Total de visualizações de página

sábado, 30 de julho de 2022

DO FUNDO DO BAÚ: CARTAS


Esta carta, com carimbo dos Correios de 05/02/1974, enviada por um grande amigo que dava um curso de pós-graduação em Pernambuco, lembra um tempo em que as comunicações telefônicas eram dificílimas, a escrita era valorizada e tudo transcorria mais devagar. Lembro das férias em que a namorada viajava e o único meio de comunicação eram as cartas. Levavam uma semana para ir e mais uma semana, no mínimo, para voltar. O carteiro, na região da Lagoa, vinha lá da Rua Montenegro entregando a correspondência, sempre depois do meio-dia, enquanto a ansiedade aumentava. Atualmente, com as facilidades existentes, tudo é instantâneo, imediato, sem o "glamour" de outrora. Embora as novas gerações estejam escrevendo muito nada é como antes, quando as cartas eram longas, caprichadas, bem escritas.

Belos tempos os que tinham caixas de correio tão bem trabalhadas, quase uma obra de arte.  Como diz o Rouen, mandávamos cartões postais sem envelopes dos locais onde passávamos as férias, Petrópolis, Paris, Clermont Ferrand, Cambuquira, etc. E eram recolhidos e chegavam ao destino.

Já hoje em dia, a caixa de correio de casa serve somente para depósito de propaganda e contas da Light, Telerj, Societé Anonyme du Gaz, Cartão de Crédito, aviso de prestação atrasada. Não é mais Caixa de Correios é Caixa de Contas. Já pedi para o sindico lacrar a minha!


Até 1982 a agência central dos Correios funcionou no Paço Imperial. Hoje em dia, embora o volume de cartas postadas seja diminuto se comparado ao passado, ainda há muito movimento nas agências dos Correios, principalmente para envio de encomendas.


Nesta foto vemos um carteiro entregando correspondência em Ipanema ou Leblon. Esta foto é do acervo da Última Hora (todas as outras são do acervo do Correio da Manhã).


Nos anos 70 havia até agência postal volante. 


Uma típica agência dos Correios nos anos 50. Muitos têm saudade de receber cartas. Era uma época na qual quem as recebia ficava feliz em saber notícias das pessoas queridas, saber dos lugares em que elas estavam, saber que elas também sentiam saudades. Passado um tempo, para alguns, as cartas se tornaram muito mais do que isso - tornaram-se documentos das próprias histórias. Há quem tenha baús de cartas guardadas desde criança, salvo alguma que tenha se perdido em muitas mudanças. De vez em quando é bom pegar algumas para ler e algumas vezes, até para "pesquisar" fatos que não se consegue resgatar da memória. 


53 comentários:

  1. O nível de instrução no passado era inegavelmente superior ao atual. Na Escola Primária aprendia-se a escrever "de forma definitiva e para todo o sempre". Atualmente a situação é catastrófica até em pessoas com instrução superior. Além de erros crassos de português, normas básicas são esquecidas, e entre elas as mais comuns são começar uma frase com letra minúscula, escrever nomes próprios com letra minúscula, confundir "conjunção com advérbio", etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza no passado não tinhamos analfabetos, geral era culto e escolarizado. Acredito que o MOBRAL foi feito somente para desviar dinheiro. Aquele livro "Quarto de despejo" deve ser outro planeta.
      Lembro da minha empregado doméstica nos anos 80 me dando aula de literatura e Português. Muita saudade, depois tudo ficou ruim...

      Excluir
  2. Na segunda foto,uma Rural e um Aero..linda caixa postal,deve ser do início do século XX,e a foto me parece final dos anos 60...cara de Centro ou Copacabana..

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! Lembro que no terceiro ano primário,nas aulas de redação se aprendia a escrever e enviar cartas.

