Total de visualizações de página

sábado, 15 de janeiro de 2022

DO FUNDO DO BAÚ - PANAIR






PANAIR = Pelo Atraso Não Adianta Ir Reclamar, diziam os antigos.

A PANAIR, fundada em 1929, foi uma das companhias aéreas que deixaram mais saudades entre os amantes da aviação.

Como era bom viajar de avião antigamente: fui muitas vezes a Vitória-ES tomando um gin tônica, num avião quase sempre com poltronas vagas, confortáveis, ótimos atendimentos.

Hoje em dia é um sufoco face às medidas de segurança, revistas, mau atendimento das Companhias, obrigação de fazer o próprio check-in em totens, depositar as malas na esteira, etc.

38 comentários:

  1. O fim das operações da Panair do Brasil em 1965 foi uma página triste na história da Aviação Civil. "Parabéns" ao Brigadeiro Eduardo Gomes...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luiz, permita-me fugir do foco de hoje, pois como não acessei o site ontem, hoje vi que o mestre Hélio Ribeiro discorreu brilhantemente sobre músicas e idiomas. Existe uma música romena que fez sucesso no mundo todo, sendo por isso uma das músicas com mais versões em outros idiomas. A versão em "brasileiro" chega a ser deprimente, no mínimo vergonhosa, isso porque a portuguese ver sionista é totalmente diferente, Talvez o mestre Hélio se divirta no YouTube ouvindo as inúmeras versões de Dragostea Dei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha esposa identificou a música em português: é a "Festa no apê", cantada pelo Latino. Eu não sabia da origem dela. "Dragostea" em romeno significa "amor".

      Excluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Mais um desserviço prestado pelo golpe para ajudar os amigos do poder. Anos depois, a maré virou...

    Não muito a ver, mas várias viagens de avião estão sendo canceladas ou reprogramadas devido ao alto índice de tripulantes infectados.

    ResponderExcluir
  4. Rio - Fortaleza (CE)

    Ônibus: R$ 920,00 ônibus leito, serviço de bordo
    Tempo: 2 dias e 2 h

    Avião: encontra-se promoções de vôos noturnos de até menos de R$ 200,00
    Tempo: 3 horas

    Só isso já explica a democratização do uso de serviços de avião.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Saudosistas. Hoje é dia de acompanhar os comentários. Companhias aéreas no Brasil (Panair, Varig) são cercadas de histórias mal contadas, quase sempre envolvendo o governo da época. Já disse que uma companhia aérea é o pior negócio do mundo para se administrar não só no Brasil como em qualquer outro País do Mundo, a não ser no mundo Árabe.

    ResponderExcluir
  6. Não cheguei a voar pela Panair. A primeira vez que entrei num avião foi em 1966, quando ela não mais existia.

    A primeira foto é um Super Constellation, que muitos consideram o mais bonito avião já criado. Não comungo dessa opinião.

    A segunda foto parece ser um DC-8.

    ResponderExcluir
  7. Ontem saiu a notícia de que a TAP quer encerrar as atividades de sua divisão de manutenção e engenharia, que funciona na área industrial do Galeão e cujo acesso é (ou era, não tenho certeza) pelo trecho inicial da Estrada das Canárias, na Ilha do Governador. É um hangar imenso que pertenceu à Varig e onde é possível realizar todas as etapas de manutenção de uma aeronave, inclusive o complexo trabalho de reparo e teste de motores, pois há um moderno centro de teste de motores lá. Se essa informação se confirmar, vai ser mais um baque no combalido Galeão, pois só ali são 500 empregos de técnicos e engenheiros com alta especialização. Com o segmento de aviação passando aperto devido à pandemia, quem se habilitará a comprar aquelas instalações da TAP?

    ResponderExcluir
  8. No ranking das grandes patifarias nacionais, o fim da Panair pelo regime militar ocupa lugar de destaque.

    ResponderExcluir
  9. O péssimo serviço prestado pelas companhias aéreas atualmente se insere na tendência mundial de privilegiar o custo em detrimento da qualidade. Vale para todos os ramos de atividade: desde o pedreiro até o que existe de mais sofisticado.

    Cada vez mais, a tecnologia é usada para garantir que o produto dure pouco, de preferência dando problema tão logo se esgote o período de garantia.

