Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

PRAIA DE BOTAFOGO

 


A Praia de Botafogo, em foto garimpada pela Conceição Araújo, era assim por volta de 1930. Aqui à direita vemos a igreja da Imaculada Conceição e bem à esquerda, no alto, as sedes do Guanabara e do Botafogo.

Mais uma vez temos uma postagem com a colaboração dos amigos especialistas do Rio Antigo. Conceição Araújo garimpou esta linda fotografia de Guilherme Santos, na Brasiliana Fotográfica, acervo do IMS, mostrando a Praia de Botafogo, com um bonde na esquina da Rua Marquês de Olinda.

A foto é por volta de 1930, pois é possível observar que a estátua do Cristo Redentor está em construção. O bonde é da linha “Copacabana”, que foi extinta muito cedo, e tem o nº de ordem 96.

Vemos, ao lado do bonde, o prédio onde funcionou a “Escola Amaro Cavalcanti” (em "alta" o letreiro é bem legível). O “Correio da Manhã” noticiou em 1929 que esta escola se adequou à “Reforma do Ensino de Fernando Azevedo”, a grande lei que modificou as normas educativas das escolas municipais, trazendo novos processos pedagógicos aliado a uma profunda irradiação de educação social. Deu, então, à antiga “Escola do Aperfeiçoamento”, uma organização mais ampla.

Na adaptação do prédio a este novo endereço houve grande contribuição dos fornecedores, com doações ou abatimentos de preços dos materiais, atendendo a finalidade dos cursos gratuitos oferecidos.

Os cursos seriam em três turnos, das 8 horas até as 22 horas. Amparado pelo esforço e dedicação incansável da administração municipal, pela boa vontade e competência do corpo docente especializado, desejo de aprender do corpo discente e com o auxílio inestimável do Comércio, a Escola Amaro Cavalcanti contribuirá para a execução do grande Código de Educação Social que é a Lei Fernando de Azevedo, conclui o jornal. 

Porém este prédio, que tinha como endereço "Praia de Botafogo nº 296", durou pouco tempo, como veremos abaixo.


Vemos, em detalhe, o bonde "Copacabana", nº 94.

No lugar do casarão da Escola Amaro Cavalcanti foi construído, em meados da década de 1930, o Edifício Pimentel Duarte, que aqui vemos num aquarela de Felisberto Ranzini.

E falar no Pimentel Duarte é obrigatório nos debruçarmos sobre as pesquisas do amigo Rouen, Claude de Fondeville, fã nº 1 deste prédio.

Conta o Rouen que o número original do prédio era 290 e o que foi construído em seu lugar em 1982, o Centro Empresarial Botafogo, adotou o nº 300, como estratégia de marketing. 

A entrada do Pimentel Duarte, preparada para receber veículos, possuía uma ampla marquise em cimento armado, a fim de abrigar os automóveis em dias de chuva. 

Em toda área havia uma belíssima geometria na colocação dos mármores e a entrada era atapetada em desenho geométrico.  Mais adiante as portas sociais dos dois apartamentos de três quartos, localizados na parte dos fundos.

Este edifício possuía três plantas distintas a saber:

• Pavimento térreo com duas unidades de dois quartos localizadas na parte frontal.
• Ainda no mesmo pavimento duas de três quartos na parte dos fundos, porém sem varanda.
• Nos nove pavimentos que se seguem todos são iguais, ou seja, de três quartos com uma varanda na sala.
• No topo havia um apartamento para o “concierge”. Havia também uma área livre bastante grande no último piso e creio que este local era usado para a colocação de roupas a serem secadas. Além de um depósito, ali se localizam a casa de máquinas dos dois elevadores e duas caixas d’água perfazendo um total de 20.000 litros.

Conforme o projeto dos arquitetos Paulo Pires e Paulo Santos da construtora Pires & Santos & Cia. o edifício Pimentel Duarte foi um dos primeiros a serem construídos na Praia de Botafogo (1936).

