Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

CORPO DE BOMBEIROS

Como conta Dunlop, até 1856 não havia no Rio serviço organizado de combate ao fogo. Os incêndios eram extintos da maneira mais rudimentar possível, com voluntários em fila, baldes de água passando de mão em mão, toscas escadas para retirar moradores de prédios mais altos. No ano de 1856 foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Côrte.

Os avisos de incêndio eram dados por três tiros de peça de artilharia de grosso calibre, disparados do alto do Morro do Castelo, com intervalos de cinco minutos. Para indicar a freguesia onde lavrava o fogo, o sino grande da igreja de São Francisco de Paula dava badaladas convencionais> um toque (Sacramento), dois toques (São José), três toques (Candelária), quatro toques (Santa Rita), cinco toques (Santana), seis toques (Engenho Velho), sete toques (Santo Antonio), oito toques (Glória), nove toques (Lagoa). Também o sino maior da freguesia onde havia o fogo repetia o toque de incêndio de minuto em minuto.

Aqui vemos o novo quartel do Campo da Aclamação (hoje Praça da República), ali instalado em 1908.


Foto de Malta, do início do século XX,  mostrando o quarteirão da Praça da República onde fica o Quartel Central do Corpo de Bombeiros. O bonde "Barcas", com seu reboque, passa tranquilamente pela Rua Visconde de Rio Branco em direção à Praça XV. 

Renovado, melhorado e ampliado o quartel foi inaugurado pelo Presidente da República, Dr. Afonso Augusto Moreira Pena, que foi recebido pelo Coronel-Comandante Feliciano Benjamin de Souza Aguiar.


Neste postal da coleção de Klerman Wanderley vemos a fachada posterior do quartel do Corpo de Bombeiros. A sede dos Bombeiros é um primor. Sua torre é do tempo em que se podia avistar um incêndio em qualquer ponto da cidade bastando postar um sentinela lá no alto.

No seu interior há uma segunda construção em estrutura metálica típica da Inglaterra ou Alemanha que também existe no Quartel de Botafogo e no de Niterói. Parece daquelas estruturas em ferro pré-fabricados que eram fabricadas em série, importadas e montadas no local.

Em foto do acervo do A. Silva, enviada pelo prezado Francisco Patricio, vemos o interior do quartel-central do Corpo de Bombeiros. Não sei se continua permitida a visita ao quartel, mas era um ótimo programa.


A banda do Corpo de Bombeiros. Houve uma época que bandas militares se apresentavam com frequência, tal como a banda dos Fuzileiros Navais. Mais recentemente esses espetáculos diminuíram muito. Foto do acervo do Silva.


Mais uma foto do acervo do Silva, desta vez mostrando antigos equipamentos dos bombeiros. Até pouco tempo muitos bombeiros achavam um risco morar em prédios com mais de cinco andares. Com equipamentos mais modernos certamente esta orientação mudou.

O Corpo de Bombeiros, acho eu, tem boa imagem entre a população. A maioria deles é formada por abnegados, que expõem a própria vida para salvamentos. Desde há alguns anos é responsabilidade do Corpo de Bombeiros o atendimento nos Postos de Salvamento nas praias e também guarnecem as ambulâncias de primeiros-socorros com eficiência.

Infelizmente, também nos últimos anos, episódios reportados na Imprensa de envolvimento de alguns bombeiros com as milícias empanou de certo modo a imagem da corporação.

24 comentários:

  1. Bom Dia! No quartel do Méier também tem uma torre. Por várias vezes vi sendo usada para exercícios com cordas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Nesta última semana o trabalho incansável dos bombeiros militares tem sido exaltado, apesar de algumas reclamações pontuais reportadas por moradores de Petrópolis com relação à demora no atendimento em alguns locais.

    Morei muito perto do quartel do Campinho e fui pelo menos uma vez no quartel central para ver algo relacionado à taxa de incêndio (a deste ano chegou semana passada).