    ResponderExcluir
  4. Os "Correios" sofreram no decorrer dos últimos anos duros reveses que comprometeram o funcionando da empresa. As cargas são diuturnamente roubadas e seus funcionários são ameaçados em razão da violência que impera no país. Em uma realidade onde muitas compras são realizadas pela internet, as entregas muitas vezes ficam a cargo dos Correios, e quem sofre é o cliente. A gigantesca expropriação do fundo de pensão dos funcionários (Postalis) praticada de forma contínua pelo P.T fez com que seus funcionários sejam extorquidos em uma "contribuição extra" de mais de quinhentos reais para compensar o "rombo". Particularmente eu não faço compras pela internet, e a principal razão é a incerteza da entrega da mercadoria.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Saudosistas. Hoje o serviço de correios mudaram a sua atividade primordial de entrega de correspondências, passou a ser um entregador de mercadorias. Creio que esta nova atividade seja bem mais lucrativa, mas nossa companhia de Correios Estatal hoje está falida, perdendo grande parte deste mercado que já foi exclusivamente seu, para seus concorrentes. A caixa de correios vista na foto acima, existia uma exatamente igual a esta na agência dos Correios da Haddock Lobo no Estácio. O movimento de correspondências no período natalino até os anos 80, era de um volume astronômico, devido a este volume insano na época, muitas correspondências só chegavam ao destinatário já no ano novo. Na minha opinião esta empresa já deveria ter sido privatizada pelo governo a muitos anos, hoje ela além de deficitária é uma fonte de corrupção e desvio de dinheiro, vide o que aconteceu nos governos do PT, que até o fundo de pensão dos funcionários foi roubado.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dr. D'.

    Havia até recentemente uma agência de correios e centro de distribuição no Tem-Tudo. Não sei a situação atual, com o abandono do local. A construção do atual edifício sede na Cidade Nova colaborou com a saída do antigo Paço.

    Colecionava-se envelopes, selos e cartões postais. As meninas também os papéis de carta temáticos.

    Já há algum tempo, o carro chefe dos correios é o serviço de entrega de encomendas, via SEDEX. Também alvo dos "amigos do alheio".

    As caixas de correio eram realmente um espetáculo a parte. Os carteiros conheciam todos da vizinhança. Muitas vezes o chamávamos pelo nome. Quando saíam de férias, o substituto geralmente se enrolava. Muitas vezes tive que ir no centro de distribuição pegar correspondência.

    Hoje em alguns lugares largam a correspondência de qualquer jeito (quando entregam).

    ResponderExcluir
  7. Para se ter uma ideia da credibilidade dos Correios de outrora, anos atrás, como gostava de jogar xadrez e não tinha disponibilidade de tempo nem de parceiros, me filiei ao Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro, para jogos por correspondência. Nesse caso, no lugar do relógio, o tempo para cada jogada era marcado a partir de apenas 1 dia após a postagem, não eram aceitas desculpas que os Correios demoraram a entregar. Nessa época era a instituição que gozava de maior credibilidade junto à população.

    ResponderExcluir
  8. Em tempo, pessoal tem que se decidir desde quando existe corrupção no Brasil. Desde 1985, 2003 ou 1500.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no item fundos de pensão tem os que lembram da suspeita Privataria Tucana.

      Excluir
    2. Augusto corrupção no Brasil sempre existiu, se intensificou após a proclamação da república, porém nunca foi tão intensa como nos governos do PT, tanto em quantidade de casos, quanto em volume de dinheiro roubado e desviado, com seus principais dirigentes e lideranças inclusive condenados pela "justiça". Justificar que os outros também roubaram é o que o PT e seus partidários afirmam, porém não deixam de ser ladrões ou apoiadores do roubo, sinto o maior desprezo por pessoas que votam e apoiam políticos deste partido.

      Excluir
    3. Sinto o maior desprezo por pessoas que votam e apoiam políticos como o atual presidente.

      Excluir
  9. Não consigo entender a razão, mas só consigo publicar comentários a partir do meu celular; quando tento faze-lo pelo laptop, aparece a mensagem " Ocorreu um erro ao publicar seu comentário".
    Só que o site é rigorosamente o mesmo, vai entender ...

    ResponderExcluir
  10. Que saudades de receber uma carta!

    ResponderExcluir
  11. Meu último cartão-postal foi enviado de Parati (ainda não era com "y"), na década de 80.
    Desde que falaram que até e-mail está fora de moda que ando querendo voltar às cartas, só de pirraça.
    Quem tinha acesso ao ensino regular realmente era melhor na gramática do que o pessoal de hoje. Os demais recorriam a um(a) "escrevinhador(a)" como é o caso mostrado no filme Central do Brasil".

