Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

O TÚNEL DO PASMADO

À medida que a cidade se expandia para Copacabana e além, após a abertura do Túnel Velho (Alaor Prata), em 1892, seguida da abertura do Túnel Novo, (galeria Engenheiro Coelho Cintra), em 1906, com o aumento do número de habitantes e o de automóveis, houve necessidade de abertura de mais túneis.

Em 1949 foi aberta a outra galeria do Túnel Novo (Marques Porto). Três anos depois foi aberto o Túnel do Pasmado, tema de hoje. Mais adiante ainda foram abertos os túneis Sá Freire Alvim (Barata Ribeiro-Raul Pompeia) e Major Rubens Vaz (Tonelero-Pompeu Loureiro).


Hoje temos mais uma estupenda fotografia, aproximadamente de 1940, enviada por Richard Hochleitner, a quem o "Saudades do Rio" mais uma vez agradece.

À direita, entre as árvores, vemos as cúpulas do Pavilhão Mourisco, que foi construído durante o período de Pereira Passos, em 1906, para servir de café-concerto. Ficava iluminado todas as noites, tendo, nos fundos, o Teatrinho de Marionetes, um carrossel e um ringue de patinação (este, por muitos anos, foi a sensação da cidade).

O Pavilhão Mourisco, cujo estilo de construção era neo-persa, nada tendo de mourisco, foi que deu origem ao trecho do bairro até hoje conhecido como Mourisco.

É importante observar, ainda, que o Pavilhão Mourisco, por iniciativa de Cecília Meireles, por volta da década de 1930, abrigou uma biblioteca infantil que, além do salão de leitura, tinha um setor de manualidades (modelagem, pintura, desenho), um de brinquedos e jogos, além de uma sessão de cinema toda quinta-feira.

Embora fora do traçado para abertura do Túnel do Pasmado, foi demolido.

O prédio com as torres brancas era a antiga sede do Botafogo, demolida nos anos 50 e que veremos em outras fotos mais abaixo. Mais para a esquerda o Clube Guanabara com sua piscina de água do mar.

No morro podemos observar os anúncios dos "Chapeos Cury", da "Agfa" e parte do anúncio da "Firestone".

A Av. Beira-Mar terminava exatamente em um largo (cul-de-sac) formado pela Sede do Botafogo e o Pavilhão Mourisco. Já o Guanabara tinha entrada pelo seu prédio antigo, na Av. Pasteur.

Segunda conta o Gustavo Lemos, a mansão que vemos no Morro do Pasmado foi construída em 1913 pelo empresário Caetano Pinto da Fonseca Costa, filho do Marechal João da Fonseca Costa, Visconde da Penha, e neto de Manoel Antonio da Fonseca Costa, Marquês da Gávea.
Após a morte de Caetano, a casa foi habitada por seu filho, Almirante Ayres da Fonseca Costa. Os herdeiros do almirante, entre eles o médico Ayres da Fonseca Costa Filho, ficaram com a casa.


Projetado em 1938 pela Comissão do Plano da Cidade, chefiada pelo Engenheiro José de Oliveira Reis, teve a primeira explosão para sua abertura na gestão do Prefeito Hildebrando de Araújo Góis, em 1947. A obra deslanchou no mandato de Mendes de Morais e só foi concluído em 1952, na gestão de João Carlos Vital.

Li em algum lugar que foi o primeiro túnel no Brasil e, dizem, no mundo, projetado por uma mulher, a engenheira Berta Leitchick. Liga a Avenida das Nações Unidas, na Praia de Botafogo, à Avenida Lauro Sodré. Aberto sob o Morro do Pasmado, facilita o acesso ao Túnel do Leme e, portanto, a Copacabana. Possui 220 metros de extensão e 20 de largura. Possui o nome oficial, que ninguém usa, de Túnel André Luís dos Santos Filho, antigo engenheiro da Prefeitura.

Segundo o “Correio da Manhã”, “no início dos anos 50, a construção do Túnel do Pasmado, a cargo da Municipalidade, importará na demolição da sede do Clube Guanabara e a da sede do Botafogo, embora seja mantida a piscina olímpica deste clube.

Com a abertura do túnel os bondes deixarão de passar pela Rua General Severiano para que não houvesse interferência de tráfego com os veículos procedentes do túnel."

Em setembro de 1950 o “Correio da Manhã” noticiava o início das obras do viaduto do Pasmado. Teria 25m de vão livre, sendo constituído de duas pistas independentes, uma para o tráfego de automóveis e outra para os bondes.

Em janeiro de 1952 a Cia. Ferro Carril do Jardim Botânico publicou um anúncio: “Aviso ao Público. Devido às obras da Rua General Severiano, em frente ao Túnel do Pasmado, que impossibilitam o tráfego normal da linha 4 – Praia Vermelha até seu ponto terminal, até a conclusão das obras o transporte dos passageiros no trecho acima citado e nos dois sentidos, será feito por meio de baldeação.”

Meses adiante decidiu-se que os bondes não mais utilizariam a General Severiano e deveriam seguir pela Av. Pasteur. Mas como as obras nesta última não haviam terminado, os bondes que servem a Praia Vermelha foram suspensos, obrigado a todos que se dirigem à Praia Vermelha/Urca a tomarem um ônibus, cuja passagem é mais cara que a dos bondes.

A inauguração oficial do Túnel do Pasmado foi em março de 1952.

Com 210 metros de comprimento por 22 de largura, tinha 375 pontos de luz, dispostos em 53 filas transversais e 7 longitudinais, proporcionando a mais perfeita distribuição luminosa. A General Electric e a Byington, prestaram colaboração no projeto, instalação e fornecimento do material de iluminação.

