Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2022

COPACABANA HÁ 100 ANOS

Hoje vemos mais quatro fotos da série enviada pela tia Lu, do acervo do Sergio Coimbra.

Estamos na Praia de Copacabana nos anos 20 do século passado com a barraca de vime que foi "trazida da Europa por Tia Cotinha em 1913".

A esquina da Av. Atlântica é com a Rua Bolivar. Nesta esquina, em anos mais recentes funcionou o bar Cabral 1500 e atualmente funciona o bar Olegario.

A casinha à direita seria uma "casa" para as crianças brincarem?

A da esquerda serviria para trocar de roupa? Para sentar à sombra?

A foto seria mais formidável ainda se pudéssemos ver os prédios ao fundo. Mas é curiosíssima, com um portão à esquerda, cortinas e estrutura em vime.

Acho que só o Decourt ou o Zierer poderão identificar este trecho da Praia de Copacabana. As crianças parecem ser as que brincavam de se enterrar na areia na foto de anteontem.


Esta parece mesmo uma barraca para troca de roupa. Ao fundo seria a mansão Paranaguá na esquina da Rua Barão de Ipanema?


O “Saudades do Rio” agradece muito ao sempre atento e gentil Maximiliano Zierer que viu o "post"  de hoje e me mandou a foto acima com o seguinte texto:

“Bom dia Dr. D´,

Todas as fotos da postagem de hoje (Copacabana há 100 anos) são do mesmo trecho da orla, entre as ruas Bolívar e Xavier da Silveira.

Talvez valha à pena incluir na postagem esta magnífica colorização do Reinaldo Elias de uma foto do Guilherme Santos de 1930 mostrando o mesmo trecho e as mesmas casas (exceto as casas vizinhas da esquina da Bolívar que ficaram de fora da foto)

Grande abraço”

 


8 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Acho que é a mesma barraca (ou casinha) nas duas primeiras fotos. Em relação às duas últimas fotos, são as mesmas casas em ângulos levemente diferentes.

    Oficialmente Copacabana completou 130 anos ontem.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes fotos da praia há quase 100 anos. A beleza da fotografia colorida é impressionante e a contribuição do Zierer foi ótima bem como o trabalho do Elias que tem um blog muito interessante.
    As fotos do acervo do Coimbra são interessantíssimas também. Acho que daria um certo trabalho armar e desarmar essas estruturas mas naquele tempo as famílias tinham muitos empregados que resolviam esta questão.
    Quem saberia explicar a função da casinha pequena e o estranho portão que aparece numa das fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "casinha" seria o barraco para a obra de recuperação do calçadão? Portão só vi o da casa da torre.

      Excluir
    2. Na foto 2 parece haver um portãozinho.

      Excluir
  3. Para que serviam a casinha e a barraca? Serviriam de local para vestiário ou para alívio das necessidades fisiológicas dos banhistas? Em um tempo em que as vestimentas para banho de mar eram "complexas", não bastaria ao banhista apenas entrar no mar e simplesmente aliviar-se, pois isso seria "um desastre". Daí a existência dessa barraca e da casinha pode ter uma explicação coerente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1969 meu pai levou-me em passeio a então desértico Recreio dos Bandeirantes, e ao subir o morro existente do Pontal fui acometido de uma tremenda "dor de barriga". Como não havia ninguém no morro, não tive "a menor cerimônia". Porém percebi que as folhas que "me serviriam" eram de urtiga. Fui obrigado a descer o morro sem calças para então mergulhar. "Eram outros tempos".

      Excluir
  4. Fiquei na dúvida se ficou claro sobre todas as fotos de hoje serem do mesmo local, com muito poucos metros pra lá ou pra cá.
    E, de acordo com outras fotos captadas na internet, poderia ser próximo ao Posto 4, ou seja, todas da esquina com Barão de Ipanema. Porém, como os postos de salva-vidas já mudaram de lugar, fico sem ter certeza.

    ResponderExcluir
  5. O Zierer, autoridade no assunto, garante ser entre Bolivar e Xavier da Silveira.

    ResponderExcluir