    Também se usa a tecnologia para evitar consertos. Quebrou? Compra outro, porque o defeito não tem conserto ou não tem peças à venda ou custa os olhos da cara para consertar ou ninguém sabe como consertar.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de comprar um fogão Brastemp, tirando de uso um Continental 2001. O novo pode ser levantado por uma criança; o antigo precisa de dois homens para ser levantado.

    ResponderExcluir
  11. A palavra-chave da indústria é: produto de baixa qualidade e que quebre logo. Sem conserto. Lembra aquele caso das lâmpadas incandescentes, em que um grupo de fabricantes combinou que elas não poderiam durar mais de 1000 horas.

    ResponderExcluir
  12. Na foto 3, em p&b, parece ser um modelo de avião mais moderno que os outros. Seria um Boeing 707? Vi um em um reclame da Panair, mas não acreditava que não tinha dado tempo de utilizar um deles.
    Também pegou mal para a biografia do então Ministro da Aeronáutica Eduardo Gomes assinar o AI-2, transformando em indireta a eleição para presidente. Pela história dele era só colocar o cargo à disposição do Castelo Branco, afinal passou como mau perdedor depois de duas derrotas em eleição direta.

    ResponderExcluir
  13. Panair foi fechada pelo governo de plantão (1964) com uma desculpa ridícula. O endividamento da empresa não era motivo judicial. No dia do fechamento todos os voos foram transferidos para a Varig que já estava preparada. Só comparar com a Ita mês passado e vemos a maracutaia que foi.Recomendo que vejam o ótimo canal do YouTube "aviões e música" lá conta todos os detalhes.
    Sobre os aviões de hoje, com certeza não tem comida, poltronas ou o luxo de outrora mas são baratos isso é bom pra todos.
    Ministros não tem problema agora podem voar de executiva, afinal nós que pagamos. É daí!!!!

    ResponderExcluir
  14. Apesar deste blog ser uma página voltada à memória do Rio, o comentário das 08:27 mostra como algumas pessoas fogem à essência do Blog e continuam de forma pejorativa a denominar o movimento de 1964 de "golpe militar" desconhecendo a realidade dos fatos. Além disso também utiliza uma linguagem típica daquela usada por alguns grupos que agiam e continuam atuar em universidades e cuja finalidade é bem conhecidas. Quanto à expressão a "maré virou", digo que é temerário fazer esse tipo de afirmação. É fato que a maioria dos comentáristas aqui por motivos diversos são refratários ao "Período Militar", mas não se justifica esse tipo de comentário sem uma resposta adequada. Afinal em uma Democracia "o pau que bate em Chico bate em Francisco".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Almeida, vc pode chamar como quiser a "revolução de 1964" foi um típico golpe de estado. Pode apoiar ou não aí já entra outras questões.
      Sobre a Panair do Brasil foi sim um esquema amplamente documentado. Seus donos tinham interesses que iam em contra dos militares. Esse mesmos que em 1985 nos deixaram uma enorme recessão, dívida externa e inflação galopante. Se os verdes olivas fossem competentes América Latina seria Suécia.
      Faltou ao Brasil uma Malvinas.

      Excluir
  15. Boa Tarde! No tempo do "terrível" período militar, Sempre trabalhei aonde quis, morei onde quis,viajei para onde quis e nunca tive problemas em andar a qualquer hora da noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Antes do período militar também trabalhei aonde quis, morei onde quis, viajei para onde quis e nunca tive problemas em andar a qualquer hora da noite.
      Mas durante o período militar fui proibido de pensar diferente, de ver espetáculos culturais como o balé Bolshoi que foi proibido de se apresentar no país.
      Fui obrigado a ver jornais com imensos espaços em branco causados pela Censura, a ter muitas músicas censuradas - aliás, que coisa terrível era a tal "censura prévia".
      Foi-me sonegada a informação de que havia uma epidemia de meningite no país.
      Tomei conhecimento pessoalmente de inúmeros episódios de torturas, vi muitos amigos que por pensarem diferente foram obrigados a se exilar.
      Tomei conhecimento de grandes negociatas e aparelhamento de instituições.
      Houve algumas coisas positivas, é claro, mas foi um tempo terrível.

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Se for pensar em coisas boas todas as ditaduras tem Hitler, Stalin e centenas delas.
      Apesar de todos os defeitos a democracia é o melhor sistema. Falho e é será, como aliás é o ser humano.

