Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2022

IGREJA DE SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS


Vemos a igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus, ao lado do Túnel Novo. À esquerda podemos ver o Posto Esso e o terreno da Casa da Fossa. Neste local se ergue o shopping Rio-Sul.

Em 1930 o primeiro lote do terreno foi comprado. A pedra fundamental da igreja foi abençoada em 1931. O arquiteto responsável pela obra foi o Professor Archimedes Memória. A firma Penna e Franca iniciou a construção da igreja em 1932. Em 1934 foi comprado um segundo lote de terreno, que unido ao primeiro, media 50m de frente. Em 1935 foi inaugurada a cripta, em 1940 foi concluída a fachada e em 1941 a igreja foi aberta aos fiéis.


A igreja é no estilo art-déco e foi concebida para pagar uma promessa do Arcebispo do Rio D. Sebastião Leme feita quando se recuperava de uma grave doença em 1927.


Nesta vista aérea vemos a igreja à esquerda e, à direita, o Hospital São Zacarias, a Ladeira do Leme, o antigo prédio do DASP. Anos após esta foto foi construído o enorme Condomínio Morada do Sol.

Esta foto e a seguinte foram garimpadas pela tia Milu no acervo da LIFE. Estas fotos feitas em 1973 por Alfred Eisenstaedt. Estamos na parte lateral da Igreja de Santa Terezinha, na Av. Lauro Sodré ao lado do Túnel Novo. 



Não sei como está atualmente, mas durante muito tempo havia uma multidão rezando nesta cripta às segundas-feiras. 

Também antigamente se via muitas pessoas fazendo o sinal da cruz ao passar em frente à igreja. Era possível perceber isto principalmente dentro dos ônibus.  Hoje é muito raro. 


Foto de Gustavo Pereira, do acervo da tia Milu, mostrando os formandos de 1957 do Colégio Andrews no dia da missa de formatura na igreja de Santa Terezinha.


 




23 comentários:

  1. A quantidade de igrejas católicas na cidade é bastante significativa e isso fornece de alguma forma conforto espiritual para a população. Embora essa fé tenha diminuído nos últimos anos, é ainda marcante. Quanto à multidão na cripta às Segundas-feiras, isso acontece em todas as paróquias em razão do culto às almas, o que faz com que fiéis acendam velas. O sincretismo com as práticas espíritas é evidente.## Com relação às fotos, as duas primeiras são de meados dos anos 60: a primeira após 1967 e a segunda entre 1962 e 1966.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação à primeira foto e observando-a em um zoom, a presença de um TL 70/71 e de um Opala "pré - 1975" muda a data da foto, que fica entre 1970 e 1974.

      Excluir
    2. As duas primeiras fotos são do húngaro Gyorgi Szendrodi, que fez vários flagrantes da cidade entre 1968 e 1971. Essas fotos especificamente são de 1970 ou 1971.

      Excluir
    3. Olhando com mais atenção, não posso afirmar com certeza que a segunda foto é do Sr. Szendrodi. Mas a primeira é.

      Excluir
  2. Não entendi bem. O bispo faz uma promessa para a própria recuperação e usa o dinheiro dos outros para construir uma igreja? Acho que isto está errado.
    Aliás esta questão de promessa sempre me intrigou. Se eu faço uma promessa pela recuperação de alguém e não a cumpro a pessoa vai ser penalizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história de fazer promessa e não cumprir foi a pá de cal na minha sempre bruxuleante fé. Minha esposa é devotíssima de Nossa Senhora de Fátima e quando por erro médico ela ficou em coma durante seis dias, morre-não-morre, prometi que se ela escapasse eu a levaria a Fátima, em Portugal. Ela escapou e eu já estava aguardando sua recuperação para cumprir a promessa. Aí fui despedido e fiquei desempregado durante 9 meses, gastando minhas economias. Não pude cumprir a promessa. E perdi a fé de vez.

      Excluir
  3. A primeira é do Gyorgy Szendrodi. 1970/1971

    ResponderExcluir
  4. Esse lado do Morro da Babilônia é uma exceção na história recente dos morros da cidade. Diferentemente dos outros morros, não foi ocupado por favela e atualmente está mais arborizado do que na época das fotos. Torcer para que a favela do outro lado não cruze o cume, como ocorreu com a Rocinha.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dr. D'.

    Temos sempre que agradecer aos fotógrafos estrangeiros, profissionais ou não, por vários registros da cidade.

    A formatura do curso de Corte e Costura da minha tia, acho que em 1959, foi nessa igreja.

    Menos pessoas se benzem ao passar por igrejas católicas por causa do crescimento das evangélicas, especialmente as neopentecostais.

    Minha irmã ainda mantém esse costume.

    ResponderExcluir
  6. Alfred Eisenstaedt, introdutor (junto com Henri Cartier-Bresson) da câmera Leica de 35mm como instrumento principal do repórter fotográfico, foi o autor de uma das mais famosas fotos da 2a. Guerra Mundial, um casal beijando-se na Times Square no dia da rendição do Japão (14 de agosto de 1945). Durante 65 anos, a foto foi considerada como símbolo da “celebração da vitória” e “ícone cultural”. Hoje em dia é chamada de símbolo da “subordinação feminina” e representante da “cultura do estupro”.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Saudosistas. Nunca entrei nesta igreja, ela é totalmente fora de mão, para se conhecer.

