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terça-feira, 26 de abril de 2022

PANAIR - CONSTELLATION

Com a colaboração do GMA, a quem o "Saudades do Rio" agradece. Peço aos especialistas em aviação que corrijam eventuais erros.


Em outubro de 1937 a Panair recebeu seus primeiros aviões de terra, o Lockheed Model 10 Electra, deixando de restringir sua frota a hidroaviões. Foi utilizado em serviços para Belo Horizonte e outras localidades em Minas Gerais, atingindo mais tarde Goiânia e São Paulo. Nos anos 40 a Panair já tinha uma das mais extensas redes domésticas do mundo, cobrindo a maior parte do Brasil.


Em março de 1946 a PANAIR recebeu seu primeiro Lockheed Constellation 049, sendo a primeira companhia aérea fora dos Estados Unidos a operar esta aeronave. O primeiro vôo decolou a partir de Rio de Janeiro para Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres.

Vindo dos Estados Unidos o gigantesco avião “Constellation”, o mais veloz aparelho comercial em uso na época, chegou ao Rio em 29/03/1946. A bordo do grande quadrimotor veio um grupo de jornalistas especializados brasileiros e técnicos norte-americanos da empresa fabricante. Também o presidente da Panair, Paulo Sampaio e uma tripulação brasileira.

A chegada do “Constellation” foi um espetáculo para os cariocas que puderam vê-lo planando, rápido e elegante, sobre a cidade.   O voo Nova York-Rio durou 19 horas e 55 minutos e foi comandado por Paulo Lefevre e Coriolano Tenan, acompanhados por Generoso Leite de Castro (radiotelegrafista), Salomão Stur (mecânico) e Emilio Vega (comissário). Houve escala na Guiana Inglesa e foi estabelecido novo recorde de tempo de voo.

O “Constellation” tinha as seguintes características: Envergadura 37,50m; comprimento 29,8m; peso equipado 40800k; altura 7,20m; velocidade máxima 560km; velocidade de cruzeiro 498km; raio de ação 7824km; potencia total dos 4 motores Wright Cyclone 8800 HP; diâmetro de hélice 4,50m; capacidade de combustível 18170 litros. A aeronave dispunha de um sistema de comunicações telefônicas internas, assim como para contato com a terra.

O primeiro voo para os Estados Unidos decolou do Rio nos primeiros dias de abril de 1946.


17 comentários:

  1. Era o que de melhor havia em termos de aviação comercial, e para viajar de avião naquele tempo era preciso ser "abonado". Hoje em dia é comum pessoas de classe média utilizarem o avião como meio de transporte.

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    1. Tem razão, tem empregada doméstica indo para a Disneylândia.

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    2. Naquele tempo havia também pessoas humildes que por vezes tinham acesso à essas comodidades, sem qualquer tom de ironia. Empregadas domésticas e outras classes de assalariados possuem condições de custear uma passagem aérea em razão principalmente da oferta de passagem a preços módicos e de uma eventual queda dos preços das passagens.

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    3. Anônimo, como morador da zona sul e aspirante a um título do Country Club, essa idéia deve lhe dar arrepios.

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  2. Olá, Dr. D.

    A interface apareceu um pouco diferente para mim. Não sei se o comentário será postado.

    O Canal Brasil produziu um documentário (Panair do Brasil) que passava esporadicamente no canal. Anos atrás aproveitei uma promoção e comprei o DVD.

    A Panair foi vítima de uma das maiores perseguições do "novo regime" nos anos 60, que se estendeu a outras empresas da família controladora.

    Convenientemente, a VARIG herdou quase tudo da Panair. Ironicamente, anos depois, a VARIG sofreu um processo similar, com a sua liquidação.

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  3. Bom dia Saudosistas. Pouco ou nada conheço sobre aviação, da Panair o que melhor conheço é a música do Milton Nascimento, sobre os fatos ocorridos que culminaram com o encerramento das suas atividades, não tenho grandes informações. Talvez venha a aprender alguma coisa hoje.

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  4. Parte da "sociedade" tinha engulhos ao ver pessoas assalariadas viajando de avião. Por vários motivos, esse número despencou nos últimos anos.

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  5. Talvez o avião mais bonito quando falamos de desenho. Quem quiser mais informações entre no canal do YouTube "aviões e música" lá tem toda a história dele, acidentes, Panair, Varig...prato cheio para os amantes da aviação em geral.

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  6. Essa Aeronave é de uma beleza impressionante.

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  7. Não tive contato com a Panair. Quando da sua extinção eu tinha 19 anos. Mas sei que era muito afamada e seu espólio foi para a VARIG e Cruzeiro do Sul.

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  8. Quanto ao Constellation, tem uma legião de admiradores, da qual não faço parte. Reconheço o inusitado do seu design, mas não o acho bonito. Prefiro o design do Comet, do Caravelle, do DC-10 e do MD-11. Também acho bonito o Airbus A-320.

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  9. Avião com estilo diferente e belo.
    Por que as duas janelas mais à frente que as outras na lateral?
    Observação: estranhei o novo local para digitar comentários.

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  10. Muito estranho mesmo o novo espaço para comentar.
    Um pouco da história do fim da Panair foi contada em http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2017/11/panair.html

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  11. A altura do trem de pouso impressiona, a distância da fuselagem ao solo parece ser maior do que a dos aviões atuais. (pode ser devido ao diâmetro da hélice, impressionantes 4,50 m ??).
    Um belo avião.

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  12. O antigo goleiro do América, salvo engano o Pompeia, tinha o apelido desse modelo de avião.

    Falando em futebol, agora há pouco terminou a primeira partida da semifinal da Champions entre City (4) X (3) Real. Um jogaço. Mesmo perdendo, o Real não pode reclamar do resultado. Jogo da volta na quarta da semana que vem...

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    1. Sim, Pompeia tinha este apelido. No dizer de um locutor "voava como um gato"!!!
      O City merecia ter ganho de uns 6x3. O Madrid sempre se safa sabe-se lá como. No fim é campeão.
      PS: o Blogger está muito estranho. Será que vai dar defeito?

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    2. Os três gols do Real foram resultado de erros de saída de bola do City e de um zagueiro estabanado ao cabecear a bola na área.

      O City perdeu pelo menos 3 gols que normalmente faria...

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