    ResponderExcluir
  3. Ao contrário de outros Estados, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição autônoma e possui um comando próprio. Em São Paulo por exemplo, o Corpo de Bombeiros é parte integrante da Polícia Militar em uma única instituição. No Rio de Janeiro são Instituições distintas. Peço permissão ao "Gerente" mas vou discordar na questão que envolve a "milícia". Não porque esteja defendendo a Instituição, na qual "segundo rumores", existe corrupção na concessão de "alvarás" para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, mas simplesmente em razão de que membros do Corpo de Bombeiros com exceção de Oficiais, não portam armas nem possuem qualquer atribuição que os obrigue a usá-las em ações de segurança pública. É notório que a "Milícia" emprega um número significativo de Policiais Militares, em sua maioria "praças e graduados". Diga-se de passagem que o Poder Público no Rio de Janeiro, e isso eu incluo as Polícias, o MP, a Defensoria Público, o Judiciário, e principalmente as Casas Legislativas em seus vários níveis, possui significativo número de elementos corruptos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, notícias disponíveis na Internet relatam muitos casos envolvendo bombeiros com as milícias. Um Secretário de Segurança desses comentou que 25% dos bombeiros fazem parte da milícia. Onde estará a verdade?

      Excluir
    2. Como eu disse no comentário anterior, a atividade-fim do militar do Corpo de Bombeiros no RJ não admite qualquer atividade inerente à segurança pública, e o porte de arma de fogo é vedado ao militar do CBERJ. Já no casa da PMERJ a incidência de "milicianos" é bem significativa e há casos realmente bastante conhecidos, mas ainda que esses números de "25%" se referissem à PMs envolvidos, seria uma estatística absurda, mas quanto ao envolvimento de militares do CBERJ é uma declaração completamente descabida. No RJ o Corpo de Bombeiros nada tem a ver com os órgãos de segurança pública, pois é ligado à Secretaria de Estado de Defesa Civil. Acho estranha essa declaração de "algum Secretário de Segurança", já que tais afirmações são totalmente descabidas ou mesmo caluniosas. Como eu já disse, em minha vida "nunca passei a mão na cabeça de criminoso" fosse ele de qualquer qualificação ou patente, e por militar até hoje (apesar de aposentado) na área da Segurança Pública e conhecer um pouco de seus "meandros", posso afirmar que essas estatísticas são "no mínimo levianas".

      Excluir
    3. Joel, desde quando o fato de não portar armas significa que bombeiros não possam ser milicianos? Por acaso os traficantes nasceram sabendo atirar? Ha sim bombeiros na milícia, bem como militares das FA. O crime é uma atividade rendosa, impune (no Brasil) e revestida de charme para muita gente. Receita certa para atrair qualquer um.

      Excluir
    4. Hélio, a atuação em uma organização paramilitar (milícia) implica obrigatóriamente no emprego de armas de fogo com vistas à coerção de pessoas e a manutenção dos territórios dominados. O que a torna mais perniciosa é a presença de agentes públicos em sua organização, pois tem conhecimento de operações ou ações que visam combate-la. A grande maioria dos milicianos é composta dos chamados "P.I" (pé inchado) que nada mais são do que bandidos comuns sem qualquer vínculo com o serviço público. Porém a presença de alguns Policiais Militares em postos-chave tornam mais perigosos esses grupos criminosos. A atividade da Milícia consiste basicamente na exploração de serviços públicos delegados e de transporte alternativo, cobrando taxas de moradores e comerciantes para que tal. "É uma "corruptela" das máfias estadunidenses que existiam no passado em Chicago, das quais Alphonse Capone foi o líder mais conhecido. Até pouco tempo atrás seus integrantes respondiam pelo crime de "formação de quadrilha ou bando", artigo 288 do C.P, mas diante da sofisticação empregada pelos criminosos, a Lei 12720/12 acrescentou ao artigo 288 na letra A um novo tipo criminoso: a "Constituição de Milícia privada", cujas penas vão de quatro a oito anos de reclusão. Mas o que entristece é "supõe-se" que seus verdadeiros chefes se encontram nas "casas legislativas" de diversos municípios do RJ e também na do Estado e até em (sic) Tribunais de Contas. O assunto é por demais complexo.