No início só dava mão para Copacabana. Havia uma faixa elevada, no meio do túnel, teoricamente para o túnel ser de mão e contramão, que atrapalhava o trânsito. Mas, em muitas ocasiões, o túnel funcionou em mão e contramão.

Entretanto, mesmo no período de mão única dentro do túnel, para o tráfego de bondes, mantinha-se a situação chamada de “mata-paulista”: os bondes trafegavam na contramão no Túnel Novo. Outro problema na época era a inexistência do Túnel Barata Ribeiro-Raul Pompeia (que seria o Túnel Sá Freire Alvim), obrigando todo o tráfego de veículos seguir, no final da Barata Ribeiro, pela Rua Djalma Ulrich até a N.S. de Copacabana e daí seguir em contramão para Ipanema, tal como já faziam os bondes.

Nesta fotografia colorizada pelo Nickolas Nogueira, vemos o Túnel do Pasmado já funcionando, com o trânsito em mão-dupla. Segundo nosso especialista Rouen os automóveis que aparecem são: Standard Vanguard, Fiat 1100, Fiat, Citroën e Pontiac (à direita).

Curioso notar que a sede do Botafogo ainda estava de pé. Era uma construção com um primeiro pavimento bem baixo, quase como um porão habitável e um segundo andar com grandes janelas ou portas, com um telhado de ardósia ou cobre no estilo dos anos 10 e 20 e quatro torretas que na foto parecem estar na armação.

Nesta foto colorizada pelo Conde di Lido, vemos a outra boca do Túnel do Pasmado. Nas pistas sentido Mourisco vemos um Citroën 11 (é o mais perto do meio-fio, com as “divisas de cabo” na grade); O pequeno esportivo é um MG TD; Na frente do MG, já entrando no túnel, um Chevrolet 38 (provavelmente, carro de praça);A traseira de carro que aparece dentro do túnel (canto inferior direito da foto) me parece de um Chevrolet 53;

Nas pistas sentido Copacabana vemos o carro mais claro, que é um Ford 1949; os dois carros logo ao lado do Ford são Chevrolet (provavelmente 1946-1948). Acho que a identificação foi do Jason ou de obiscoitomolhado.

À direita vemos o Educandário Santa Therezinha, mantido pela Santa Casa, e que tinha a função primordial de recolher e dar educação a órfãs abandonadas. O edifício foi projetado por Bittencourt da Silva e inaugurado em 1866. Com a saída da instituição religiosa, o prédio foi por muitos anos arrendado pelo colégio Anglo-Americano. Depois ali funcionou a Casa Daros, que foi vendida para o grupo Eleva Educação.  

À esquerda fica o campo do Botafogo.


Em foto colorizada pelo Conde di Lido vemos que a Favela do Pasmado ainda não tinha “descido” para o lado da Av. Beira-Mar.

Esta sede do Botafogo, que foi demolida nos anos 50, foi substituída por aquela sede que tinha o ginásio e a piscina, onde havia sensacionais competições de natação e water-polo (lembram-se do Szabo) e, no ginásio, estupendas competições de basquete e voleibol, tanto masculino e feminino (eu era um assíduo frequentador dessas competições nos anos 60/70).

Mais adiante esta nova sede foi demolida nos anos 90 para a construção daquele horroroso prédio espelhado, o Centro Empresarial Mourisco, apelidado de “Ferrero Rocher”.


No Morro do Pasmado havia uma favela que ocupava os dois lados do túnel. Iniciada no final da década de 20, se expandiu nos anos 50.

A foto mostra o lado da Rua Lauro Muller.


Outra foto da mesma época da anterior. A favela foi removida em 1964, com seus moradores sendo removidos para a distante Vila Kennedy, perto de Bangu. 

Nunca me atrevi a usar aquela passagem subterrânea. Quando saía do estádio do Botafogo caminhava até o sinal de trânsito existente em frente àquele posto de gasolina do Touring para atravessar a rua.


A favela foi removida pelo governo Lacerda e, no Morro do Pasmado, foi construído um belo parque público na administração Marcos Tamoio, com um mirante (em certa época houve um grande escândalo por conta de um suposto namoro dentro de um carro envolvendo um jogador do Botafogo – depois jogou n Flamengo, e um ex-jogador, atualmente comentarista da TV Globo).

A foto é do incêndio provocado, sob controle do Corpo de Bombeiros, nos barrados já abandonados por seus moradores, tal como presenciei da janela de casa o incêndio da Catacumba.

Na década de 90 o parque ganhou o nome de Yitzhak Rabin, político pacifista israelense, morto por um dos seus, fanático de direita, que não aceitava a paz com os palestinos. Mais recentemente no alto do Pasmado foi construído um Memorial do Holocausto.

A foto mostra obras de modificação na Av. Beira-Mar, ainda com a sede do Botafogo no local. Foram muitas intervenções nesta área a fim de melhorar o tráfego. Mudava o Secretário de Transporte e havia obras. Anos adiante, no final da década de 60, a construção do Viaduto Pedro Alvares Cabral fez outra grande modificação.


Este era o aspecto da região nos anos 70. O Clube Guanabara, o Túnel do Pasmado, a antiga sede com piscina e ginásio do Botafogo, o Viaduto Pedro Álvares Cabral e, à direita, o Cinema Guanabara.

109 comentários:

  1. As duas primeiras fotos são de um tempo em que realmente o Rio era lindo.
    Dão uma impressão de tudo mais calmo e bem organizado mesmo com os problemas da época.
    Atualmente com aquele monstro do Ferrero Rocher e o grande volume de tráfego a região é feia.

