Total de visualizações de página

domingo, 6 de março de 2022

PRAIA DE COPACABANA

Esta foto mostra a delegação de futebol da Inglaterra em frente ao hotel em que se hospedaram na Av. Atlântica. Vieram para a disputa da Copa do Mundo de 1950.


Outra foto de uma tranquila Av. Atlântica, nas imediações da Rua Sá Ferreira, entre os postos 5 e 6. À esquerda, fora da foto, o Hotel Miramar. Do outro lado da Sá Ferreira vemos o Posto Texaco.

15 comentários:

  1. Bom dia ! Era calçadinha e não calçadão! Postos de gasolina cada vez mais raros. Verão no Rio é muito festejado por quem vem do hemisferio norte ,pois sai da neve e abre a janela de hotel na Atlântica e vê esse paraíso.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Pode ter certeza de que os ingleses não reclamaram da hospedagem. Apesar de terem protagonizado uma das maiores zebras das copas, ao perderem para a seleção dos EUA em MG. Era a primeira participação inglesa em copas. Até antes da II Guerra a Inglaterra era resistente a disputar torneios contra equipes de fora da Grã-Bretanha. Os torneios eram sempre contra Escócia e País de Gales... Em 2014 pode ser que tenham voltado em algum momento ao Rio. Mas, como foram eliminados logo na primeira fase, não garanto.

    Esse logotipo da Texaco apareceu em diversas fotos ao longo do tempo, incluindo famosa propaganda de carroceria de ônibus.

    Falando em futebol, o Fluminense ganhou ontem a Taça GB, tão valorizada tempos atrás, ao golear com time "alternativo" o mesmo Resende que quase venceu o Flamengo há uma semana. Aliás, hoje tem Flamengo X Vasco (na TV) praticamente transformado em amistoso para definir posições e vantagens nas semifinais do estadual. O Fluminense já tem garantida a vantagem do empate contra o quarto colocado (hoje o Botafogo).

    A identificação dos veículos deixo para os especialistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vitória dos estadunidenses sobre os britânicos na Copa Jules Rimet (essa era a denominação da "Copa do Mundo" à época) de 1950 foi tão fora do esperado que mereceu, apesar do reduzido prestígio do esporte que os primeiros chamam de soccer, um filme de Hollywood, The Game of Their Lives, (2005).
      No entanto, o filme é tão repleto de imprecisões que alguns dos atores estadunidenses, depois da estreia, foram à Inglaterra a fim de se desculpar, junto às viúvas dos jogadores britânicos, pelos papeis que interpretaram na película.
      Isto é o que sei. Aguardo os comentários dos cinéfilos do SDR.

      Excluir
    2. Eu sempre desconfiei que a fama da Inglaterra estava mais para o folclore. Ela só foi campeã em 66 graças a um dos maiores roubos da história do futebol.O seu futebol sempre foi feio, bruto, e nem um pouco elegante.## Não entendo o porquê da taça GB ter a participação de times do antigo estado do Rio. Deveriam participar apenas times da cidade do Rio de Janeiro.

      Excluir
    3. Unknown desculpe discordar, mas uma seleção que tem jogadores como: Gordon Banks, Jack Chalton, Bob Moore, Geoff Hust, Alan Ball e Bob Chalton não é uma farsa, é uma excelente seleção, não cabe julgar a seleção por possível erro erro de arbitragem, que como vemos hoje até com o auxílio do VAR os erros de arbitragem acontecem, isso quando o VAR não é tendencioso.

      Excluir
    4. Eu devo avisar ao Sr. Unknown que a taça GB há quase cinquenta anos é disputada também por clubes do antigo Estado do Rio. Pelo menos desde 1979.

      E o nome oficial do campeonato é Estadual do Rio de Janeiro, erradamente chamado de "carioca", "cariocão" ou similares.

      Deveria ser o campeonato fluminense, mas aí três torcidas em particular rodariam as baianas...