Esta fotografia é de autoria do amigo Rafael Netto e foi feita com o propósito de comparação com a imagem da aquarela. Foi feita em 2007 e publicada no seu saudoso fotolog "Ontem e Hoje".

Vemos uma panorâmica da Praia de Botafogo. Como já se comentou bastante, a bucólica região se encheu de prédios, a partir do Pimentel Duarte, que foi construído em 1936 e depois de passar por abandono, acabou sendo demolido no início da década de 1980, para a construção do Ed. CAEMI, atual Centro Empresarial Botafogo, o edifício maior no centro da foto.

Para a esquerda da imagem, os grandes blocos do Ed. Coral e adjacentes bloqueiam a vista da Pedra da Gávea. Nos espaços entre os edifícios, existem o casarão do antigo Colégio Andrews, e o terreno vazio deixado pela demolição de um casarão no início dos anos 90, usado como estacionamento.

Do lado oposto, o gigantesco Ed. Argentina domina a paisagem. Entre eles, a igreja da Imaculada Conceição permanece no mesmo lugar, mas não reina mais sobre a praia como outrora.


Aproveitando a vizinhança reproduzo esta foto, que é o resultado de uma pesquisa do Rouen, na primeira década do século XXI, sobre a localização da mansão do Dr. Miguel Couto, na Praia de Botafogo.

Acompanhando a foto acima para nos localizar temos começando pela esquerda:

• Na frente das 4 palmeiras que vemos, dentro de uns 10 anos os arquitetos Paulo Pires e Paulo Santos que se assinam Pires, Santos irão entregar o Ed. Pimentel Duarte ao proprietário homônimo.

• A Rua Marques de Olinda esquina com a Praia de Botafogo.

• A casa da esquina onde atualmente existe um edifício com o nº 284 e uma série de lojas e sobrelojas abandonadas.

• A tão procurada residência do Dr. Miguel Couto onde atualmente temos o Ed. Vitória, de nº 280, erguido no final dos anos quarenta.

• Um edifício pertencente a Igreja ao lado.

• A igreja Imaculada Conceição.


Aqui vemos a qualidade da pesquisa do amigo Rouen. Foi uma perda incalculável para a história do Rio a desativação dos fotologs do Terra, onde havia tanto sobre o Rio de antigamente.

Neste interessante desenho da planta de situação vemos a área total do imóvel na qual podemos observar com espanto e diria até com admiração que a área ocupada pelo edifício propriamente dito era praticamente somente 1/3 da área do terreno total.

Temos então em legenda:

1 – Entrada social

2 - Entrada de serviço para acesso ao terreno pelo lado direito e para o edifício com entrada pelas duas laterais.

3 – Entrada para a garage.

4 _ Play-ground onde foram mantidas as palmeiras das quais eu me referia.
Pontos  interessantes a considerar:

• Pela entrada social os veículos possuíam acesso para a deixar o passageiro sob uma grande marquise na entrada do Hall sem que os passageiros pegassem chuva. Vamos encontrar este tipo de solução em alguns edifícios construídos nesta época.

• A entrada de serviço era feita lateralmente inclusive não se tinha acesso por esta parte do prédio senão pela entrada 2.

• Manutenção das palmeiras lá existentes e criando-se um pequeno parque com play-ground, coisa pouco encontrada nos edifícios da época.

 • O play-ground possuía também uma entrada lateral própria em 4.

• Existência de uma garagem para os moradores, o que somente veríamos aparecer na década de 50. A notar que depois de estacionar o veículo a pessoa caminhava pela área interna do edifício passando pela parte traseira da garagem e em seguida pelo Play.

(Desenho: Arquitetura e Urbanismo -- Órgão Oficial do Instituto de Arquitetos do Brasil).


E terminamos com esta colorização do Nickolas, com destaque para o Ed. Pimentel Duarte, reinando na Praia de Botafogo.

Mais uma vez os agradecimentos aos colaboradores.