      Excluir
    5. É muita ingenuidade achar que o fato dos caras não terem porte de arma, não fazem parte da milícia. Usando esse mesmo pensamento obtuso, podemos dizer que os traficantes não podem ser marginais porque eles não têm porte de arma.

      Excluir
    6. De que planeta vc tirou que Bombeiros que são militares não podem portar armas. Portaria CBMERJ Nº 851 DE 23/06/2015.

      E apesar do trabalho bom que fazem, existe muita corrupção tb. Vai o CBMRJ Fecha teu local e no mesmo dia aparece Uma empresa para fazer o projeto requiredo, detalhe a empresa tem um laranja como dono mas na verdade quem manda e um oficial da Ativa.
      Sem contar que nossa taxa de bombeiro não vai toda pra eles, os garotinhos mudaram isso.

      Excluir
    7. Joel, só o que se sofistica no país é o crime. O resto fica estagnado ou retrocede. Há muitos anos eu li num livro (não me lembro qual) que, ao contrário do que imaginamos ou gostaríamos que fosse, o crime REALMENTE compensa. Desnecessário eu dar exemplos. Os criminosos estão por toda parte, em todos os níveis sociais, em todas as profissões, em todos os sexos (e gêneros, of course), em todas as vertentes ideológicas e políticas.

      Excluir
    8. No Brasil o que não compensa é ser correto. Vc paga as Taxas, impostos em dia passa um tempo vem uma anistia com desconto. Isso falo do mais toscas, muitos agentes públicos da noite pro dia ficam ricos. Basta ver os carros nos batalhões da PMRJ. Ainda tenho Esperança mas está difícil.

      Excluir
  4. Bom dia a todos. Uma correção, o bonde ainda está trafegando na Pça da República, só após a R. dos Inválidos inicia a R. Visconde do Rio Branco. Atualmente o Q. do Corpo de Bombeiros tem um museu para visitação, que funciona todos os dias inclusive aos sábados, no outro dia levei meu neto lá para conhecer. Alguns dos modelos dos antigos carros de combate vistos na foto 3, ainda estão lá neste museu. Na época de ginásio um amigo de escola o pai dele era o Comandante dos Bombeiros, logo tínhamos a quadra a nossa disposição para jogar futebol de salão, nas férias formávamos grupos e passávamos o dia inteiro no quartel, jogando ping pong, sinuca e futebol, com direito a almoço e lanches. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber que o Silva voltou a divulgar suas fotos.
    Imaginava que o prédio era mais antigo.
    O mais próximo de incêndio que vi na vizinhança foi na casa de uma senhora que viajou depois de deixar uma vela de 7 dias acesa sobre a geladeira. E com um gato dentro de casa.
    Ainda bem que foi mais fumaça do que fogo. E bastou o bombeiro usar cilindro de oxigênio depois de quebrar a porta da cozinha e levar um susto com o felino saindo pulando desesperadamente. O prejuízo foi só mesmo a geladeira.

    ResponderExcluir
  6. O boleto da taxa de incêndio está gerando polêmica, como sempre e até mais que em outros anos. Pagar ou não pagar?
    Tem deputado estadual dizendo que a lei cancelando a tarifa já foi aprovada desde novembro (outros falam que foi só em janeiro), mas ninguém confirma se foi sancionada pelo governador.

    ResponderExcluir
  7. Vamos falar a verdade, doa a quem doer: profissões que antigamente se revestiam de uma aura de decência, honestidade e honra, hoje em dia se misturaram à cloaca maxima de todas as outras. E entre elas estão os padres (e superiores), os juízes, os médicos e os bombeiros.

    Fizeram por merecer.

    ResponderExcluir
  8. Em alguns países europeus há bombeiros voluntários, como por exemplo na Alemanha, onde constituem os Freiwilliges Feuerwehr. São muito respeitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito comum tb em países como Chile, Peru e quase toda Centro America. Um pequeno número é porfissional o resto e voluntário. A muitos anos estive na Guatemala e fiquei amigo de um, tentei entender o sistema Mas admito que na mente brasileira e complexo. So sei que não ganham nenhum tipo de vantagem nem pecuniária, nem qualquer outra.

