Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de maio de 2022

ONDE É?

As fotos são entre 1958 e 1961, conforme as legendas. 

FOTO 1: grau de dificuldade 2, pois se alguém conhece os estabelecimentos comerciais ficará fácil identificar o local.

FOTO 2: grau de dificuldade 3, caso estivesse no Concurso Sherlock Holmes.

FOTO 3: também grau de dificuldade 3. Embora o traçado das linhas de bonde possam ajudar o calçamento com paralelepípedos pode ser um compricador.

 

FOTO 4: grau de dificuldade mínimo, para ninguém passear no bonde Clouseau.

PS: todas as fotos são do acervo do Correio da Manhã, disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

19 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Tenho impressão de mais uma vez ficar no Clouseau. Identificar mesmo só o fusca da primeira foto e, coincidência, propaganda da Coca-Cola família nas fotos 2 e 3. A foto 4 eu chuto o canal do Leblon, na Visconde de Albuquerque, sem qualquer convicção. Mas pode ser o rio Maracanã.

    Tenho a sensação de já ter visto a foto 3... Da foto 1 os estabelecimentos não me ajudam.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! Identifiquei as fotos 2 e 3. Falar agora que ainda não tem nenhum comentário,estraga a brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui no Black&White Bar, muito menos em rua de chão... o carro prato é um DeSoto (contei as letras) de 54; o Fusca é pré-61, com pisca-pisca improvisado no lugar das setas.
    Na foto 2, já temos Coca-Cola Família, de um litro, e o Ford 1951 saiu com a mala cheia...
    Atlantic a torto e a direito; Ultramo era um óleo específico para motores diesel, similar ao Texaco Ursa, que um colecionador de Cadillac teima em usar nas suas. Volta e meia está desmontando o motor... O carro cinza é europeu, parece fácil, mas não é.
    E, na última foto, o encontro de dois Pontiac, um 1941 Streamliner e um 1953 Chieftain. Os tradicionais frisos quádruplos do Pontiac foram grupados dois a dois - fazendo uma discreta homenagem ao Terry Thomas - um arranjo único que facilita em muito a vida do identificador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro biscoito acredito que aquele carro cinza seja um Panhard, marca francesa que foi adquirida pela Citroën, atual PSA. Muitos deles eram de alumínio, carro moderno para a època atualmente existe e fábrica blindados.
      Mas o especialista e vc.

      Excluir
  4. A primeira foto eu ainda não identifiquei. A segunda é a rua Professor Gabizo esquina com Mariz e Barros. A terceira foto é em São Cristóvão, rua Bela. Os trilhos viram à direita na Rua da Alegria. A quarta foto é no Leblon, rua Visconde de Albuquerque.

    ResponderExcluir
  5. Se não fosse a tabuleta do bar Black & White, eu poderia dizer que a primeira foto é no "beco" que havia na Rua General Roca na Tijuca e hoje em dia é a continuação da rua Santo Afonso e sua ligação com a Pinto de Figueiredo onde existe até hoje o Bob's. A semelhança é impressionante com esse local no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou na mosca. naquela época o Bob's atendia seus clientes em pé na calçada, mas os tempos mudaram e hoje são atendidos no interior da loja que cresceu ocupando o bar Black & White. O restaurante de churrasco - letreiro ao fundo - está lá até hoje. Pode-se comprovar a identificação do local pelos detalhes da borda da marquise que permanecem.

      Excluir
    2. Anônimo, não como ser outro local. Onde está o Fusca Branco é atualmente a extensão da Soriano de Souza que termina em uma pequena praça que dá acesso à Galeria do Cinema Eskye, que na época da foto só tinha entrada pelo atual n° 422 da Conde de Bonfim. Aliás houve um caso rumoroso ocorrido em 09 de Maio de 1964 dentro do Cinema Eskye, onde tiros foram disparados em uma sessão lotada e cujos detalhes não vou comentar. Em 1969 Negrão de Lima completou a ligação entre a Almirante Cochrane e a Antônio Basílio, cortando as ruas Major Ávila, General Roca, Soriano de Sousa, e Pinto de Figueiredo. No passado a Rua Santo Afonso começava na Major Ávila e terminava nesse "beco" que aparece na foto e que fica na rua General Roca. Atualmente a Rua Santo Afonso começa na Almirante Cochrane e termina no no° 436 na esquina da Soriano de Souza.

      Excluir
    3. Não tem como ser

      Excluir
  6. O estabelecimento que aparece na esquina da segunda foto era uma "quitanda" que pertencia a um português cuja família morava no fundo. Na fachada voltada para a Mariz e Barros também funciona vá como "pé sujo". Desde pequeno esse era o caminho para ir ao Maracanã. Eu morava na Professor Gabizo e ia aos jogos a pé. Atualmente funciona no local o restaurante Brasa Gourmet, muito frequentado por mim.

    ResponderExcluir
  7. Na FOTO 4 vemos o muro da enorme residência modernista do ex-ministro da Saúde Leonel Miranda, no Leblon, tombada pelo Patrimônio Histórico. O imóvel foi desenhado, em 1952, pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A mansão tem 2 mil metros quadrados de área útil. Deve valer uma fortuna.

    ResponderExcluir
  8. Só chuto Visconde de Albuquerque na última, esquina com Mario Ribeiro (ou Artur Araripe). Casa da família Rocha Miranda a direita da foto, hoje o CEBRI. Mureta do canal em cobogó (?) inconfundível A perspectiva do prédio ao fundo engana um pouco.Foto aparenta ritmo de novela da época. Tudo calmo, Merecia uma colorização.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Saudosistas. Sugestão ao gerente do nosso bar. As sextas-feiras poderia ser consagrado ao Onde é?
    Foto 1 Trecho da R. São José ao lado do Ed. Central (puro chute)
    Foto 2 Esquina das ruas Mariz e Barros c/ Prof. Gabizo
    Foto 3 Esquina das ruas Uruguai c/ Barão de Mesquita
    Foto 4 Esquina Av. Visc. de Albuquerque c/ R. Artur Araripe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino Coelho, nunca poderia ser a Rua Uruguai com Barão de Mesquita. Nunca existiu qualquer posto de gasolina no trecho alegado por você. Os prédios ainda existentes na esquina mencionada por você são muito antigos, ainda estão de pé, e não são os que aparecem na foto. A foto é de 1960 e a razão é simples: no canto direito alto da foto existe uma placa preta "de cabeça para baixo" com a propaganda eleitoral de um certo Jonas (sobrenome ilegível) do PTB. Em 1960 ocorreram eleições gerais. Em 1964 não houve eleições, e em 1965 não havia mais circulação de bondes nesse local.

      Excluir
    2. Na pequena placa de propaganda eleitoral mencionada, me parece ser do deputado João Machado do PTB, vice-líder, PTB, 1955-1956 e 1958.

      Excluir
  10. Concordo em parte com o Lino Coelho (10:32h), porque na minha opinião o gerente está coçando para ressuscitar o Sherlock Holmes. Vou enviar uma mensagem particular para ele, via zap.

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a foto 1, também achei que era o beco da rua Santo Afonso, mas fiquei em dúvida. Almocei algumas vezes naquele galeto do lado direito da foto. Era um balcão com tamboretes.

    ResponderExcluir
  12. SERIA INTERESANTE AO FINAL VER OS RESULTADOS

    ResponderExcluir