70 comentários:

  1. Qual seria o valor da "cota condominial" de cada unidade do Pimentel Duarte? As vagas de garagem eram "na escritura" ou no condomínio? De quantos banheiros dispunham cada unidade? São perguntas que só podem ser respondidas por quem teve acesso ao condomínio ou a seus dados.

    ResponderExcluir
  2. Botafogo nessa época das fotos era o bairro mais nobre da zona sul com belas mansões e a avenida Beira-Mar embelezando o bairro.
    Aquela área perto do morro do Pasmado antes da abertura do túnel também chamava a atenção com as sedes do Botafogo e do Guanabara além do palacete Mourisco.

    ResponderExcluir
  3. Informações de Luiz Henriques em 2007: "Olha, eu não sei como deixaram demolir o prédio, mas eu me mudei pra Mq. de Olinda em 1974 e ele passou quase dez anos semiabandonado. Os jardins cheios de mato e, apesar de ainda impressionante, sua portaria e fachada mostravam os sinais de um longo descaso. Quebrei o braço pulando seus murinhos, aos 9 anos - nós crianças sempre o pulávamos pra não ter que dar a volta na esquina quando íamos pra Praia de Botafogo. Sempre o achei grande e imponente e sempre quis saber porque algo de tão óbvio luxo havia decaído tanto.
    Interessante notar que quando cheguei, em 1974, o lado ímpar da rua (o do Pimentel) tinha ele, seus jardins e depois era só casa até o 45 e o 61. Ainda nos anos 70 eram casas habitadas e cheias de vida. Nos anos 80 começaram a virar Academia de Filosofia e acabaram indo ao chão. Do outro lado da rua sempre teve umas casas-fantasma. Agora vai ser o Sírio & Libanês que vai pro chão."
    ________________________________________

    ResponderExcluir
  4. No passado era comum prédios que dispunham da apartamentos no térreo. Esses apartamentos possuem atualmente uma desvalorização de até 30% atualmente em razão de inúmeras desvantagens, entre as quais a falta de privacidade e a falta de segurança, em um país onde a propriedade privada é "relativizada" em função de objetivos inconfessáveis. Se ainda estivesse de pé o Pimentel Duarte, os apartamentos no andar térreo certamente seriam alvo de arrombamentos, furtos, e invasões, por parte de criminosos "amparados pelas benesses do Poder Público."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus avós paternos moraram - desde o final da década de 40 até meados da década de 70 - em um apartamento na Rua Barata Ribeiro, térreo e de fundos, que tinha varandas no lado externo da sala e dos dois quartos, que davam (sala e quartos) para um pequeno jardim, impecavelmente cuidado.
      Nenhum barulho, a impressão era estar em uma casa, meu avô tinha uma moringa de barro que ele deixava à noite na varanda do quarto, e pela manhã a água estava ótima para beber.
      As portas e janelas que davam para as varandas e jardim ficavam abertas, não havia qualquer preocupação com segurança.
      A cota de condomínio dos apartamentos no térreo tinha uma pequena redução por não haver utilização dos elevadores.
      Outros tempos.

      Excluir
    2. .... desde o final da década de 50 até ....

      Excluir
  5. Bom dia, Dr. D'.