    ResponderExcluir
  2. Vou levar um tempo para processar a quantidade de informação contida no post.
    Fotografias estupendas.

    ResponderExcluir
  3. A rua General Severiano foi literalmente cortada ao meio. A linha de bonde da Praia Vermelha foi a primeira linha da Jardim Botânico a ser erradicada em 03 de Setembro de 1962.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Passamos tanto por um local e nem desconfiamos da história por trás dele.

    A história do "mata-paulista" já foi devassada em outras postagens.

    Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Volto mais tarde para ler os comentários. Me chamou atenção o "Camões" da foto 9.

    ResponderExcluir
  6. O conjunto Ginásio/Piscina da antiga sede do Botafogo no Mourisco era harmonioso e bonito, acho que projeto do Oscar Niemeyer.
    (chegou a ser apelidado de mata-borrão)
    Pelo que me lembro, chegou a funcionar - ainda dentro da sede no Mourisco - uma churrascaria, salvo engano a Estrela do Sul.

    ResponderExcluir
  7. O horroroso prédio que ocupou o terreno dispensa comentários e o grande volume da sede Mourisco Mar, onde fica a piscina olímpica e a churrascaria Fogo de Chão, contribuiu muito para deixar feia/descaracterizar a região.

    ResponderExcluir
  8. Não lembro desde quando passei a frequentar Botafogo. Com certeza há mais de vinte anos. Infelizmente muito do que está relatado no texto já era história. A filial da churrascaria Estrela do Sul da General Severiano funcionou depois do fechamento da filial da Praia de Botafogo, esta frequentada por mim durante alguns anos. Mas, por algum tempo, as duas foram contemporâneas.

    ResponderExcluir
  9. Na última foto, vista de cima, 3 propagandas: Cinzano entre os Refrigerantes Crush e a Coca-Cola. Chama a atenção a (pouca) quantidade de veículos e uma vegetação até razoável para um local da Zona Sul.

    ResponderExcluir
  10. PS: o Botafogo Praia Shopping completa 24 anos na próxima quinta, dia 23.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de morar perto, frequentei muito pouco nesses 24 anos, fui com certeza mais à anterior Sears do que ao Botafogo Praia Shopping, talvez em parte pela implicância com os lances de escada rolante (o apelido de Botafogo "Escada" Shopping não é à toa) e fundamentalmente por ter o Rio Sul, maior e mais completo, também muito perto.

      Excluir
    2. Eu ia mais no cinema, mas também livraria e lojas de departamento. A praça de alimentação achava fraca. Preferia ir, enquanto funcionou, na Estrela do Sul. Andava mais um pouco, mas estava mais perto do metrô ou do ponto do ônibus para voltar para casa.

      Excluir
    3. O Rio Sul, por estar "depois" do túnel, sempre foi contramão para mim. Até hoje, nunca fui.

      Excluir
    4. As opções de restaurantes/lanchonetes do Rio Sul são interessantes e, já há alguns anos, de salas de cinema também.

      Excluir
  11. Em 1965 eu aprendi a nadar na sede do Mourisco, mas antes disso minha mãe quis que eu fizesse as aulas de natação no Guanabara. Porém a profundidade da piscina e as águas escuras, quase negras, da piscina me assustaram.### FF: Dia complicado o de hoje. Fui bem cedo ao Supermercado Guanabara no Andaraí, e durante a minha permanência uma voz no alto-falante discorria de forma solene sobre a razão de um feriado "tão importante" e criado por razões ideológicas. Como sempre, uma narrativa fantasiosa sobre "Zumbi" elevando-o a um patamar fantasiosao de "herói nacional". Em um país onde a educação tanto a pública como a privada foram reduzidas a um nível desprezível graças à doutrinação ideológica, nada mais surpreende, "visse?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel : E do dia da Bandeira , escutou o auto -falante dizer alguma coisa ?

      Excluir
    2. Claro que não, isso "não daria Ibope", não é mesmo?

      Excluir
  12. Quando criança eu tinha a moderna sede Mourisco do Botafogo FR como referência da chegada aos túneis e, consequentemente, a Praia de Copacabana estava logo ali.
    Na ultima foto vemos o que deve ser um ex-chifrudo pegando embalo para subir o viaduto. O motor à diesel colocado nesse modelo de ônibus deu o que falar.

    ResponderExcluir
  13. Os túneis foram obras muito importantes. Imagino que o tráfego para Copacabana/Ipanema tinha que contornar o morro do Pasmado pela rua da Passagem.
    Como ela era estreita nos anos 40/50 devia ser um caos.
    Depois os que fossem para Ipanema/Leblon no fim da Barata Ribeiro tinham que desviar para a Copacabana.
    Mário, frequentei a Estrela do Sul do Mourisco onde era a sede do Botafogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, obrigado pela confirmação da Estrela do Sul, eu tinha quase certeza, mas a memória as vezes nos prega peças ...

      Excluir

  14. Na linha de anúncios de aperitivos nas décadas de 60 e 70, me lembro do Cinzano, do Martini e do St. Raphaël ( que se auto intitulava "l'a apéritif de France").

    ResponderExcluir
  15. Na coluna “Há 50 Anos” do Jornal O Globo há a transcrição de editorial de 10 de Novembro de 1958 que dava à favela o nome de “Favela da Prefeitura”, pois, segundo a antiga notícia a PDF se omitiu desde o aparecimento do primeiro barraco surgido logo após a abertura do túnel e em pouco tempo o morro estava tomado de casebres.
    Queixava-se o jornal da inércia do poder público.
    Lacerda, com a Sandra Cavalcante, articularam uma "maneira mais rápida" de acabar com a favela, cujos moradores foram removidos para a Vila Aliança e Vila Kennedy.

