Total de visualizações de página

domingo, 16 de janeiro de 2022

ANTIGAMENTE ERA ASSIM






Recebi do H. Hübner, a quem agradeço, estas litografias a cores que fazem parte do “Album de vistas, panoramas, paisagens, monumentos, costumes, etc. com os retratos de Sua Magestade o Imperador Dom Pedro II et [sic] da família imperial, photografados por Victor Frond, litographados pelos primeiros artistas de Paris [...] e acompanhados de três volumes sobre a história, as instituições, as cidades, as fazendas, a cultura, a colonização, etc. do Brasil por Charles Ribeyrolles e Victor Frond" (grafia original).”

Disponibilizado publicamente pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

14 comentários:

  1. Bom dia! Todos agradecemos. Que espetáculo.

    ResponderExcluir
  2. Era um Rio de Janeiro lindo mas fétido sob o ponto de vista sanitário. Morria-se "às grosas" em razão da inexistência de um mínimo saneamento básico. As residências não possuíam os mínimos requisitos de higiene e o resultado disso podia ser visto nas altas taxas de mortalidade e na expectativa de vida da população. O entendimento do Conde Di Lido no qual "o Rio de Janeiro é lindo apenas quando é visto do alto" podia ser levado "ao pé da letra", já que grande parte da cidade devia "exalar mau cheiro". Imagine-se a rotina em uma residência de "estilo compoteira" onde os quartos (alcovas) não possuíam janelas e havia apenas um banheiro junto à cozinha. As famílias eram normalmente numerosas e o uso do banheiro era "concorrido". A rotina de se despir era um ritual demorado no caso das mulheres e agravado quando ocorriam as "regras". Além disso banhos "nem sempre eram regulares". As epidemias de "Cólera morbus", Variola, e Febre Amarela, cobraram um pesado tributo no Século XIX.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei meio perdido nesta quinta litografia. É o mosteiro de São Antônio? Se sim, ficava tão perto do mar... E o morro do Castelo?...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dr. D'.

    Não sou especialista no assunto, mas a litografia foi pensada como uma maneira de se reproduzir em massa as figuras (pinturas) dos artistas. Infelizmente, para eles, em seguida a fotografia se popularizou.

    As litografias datam logo do começo da segunda metade do século XIX, em paralelo aos daguerreótipos.

    ResponderExcluir
  5. A última litografia mostra em primeiro plano as dependências do antigo Batalhão Naval (Arsenal de Marinha) e logo atrás o Mosteiro de São Bento. O Morro do Castelo ficava cerca de um Km à esquerda e fora da foto.

    ResponderExcluir
  6. Vendo gravuras como a segunda, fico imaginando como devia ser difícil manobrar uma embarcação de grande porte como essas, com reduzidissima capacidade de manobra por esse mar (não foi trocadilho) de outras embarcações semelhantes fundeadas. Seriam rebocadas por barcos a remo ? pequenos vapores ? Com a palavra o mestre obiscoitomolhado.

    ResponderExcluir
  7. O artista se posicionou na Ilha das Cobras e, a partir da até então isolada Ilha de Villegagnon, foi virando até chegar próximo de 120°, até quase mostrar a Prainha, onde hoje temos o Porto do Rio.
    Na época dessas ilustrações o ato de carga e descarga de uma embarcação era bem mais complicado, dando a impressão que era cada empresa por si e salve-se quem puder, com navios maiores ficando a distância e mercadorias e passageiros indo e vindo em barcos menores.

    ResponderExcluir
  8. Em Dezembro de 1910 o cenário que aparece na última litogravura foi palco de um violento combate entre fuzileiros Navais amotinados e tropas do Exército e da Polícia. Alguns obuseiros foram posicionados junto ao Mosteiro de São Bento e bombardearam os insurretos de forma incessante. O saldo de mais de seiscentos mortos manchou imagem do Governo recém empossado do Presidente Hermes da Fonseca.

    ResponderExcluir
  9. Eu tentei comprar uma litografia do Rio de Janeiro pra minha filha levar pros States e não encontrei. Aqui em casa tem uma das montanhas do Rio vistas do mar que ela gostou. Alguém sabe onde vende?

    ResponderExcluir
  10. Botafogo é franco favorito a conquistar a Taça Disputa de Pênaltis, categoria júnior. Venceu 3 vezes.
    E se tornou o "terror" dos clubes do Vale do Paraíba ao eliminar os times de São José dos Campos, Taubaté e Resende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: o S. José que enfrentou o Botafogo é o de Porto Alegre, não é o do Vale do Paraíba.

      Excluir
  11. Boa noite a todos. Consegui chegar em casa antes da chuva. Pode-se ver que havia mais movimento no mar naquela época, do que atualmente em terra no Centro da Cidade. As imagens são lindas, o Rio infelizmente a cada dia vai esvaziando em todos os sentidos, as únicas coisas que aumentam, são o tráfico, as milícias, as favelas e os políticos corruptos e incompetentes. Não tenho a menor esperança dessa situação vir a mudar no Rio de Janeiro, a própria população da cidade compartilha e apoia esta situação.

    ResponderExcluir