    Infelizmente só fui frequentar o local muitas décadas depois. De memória, a partir dos anos 2000. Mas, em quase vinte anos, fui quase um "habitué"... Frequentando cinemas e o shopping.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.
    No "terreno vazio deixado pela demolição de um casarão no início dos anos 90, usado como estacionamento." foram construídos um Novotel com frente para a Praia de Botafogo e ("nos fundos") um Ibis Budget com frente para a Praça Joia Valansi, na rua Muniz Barreto.
    O prédio da CAEMI, atual Centro Empresarial Botafogo foi projetado pelo escritório do arquiteto Edison Musa e, na minha opinião é um projeto feliz, em proporções e linhas, considerando os monstrengos envidraçados que pipocaram no bairro e pela cidade toda. (claro que eu preferiria que o Pimental Duarte, conservado e habitado, estivesse ainda lá).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora falando para o Menezes:
      O projeto dos sistemas de condicionamento de ar, ventilação e exaustão mecânica do prédio da CAEMI foi contratado com o escritório do meu ex-professor da UFRJ, Gregório Vaisberg, em que eu então trabalhava e fui o projetista responsável.
      O projeto de condicionamento de ar foi bastante convencional, um sistema de água gelada com "packaged water chillers" / bombas de água gelada e água de condensação na Central de Água Gelada do penúltimo piso, Torres de Arrefecimento no piso superior, "fancoils" (com válvulas de 3 vias) e suas respectivas redes de dutos nos pavimentos.
      A distribuição de ar nos pavimentos tipo que pude projetar foi o sonho de qualquer engenheiro de HVAC: 04 casas de máquinas por pavimento tipo com 03 fancoils em cada uma, um para zona interna + um para cada "meia" fachada, perfeito.
      P.S foi também projetada uma pequena central de água gelada para atender aos escritórios que ficavam em parte do penúltimo andar, de uso exclusivo do então presidente (e dono) da CAEMI, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, que comumente trabalhava com pequena equipe a qualquer hora da noite e fins de semana; nessas ocasiões, somente a pequena central de água gelada funcionava.
      (hoje em dia, acho que "splits" resolveriam ...)
      Bons tempos.

      Excluir
  7. Citando novamente Luiz Henriques: "Eu quebrei o braço dando uma cambalhota no murinho nos anos 70. Nenhuma criança dava a volta pela rua, todas cortavam caminho pela mureta.
    No meu tempo ele já estava semi-abandonado, embora seus corredores e portaria ainda fossem luxuosos. Alguém sabe explicar o motivo da decadência?
    O playground e a garagem eram só um terreno murado - com muro alto - e abandonado, cheio de árvores.
    E ele era cinza cor de pedra."

    ResponderExcluir
  8. Um apartamento-padrão tinha três quartos, cozinha e um único banheiro, bem de acordo com o usual da época. Havia uma agradável varanda e alguns quartos com mais de uma janela.
    O calor não era um grande problema para os moradores do Edifício Pimentel Duarte, pois há de se salientar a existência de uma aparelhagem de refrigeração central com unidades refrigerantes (geladeiras) em cada apartamento. Tal solução também foi adotada também este ano (1935) pelo Ed. Standard (ESSO) que foi o primeiro no Rio de Janeiro a possuir ar-condicionado central. Talvez o Pimentel Duarte seja o primeiro prédio de apartamentos a possuir tal equipamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ".... aparelhagem de refrigeração central com unidades refrigerantes (geladeiras) em cada apartamento."
      [https://www.flickr.com/photos/cmmf46/905384522]
      Não, com certeza geladeiras não eram ...

      Excluir
  9. Que maravilha rever o Flickr do Rouen. Vou passear por lá. Outro dia fui pescar no do FlavioM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Flickr, plantas do pavimento térreo, do pavimento tipo e ótimas fotos do Pimentel Duarte.

      Excluir
  10. Observador de Comentários9 de janeiro de 2024 às 20:01

    Nenhuma linha sobre a primeira foto que é espetacular.
    Nenhuma linha sobre o bonde da linha Copacabana. Qual era seu trajeto? Iria até a estação da Siqueira Campos, até o Leme, até a Igrejinha ou até Ipanema? Por que a linha foi cancelada?
    Onde estão os comentaristas do SDR? De férias? Só apareceram o Joel, Cesar, Mário, Augusto e o sempre presente Anônimo.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Observador de Comentários ==> lidar com documentação antiga é sempre problemático. Usando novamente o vade mecum do site do Marcelo Almirante, a primeira referência que encontrei para a linha Copacabana foi no ano de 1894, sem indicação de roteiro.

    Em 1914 há outra referência, já citando como pontos terminais a rua Siqueira Campos e o centro da cidade, provavelmente o Galeria Cruzeiro.