    ResponderExcluir
  16. Na primeira foto sozinho em destaque e na segunda foto abaixo do letreiro da GESSY, aparece um letreiro com o nome "Cury"; alguém sabe o que era?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas na minha memória tem alguma coisa de produto de beleza com essa marca sobre as penteadeiras de antanho. algo do tipo pó de arroz e/ou "rouge".

      Excluir
    2. Achei um fabricante de chapéus com esse nome e logo. Olhando a ampliação da foto, parece haver mesmo um chapéu acima do letreiro.
      " .... A fábrica de chapéus Cury surgiu em Campinas em 1920 e por vários anos foi a grande referência de chapéus no Brasil. Teve seu auge nas décadas de 40 a 60, quando chegou a ter 800 funcionários em sua linha de produção."

      Excluir
    3. Não leu o texto completo, lá diz que se trata de uma chepelaria.

      Excluir
  17. Nos tempos de taxista parei algumas vezes na porta do Canecão, mas não consegui me enturmar na "máfia" que controlava as boas corridas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na teoria, o transporte via táxi a partir de casas de show, rodoviárias, aeroportos, etç é de funcionamento muito simples e fácil de organizar: basta formar 02 filas, uma de passageiros, outra de táxis.
      O primeiro passageiro da fila de passageiros entra no primeiro táxi da fila de táxis e assim sucessivamente.....
      O ótimo funcionamento desse esquema em muitos outros países que tive a oportunidade de visitar atesta sua viabilidade.

      Excluir
    2. Pois é , mas na pratica não era assim. Tinha um sistema paralelo de filtragem que direcionava o passageiro considerado bom, que era chamado de " boneco quente" para um dos carros do esquema que as vezes nem estava correndo fila.

      Excluir
    3. "boneco quente" é ótimo.
      Na verdade, Mauro, a gente sabe esses esquemas paralelos ocorrem direto aqui no Rio, prejudicando tanto o profissional honesto (a maioria) quanto o passageiro.
      Enfim ...

      Excluir
  18. Revisitando a postagem de 30/10 sobre a TV Rio, lembro que o Luiz questionou de onde teria sido tirada a foto 1 e na época não se chegou a uma conclusão. Aproveitando o tema "Pasmado", fui dar uma pesquisada na região e descobri (eu não conhecia) que existe uma luneta no Forte Duque de Caxias que, dependendo da sua capacidade de aproximação e direcionamento correto poderia ser mais uma opção. Vista aqui...https://encurtador.com.br/hmqzV

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, texto e imagens esclarecedores. Quando nasci, já existiam todos os túneis citados.

    ResponderExcluir
  20. Mário, na legenda da primeira foto há a descrição dos anúncios: "Chapeos Cury".
    Quanto à organização dos táxis no Rio não funciona. Em qualquer grande evento querem cobrar "no tiro", desprezando o taxímetro.
    Outro dia o GMA contou uma experiência dessas na saída do Maracanã.
    Eu mesmo já tive que discutir com um na saída do Maracanã. Como estava com meu filho e dois amigos dele que deram uma "dura" no motorista a corrida foi pelo taxímetro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, se eu tivesse lido direitinho estava lá a descrição:
      "... No morro podemos observar os anúncios dos "Chapeos Cury", da "Agfa" e parte do anúncio da "Firestone".
      Shame on me ..
      Na Rodoviária também é muito complicado o esquema de táxis, talvez seja o pior lugar.
      O que falta mesmo é disposição para fiscalizar e punir.

      Excluir
    2. Nos shows de sexta e ontem no Nilton Santos os taxistas só cobravam corridas "no tiro". Para o Méier, ali "do lado", não saía por menos de 150 reais. Para Copacabana, 350 reais ou até mais...

      Excluir
    3. Muito caro, mas nesta equação entram também a falta de transporte público e a falta de segurança, que aumentam a disposição a pagar das pessoas.

      Excluir
  21. A foto 1 é espetacular.
    A foto 7 mostra uma favela bem cuidada.
    Na maioria das fotos o túnel tem carros nos dois sentidos.
    Boas colorizações do Conde di Lido e do Nickolas.

    ResponderExcluir
  22. Os túneis:
    Túnel Velho # 1892
    Túnel Novo galeria 1 # 1906
    Túnel Novo galeria 2 # 1949
    Túnel do Pasmado # 1952
    Túnel Barata Ribeiro - Raul Pompeia # 1960
    Túnel Tonelero - Pompeu Loureiro # 1962
    70 anos separam o primeiro do último.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Túnel Major Rubens Vaz foi aberto ao tráfego em Abril de 1963.

      Excluir
    2. Sim, Inaugurado em 1962, foi entregue ao tráfego em 21 de abril de 1963.

      Excluir
  23. A título de registro:
    Eu não sabia e só vim a perceber ontem que os comentários que ultrapassam o de número 200 não são mais exibidos na rolagem da tela, sendo necessário clicar no "botão" [Carregar mais ...] ao final da página para exibi-los.
    Isso aconteceu nas duas últimas postagens:
    sexta-feira, 17 de novembro de 2023 MIRANTE DONA MARTA, com 213 comentários e
    segunda-feira, 13 de novembro de 2023 UM PASSEIO POR COPACABANA DOS ANOS 70, com 202 comentários.

