma sumida comentarista me disse alguns impropérios e "elevou o tom" quando eu acrescentei que Israel produzia tecnologia bélica e atentados terroristas.

      Excluir
    2. Antisemitismo na Polônia era enorme, principalmente pelo apoio da Igreja católica. Não confundir com ódio e assassinatos.
      Quem ajudava o um judeu na ocupação nazista era morto na hora e além disso quem entregava as tropas alemãs ganhava dinheiro. Época de guerra não tem santo. Apesar disso muitos correram esse perigo e ajudavam fugitivos sejam eles que fossem.

      Excluir
  9. Quando trabalhei na VARIG, havia um funcionário muito jovem que era judeu ortodoxo. Era a época da eleição do Papa Bento XVI e ele vivia criticando o Papa e os católicos. Incomodava a todos com as zombarias.

    Um dia, perto do Natal, ele resolveu criticar o fato de os pais incentivarem a crença de Papai Noel nas crianças, por ser uma deslavada mentira imposta a ela por nós, adultos.

    Aí um colega se invocou e saiu com essa: "Olha aqui, vocé não tem nada que criticar essa nossa crença. Vocés não acreditam até hoje que o Mar Vermelho se abriu para vocés fugirem do Egito? Quer mentira maior que essa, e todos vocês, crianças, adultos e velhos creem nela até hoje!".

    O judeu se calou e nunca mais criticou a gente.

    Pouco tempo depois arranjou um emprego em Israel e foi embora. Foi um alívio para todos. Ninguém sentiu falta dele.

    ResponderExcluir
  10. O povo judeu tem um "Karma" muito pesado. Foram perseguidos pelos antigos romanos, na Idade Média, no período Renascentista, na Idade Moderna, e na atualidade. O Sionismo internacional e os grandes financistas são uma fonte quase inesgotáveis de recursos para o povo judeu. A criação do Estado de Israel na Palestina foi uma grande expropriação de terras alheias cujas consequências foram terríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Joel. Que os judeus queiram ter um solo pátrio, entende-se. Mas usar como justificativa o fato de a Palestina ser sua origem é muito questionável. Se a moda pega, os descendentes dos aztecas, maias, incas, e todas as tribos americanas vão se achar no direito de expulsar todos os estrangeiros das Américas. Idem os gauleses, maoris, etc.

      Fato é que os judeus, de forma geral, se julgam o povo eleito e discriminam os demais e se opõem a miscigenação. Então nada mais natural que sofram a mesma discriminação que têm pelos outros.

      Excluir
    2. A verdade é que "esqueceram" que aquela terra tinha dono e a expropriaram. A terra pertencia aos árabes e a reação dos árabes não se fez esperar. Em seu livro "Cartas de Londres' de 1878, Eça de Queiroz já mencionava a situação na Alemanha de Otto Com Bismarck era tal que dois terços dos postos de emprego estavam nas mãos de judeus e o comércio estava nas mãos de judeus. Além disso eles não empregavam "goyen"(não judeus). Não é de admirar que 40 anos mais situação tenha saído de controle...

      Excluir
  11. Os judeus foram acusados pelos cristãos de matarem Jesus. A partir do ano 1000 passaram a ser perseguidos por isto.

    ResponderExcluir
  12. E como os judeus ascenderam econômica e intelectualmente foram acusados de querer dominar o mundo.

    ResponderExcluir
  13. As extorsões praticadas pelos reis medievais e pelos Papas eram constantes e a "venda de absolvição" era periódica. A "usura" era punida com a prisão e com a fogueira. Hoje em dia os "usurarios" (Os bancos) financiam governos, fazem parte deles, e tem "assento no Parlamento,". Pelo que se vê as "Igrejas Pentecostais" tiveram onde se inspirar...

    ResponderExcluir
  14. Assunto polêmico e complexo este dos judeus.
    Há grande risco nas generalizações.
    Melhor discuti-lo em outro foro.

    ResponderExcluir
  15. concordo, Luiz, mas não posso, já que todos comentaram, deixar a minha opinião. Os judeus não mataram Cristo. Foram os romanos, se é verdade o que estudamos. Judeus não párias do mundo e esse papo de se considerarem "o povo eleito" já era. São, isso sim, um povo perseguido pela humanidade desde priscas eras. Para mim, são um povo superior, que se espalhou pelo mundo devido à perseguição que foi vítima. São, geneticamente, superiores aos mortais comuns, pois desenvolveram a necessidade de vencer as dificuldades. Tenho vários amigos judeus e não conheço nenhum burro. Povo sofrido, sem Nação até 1947 e hoje têm um desenvolvimento Top em todas as áreas. Pronto. Falei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Conde, minha pergunta continua sem resposta: são perseguidos por quê? São párias (como você disse) por quê? É karma, como na versão do Joel? Tem de haver uma explicação, e não é por motivo religioso.

