Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

OBELISCO DA AV. ATLÂNTICA

Em foto do acervo do Francisco Patricio vemos o obelisco comemorativo da duplicação da Avenida Atlântica em 1919. Ficava em frente à Rua Almirante Gonçalves, na altura do antigo Posto 5. 


Este Obelisco foi oferecido pelos moradores de Copacabana à Cidade, em  comemoração da reconstrução e alargamento da Avenida Atlântica. Foi transferido, na década de 1930, quando os canteiros centrais foram eliminadoso, para a Praça Júlio de Noronha, no Leme (provavelmente em 1938).  


Possui forma de coluna circular adornado com dois medalhões de bronze com a efígie do Prefeito Paulo de Frontin e outro com a do Presidente da República Delfim Moreira. 


Foto de Malta, da coleção do Instituto Moreira Sales. 


O obelisco, marco da urbanização da Av. Atlântica. via. À esquerda, mais ao fundo,  podemos ver os pinheiros do jardim da chamada "Casa do Vaticano" (cuja história já foi contada por aqui) e onde durante algum tempo funcionou a "Help" e hoje é o local do futuro Museu da Imagem e do Som.


Nesta foto do AGCRJ vemos o obelisco na Praça Almirante Julio de Noronha, no Leme, onde está desde o fim da década de 30, pertinho do Forte do Leme.

17 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Minha mãe foi babá por algum tempo e lembrava de algumas ruas do bairro.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. A maioria dos monumentos da cidade estão vandalizados, uma pena que isso tenha ocorrido, isso é mais um sintoma do atual empobrecimento da população. Este devido a sua localização atual, ainda tem uma boa preservação, pelo menos até a última vez que o vi, alguns anos atrás se não me falha a memória na época das Olimpíadas.

    ResponderExcluir
  3. Sei não.... Mas hoje em dia o obelisco certamente teria recebido uma série de apelidos, s maioria impublicáveis...

    ResponderExcluir
  4. Quase 80 anos mais tarde, César Maia entregou à cidade o pavoroso obelisco de Ipanema. Freud explica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O obelisco de Ipanema é um horror, como diria o Tumminelli. Ainda bem que a passarela que ligava nada a lugar nenhum foi demolida.

      Excluir
  5. Já tinha visto foto desse obelisco, mas não sabia da sua localização exata. Nem a atual e nem a original.

    ResponderExcluir
  6. FF: o cinema Estação NET Rio, em Botafogo, está em processo de despejo pelo dono (Grupo Severiano Ribeiro) por atraso e falta de pagamento de aluguel. Não oficialmente há a informação de que no lugar subiria um prédio de apartamentos. Surpresa zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável acabar com o antigo cinema Botafogo. O Conde não perdia uma sessão pornô lá…

      Excluir
  7. O obelisco representava, no Antigo Egito, a verga do deus Ra (o Sol). No monumento procurava-se representar o fenômeno atmosférico denominado "pilar do Sol", visto ocasionalmente no ocaso desse astro, e, por extensão, o próprio deus.
    Os obeliscos têm a forma de um prisma de base quadrada, estreitando-se até o ápice, que é coroado por uma estrutura piramidal, simbolizando a vida eterna. Por esse motivo, através dos tempos foram considerados símbolos fálicos, ou seja, de poder. Não é por outro motivo que o maior obelisco do mundo (169 m de altura) localiza-se na capital norteamericana... e que o prefeito Epitácio, em 1996, mandou levantar um (ainda mais alegórico) em plena Ipanema.

    ResponderExcluir
  8. Em tempo, falando em NET, ontem os canais SporTV, GNT, Multishow e Telecine fizeram 30 anos. Parece que foi ontem que começou a TV por assinatura no Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como era o nome daquela primeira rival da NET?

      Excluir
    2. Isso. Tinha também a NETSAT que usava as parabólicas grandes.

      Mais tarde entraram SKY e DirecTV (em 1996), via satélite, com as miniparabólicas. As outras já foram lançadas depois de 2000.

      Hoje é a era do streaming.

      Excluir
  9. segundo uma corrente, o obelisco foi criado pelos egípcios para a adoração do Deus Ra e seria a imagem de um falo ereto direcionado ao céu. Há controvérsias

    ResponderExcluir
  10. Os gaúchos amarraram seus cavalos no obelisco da Rio Branco. Sei.

    ResponderExcluir
  11. Não imaginava que Copa já teve um obelisco pra chamar de seu.
    Este hábito de político marcar os seu nome em monumentos vem de longa data e nunca dispensável, mesmo que a placa sirva como adorno de um falo...

    ResponderExcluir