      Excluir
  16. Cada vez mais se cobra por serviços antes grátis. Reservar lugar no avião era grátis; agora é cobrado. Despachar malas era grátis; agora é cobrado. Em breve será cobrado o tempo que o cliente leva no site para comprar a passagem; em seguida, serão cobrados os minutos gastos no atendimento para embarque. Depois, o tempo que a aeromoça gastou para atender a um pedido seu durante o vôo. E la nave va.

    ResponderExcluir
  17. Em 2019 comprei uma passagem pela Azul, de São Luís para Imperatriz. Uma semana antes do vôo eu peguei chikungunya. Tentei cancelar a passagem, mas era tão caro e tão burocratizado que o próprio atendente da Azul me aconselhou a simplesmente não comparecer ao embarque e comprar nova passagem para outra data. Foi o que fiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso mesmo que existe seguro de viagem, adiciona um custo maior a viagem mas vale é a pena. Peace of mind.

      Excluir
  18. Algumas pessoas, com sua visão canhestra da história e da vida, acham que a memória de uma cidade deva ser apartada dos fatos que nela se deram, como se os acontecimentos fossem, assim, uma cloroquina mágica que surge sem relação com os espaços geográficos, políticos e sociais. Não há pejoração em chamar o golpe militar pelo nome que lhe cabe: golpe, e um dos mais calhordas e criminosos que a milicada brasileira, tão pródiga em fazer cagada mas posar de heróis, foi capaz de produzir ao longo da história. Mas afinal de contas, porque chamar de “golpe” e não de “revolução”? Primeiro, porque as ciências sociais e políticas, assim como a pesquisa histórica, os diferenciam pela capacidade de ruptura para incluir e avançar, as revoluções, ou de ruptura para excluir e retroceder, os golpes. A Revolução Francesa é assim chamada porque a ruptura do status quo vigente (monarquia, clero e militarismo) foi provocada pela luta dos excluídos, num processo que não pode ser romantizado, pois houve muita violência e injustiça e que, aliás, só teve boa parte de seus ideiais republicanos plenamente alcançados após a segunda guerra mundial, 150 anos depois, portanto. Alguém, em sã consciência, acha mesmo que o que houve no dia da mentira em 1964 foi uma revolução? Incluiu alguém que estava na base da pirâmide social? Além disso, foi uma ruptura causada por pessoas ligadas ao próprio governo e que defendiam interesses de uma elite civil-militar-empresarial, que era contra avanços sociais como reforma agrária (os Estados Unidos e o Canadá fizeram reforma agrária) e alfabetização. Não havia ameaça comunista nenhuma. Não há um historiador sério sequer que tenha se debruçado sobre o período que afirme isso. Jango não se candidataria nas eleições presidenciais de 1965. O que houve ali, concluindo, foi um golpe que instalou no poder um grupo de assassinos e corruptos que cometeram toda a sorte de crimes, do estupro ao terrorismo, do sequestro ao desvio de verbas públicas. Durou 21 anos em termos formais, mas perdura até hoje em suas consequências institucionais, econômicas e sociais. Deixou uma dívida externa brutal e um legado de esvaziamento político e educacional. Mas os milicos, principalmente os do alto comando, muito bem de vida. Torturaram mães na frente dos filhos (Amelinha Teles), torturaram crianças (Carlos Alexandre Azevedo, torturado com um ano e oito meses e que se suicidou aos 37 anos), mataram jornalistas que apenas faziam seu trabalho (Herzog), mataram quem tentou denunciar roubalheira em obras públicas (embaixador José Jobim). Enfim, a lista de crimes é grande. Nunca serão esquecidos.
    Por fim, eu procuro seguir a máxima de Milton Viola, meu conterrâneo, que disse que não se amplia a voz dos oito pra meio-dia. Mas certas ignorâncias não podem ficar sem resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tudo isso nunca seja esquecido para que não se repita jamais.

      Excluir
    2. Luiz Antônio narrou alguns fatos verdadeiros. Vou acrescentar outros:

      1) os militares saíram do governo e se recolheram aos quarteis, silenciosos e desmoralizados, em 1984.

      2) durante 34 anos, sumiram da vida política.

      3) neste período, foi feita uma nova Constituição pelos civis.

      4) presidentes civis foram eleitos, para gáudio de todos.