    ResponderExcluir
  24. Isto aqui já foi melhor. Várias fotos sem identificação dos carros.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Saudosistas. A quantidade de Tuneis construídos na cidade, ainda não atende as necessidades da cidade para uma melhora do trânsito. Acho que poderia ser construídos outros tuneis para melhorar a interligação da cidade entre ZN&SU, ZN&ZO, ZS&ZO, principalmente para o Metrô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chovendo no molhado:
      Mais metrô, mais BRT , mais VLT , mais "tudo", recuperação e aumento da malha ferroviária existente, construção dos túneis, viadutos, corredores e faixas passagem necessários.
      Caríssimo, demorado, difícil, mas não impossível.

      Excluir
  26. Em Campo Grande está em construção a ligação expressa entre a Estrada da Caroba e a Estrada da Posse, com a implantação de um túnel de 600 metros, com duas galerias, sob o Morro Luiz Bom. Além disso, também está sendo criado um mergulhão no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Estrada do Monteiro. Estas novas rotas irão permitir o escoamento de tráfego de veículos mais eficiente na região, diminuindo o tempo de deslocamento e facilitando a circulação no centro de Campo Grande e melhoria de acesso entre a Av Brasil e o caminho para o Recreio/Barra.

    ResponderExcluir
  27. Sobre o que é comemorado hoje, trechos tirados de texto que não é de site de direita: "a vida de Zumbi é cercada de incertezas, e diferentes versões sobre sua origem e trajetória coexistem..." e tem versão de sua história "contestada devido à falta de evidências concretas".
    "Alguns historiadores questionam se Zumbi seria o nome do guerreiro ou uma designação para quem assumisse a liderança do quilombo... documentos holandeses mencionam uma autoridade em Palmares registrada como 'Dambij', sugerindo que Zumbi poderia ser um título" (lembrando que holandeses dominaram por um bom tempo o território onde fica Palmares).
    Ou seja, contra ou a favor não se tem certeza de nada sobre uma história lá do século 17, tendo cada lado a versão que interessa para sua ideologia. Uns elevando e outros tentando destruir a lenda.
    A única certeza é que esse povo tem o direito de escolher o 20 de Novembro como a data para comemorar as suas difíceis conquistas de cada dia.
    Polêmica mais ou menos como a do Tiradentes e o 21 de Abril, só que com republicanos contra monarquistas, com os primeiros colocando o referido num pedestal talvez bem acima do real, pela necessidade de um herói para a causa e os monarquista até hoje querendo "enforcá-lo" e "esquartejá-lo" quanta vezes for necessário para diminuir o máximo possível a história da Inconfidência, e defendendo até a absolutista Dona Maria I, então futura A Louca, porém já naquele tempo bastante gananciosa em relação ao ouro da Colônia, a exemplo de seus antecessores.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia.

    Algumas regiões do estado ainda estão sem luz desde sábado, quando uma tempestade atingiu a região metropolitana da capital. Protestos interrompem o trânsito na subida para Petrópolis.

    Quinta é a manutenção anual da Cedae. Previsão para amanhã chega aos quarenta graus.

    Nos últimos anos, entre 2012 e 2016, foram inaugurados túneis ligando regiões da zona oeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: na mesma época foram inaugurados dois túneis no centro. O Marcello Alencar (extensão do mergulhão da Praça XV) e o Rio 450.

      Excluir
  29. Bom Dia ! Hoje dei um role no CEASA do Irajá. Fui ver se achava um pé de groselha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Mauro.
      Segundo o site [ https://www.agro20.com.br/groselha/ ], bem completo e interessante, o Brasil é o quarto maior produtor mundial da fruta.
      Conseguiu achar?

      Excluir
  30. Os inúmeros casos de falta de energia elétrica que tem ocorrida revela o que todos sabiam: o sistema não suporta a quantidade de ligações clandestinas. O descaso das autoridades competentes com um problema que vem crescendo "cobrou a conta", e essa situação vai forçar uma providência enérgica sob pena de ocorrer um "apagão geral". Cadeia para quem fizer ligações clandestinas, sejam elas em condomínios de luxo ou nas favelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O “gato” obviamente não atende a qualquer padrão mínimo de instalação e fornecimento e aí causa rompimento de cabos, curtos-circuitos, incêndios, sobrecarga na rede e interrupções no fornecimento de energia..
      Sempre houve “gato” mas não havia “intermediação” e agora, em várias “comunidades”, as milícias cobram pela energia desviada a exemplo do que fazem no fornecimento de tv a cabo & internet pirateados e na distribuição de bujões de gás, por exemplo.
      O “gato” é comum em áreas nobres “no asfalto”. A diferença é que, fora de zonas de risco, as concessionárias se quiserem podem/conseguem fiscalizar e atuar para cobrar.
      Nas áreas urbanas dominadas pelo crime organizado, os obstáculos colocados ao acesso e trabalho das concessionárias de distribuição impedem qualquer atuação.
      Fábricas de gelo por exemplo, buscam áreas de milícia para escaparem do custo da energia usando “gatos”; outros negócios, pequenos comércios, fazem o mesmo.
      O furto de energia elétrica virou "negócio".

      Excluir
    2. Muitas vezes o "gato" (ou até "tigre" ou "leão") é feito por funcionário(s) da empresa de energia com "QI" especializado.

      Mas a grande maioria que ainda está sem energia, especialmente em Niterói, São Gonçalo, Saquarema e Ilha Grande, entre outros, não tem a ver com felinos.