      Excluir
    5. Ah, para ciência do Sr. Unknown, em 2005 o campeão da Taça Guanabara foi o Volta Redonda.

      Excluir
    6. Seu Augusto, a Taça Guanabara até 1975 era disputada exclusivamente por times da Cidade do Rio de Janeiro. A fusão entre a Guanabara e o Estado do Rio ocorreu em Março de 1975 e em 1976 foram admitidos na disputa o Americano e o Goytacaz de Campos dos Goytacazes, e o Volta Redonda da cidade do mesmo nome. Se o Volta Redonda foi campeão em 2005 é porque desde 1976 participava da disputa, a meu ver de forma indevida.

      Excluir
    7. A Taça Rio, criada nessa época para contrapor à taça Guanabara deveria ser disputada então só por times do antigo estado do Rio. Em 2002, o campeão da Taça Guanabara foi o Americano, de Campos. Nos últimos anos vários times "intrusos" têm chegado à final da Taça Guanabara.

      Foi instituído há um bom tempo que a Taça Guanabara corresponderia ao primeiro turno do estadual e a Taça Rio ao segundo turno.

      Nos últimos anos, com a escassez de datas, a Taça Guanabara tem sido dada a quem ficar em primeiro lugar no turno único do campeonato. A Taça Rio virou prêmio de consolação para quem fica entre quinto e oitavo... Em outros anos, os times eram divididos em dois grupos e cada meio turno equivalia à disputa de uma das duas taças. Coisas de regulamentos esdrúxulos.

      Excluir
  3. Imaginem se não houvesse as obras na Atlantica o caos que seria nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Saudosistas. Passando hoje pelo SDR havia esquecido que o retorno estava programado para sexta-feira passada, assim perdi o Onde é de Sexta-Feira, que por sinal não identifiquei nenhuma das fotografias, nem mesmo a de São Cristovão, local que conheci durante a infância nas visitas de parentes feitas pelos meus Pais.
    Já as fotos de hoje sobre Copacabana, o mestre Augusto já destacou o mais de importante acontecimento, a eliminação da Inglaterra pelos EUA. Acredito que a mais bela façanha de uma equipe de futebol Americana.

    ResponderExcluir
  5. FF: Acabei de esbarrar com o "historiador" Milton Teixeira na orla de Copa acompanhado de uma verdadeira multidão de pessoas, "clientes" de suas visitas culturais. O alto número de pessoas deve ser resultado da interrupção de visitas em razão da pandemia. O rotundo pesquisador estava no meio do grupo explicando detalhes do trecho. Ele tem autorização de visitar o prédio onde moro, o que fazia regularmente, com o devido prévio aviso. Para variar ele finge que não se lembra de
    mim do tempo do IPHAN, por óbvio depois de uma certa trapalhada (para dizer o mínimo), fato que registrei em postagem pretérita.

    ResponderExcluir
  6. Na foto 1, um Chevrolet Fleetline 1949 (poderia ser 50, não dá para ter certeza) e um Citroën 11 Légère. Deve ser de 47 em diante.
    Na foto 2, indo para o Leme um Pontiac 1949 preto e um Morris Oxford ao lado. Entrando na foto um Kaiser. No posto Texaco, um Skoda preto - ali tinha uma oficina da marca. Não dá para ver o Skoda com clareza, mas podem acreditar...

    ResponderExcluir
  7. Comentarista Esportivo, o verdadeiro6 de março de 2022 às 17:53

    Ouvindo os comentários do Osvaldo de Oliveira na Record é obrigatório dar razão ao mestre Lino. O Osvaldo não entende nada de futebol.

    ResponderExcluir
  8. Permitam-me participar. A primeira foto foi tirada de alguma janela do próprio Hotel Miramar. A logomarca do Posto Texaco não ficava na esquina da Rua Sá Ferreira e sim antes dele no sentido Leme - Posto VI.

    ResponderExcluir