      5) todos esses presidentes estiveram envolvidos em corrupção, em maior ou menor grau. Inclusive o atual. Então corrupção é uma característica nacional, independente da profissão do sujeito.

      6) militantes que na época do regime militar desejavam implantar a ditadura do proletariado voltaram à cena. Vários deles se envolveram em corrupção: José Serra, José Dirceu, Genoíno, entre outros.

      7) passados estes 34 anos, com governos civis, o país ocupa lugar de destaque na desigualdade social, no grau de corrupção, na péssima qualidade de ensino, na violência, na impunidade dos poderosos, no compadrio nas altas esferas, no tráfico de drogas e de armas.

      7) dez por cento da população está passando fome e comendo lixo.

      8) todos vivem atrás de grades em suas casas.

      9) a qualidade dos políticos está no rés-do-chão.

      Cansei de escrever.

      Pelo visto, 34 anos foram insuficientes para tornar o país um lugar decente. Quanto tempo mais sera necessário?

      Pelo visto, os civis são muito incompetentes. Ou muito competentes, dependendo do objetivo deles.

      Militares, civis... parece que tudo é a mesma merda. O roto não deve falar do esfarrapado.

      Excluir
    3. Não é tudo a mesma merda não. Militares são uma merda que mata, e o fazem de forma sádica e brutal, é só ver os crimes da ditadura. Também não é verdade que eles se afastaram da política depois de 1985. Leia sobre as articulações do alto comando militar na constituinte para que o tal artigo 142 fosse redigido (pelo Fernando Henrique, relator da constituinte) da forma que foi. Bolsonaro foi eleito vereador apenas quatro anos depois, não sem antes ameaçar estourar bombas e causar várias outras arruaças terroristas. Apesar de expulso do exército, sua eleição foi saudada pelo Figueiredo, o arremedo de gente, e pelo Nilton Cruz, outro arremedo. Nilton Cerqueira foi eleito deputado e ainda foi nomeado secretário de segurança pública pelo Marcelo Alencar. É verdade que há muitos brasileiros comendo lixo, infelizmente, pois então temos que explicar por que, no orçamento para 2022, o maior pedaço é o do Ministério da Defesa. O roto pode falar do esfarrapado quando lhe paga o salário.

      Excluir
    4. Vocé não negou nenhum dos meus itens. Portanto, concorda com eles.

      Excluir
    5. Luiz Antônio, faço minha tuas palavras. Vc deu uma aula. Só vou acrescentar uma coisa.
      Faltou uma guerra das Malvinas onde se provou que sequestrar, torturar e matar opositores civis é mole. Quando chegaram os ingleses teve torturador famoso que nem atirou, seu nome Astiz o anjo loiro. O Exército Argentino provo o que era, aqui ficam com essa falsa moral, Pazuello que o diga, hoje vendem a alma por cargos e aumento.

      Excluir
  19. O comentário de 11:52 é autoexplicativo.

    ResponderExcluir
  20. Meu primeiro voo foi num DC-8 da PANAIR, saindo do velho Galeão. Deveria decolar a meia-noite, atrasou 2h. Eu e meus irmãos esperamos dormindo naqueles bancos de madeira. Me lembro dos detalhes da poltrona e do interior do avião até hoje. Para mim era outro mundo

    ResponderExcluir
  21. "Assim é se lhe parece". Seria até coerente a explicação contida no comentário publicado às 13:14 se as denominadas "vítimas da Ditadura" fossem indivíduos probos e de conduta ilibada que "pretendiam o melhor para o Brasil" e possuíam "ideais genuinamente Republicanos", mas o que o tempo mostrou é que não passavam de uma súcia de criminosos e terroristas que levaram o Brasil à grave situação em que se encontra atualmente e da qual não sairá "in albis". É certo que ocorreram excessos injustificáveis, desvios de conduta, mas nada comparável ao cenário atual, onde o crime está permanente incrustado em todas as instâncias do Poder Público e em "quantidades industriais, já que a maioria de seus integrantes foi "nomeada ou eleita para tal", alguns deles de forma vitalícia. Nunca se viveu em tamanha insegurança, onde uma ida à rua pode significar a última e a miséria está presente em metade das famílias brasileiras. "Coincidentemente" grande das antigas "vítimas da ditadura" são os principais responsáveis pelo atual estado de coisas, e uma dessas figuras deletérias foi eleita "Presidenta da República" duas vezes. Se Sam Peckinpah fosse vivo teria um vasto material para a sua Obra. Mas nem ele teria tanta imaginação para criar tamanha galeria de bandidos como a que existe em "Terra Brasilis". E tendo em vista o SDR de ontem sobre a cultura "Anglo-Saxônica, pode-se entender a razão de homens como Benjamin Franklin, Theodore Roosevelt, Abraão Lincoln, Churchill, e muitos outros, não terem nascido aqui. A Providência Divina sabe o que faz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente resposta, Joel. Vocé falou tudo: se após o regime militar o Brasil tivesse se transformado numa Noruega, haveria mil razões para criticar os militares. Mas o país está mais para Sudão do Sul do que para Noruega. Décadas de governos civis nos trouxeram ao que o país é agora. Se sob os militares alguns consideravam uma merda, qual o nome a ser atribuído agora?

