Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2022

POSTO DA LAGOA



Este fotograma do curta-metragem “Couro de Gato”, de 1960, garimpado pelo Nickolas, mostra a região da Av. Epitácio Pessoa, com destaque para o então charmoso Posto da Lagoa. É um dos postos mais antigos da Zona Sul, estando neste local, na confluência da Av. Epitácio Pessoa com as ruas Alberto de Campos e Maria Quitéria, em Ipanema, provavelmente desde os anos 40 do século passado.

Vemos um Dodge Kingsway 1950/52 aparecendo, parcialmente, à esquerda.

 

Esta foto encontrei na Internet. Conta o J.C.A. Maia que  o posto pertencia ao Sr. Frank Weller, amigo do pai dele e ex-funcionário da Texaco. Ele foi convidado a montar uma fábrica de lubrificantes para a Texaco chamada INDACO, em Duque de Caxias, e na indenização recebeu dois postos da Texaco e verba para a fábrica. Faleceu em 2010, salvo engano.


Os folhetos são do acervo do JBAN. Foram produzidos pela Texaco. 

Aqui vemos a relação dos postos de serviços da Texaco no Rio. 

O endereço era Av. Epitácio Pessoa nº 536. Nos anos 60 houve troca da numeração da avenida e, atualmente, tem o nº 1354.

A seta indica a localização do Posto da Lagoa.


Esta imagem mais recente, do Google Maps, mostra o antigo Posto da Lagoa. Atualmente é um Posto Ipiranga e chama-se Posto Galena. Hoje está em reforma, cercado por tapumes. 


19 comentários:

  1. Meu avô teve um motorista, o João, ex-boxeur, de uma fidelidade total. Certa vez meu irmão arrumou uma confusão aí no posto e trancou-se dentro do carro. João, um baixinho ágil e forte, enfrentou vários frentistas que batiam no carro. João gritava “propriedade do Dr. Darcy, ninguém toca, ninguém toca”. A seguir chegou a turma de nossos vizinhos, junto com policiais e a situação foi contornada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Interessante a relação de postos. Posto "Paulo de Frontin" na Presidente Vargas. Um semi-posto em Cascadura (Cerqueira Daltro) e revendedores Texaco em Anchieta (Estrada de Nazaré) e zona oeste (ou rural), na atual Avenida Santa Cruz. Ou ainda chamavam da antiga Estrada Real de Santa Cruz? Não acredito muito...

    O que seria um semi-posto?

    ResponderExcluir
  3. Eram tempos de gasolina barata, grandes passeios, e um número de carros bem menor. Um Posto de Gasolina para ter uma boa freguesia tinha forçosamente um bom "lubrificador". Atualmente poucos motoristas sabem o que é isso. FF: A Igreja Católica está tomando providências para a beatificação e a posterior canonização de mais um Santo: o "São Gatito".

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia ! Dia de amanhã ler os comentários.

    ResponderExcluir
  5. Trabalhei por vinte anos nesta fábrica de lubrificantes da Texaco. Iniciei em 1988 no Controle de Qualidade das embalagens plásticas, no momento que as mesmas começavam a substituir as embalagens metálicas no acondicionamento do óleo lubrificante.
    Quando a produção das embalagens foi terceirizada, fui deslocado para o laboratório. Era um excelente local para trabalhar. No início dos anos 2000 a Texaco foi absorvida pela Chevron nos EUA, um pouco depois esta fábrica foi adquirida pelo grupo Ipiranga. O "brand" dos produtos continuou, todavia, sendo Texaco, uma certeira jogada de marketing para não apagar do mercado produtos com nomes consolidados como Havoline e Ursa. A fábrica já não se chamava mais Indaco e Frank Weller já não tinha mais total ligação à empresa, mas lembro de tê-lo visto numa visita à fábrica.
    Interessante e curioso foi quando me desliguei da fábrica e ter constatado que entrei numa empresa e saí por outra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só que coincidência.

      Excluir
    2. Pois é, nunca mais vi lata de óleo com fogo sendo usada para sinalização.

      Excluir
  6. O que seria um semi-posto? Possivelmente sem garagem de lubrificação..?
    O filme retrata a produção de cuícas, numa abordagem hoje felinamente incorreta. O carro escuro na foto é um Oldsmobile 51 da madame procurando seu gato, que o menininho levou para a "fábrica.."

