Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de março de 2022

LUIZ x DECOURT

Não haver tido carnaval foi ótimo, pois o Nickolas andou garimpando ótimas fotos como a de hoje, que foi publicada por ele no Facebook.

Tive a oportunidade de marcar um gol no Decourt na identificação do local. Como todos sabem há alguns doutores em Copacabana como o próprio Decourt, o Zierer, o Tumminelli, o JBAN, entre outros. Agora o placar marcar Decourt 117 x 2 Luiz. O outro gol meu, faz alguns anos, foi quanto ao local da antiga igrejinha de Ipanema que havia na Francisco Otaviano, em frente à TV Rio. Quem sabe eu ainda vire o jogo...

Vemos o bonde da linha 20, Leme-Ipanema, nº de ordem 1807, cujo trajeto era Praça Almte. Júlio de Noronha - Gustavo Sampaio - Antônio Vieira - N. S. de Copacabana - Francisco Sá - Gomes Carneiro – Visconde de Pirajá (até a Henrique Dumont).

À direita vemos a Farmácia Natal, no nº 74 da N. S. de Copacabana. No lado par da N.S. de Copacabana temos um simpático caminhão Opel da Plus-Vita (segundo o Jason) e do lado ímpar um lotação com o letreiro de “garage”.

O Decourt achava que era na altura da Dias da Rocha, mas o que me levou a crer ser quase na esquina da Princesa Isabel, além do “jeitão” do lugar, foi que:

1)      Havia uma placa de “contra-mão”, o que não condizia com a Dias da Rocha, pois a rua seguinte é a Rua Raimundo Correia e não haveria razão para esta placa neste local. Mas sim perto da Princesa Isabel.

2)      Se fosse perto da Dias da Rocha à direita teria que aparecer o ponto de bonde que ficava em frente à Spaghettilandia.

3)      Os trilhos dos bondes mostram um desvio para a esquerda. Isto só ocorreria na Inhangá ou na Princesa Isabel. Mas o quarteirão curto entre a Princesa Isabel e a Prado Junior ajudavam a localização.

4)      Reconheci a senhora de preto: D. Silvia, que morava nesta quadra...

 

22 comentários:

  1. Apesar de não ser "especialista" em zona sul, fica claro que o lugar o local é a esquina com a Princesa Isabel e a esquina que aparece atrás do bonde é a da Prado Júnior. A "cicatriz" no asfalto mostrando que ali havia originalmente trilhos se refere ao antigo traçado das linhas de bonde anterior à duplicação do Túnel Novo, já que a pista original da Princesa Isabel era a atual pista de descida em direção a Botafogo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Realmente uma façanha digna. Eu me recolho à minha insignificância e só assisto às aulas. Em outros assuntos até dou meus pitacos.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, o JBAN chegou a sugerir a região do Inhangá.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo (2): não custa lembrar mas se possível deve-se contemplar a foto em tela cheia para se deleitar com os detalhes.

    Um deles, o anúncio de liquidação anual na frente do bonde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte da "Seda" eu cheguei a identificar. "O Bicho da" é que pegou... Fiquei bem desconfiado, mas não quis arriscar.

      Excluir
  5. Bom Dia! O lotação azul e creme, da S.Silvestre não está com "vista" garage ( como se escrevia na época,sem o "M" ) Não para identificar a linha ,mas deu para ver Via Jockey. O Micro- Ônibus que vem logo atrás, me parecia estar na linha 130 Triagem-Leme, mas com o auxilio da " Lupércia" vi que a linha é a 25 Jacaré -Ipanema da Brazo-Lisboa.O baú da Plus Vita acredito ser um Bedeford. Os especialistas em caminhões confirmarão ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, os músicos que trabalhavam na noite também usavam a expressão "vista" garagem quando queriam dizer que estava na hora de ir para casa, após um "rango" nos bares da vida. Depois mudaram para "via" garagem. Durante muito tempo usei essa expressão com o mesmo objetivo.

      Excluir
  6. Além da bolsa de valores, dos canais de TV e dos times de futebol, sentíamos outras rivalidades entre o Rio e São Paulo. Biscoitos: Piraquê x Aimoré. Cerveja: Brahma x Antarctica. Pão de forma: Plus Vita x Pullman.
    A fábrica da Plus Vita ainda existe, em Inhaúma. Mas, agora ambas as marcas pertencem ao grupo mexicano Bimbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, atualmente somos abastecidos por várias marcas. Algumas mundiais, outras locais. Mas mesmo as "mundiais" têm fábricas por perto.

      Excluir
  7. Colaborador Anônimo8 de março de 2022 às 09:01

    Desde os anos 40 os prédios são os mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Saudosistas. Copacabana é fora da minha jurisdição, logo estarei acompanhando os comentários. Foto bastante interessante com muitos detalhes a serem observados, inclusive no texto, me surpreendi como o Dr.D identificou a D. Silvia.

    ResponderExcluir
  9. Muito bonita a cor do baú da Plus-Vita.
    Durante um certo período na nossa mesa já teve Plus-Vita todo dia / "Plus-Vita na mesa todo dia".
    O que esqueci foi nome do principal concorrente dos anos 60 até 80, pelo menos.

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida a foto mostra a esquina da Av. Prado Júnior c/ Av. Nª Sra. de Copacabana. O prédio na esquina, à esquerda, é o Edf. Presidente, um dos maiores do trecho. Do outro lado é o Edf. Prado Júnior, ambos com entrada social pela Prado Júnior. Morei pelo menos dois anos exatamente nesse local, na diagonal do Edf. Presidente.

    ResponderExcluir
  11. Por falar em senhora de preto, em muitos fundos de baú das viúvas e filhas herdeiras do Leme e de Copacabana devem ter fotos do bairro, em número suficiente para tornar possível a virada de placar do Luiz sobre o Decourt.
    Porém, dizem as boas e/ou más línguas que o problema está no fato de o especialista em conseguir acesso a esses baús (só alguns sumidos comentaristas e talvez o gerente saberiam informar como) se encontrar exilado há vários anos na Estranha Cidade do Sudeste, sem poder por os pés na nossa cidade e muito menos nas ruas da Princesinha do Mar, onde seria facilmente reconhecido por várias das citadas senhoras de preto.

    ResponderExcluir
  12. O assassino do General Miranda continua em SP. Não pode voltar.

    ResponderExcluir
  13. Discordo do mestre JV. Embora primos, o caminhão é Bedford e não Opel.

    ResponderExcluir
  14. E o carro que sai da foto, preto, é um Mercedes-Benz 170 S, 1949.

    ResponderExcluir
  15. "Plá, plé, pli, pló Plus Vita / Plus Vita / Plus Vita / Na nossa mesa tem Plus Vita todo dia / Plus Vita na mesa todo dia / Por isso é que lá em casa todos vivem / Com mais saúde, mais alegria".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk....bem lembrado, Hélio. Lembro bem da melodia

      Excluir
    2. Só lembrei da parte do "Plá, ple, pli, plo, Plus Vita...".

      Excluir