      Excluir
    3. Mário, o combate à corrupção no Brasil virou uma questão de suma importância e de segurança nacional, sob pena de o Brasil em pouco tempo deixar de existir como nação. O "gato" é o menor dos problemas do Brasil quando se sabe que há uma avalanche de problemas que envolvem corrupção. Não acredito que essa chaga possa ser resolvida satisfatoriamente "pelos caminhos naturais". O que mais revolta não é a certeza de que ela está presente nos menores detalhes da vida pública brasileira, mas a maneira natural como ela é aceita passivamente pela sociedade brasileira.

      Excluir
  31. Fora de Foco:
    Da série (que não existe, mas poderia)
    "Este não é um país para ser levado a sério"
    UOL hoje
    " Entidades lançam movimento para impedir fim do parcelado sem juros….. pesquisa da CNC segundo a qual 90% DOS LOJISTAS VENDEM PARCELADO SEM JUROS, enquanto, segundo o Datafolha, 75% dos consumidores fazem compras na modalidade."

    O Brasil é assim o único país do mundo em que, no comércio, o parcelamento de pagamentos não tem custo para o consumidor, os comerciantes - todos devotos de São Francisco de Assis - arcam com o custo, diminuindo ou zerando sua margem de lucro em benefício do consumidor. que paga em suaves parcela fixas, 5, 10 12 ou mais ! ! sem juros, a sua dívida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de, por óbvio, pagar os juros embutidos no preço, o cidadão se entope de parcelas das mais variadas compras e aí vai pagar os juros estratosféricos do "crédito rotativo" do cartão ao parcelar a dívida.

      Excluir
    2. Mário quem não sabe administrar suas contas, não deveria ter cartão de crédito. Conheço pessoas que podem ganhar todo o dinheiro do mundo, que mesmo assim ficam no vermelho e deixando de pagar suas contas, agora mesmo foi publicado na mídias que várias celebridades estão em débito com bancos e com impostos.

      Excluir
  32. Mário, não há almoço grátis. Os prejudicados são os que pagam a vista, que compram pelo preço cheio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria mais, os prejudicados são também os que poderiam se beneficiar de um preço menor pagando à vista e são impedidos por essa mentira de mesmo preço.

      Excluir
  33. Post de 13 de novembro de 2019, sobre os bondes na contramão do túnel novo:
    https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2019/11/mata-paulista.html

    ResponderExcluir
  34. Sentei para ver o jogo tranquilo, sem expectativa nenhuma.
    Briga na torcida, não separaram direito os torcedores argentinos dos brasileiros, normal, incompetência da organização, vida que segue.
    Começa o jogo, eu frio, vamos à pelada.
    Aí, com 5 minutos, já estou na ponta da cadeira pedindo para um jogador brasileiro "rachar" um argentino ...
    Não tem jeito, com a Argentina é diferente ...
    Enfim, vamos voltar à calma, tranquilidade, e ... porrada neles!

    ResponderExcluir
  35. Uma vergonha.
    Em qq jogo separam as torcidas.
    A violência impera.
    Que semana: Taylor Swift, facada em Copa, tumulto no Maraca e ainda querem sediar grandes eventos.
    Deprimente. Lamentável.

    ResponderExcluir
  36. A não separação das torcidas é incompreensível.
    No intervalo, segundo o que entendi da reportagem da Globo, foi o jogo de empurra de sempre: CBF, Polícia e o Consórcio do Maracanã empurram uns para os outros a responsabilidade.

    ResponderExcluir
  37. E para completar, mais uma derrota, a terceira seguida ... ah, o futebol brasileiro ....

    ResponderExcluir
  38. Sem palavras. Talvez depois de dormir...

    ResponderExcluir
  39. Organização zero.
    Civilidade zero.
    Laterais zero.
    Criatividade zero.
    Finalizações dois.
    Comportamento zero.
    Mão na cara dez.
    Nervosismo dez.
    Como diz o Sr. Lino: Emerson, Carlos Augusto, Joelinton, Jesus, Raphinha, Guimarães, Magalhães, etc, nem no banco ficariam de times do passado, imaginem titulares da seleção.

    ResponderExcluir
  40. Não é surpresa para ninguém que a seleção brasileira de futebol há vários anos vem sendo usada por um "consórcio" composto por dirigentes da CBF e um um grupo de empresários de futebol para valorizar "direitos federativos" de muitos jogadores pertencentes aos últimos e auferirem lucros astronômicos com isso. Jogadores de nível mediano que não jogariam em times de várzea no Brasil e que atuam no exterior, passam a ter uma valorização absurda em razão de uma convocação para a seleção brasileira. O negócio é milionário, vem acontecendo há quase vinte anos, e o resultado disso dispensa comentários. Nunca concordei com isso, e sinceramente torço por um "fracasso acachapante" da seleção brasileira. O pior é que uma há claque idiotizada que contribuiu substancialmente para esse "status quo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parace que "a ficha não caiu" para a grande maioria: não importa se o técnico da seleção for o Diniz, o "Sunda", ou o "Birunda", pois ele será apenas uma figura decorativa com pouco ou nenhum poder de decisão. A decisão final e efetiva será sempre a que "for determinada pelo "esquema".

      Excluir
  41. Os jogadores que que atuaram são de um nível insignificante para o tradição brasileira, autênticos ""Zé das couves" e "Zé manés".

    ResponderExcluir
  42. Bom Dia ! Mario, consegui achar a groselha sim ! Só que depois de encomendar, devo esperar que seja trazida para o Rio.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia.

    Hoje Niterói faz 450 anos. O ucraniano "fake" deve estar a toda...

    Sobre o jogo de ontem, ainda não tenho opinião formada. Dormi de noite e acordei pensando que tinha perdido o primeiro tempo inteiro. Liguei a TV e vi que a partida havia atrasado. Depois descobri o motivo.