    Das relações de linhas em 1922 e 1930 ela não consta, surgindo novamente em 1944, já com o número 17 e trajeto Tabuleiro da Baiana, Glória, rua do Catete, Marquês de Abrantes, Praia de Botafogo, General Polidoro e Túnel Alaor Prata, voltando pelo Túnel Novo, trafegando na parte da tarde com ida pelo Túnel Novo e volta pelo Túnel Alaor Prata.

    Da relação de 1951 ela já não mais consta, nem daí em diante.

    ResponderExcluir
  12. Observadir de Comentários9 de janeiro de 2024 às 22:49

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  13. Levandouísque é o novo ministro da Justiça. O cara que implantou a audiência de custódia. Agora mesmo é que a bandidagem vai comemorar com fogos e churrascada. Estão com a vida que pediram a Deus (ou ao Diabo, tanto faz).

    ResponderExcluir
  14. Dizem que os presídios comemoraram a eleição do Lula. Não acreditei na hora. Mas motivos para isso os bandidos têm.

    ResponderExcluir
  15. E pegando carona no comentário do Hélio, o crime organizado está ameaçando paralisar as obras de construção do "Parque Piedade" caso a Prefeitura do RJ não pague a módica quantia de quinhentos mil reais. Eduardo Paes já acionou o Ministério da Justiça pedindo providências. Pode ser que seu "padrinho" Lula possa resolver a questão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o Levandouísque no MJ, provavelmente vão achar razoável o pedido da bandidagem, para descontar a dívida histórica que a sociedade tem para com ela. Meu novo lema é "Esquerda nunca mais".

      Excluir
  16. Como desgraça pouca é bobagem, o governo anunciou que a aposentadoria de quem ganha mais que um salário mínimo será reajustada apenas pela inflação do ano anterior. Nessa batida, daqui a alguns anos todos receberão de aposentadoria apenas um salário mínimo. Afinal, a esquerda sempre preconizou a igualdade de classes. Logo, está agindo de acordo com seu princípio basilar. Obviamente, isso não se aplica às elites legislativas, judiciárias e executivas. Afinal, elite é elite e eles sabem com quem se metem. Pau nos burros e carícias nos leões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em termos de previdência social, para as elites legislativas, judiciárias e executivas estamos na Noruega.
      Para as "elites" do setor privado, que são aqueles que têm direito a mais de um salário mínimo, estamos em Zimbábue.
      Lembra da combinação entre Bélgica e Índia (Belindia) ?
      Agora, o governo vai dar nó em pingo d'água para justificar e vida que segue ...

      Excluir
    2. Até novembro/2023, INPC ] acumulado nos últimos 12 meses = 3,85% (o INPC é o índice utilizado para reajuste da aposentadoria de quem ganha mais que um salário mínimo; falta o valor de dezembro para determinar o acumulado total do ano)
      Aumento do salário mínimo para 2024 já estabelecido pelo governo = 6,97%
      O aumento do salário mínimo deverá ser da ordem de 80% superior ao aumento dos valores de quem ganha mais que um salário mínimo de aposentadoria.

      Excluir
    3. Não deixa de ser justo. Aumento maior para os mais pobres para diminuir a desigualdade existente no país.

      Excluir
    4. Mas isso só vale para os aposentados? E para o legislativo e judiciário?

      Excluir
  17. Reagindo ao comentário> Observador de Comentários 9 de janeiro de 2024 às 20:01
    A primeira foto é realmente espetacular e seria mais espetacular ainda para um neófito como eu se trouxesse a marcação com identificação das principais ruas transversais à Praia de Botafogo.
    (na época da foto o corte do Morro Mundo Novo já tinha sido feito e a Pinheiro Machado chegava à praia, certo ?)

    ResponderExcluir
  18. Os esquerdopatas sempre acusaram o Paulo Guedes de prejudicar os aposentados com vistas a diminuir a despesa da Previdência Social. O Nine está carcando quem ganha mais de 1 salário-mínimo com vistas a quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visando diminuir a desigualdade social. Embora concorde integralmente com você quando critica as benesses para os poderes Judiciário e Legislativo. O Executivo, em sua maioria, recebe salários bem abaixo dos salários dos outros poderes.

