Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

RUA GUILHERMINA

Nesta foto de Malta vemos a Rua Guilhermina, no Encantado, na década de 20. Parece uma cidade do interior. Ao fundo, a igreja de São Pedro Apóstolo que foi tema do "post"

http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2018/07/aover-esta-semana-no-fb-fotografia.html

Vemos que à época da foto havia lampiões dispostos em lados alternados da via, perto da esquina há um outro e mais à frente, forçando a vista, mais um outro. A região já era servida por luz elétrica, mas em muitos arrabaldes a iluminação a gás sobreviveu até 1928 quando o último lampião da cidade se apagou para sempre. Os lampiões desta rua pelo visto teriam vida curta.

A foto de Malta mostra o arruamento da via: já vemos o meio-fio no local e paralelepípedos na calçada, que certamente seriam instalados em breve na rua. Juntamente com as melhorias a rua ganharia iluminação elétrica, pois os postes também seriam deslocados, pois acabaram ficando no meio da calçada.

A foto foi tirada do início da subida, próximo e antes, da Teixeira de Azevedo. A primeira à esquerda seria a Almeida Bastos (onde morava a cantora Aracy de Almeida, maior intérprete de Noel Rosa) já que a igreja se situa na esquina da General Clarindo e a nova igreja seria construída nesta rua no nº 632.

Do Encantado só conheço o “Rei do Bacalhau”, que era ótimo, mas não sei como está atualmente. Era a antiga Adega São Roque. 

Quanto à igreja que aparece na foto atualmente me parece estar totalmente abandonada, apesar de em algum momento ter sido tombada. Esta igreja é visível da Linha Amarela, não muito distante do Engenhão. 


22 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Graças ao último parágrafo consegui me localizar. Quando passo pela Linha Amarela, coisa rara atualmente, vejo o estado de abandono da igreja.

    Espero os comentários dos especialistas no local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A igreja está finalmente, sendo restaurada, tem até uma campanha para ajudar nas obras, que por sinal estão a passos largos, que bom....

      Excluir
  2. Em tempo, há muitas fotos do Malta do período entre 1928 e 1929 mostrando obras pela cidade. Eram para registro e ficaram para a posteridade.

    ResponderExcluir
  3. A rua Guilhermina é passagem obrigatória para acessar a Avenida Suburbana a partir do Encantado através da Rua Goiás. É uma região perigosa devido aos assaltos frequentes ocorridos invariavelmente nos acessos da Linha Amarela. A Igreja está à esquerda da mão de direção e está totalmente depredada e sem nenhuma conservação. A 24 D.P fica na Rua Goiás a cerca de 300 metros da esquina Rua Guilhermina.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! O perfil dos morros, apesar de estar a dois bairros de distância é exatamente como vejo de minha casa. Essas montanhas também são vistas nesta mesma posição lá no Tinguá.

    ResponderExcluir
  5. Acho que são poucas as igrejas católicas abandonadas no Rio. Por que esta estaria assim há tanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especulação minha.

      Alguma outra igreja nos arredores arrebanhou os fiéis dessa. Não sei se havia a previsão para reforma, mas geralmente os recursos vêm de doações, a despeito da riqueza da igreja católica. Daí a expressão "obra de igreja" para algo demorado...

      Excluir
    2. Acho que foi por isso que no meu comentário de 2018 duvidei sobre esse templo abandonado ainda pertencer à Arquidiocese.

      Excluir
    3. Consta que os paroquianos ajudaram a construir uma outra igreja na vizinhança, mas desconheço os motivos.

      Excluir
  6. Bom dia Saudosistas. A igreja está abandonada a muitos anos, desde a década de 70 do século passado. Lembro de quando ia as sextas-feiras comer bolinho de bacalhau e tomar vinho no restaurante Rei do Bacalhau a igreja já estava em péssimo estado de conservação. A conservação e preservação de imóveis também é vista nas igrejas católicas do RJ.