    Ontem o time até que jogou "menos pior" do que contra Uruguai e Colômbia. De novo, perdeu em uma jogada aérea. Ontem deveria ter tirado o Rodrygo, não o fez...

    Foi o último jogo de eliminatórias do Diniz. Se foi o mesmo o último, só saberemos nos amistosos.

    Hoje volta o brasileiro, com emoções para vascaínos. Também tem jogo das faixas no que sobrou do Maracanã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Milton Teixeira "descascou" a comemoração do aniversário de Niterói, dizendo que só virou vila no século XIX, com D. João VI...

      Excluir
    2. Esse Milton Teixeira se acha o dono da verdade.

      Excluir
  44. Sobre a escalação da seleção, "é o que temos para hoje". Há muitos anos não temos atacantes brasileiros protagonistas em nível mundial. Em breve, poderemos ter. Mas não atualmente. Caio Rolando era coadjuvante no Barcelona e não deveria ter saído de lá. Virou protagonista por um tempo no PSG, mas logo veio alguém melhor, o Mbappé.

    Temos uma boa geração de goleiros. Mas não é o suficiente.

    ResponderExcluir
  45. FF: e a Cedae adiou novamente a manutenção prevista para amanhã. Ficou para a próxima semana, se não mudarem de novo.

    Corre o risco de fazerem na semana do Natal...

    ResponderExcluir
  46. Que escândalo foi esse narrado na legenda da foto do incêndio?

    ResponderExcluir
  47. O "prestígio" que a seleção brasileira de futebol detém é condizente com o nível de idiotização dos torcedores. Acredito que no plano espiritual Nelson Rodrigues deve estar pensando: "Eu tinha razão quando disse que os idiotas iriam dominar o mundo". Stanislaw Ponte Preta também no plano espiritual deve ter pensado: "Isso é o resultado de as pessoas ocuparem os lugares errados. No meu tempo isso não acontecia".

    ResponderExcluir
  48. Um empate ou vitória do Brasil por placar mínimo também seriam resultados normais pelo que foi o jogo.
    A seleção argentina, campeã do mundo, não é isso tudo não, ontem se defendeu muito bem e fez o gol em cima de uma clara deficiência do time brasileiro, a jogada aérea.
    Não temos craques indiscutíveis e sim bons jogadores, alguns muito bons, que vão bem em seus clubes.
    Assistimos nos últimos anos seleções de outros países inferiores em termos de material humano à disposição do técnico apresentarem desempenho superior à nossa.
    Falta-nos organização, um técnico que consiga implantar um padrão de jogo definido, regular, consistente.
    Faço uma pergunta: em qualquer jogo da seleção nos últimos anos foi possível prever minimamente como iríamos jogar, quais jogadas se repetiriam, como o time se movimentaria com e sem a bola ?
    Acho que não; agora lembrem-se da Bélgica de 2018 e da Croácia de 2022: todo mundo sabia como iriam jogar, féis a seus padrões básicos de jogo, com as variações que o desenrolar do jogo pedia/permitia; já a seleção brasileira ...

    ResponderExcluir
  49. FF: Hoje 60 anos do misterioso assassinato de John Kennedy! Aos pouco vão sendo liberados arquivos secretos. Luiz tem o laudo da autópsia do Presidente.

    ResponderExcluir
  50. Sobre o jogo de ontem , tá feia a coisa! Dos 10 do grupo 7 se classificam e 3 pra repescagem? No meu tempo a gente sabia o time da Seleção e ignorava os Ministros do STF. Hoje....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... a gente sabia o time da Seleção e ignorava os Ministros do STF'"
      Perfeito, sinal dos tempos em que vivemos,

      Excluir
    2. Não chega a tanto. Seis classificam direto e o sétimo vai para a repescagem. Dependendo do confronto, praticamente mais uma vaga certa.

      Acho que essa proporção descabida de classificados levou a um relaxamento maior do planejamento por parte da CBF.

      Para quem vê o copo meio cheio, lembra que as últimas eliminatórias complicadas foram as das copas de 1994 e 2002...

      Excluir
  51. Fabinho, David Neres, Carlos Augusto, Douglas Luiz, ALex Telles, Renan Lodi, Emerson Royal, Bremer, João Pedro, Pepê, Lucas Perri, Adryelson, podem ser jogadores úteis para times, nunca para a seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a valorização de seus "direitos federativos" certamente encheram "as burras" dos detentores de tais direitos, bem como as de seus "associados".

      Excluir
    2. Quase metade dos citados são laterais, direitos ou esquerdos, posição há mais tempo com falta de jogadores de destaque, desde Cafu, Maicon e até o atualmente preso Dani Alves na direita. Na esquerda, as dinastias de Roberto Carlos e Marcelo.

      Hoje, quem?

      Excluir
  52. Depois da decepção de 2006 tudo foi ladeira abaixo. A era Dunga foi um desastre e o "professor Tite" pegou o "Cai-Cai" como líder e deu no que deu.

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Saudosistas. Na noite de ontem só prestou o pré-jogo, o resto para minha avaliação não pode ser chamado de jogo de futebol.
    Uma pena que a quantidade de PMs era bem pequena, meter a porrada em Argentinos (que são folgados, mal educados e metidos a valentes), foi muito pouco, poderiam ter batido muito mais, pelo que sei a briga começou na arquibancada devido um grupo deles vaiarem o hino Nacional, que já é um bom motivo para apanharem.
    O tal de De Paul é um seboso, se eu sou o Joelinton, quando o juiz deu o cartão vermelho para ele, eu diria para o juiz para ir rever o lance no VAR, se não eu iria acabar com o jogo. Se ele dissesse que não reveria, virava as costa começaria uma briga em campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, também teve o caso de uma muchacha lourox (loura oxigenada) ter praticado injúria racial com uma atendente. Foi parar na Polinter de Benfica.