    ResponderExcluir
  8. Hoje fica em lugar péssimo!!!
    Porém sempre gostei da fachada em art-deco.
    Pelas pesquisas, em menos de 10 anos a maioria da população será evangêlica. Muita igreja vai fechar.

    ResponderExcluir
  9. FF: Há coisas que só acontecem no Rio de Janeiro. Em 05 de Fevereiro do ano corrente a Prefeitura do RJ interditou a Rua Alexandre Calaza para obras na rede pluvial, com previsão para o término em 05 da Abril. Esse rua liga a Barão de Bom Retiro e a Visconde de Santa Isabel e é a principal via de acesso para veículos e ônibus para o Engenho Novo e Grande Méier. De acordo com uma matéria exibida na Record, a obra foi embargada pela Justiça sob a alegação que "os trilhos de bonde que estão sob o asfalto são um patrimônio histórico a ser preservado". Os trilhos foram retirados e recolocados no mesmo local e a obra parou, causando enorme transtorno na região. Uma desculpa "pra lá de esfarrapada' e certamente alguém está lucrando com isso. Como curiosidade os bondes deixaram de circular nessa rua em Setembro de 1964.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza rolou um aditivo na obra, empreiteiros sempre são a melhor fonte de colaboração para o caixa (1 e 2) de campanha.
      Os trilhos podem ser melhor conservados em um museu fechado e não na rua, a céu aberto. A ordem judicial não deixa uma abertura para isso?

      Excluir
    2. Essa é de doer as orelhas do burro. Não preserva o que deve e o que se vê e quer preservar trilho de bonde. Sugiro fazer o mesmo com os trilhos da Edson Passos que cortam a rua Catrambi.

      Excluir
    3. Essa desculpa de os trilhos dos bondes serem um patrimônio histórico bateu o recorde de A Mais Canalha do Século. Desde quando algo enterrado é patrimônio histórico? É para ser admirado pelos ratos? Mas a partir do momento que o funk também foi considerado como património cultural carioca, sugiro que assim também se considerem os arrastóes, as milícias e as favelas.

      Excluir
    4. Lino Coelho, não só os trilhos em frente à rua Dr. Catrambi como também o "rodo" que existe na Edison Passos. Esse rodo foi a "última parada" do bonde da linha do Alto da Boa Vista antes da sua erradicação. Funcionou do início de 1967 até o dia 24 de Dezembro daquele ano.

      Excluir
    5. Sou testemunha ocular: Quando estavam implementando o VLT na Marechal Floriano, a obra ficou parada por meses. Uma reportagem afirmou que era por conta de uns cacos de louças encontrados durante a escavação. Mas nessa avenida também tinha trilhos de bonde. Esses trilhos devem render um bom valor nos ferro-velhos.

      Excluir
  10. De passagem me chamava a atenção antes da existência do quase total bloqueio visual proporcionado pelo Rio Sul.
    Acho legal ter um estilo arquitetônico, mas art-deco exige uma conservação ainda maior que outros, para não ficar com cara de decadente. A cor rosa também não caiu bem, nesse caso.
    Não reconheço nenhum Opala e o TL é um VW-1600 4 portas, vulgo Zé do Caixão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, com relação ao comentário das 08:43, o carro em questão é realmente um TL de duas portas. A frente dele é semelhante à frente do Zé do Caixão. Só a partir da última série do TL 71 é que entrou em produção o modelo de frente baixa.

      Excluir
  11. Sobre fé, eu nunca vi padres e outros religiosos obrigando ninguém sobre fazer e cumprir promessa. Nem mesmo um jejum, como o de carne na Sexta-feira Santa. Cada católico faz o que pode e acha que deve.
    Muito pelo contrário, vi um padre desaconselhando pessoas com problemas no joelho a ficar ajoelhando, e até caminhando, sobre essas articulações.
    Mas também nunca prestei atenção no que tem a dizer sobre o assunto os religiosos católicos conservadores, fundamentalistas, ortodoxos, fanáticos e similares, que devem ser como os radicais evangélicos e até de não cristãos como os judeus ortodoxos e os xiitas, mesmo tendo cada um sua versão de como chegar até Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sabido que as religiões foram criadas no passado para submeter os fiéis pelo medo. Com o passar do tempo essa relação foi crescendo até chagar a limites surreais. A História é pródiga em informações tão abundantes sofre fatos ocorridos nos últimos 2000 anos envolvendo as religiões em geral que dispensam maiores comentários. Para quem é católico, evangélico, ou espírita, sabe muito bem que todos os atos envolvendo curas e que foram e são praticados por Jesus Cristo nunca foram cobrados, e cada ser humano tem o devido merecimento para para ser agraciado na medida dos atos praticados por ele. É indevido e totalmente desproposital o fausto e o luxo em que vivem as grandes igrejas. Para homens inteligentes e instruídos, basta estudar e usar raciocínio lógico e objetivo para não ser iludido. "Só cai quem quer". Deus com toda a sua magnitude e sua sabedoria "é maior do que tudo isso".

      Excluir
    2. "Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento". Na Internet, dizem que essa citação é de Machado de Assis.

      Excluir