    ResponderExcluir
  7. O abandono desta igreja é antigo. Quando eu trabalhava no IBGE, anos 2009 e 2010, passava todo dia de ônibus diante dela. E já estava um cacareco.

    ResponderExcluir
  8. Os lampiões realmente eram um destaque.
    Malta foi escalado para mostrar o andamento da obra de calçamento da rua.

    ResponderExcluir
  9. FF: oficialmente atingida a marca de 200 mortos na enchente e deslizamentos de terra em Petrópolis. Ontem houve nova enchente em partes da cidade devido a uma pancada forte de chuva à tarde.

    ResponderExcluir
  10. Tudo no Brasil que envolve dinheiro, mesmo em se tratando de igrejas, sejam elas católicas ou evangélicas. Afinal "templo é dinheiro". FF: Quando achei que os políticos esgotaram todo o seu arsenal "vilanias" e torpezas", vi que estava enganado. A Câmara Federal votará um projeto que destina todos os recursos recebidos pela Companhia Imobiliária Petropolitana (leia-se foro e Laudêmio) em razão de antigos contratos de "Enfiteuse" para que a Prefeitura de Petrópolis os distribua para as vítimas da tragédia. Trata-se de uma espoliação de recursos particulares e que contraria o princípio do "ato jurídico perfeito", da "coisa julgada", e da "segurança jurídica". Uma súcia de bandidos que pretende confiscar recursos particulares se valendo da desgraça alheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se de um instituto medieval. A constituição portuguesa de 1976 acabou com todos, aqui no Brasil quem tinha ainda ficou com essa mamata absurda. Mas os maiores beneficiados são a igreja e algumas famílias. Já é hora de acabar com todos. Felizmente os as taxas dos terrenos de marinha vão acabar, já foi votado.
      Vc gostando ou não, mas pode ser do contra.

      Excluir
    2. Certo senador do império alegava isso, ato jurídico perfeito, direito a propriedade e coisa julgada. Ele falava da escravidão....

      Excluir
  11. Trabalhei na falecida Universidade Gama Filho e durante alguns anos, de 2005 a 2012 ia lá pelos lados de Rua Manoel Vitorino etc. Hoje deve estar tudo abandonado. Tinha um bom restaurante de Bacalhau, não sei se era esse e ainda uma casa do mágico. A Gama Filho caiu por muito pouco. Candido Mendes (com o morte do velho Cândido não sei se aguenta) e Santa Ursula estão por aí. Prédiso inteiros ocupados por cracudos, laboratórios de medicina, de fisioterapia, piscina olímpica, biblioteca, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morava ao lado da Santa Úrsula, ela está aberta as moscas, não vejo quase ninguém. Uma pena a Unesa acabou com todas elas, com seus preços e marketing agressivo.

      Excluir
    2. Há quase um ano o prefeito assinou um decreto desapropriando o campus da UGF para criação de centro de ensino e conhecimento. Não sei como está atualmente a situação.

      Excluir
    3. "Prédios inteiros ocupados por cracudos, laboratórios de medicina, de fisioterapia, piscina olímpica, biblioteca ..."
      Notícia do ano passado a respeito:
      "Eduardo Paes assinou um decreto no qual desapropria o imóvel da UGF, dando um alento aos moradores e credores, que esperavam uma definição desde a falência do grupo, em 2014."

      Excluir
  12. O texto está correto quanto à nova igreja, é na Gal. Clarindo. Os fiéis apenas atravessaram a rua ao lado, ou seja, a nova, mais espaçosa, fica de frente para a lateral da antiga igreja.
    Porém, pelo "visto da rua" Guilhermina, de novembro passado, o velho templo está em reforma, provavelmente devagar e sempre, com reboco novo aqui e acolá, além de caçamba de entulho aparecendo na calçada.
    Só um morador ou um passante dos arredores para confirmar como está a obra de igreja.

    ResponderExcluir
  13. Na página do patrimônio histórico da arquidiocese tem foto com uma placa na lateral da igreja, onde informam sobre a recuperação da construção.
    E agradecendo aos colaboradores.

    ResponderExcluir