      Ciganos também são perseguidos, mas há um motivo: o fato de não quererem se misturar com os outros e não aceitarem as leis e costumes do país onde estão estabelecidos ou em trânsito.

      Os judeus não são muito diferentes. Não se misturam, são fechados em si mesmos, a ponto de haver aquela famosa frase "filho de minha filha é judeu, filho do meu filho não é". É uma clara desconfiança sobre a fidelidade da nora.

      Excluir
    2. Conde di Lido, concordo com você em um ponto mas preferi não mencionar qual para não causar polêmica, mas como você mesmo afirmou, são geneticamente superiores, "num sabi?"

      Excluir
    3. Discordo veementemente! Judeu não é melhor ou pior que ninguém, somos todos iguais!

      Excluir
    4. Mestres Hélio e Joel, o problema do resto da humanidade se chama inveja do povo Judeu. E o ditado diz, a inveja é uma merda. Os judeus são muito inteligentes na média são mais inteligentes que o resto das raças humanas, basta olharmos a origem das principais mentes da ciência, o número de judeus que receberam o prêmio nobel. Mas o principal deles é a inveja que todos os povos sempre tiveram pela riqueza que amealham através do seu trabalho, como nunca tiveram sua própria pátria e viveram em diversos Países pelo mundo afora, não eram aceitos pelas demais pessoas no País em que viviam, devido a INVEJA que os pessoas tinham da riqueza que possuíam. O povo Judeu é o que as pessoas mais se ajudam em qualquer lugar do mundo, você jamais verá um Judeu pedinte. Tenho profunda admiração pelo povo Judeu, bem como grandes amigos desde a infância que são Judeus. Uma coisa que que também é muito comum dos Judeus, quando ele passa a confiar e ter amizade com pessoas não Judias, se esta pessoa passar por dificuldades que mesmo seus familiares não o procurem para ajudar, ele te estenderá a mão. Sou conhecedor de alguns casos, que não preciso mencioná-los aqui.

      Excluir
    5. Caro Lino, judeu não é raça. E quanto a riqueza, os judeus perseguidos e mortos pelos nazistas não eram ricos. Mas eram odiados.

      Não existe um país chamado Judéia. Logo, judeu não é nacionalidade. Consultei a Wikipedia, lendo a biografia parcial de Einstein, Oppenheimer, Hannah Arendt, Galileu, Copérnico, Tycho Brahe e Isaac Newton. Para os três primeiros, que eram judeus, tinha essa sua origem declarada. Por que? Nos libros, Einstein não era só alemão, era um JUDEU alemão; Oppenheimer não era só americano, era um JUDEU americano; Arendt não era só alemã, era uma JUDIA alemã. Mas Galileu era só italiano, Copérnico era só polonês, Tycho Brahe era só dinamarquês, Isaac Newton era só inglês. Por que, quando a pessoa é judia, existe essa necessidade ou obrigação de ser declarado isso?

      Excluir
  16. Certamente muitos judeus ou judias leram esses comentários de hoje. Nenhum se manifestou. É como eu disse logo de início: esse tema é tabu e eles fogem desse assunto o tempo todo. Por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque esse assunto não é nada agradável, minha família foi decimada no holocausto e cresci ouvindo estórias de muito sofrimento. Graças a Deus aqui no Brasil vivemos em paz, livres de perseguição por causa de nossa etnia.

      Excluir
  17. Na Polônia sempre existiu um forte sentimento anti-semita desde a Idade Média. Os motivos eram muitos, a maioria por questões religiosas. Particularmente tenho amigos judeus e posso dizer que as coisas mudaram muito. Um desses amigos pratica todos os rituais religiosos pertinentes à religião mas frequenta sessões espíritas e consulta cartomantes. Também já tive namoradas israelitas e nunca tive qualquer problema. Às vezes se perdem com datas, já que imaginam que estamos no ano de "cinco mil e alguma coisa", mas ninguém é perfeito...

    ResponderExcluir