    ResponderExcluir
  12. Na época pré - email/ mensagens de texto/ WhatsApp era desejável, exigido e necessário escrever bem para a correta comunicação, fosse no trabalho ou tratando de assuntos pessoais.
    Com o advento desses meios de comunicação "alternativos", "a vaca (que já estava no caminho) foi para o brejo" definitivamente...É de assustar a quantidade de erros de português e, tão ou mais grave, a incapacidade de articulação de ideias das novas gerações

    ResponderExcluir
  13. Os Correios hoje são um pálido reflexo de antigamente. As razões devem ser várias, mas para o usuário isso não importa. Eu mesmo estou sofrendo as consequências disso.
    No fim do ano passado, comprei um livro pelo site da Estante Virtual. O livreiro era em Teresópolis. O livro levou 43 dias para chegar aqui. O livreiro fez várias reclamações durante esse tempo, mas a desculpa dos Correios era sempre a mesma: aguarde o fim do prazo previsto. Só que o prazo era 12 dias. Por fim, o livreiro me reembolsou o valor que paguei. Só de sacanagem, o livro chegou um dia depois desse reembolso. Aí paguei-o de novo ao livreiro.

    ResponderExcluir
  14. Agora mesmo, eu comprei um outro livro no dia 01/07. O prazo de chegada era 14/07. Como não chegou no prazo, entrei no rastreamento e descobri que o livro estava desde 07/07 parado numa agência, esperando que eu o fosse pegar. Na época eu havia pegado COVID. Ontem fui até lá na agência e descobri que ela estava fechada, só abrindo semana que vem. Nem sei se o livro ainda estará lá.
    E como não ando de ônibus, por causa da COVID, vou ter de pagar táxi para ir e voltar à agência. Ou seja: você paga o frete da mercadoria e ainda tem de pagar táxi para pegá-la. Sai mais caro do que o livro em si.

    ResponderExcluir
  15. Também ontem fiquei sabendo que uma compra feita pela Internet por mim foi para a mesma agência e está aguardando que eu a pegue. Desse jeito, não vale a pena comprar nada pela Internet.

    ResponderExcluir
  16. Eu não coleciono cartões postais, mas tenho muitos que enviei ao longo dos anos, nas minhas viagens. Eram endereçados a minha mãe, mas após o falecimento dela eu os trouxe para casa.

    ResponderExcluir
  17. Augusto, 10:53h ==> o problema acho que não é desde quando há corrupção no país. Certamente é desde 1500. O problema é a quantidade dela. Corrupção tem até na Dinamarca, na Nova Zelândia, no Japão. Só que lá isso é exceção e aqui é regra institucionalizada, sistêmica, endêmica e cultural.
    Agora, que durante o governo do PT a coisa piorou, lá isso é verdade. Deixou de ser algo meio que debaixo dos panos e virou tsunami.
    E mesmo agora, no governo do Bozo, a coisa continua. Só que com a PGR omissa propositalmente, a PF aparelhada, a Câmara dos Deputados fazendo ouvido de mercador, nada é investigado. E como alguém já disse: se não há investigação, para todos os efeitos práticos não há corrupção.
    Quantos delegados da PF foram afastados por investigarem delitos cometidos pelo governo ou por seus asseclas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, o problema não é "este ser mais corrupto do que aquele". Todos são, mas é notório que alguns são mais blindados do que outros. O que se blindou os tucanos em oito anos é comparável com os três anos e meio atuais... Falam horrores de Furnas, por exemplo. Que teria sido uma das "inspirações" para a Petrobras.

      Fora quando se roubava e não podia ser noticiado ou investigado sob risco de "desaparecimento"...

      Excluir
  18. citar a "telerj" doeu. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Eu me lembro de empresas cujos produtos ou serviços eram muito bem afamados. Era o caso da Brastemp, dos Correios, da VARIG, da Light. Outras sempre foram mal afamadas, como o DETRAN, a CEDAE, o INSS, a CEF. A situação de algumas delas hoje mudou, ou para pior ou para melhor. Uma empresa que reputo boa atualmente é a Naturgy (gás). O serviço 1746 da Prefeitura também é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os produtos da linha branca da Brastemp, que tinham a percepção (merecida) de qualidade, já não são há muito tempo " uma Brastemp".
      Defesados tecnologicamente e de baixa qualidade geral, foram superados pelos de origem coreana (Samsung e LG).