      Excluir
    2. Balela. Se assim fosse, depois de tantas décadas a desigualdade social seria bem pequena.

      Excluir
    3. Meu caro anônimo, então segundo você a receita para diminuir a desigualdade social é simples: ao invés de subir quem está embaixo, diminua quem está em cima: pronto, fácil, fácil ...nivele o mais por baixo que conseguir, daí ...

      Excluir
  19. A inflação anual oficial é em torno de 4%. Por acaso aquele seu remédio que custava 100 reais passou para 104 reais? O quilo de carne passou de 50 para 52 reais? O pacote de biscoito passou de 4 para 4,16 reais? O preço da pizza passou de 70 para 72,80 reais? O quê, afinal, subiu apenas 4%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que se deve discutir é o que deva integrar o INPC.

      Excluir
    2. Quem decide isso é o governo, e sempre escolherá o que for mais conveniente para os cofres públicos. Isso me lembra a inflação do tomate, da época do Delfim Netto, que tirou o tomate da relação de produtos usados para medir a inflação, alegando que como o preço do tomate aumentou muito o povo parou de comprá-lo e portanto não faz sentido mantê-lo na relação.

      Algo mais sub-reptício deve ser feito hoje em dia: no início de janeiro o IBGE verifica o preço médio de 1 kg de arroz de "n" marcas. Com o poder de compra diminuído, durante o ano surgem novas marcas, de qualidade e preço inferiores. Aí no próximo janeiro o IBGE usa "n + m" marcas para medir o índice, que obviamente será menor que se usasse as "n" marcas originais. Ou seja, é como se num ano o IBGE usasse o arroz Tio João como referência e no ano seguinte usasse o arroz Compadre Severino.

      Excluir
  20. A gente pensa que a grande espoliação que o governo nos impõe é através de impostos. Mas na verdade é através da manipulação descarada do índice de inflação, que serve de base para o reajuste dos salários, seja automático, seja por negociação sindical.

    Se assim não fosse, o poder de compra do salário-mínimo, que usa para reajuste esse índice manipulado, seria hoje igual ao da época de sua criação, em 1942. Mas recentemente li um estudo dizendo que para haver essa igualdade de poder de compra o salário-mínimo teria de ser 5 vezes maior do que é. Motuvo: índice de inflação falso, manipulado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Culpa do Nine ou de todos os governos desde a década de 40?

      Excluir
    2. De todos, inclusive os do PT, que arrotam defender os aposentados e os pobres. Mas na prática se dedicam a corrupção. Igual a vários outros, sempre criticados pelos esquerdopatas.

      Excluir
  21. Você aí, que está lendo essas revoltadas e mal traçadas linhas, consegue fazer hoje o que conseguia fazer há 30 anos? Estou falando em poder de compra e não em saúde. Mas como não? Seu salário não foi sempre reajustado pela inflação oficial e até mesmo pouco acima dela? Qual o mistério, então? Cartas para a redação.

    ResponderExcluir
  22. Enquanto isso, o Nine empenhou 34 bilhões de reais para as emendas parlamentares, usadas para corrupção. Mais 5 bilhões para o fundo partidário. Dinheiro para corrupção sempre tem.

    ResponderExcluir
  23. O Nine empenhou? Tás de brincadeira. O Congresso do Lira é que fez isso. O Nine, que não é flor que se cheire, é refém do Lira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem empenha é o Executivo. O PT sempre se alia ao Centrão e ao Lira quando se trata dos interesses deles mesmos, políticos. O Nine não manda em nada, nem na própria casa, onde reina a Janja. Nem os tapetes de casa ele escolhe. Mas durante a campanha falou que ia transformar o Brasil em Noruega (linguagem figurada, bem emtendido). Está transformando em Somália, inclusive com grande preocupação com os direitos dos presidiários, como vimos recentemente.

      O Nine é macaco velho e sabia que ficaria refém do Lira. O PT votou em peso nele para presidente da Câmara. Portanto, não pode usar o poder do Lira como desculpa.