      Repito: o roto não pode falar do esfarrapado.

      Excluir
  22. Se alguém discorda de algum item que escrevi às 17:42h, manifeste-se e desminta os que são mentiras. Do contrário, quem se cala, consente.

    ResponderExcluir
  23. Então vamos fazer um comparativo de hoje com o "antes" (época do regime militar). Responda SIM aos itens com cujo texto você concorda:

    1) hoje se pode subir em morros sem imoeditivos.
    2) hoje se anda tranquilo pelas ruas, portando relógio caro.
    3) hoje o Congresso é composto por homens mais probos e incorruptíveis.
    4) hoje o tráfico de drogas é menor.
    5) idem, o tráfico de armas.
    6) hoje a corrupção é menor.
    7) hoje se anda tranquilo num ônibus.
    8) hoje se anda de carro com todos os vidros abertos.
    9) hoje a violência é menor.
    10) os presidentes civis foram menos corruptos que os congêneres militares.
    11) hoje o ensino público é melhor.
    12) hoje as mulheres andam pelas ruas ostentando peças de ouro e sem se agarrar a suas bolsas.
    13) hoje há menos crimes cometidos por menores.
    14) hoje se sai para trabalhar ou para ir ao banco e a familia fica segura de que nada acontecerá.
    15) hoje há menos gente mendigando ou morando nas ruas.
    16) hoje ninguém mais vasculha lixo para comer.
    17) hoje há menos desemprego.
    18) hoje a dívida interna brasileira é menor.
    19) hoje se investe mais em infraestrutura.
    20) hoje há menos gente endividada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, faltou a acrescentar que hoje em dia os hospitais e a saúde pública em geral são "muito melhores" e para desafogá-los foram criados "planos de saúde" com "custo zero" para o contribuinte. Esses dados mostram "de forma acachapante" que em pelo menos 21 motivos o Brasil regrediu.

      Excluir
  24. Para encerrar por hoje, já que ninguém está discordando de mim até agora, vou resumir tudo assim: hoje o Brasil tem 19 milhões de pessoas comendo lixo, 57 milhões no nivel de pobreza, o país está totalmente dominado pela criminalidade em todas as suas instituições, o ensino público básico é uma bosta, os hospitais estão sucateados, o Congresso e as altas cortes judiciais estão cheias de corruptos, o compadrio domina todas as altas esferas, a impunidade e a violência campeiam livremente, milícias e traficantes ditam as ordens nas cidades, etc, etc.

    Pergunto: os governos que levaram o país a essa condição foram de civis ou de militares?

    Vejam: não estou defendendo os militares, até porque dentre eles há os Pazuello, Braga Netto e Augusto Heleno. Mas nunca, em tempo algum, ontem, hoje e sempre, jamais vou achar que os civis são melhores do que eles. Incensar os civis e demonizar os militares é coisa de quem possui antolhos e não consegue ver a realidade feia, suja, abjeta, nojenta, em que vivemos. E que alguns acham muito boa e melhor do que quando do regime militar.

    ResponderExcluir
  25. Todos falaram o que quiseram.
    Expuseram seus pontos de vista.
    Acho que faltou comentar as mudanças que o mundo todo viu acontecer em pouco mais de meio século.
    Pessoalmente acho que não existe ditador bom.
    Hoje é um novo dia.
    Assunto encerrado por aqui.

    ResponderExcluir