      Excluir
  20. Com o advento da internet a maioria das contas de serviços é disponibilizada eletronicamente, baixada, e impressa pelo contribuinte. Apenas as contas da light são entregues pelo funcionário, já que optei pelo modo digital. Quanto às caixas de correspondência externas, elas são o alvo de crackudos e moradores de rua., pois o metal é facilmente comercializado nos ferros-velhos. Mas voltando ao costume de escrever cartas vejo que muita coisa foi perdida, principalmente com relação à própria prática de escrevê-las. São tempos de abreviações, neologismos toscos, e uma total ausência de normas gramaticais. É possível reconhecer uma pessoa pela forma de escrever. Um texto por simples que seja denota o nível de instrução de quem o escreve. Mas é muito divertido "passear" pelo universo do "a gente fomos", do ""concerteza", e do "nada haver", "visse"?

    ResponderExcluir
  21. Compro muito na Estante Virtual e nunca tive problemas. Nem em compras em grandes plataformas. Sou um sortudo neste aspecto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro no Estante Virtual também há vários anos e nunca tive problemas. De 2021 para cá é que eles começaram. Talvez esteja ligado ao bairro onde moro, por causa do perigo de roubo. Quando tento comprar pela Internet, em muitos casos recebo a mensagem de que a compra não pode ser entregue no meu endereço.

      Excluir
    2. Aí está o segredo, compras nas grandes plataformas.
      Dificilmente há problemas.

      Excluir
    3. Hélio, o local onde mora é seguro, bem policiado, e não há qualquer notícia de assaltos na região. Talvez o site esteja desatualizado. O problema maior é a sujeira e a proximidade da favela. Pobreza não deveria ser sinônimo de sujeira, mas no Brasil é. Nesse caso o preconceito é justificável.

      Excluir
  22. Como o comentário do Lino foi publicado achei justo publicar o do Cesar, mas encerro os comentários sobre a política atual.

    ResponderExcluir
  23. Um assunto que pode ser de grande interesse para os cariocas, principalmente os saudosistas, é a possibilidade de construírem o estádio do Flamengo no terreno do antigo gasometro em S. Cristóvão. Poderíamos sonhar com uma real recuperação do entorno e consequente reativação da Estação Barão de Mauá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi decidido que no terreno no antigo gasômetro será construído um grande terminal que será voltado para ônibus e VLT, cujos serão estendidos até lá. As obras deverão começar no início do próximo ano. Além disso será construída uma linha de VLT entre a estação de Metrô da Voluntários da Pátria e a Gávea. A idéia é a integração do VLT com o Metrô e atender a demanda de passageiros da região e desafogar o trânsito da Gávea e Jardim Botânico.

      Excluir
    2. Esse estádio no Gasômetro, perto do terminal Gentileza, seria mais um balão de ensaio do clube para forçar uma condição mais favorável na licitação do Maracanã, que, aliás, foi divulgada nesta semana. Claro que para setores políticos da cidade e do estado seria uma bênção, com promessas de superfaturamento e afins.

      Não acredito que façam um estádio de porte médio tão perto do Maracanã e, principalmente, de São Januário. Relativamente falando, claro.

      Excluir
    3. Imagino um dia de jogos simultâneos nos três estádios. São Cristovão e adjacências irão parar.

      Excluir
  24. Este blog tem como objetivo o resgate e a divulgação da memória do Rio e o Luiz faz bem em não publicar comentários de cunho político que sejam ofensivos. Todavia sua atitude acertada não é suficiente para ocultar o clima de tensão política que toma conta do país. Devemos manter a serenidade antes de mais nada. Convicção política não é na maioria das vezes associada ao caráter de cada um.