      Excluir
  9. Falha minha: na relação de profissões que entraram na cloaca maxima, esqueci de incluir os militares das FA.

    ResponderExcluir
  10. O "emigrante canadense" que comenta da zona sul do RJ está misturando "alhos com bugalhos": a corrupção que "pode existir" no CBERJ se refere à concessãode alvarás para o funcionamento de estabelecimentos e não na constituição de milícia privada". Quanto à Resolução CBERJ 851/215, ela regulamenta a aquisição, a posse, o registro, e a transferência, mas não o porte, que é concedido sob certas circunstâncias para Oficiais. Você deve saber também que "pessoas do povo' também podem adquirir as quantidades de armas e munições mencionadas e que são determinadas por Legislação Federal. Você deve saber também a diferença entre "posse e porte", e que qualquer pessoa com "nome limpo' pode adquirir armas de fogo legalmente e ter a sua posse. Porém o porte só é concedido sob certas condições, condições essas cada vez mais suaves. De acordo coma resolução em tela, o militar do CBERJ inclusive o inativo, precisa de autorização do Comandante Geral para adquirir armas ou munições, ao passo Policiais Civis, Federais, Penais, e Rodoviários ainda que aposentados, não necessitam de autorização superior. Mas estou impressionado com a "agilidade" própria de um homem afeito às normas legais ou mesmo de "operadores do Direito" sendo demonstrada por um cidadão cuja linguagem "tosca" que deveria estar sob forte nevasca nos confins do Canadá.

    ResponderExcluir
  11. Com relação aos adjetivos imputados às diversas Instituições pelo Hélio Ribeiro, concordo com elas. Embora os maus elementos não sejam a maioria, a minoria restante enxovalha a reputação dos demais. E essa realidade não será revertida com "retóricas" e sim através de ações contundentes.

    ResponderExcluir
  12. José Rodrigo Alencar, observe o capítulo VII da referida resolução que trata das condições do Porte de Arma a partir do Artigo 28. Mas observe nos artigos seguintes que é o comandante da unidade é quem autoriza na prática o acautelamento de arma patrimonial ou particular em serviço ou fora dele, sendo portanto um "ato discricionário" privativo do comandante da unidade. Nota-se aí a contradição nesse ponto específico, pois na prática o porte é dificultado aos praças e graduados.

    ResponderExcluir
  13. Joel, fiz blitz com a PM por 2 anos quando era da SMTr.

    Não vou falar o batalhão, pois acho que todos devem ser do mesmo jeito.

    Ia para o batalhão e soldado ralé com um C4 Pallas, carro que tinha acabado de sair na época.

    Escutei de vários polícias histórias deles se vangloriando de como tinham conseguidos seus patrimônios.

    Quando o policial fazia o serviço corretamente, eram criticados.
    Um exemplo: a policial novata pegou um cara em plena praça com uma pistola. A praça é uma das mais conhecidas do Rio. Os polícias da blitz a criticaram. Pois a solução era solta o bandido e subir o morro para vender a arma para o movimento novamente.

    Uns anos atrás a Record fez uma matéria sobre a PM e um soldado, que não quis se identificar, afirmou com todas as letras que 60% da corporação era corrupta. Hoje deve estar em 80%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu conheço bem a realidade da PM e sei que é uma Instituição eivada de vícios, talvez "insanaveis", enquanto for mantido esse modelo que é arcaico e cujo destino lógico é a "desmilitarização". A maioria dessas "blitzen" são ineficazes e servem como "caça-níqueis". Mas lamentavelmente todas as instituições no Brasil sem exceção possuem algum tipo de corrupção em níveis medianos e que são mazelas que infelizmente estão incrustadas no DNA da sociedade brasileira. É um câncer que não será extirpado dos "Poderes da República" de forma "branda".

      Excluir