      Excluir
  54. A FIFA deveria punir com rigor a CBF e, consequentemente, a Seleção Brasileira, com perda de pontos, e nos demais jogos com portões fechados, sem público mesmo. Talvez até com a perda do mando de campo, não sei por quantos jogos.

    E punir quem foi o intelijumento que permitiu que a torcida argentina estivesse no meio da torcida brasileira. Em jogos do Brasileirão, no Maracanã mesmo, isola-se (e perde-se) uma parte do setor justamente para evitar proximidade e confronto entre "torcedores" em busca de brigas.

    Mais uma vergonha para o mundo ver nossa incapacidade de gerir grandes eventos. Sem falar a que ocorreu dentro de campo, um time ruim toda a vida, já caiu a máscara desse elenco pobre em qualidade e rico em estrelismo.

    Punição exemplar a todos os envolvidos!!!

    ResponderExcluir
  55. Acho que ontem os grandes culpados foram os brasileiros que não isolaram a torcida argentina e que vaiaram o hino argentino. Não foram eles que vaiaram o nosso hino.
    Acho essa rivalidade com eles uma babaquice. Tenho amigos argentinos, adoro Buenos Aires, o cinema, a comida e os vinhos argentinos.
    A racista deve ser exemplarmente punida, é claro.
    O comportamento de alguns jogadores brasileiros também deixou a desejar, a começar por um Diniz enlouquecido na lateral.
    Chega de preconceito.

    ResponderExcluir
  56. A atual "safra" de jogadores brasileiros, excetuando uma ou outra posição, está relativamente fraca. Repito: há mais de dez anos não tem UM jogador brasileiro com protagonismo no futebol mundial. O último foi o Ronaldinho, atrapalhado pela eliminação do Atlético Mineiro na semifinal do mundial de 2013 pelo Mazembe... Um pouco antes, tinha sido o Kaká. Caio Rolando nunca foi ou será eleito melhor do mundo. Temos potencial com Vini Jr, Rodrygo ou até o Endrick.

    Digam um lateral de destaque, direito ou esquerdo, para a seleção...

    Volantes até temos. Falta fazer jogar. Os atacantes saem novos daqui e fazem quase toda a carreira lá fora. Essa é a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: provavelmente daqui a menos de um mês o Marcelo será atração no mundial de clubes pelo seu passado no Real Madrid, se jogar (espero que jogue).

      Excluir
  57. Para não perder a piada:
    11 meses de Governo Lula e o Brasil já está pior que a Venezuela.

    CLASSIFICAÇÃO
    1 ARG
    2 URU
    3 COL
    4 VEN
    5 EQU
    6 BRA
    7 PAR
    8 CHI
    9 BOL
    10 PER

    ResponderExcluir
  58. Los brasileños abuchearon nuestro glorioso himno, por eso reaccionamos. La policía nos golpeó violentamente. El año que viene la multitud brasileña va a Buenos Aires a animar por su selección de fútbol. Entonces golpearemos con gusto a los brasileños. Viva la Argentina! Abajo el Brasil.

    ResponderExcluir
  59. Ainda acho que um técnico competente, utilizando uma boa parte dos jogadores que vêm sendo convocados (sem Carlos Augusto, Douglas Luiz, ALex Telles, Renan Lodi, Emerson Royal, Bremer, João Pedro, ..por aí) consegue formar um time competitivo, que não nos fará passar vergonha.
    Vai continuar faltando criação no meio de campo, mas dá para competir.
    (Ah, e chega de Marquinhos e Tiago Silva, por favor.)

    ResponderExcluir
  60. Vinícius /Rodrigo /Gabriel Martineli /Endrick /Casimiro /Gabriel Magalhães /Eder Militão /Lucas Paquetá/Raphinha /Gabriel Jesus /Bruno Guimarães / o proprio Joelinton, são bons jogadores e titulares de seus clubes de primeira linha do futebol.
    Dá para formar um time + competitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três machucados, dois deles com pelo menos uma convocação, e um afastado por suspeita de apostas.

      O resto estava na lista de ontem.

      Excluir
    2. Os que não estavam na lista de ontem: Vini Jr, Casemiro, Militão (contundidos) e Paquetá.

      Excluir
    3. E fizeram bastante falta, Casemiro e Paquetá para formar um meio de campo mais consistente, Militão no miolo de zaga quem sabe marcando o "baixinho" Otamendi e Vini Jr para o ataque em uma noite que Rodrigo estava mal.
      Militão, Rodrigo e Vini Jr. jogam com o futuro técnico e Casemiro jogou muito tempo com ele.
      Paquetá não é craque, mas atualmente não temos outras opções melhores na posição.
      O calcanhar de Aquiles vai continuar sendo a falta de laterais.

      Excluir
  61. Essa é a pior seleção brasileira de todos os tempos, sem nenhuma dúvida. O garoto pede ao pai para levá-lo ao jogo para ver quem atuar, como em nossos tempos? simplesmente não tem ninguém. Não seremos mais campeões do mundo tão cedo.

    ResponderExcluir
  62. As duas últimas eliminações em Copas do Mundo, em 2018 para Bélgica e ano passado para a Croácia, seleções européias de segunda prateleira e que nunca foram campeãs mundiais, reflete a pobreza técnica de nossa seleção, há tempos sem um jogador protagonista.

    ResponderExcluir