    ResponderExcluir
  7. Eu dava preferência a abastecer nos postos Texaco, mas não eram muitos. Quando ela acabou aqui, passei a usar a Ipiranga e depois a Shell. Nunca abasteci na Esso e só usei a Petrobras muito recentemente.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Saudosistas. Em tempos difíceis para se colocar gasolina, a grande maioria da população está como nós do SDR, só olhando e contemplando os postos. Atualmente a quantidade de bandeiras que abandonaram o País é muito grande, em compensação a quantidade de bandeiras suspeitas que vendem combustível adulterado é muito maior. Eu acho que o Posto da esquina da Paulo de Frontim com Haddock Lobo, era bandeira Texaco, será esse que eles localizam de Av, Pres. Vargas s/ nº?

    ResponderExcluir
  9. Na esquina da Maria Quitéria ao lado do posto de gasolina há um excelente e caríssimo restaurante chamado Rancho Português. Mas um prato serve quase a três pessoas. Antigamente no local deste restaurante havia uma pizzaria e antes dela havia um restaurante mexicano. Quem se lembra do nome dele?

    ResponderExcluir
  10. Era o Lagoa Charlie´s na Rua Maria Quitéria nº 136, telefone 287-0335. O dono acho que se chamava Osório. Tinha um show com um trio mexicano todos os dias das 21h às 23h, sem couvert e sem consumação mínima. Fazia sucesso o "Assado Azteca", um filé grelhado com "enchilada" de carne bovina e queijo, guarnecido com "free-roles" au gratin com "guacamole".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi nenhum show ali. Passei muitas noites ali na década de 70 “me quedando borracho”, tomando tequila e comendo tortillas.

      Excluir
  11. Aqueles que quiserem ver o carro escuro da 1a. foto na sua totalidade (inclusive a janelinha basculante da coluna “C”, talvez um opcional, semelhante à dos Hudson do mesmo ano), poderão fazê-lo no filme “Couro de gato”, disponível no Youtube, cuidadosamente restaurado (o filme, não o automóvel).
    Em 1962, esse curta-metragem de Joaquim Pedro de Andrade foi incluído na obra coletiva “Cinco vezes favela”, peça fundamental do Cinema Novo.

    ResponderExcluir
  12. Na relação de "SEMI-POSTOS", .. A. Guimarães Cotia ... Rua Constança Barbosa ..
    Posto do meu avô paterno, Eugênio, um empreendedor, que antes dos postos de gasolina (seu último negócio) teve joalheria na Av. Rio Branco e depois dois cinemas no subúrbio.
    Pena que ainda muito moço, antes dos 50 anos, sofreu um derrame cerebral e teve que abandonar os negócios.

    ResponderExcluir
  13. Quase não tem mais postos na ZS, geral virou prédio. Um dos poucos que não entendo como não derrubaram e o da Farani esquina com Barão de Itambi. Deve ter alguma restrição jurídica.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que daqui a mais 10 anos não haverá mais postos de gasolina, assim como não se vende mais querosene nos armazéns, fita para máquina de escrever, locadoras de fitas VHS e tantos outros negócios que foram obsoletados com o aparecimento de novas tecnologias. Os carros num futuro bem próximo serão todos elétricos, o petróleo será em futuro próximo o que é hoje o carvão, que também já foi o principal elemento que comandava o desenvolvimento da economia mundial. Acho que já era hora deste governo ou o próximo, começar a pensar em privatizar a Petrobrás, antes que o Brasil fique com um mico na mão, igual aconteceu no passado com o IBC e o IAA.

    ResponderExcluir
  15. TEXACO de TEXAs COmpany. A Lagoa é um pedaço de água cercado de postos por quase todos os lados. Catacumba, Calombo, Fonte da Saudade, Hípica, Joquei, Monte Líbano. Fora isso a cidade está perdendo os postos para a (arghhh) Mozak! O da Praça Santos Dumont se foi, o da Bartolomeu Mitre já virou prédio e mais vários outros da zona sul. Em Paris só soube que os postos eram subterrâneos quando aluguei um carro. Curiosa a localização. Segundo andar do posto bem mudado, com loja de conveniência e caixa eletrônico, que vai quase se tornando um orelhão, por força do PIX!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou discordar de você no que se refere ao PIX. O PIX é uma funcionalidade admirável para países civilizados onde haja um mínimo de segurança para opera-lo. Vivemos em um país onde a segurança é comparável a existente em Serra Leoa, Sudão, ou "Congo Brazaville", e onde mata-se por um Real. Alem disso a vítima de um roubo não possui segurança jurídica para que possa ser indenizado, já que os valores desviados são pulverizados por diversas contas que difícilmente são rastreadas e seus responsáveis presos. Além disso o dono do smartphone pode perder a vida caso não o entregue ao criminoso. Sou adepto do "bom e velho caixa eletrônico", desde que esteja no interior do banco do qual tenho conta. Isso também serve para Internet Bank no celular ou no Desktop, bem como realizar qualquer transação de crédito pela internet. Afinal não vivemos na Escandinávia...

      Excluir