    ResponderExcluir
  25. Como sou espírito de porco, vou malhar novamente em ferro frio, mas já esperando que não resulte em nada: se eu fosse o Luiz, gostaria de saber quão interessante são as postagens aqui feitas. E a melhor maneira de saber isso é pela quantidade de comentaristas diferentes que opinam sobre a postagem. Só hoje, até agora (15:15h) já temos três Anônimos. São três pessoas diferentes, é a mesma postando três vezes, ou é o quê? Imagine que todos resolvam se identificar como Anônimo e uma postagem receba 30 comentários. Quantas pessoas diferentes os fizeram? Não teria como se saber.
    Por isso, acho que ninguém deveria postar como Anônimo, até por deferência ao Luiz. Se o comentarista não deseja se identificar com seu nome real, então que escolha um pseudônimo: podem ser originais, como Maria Antonieta, Casanova, Don Juan, Pablo Escobar, Mata Hari, ou comuns, como Sergio Ronaldo, Vitor Gabriel, Maria do Socorro, Raimundo Nonato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma coisa aconteceu com o blog que quando tento logar com a conta do goggle como anteriormente recebo a seguinte mensagem: “ Não foi possível fazer login para comentar. Verifique se as configurações do navegador permitem o login. Saiba mais. Você pode comentar anonimamente ou com seu nome e URL.”

      Excluir
  26. Com a COVID, os serviços de entrega dispararam e viraram coqueluche. Assim como os assaltos feitos por bandidos disfarçados de entregadores. Hoje em dia uso entrega de farmácias, de supermercado, de sacolão, de refeições, até mesmo de pastel com Coca-Cola (aqui em frente de casa um morador armou uma tenda e vende pasteis deliciosos). Tudo o que não depende dos Correios funciona às mil maravilhas. Comme il faut.

    ResponderExcluir
  27. Tenho um colega que trabalha na DHL da Alemanha. Está felicíssimo, não só com a empresa como por ter ido embora do Brasil. Ele tem uma coleção e recebe pessoalmente compras feitas por ele no mundo todo, inclusive dos países árabes, da Rússia, da China, de países do sudeste asiático (Tailândia, Myanmar, Vietnam) e das antigas repúblicas soviéticas. Mas quando tenta enviar algo para o Brasil é um caos, por causa da burocracia da Receita Federal, da falta total de critério na cobrança de impostos, e de nunca se saber quando a Receita vai liberar o material.

    ResponderExcluir
  28. Fora de foco: estou enviando para o seu privado uma foto de 1920 dos trilhos da E.F. Rio D'Ouro em frente à igreja da Penha. Eles chegavam até o ramal de "Maria Angu". Pode dirimir muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  29. Helio, no meu celular aparece como “default” de remetente o Anônimo. Às vezes escapa e o comentário vai assim.Tenho que excluir o comentário e fazer de novo. No computador o “default” é Saudades do Rio.

    ResponderExcluir
  30. Tanto no meu desktop quanto no celular, o default é "Anônimo". Mas aí clico na setinha ao lado e mudo para "Nome/URL". Digito meu nome, clico em "Continuar" e aí digito o meu comentário.

    ResponderExcluir
  31. Excelente postagem.
    Eu sou um filatelista, que também coleciona envelopes circulados com propaganda de hotel. É muito interessante verificar, baseado nos carimbos aplicados nos envelopes, que a entrega de correspondências na primeira metade do século XX era eficiente. E na época a grande maioria era transportada por trem.
    Hoje uma carta registrada e postada no Rio de Janeiro, chega a levar até 15 dias de circulação até Juiz de Fora (185 Km de distancia). Agora uma carta postada na França (cidade de Clapiers) circulou por 13 dias até chegar em Juiz de Fora.
    Vai entender?

    ResponderExcluir
  32. Durante a COVID mandei um postal para o interior da Argentina. Postei em março chegou em outubro!

    ResponderExcluir
  33. Joel, você tem foto da Rio Douro na altura de Inhaúma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho alguma coisa. Não existem muitas fotos das estações da Rio D'Ouro e muitas são parciais. Entre Triagem e Inhaúma o leito da Rio D'Ouro funcionava em linha dupla. A partir daí era em linha singela até Pavuna. A reurbanização e a duplicação da Automóvel Club na primeira metade dos anos alterou muito a região e em Inhaúma não foi diferente, já que a atual pista de descida em direção a Del Castilho era a pista original e funcionava em regime de mão dupla. No trecho no entorno do cemitério alguns imóveis ainda são do Século XIX.

      Excluir
    2. Joel, pode me fornecer para que eu publique no blog de Inhaúma?

      Excluir
  34. Luiz, vc tem o contato do Joel? Poderia passar meu e-mail para ele? Não gostaria de colocar aqui na página.

    ResponderExcluir