      Excluir
    2. Lula sabe que é refém. Dilma bateu de frente com o Cunha e foi derrubada por um motivo imensamente menos grave (inclusive usado por outros presidentes), independentemente da sua incompetência.

      Excluir
  24. Saí para fazer compras. Como há mais de trinta anos, indo a vários lugares pesquisando preços. Só não trouxe cenoura, que está um absurdo. Inhame também. Solução comprar substitutos.

    ResponderExcluir
  25. Durante a campanha o Nine disse que o povo voltaria a comer picanha. Por enquanto, está comendo pé de galinha. Já os políticos e magistrados estão comendo lagosta e faisão. Mas já estão planejando um upgrade.

    ResponderExcluir
  26. O governo de Hitler ficou para sempre marcado na História pelo Holocausto, não importa o quanto ele levantou a Alemanha, tirando-a de um caos econômico e de depressão na autoestima e transformando-a em potência em poucos anos.

    Da mesma forma, o governo petista ficou marcado na História pela corrupção, sem a contrapartida de evolução econômica do país.

    ResponderExcluir
  27. Acompanhando os comentários postados no blog nos últimos anos a respeito da conjuntura brasileira, independentemente de quem esteja na presidência (já estabelecido que o presidente não faz o que planeja/deseja e sim o que o congresso deixa fazer) é evidente a falta de confiança da maioria nos três poderes (bem como na mídia, o "quarto poder").
    Pior do que a falta de confiança, é a crescente falta de esperança que a situação venha/possa mudar.
    É triste chegar à idade mais avançada tendo esta perspectiva do país que filhos e netos herdarão.

    ResponderExcluir
  28. O dia que um Deputado,Vereador, Senador e outros do nível, ganharem 5 mil,quero ver quem fica em Brasília...Povo burro,País do jeitinho,corrupção...cada um merece o País q tem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Erick.
      Você, eu, nossos comentaristas e uma boa parte da população brasileira, que dá um duro danado todo dia e já aprendeu para que lado aponta o nariz, não merecemos.
      Mas, é o que temos.

      Excluir
    2. O problema é que eles mesmos decidem quanto devem ganhar, quais benefícios merecem ter, e quem tem poder para barrar isso também lucra com tais decisões. Portanto, jamais se oporá a elas. Só mesmo uma revolução sangrenta para terminar com esse estado de coisas. Por bem, não vai. Certas coisas só terminam na marra.

      Excluir
  29. Boa tarde!!!

    Suderj informa: preparando para sair de Saquarema, onde passei uma semana inteira de Sol, na piscina e praias de Saquarema e Itaúna, na companhia de vários amigos que tenho aqui desde a época do 2° grau, faculdade, de trabalho e convivência por toda a vida. Não tenho do que mei queixar, churrascos, picanha, camarões e ótimos cafés da manhã.

    Voltando para a realidade do Rio, mas muito feliz por saber que posso retornar sempre e que serei recebido da mesma forma que estou saindo.

    Amigos e boas conversas evitam doenças, tenham a certeza disso!

    Quanto a postagem, ótima como sempre! Botafogo é pouco conhecido por mim, mas sempre bom conhecer seu passado.

    Já o papo da (má) política e das mazelas cariocas e brasileiras, deixo para outro dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De hoje até pelo menos sábado existe a possibilidade de chuvas isoladas na cidade do Rio. Amanhã a temperatura pode chegar aos 38 graus. Na estranha cidade temporal desde anteontem com várias ocorrências.

      Excluir
    2. Tive um colega de Escola Técnica, Salim, cuja família tinha casa em Saquarema (o pai dele era na época comissário de polícia); ele e um outro colega, o Baiano (figuraça) agitavam as coisas em Saquarema.
      Eu fui em um ou dois fins de semana, mas acho que eles passavam férias de verão inteiras lá.

      Excluir
  30. Infelizmente não dá para se ater ao assunto da foto, quando a gente percebe que não tem nenhuma notícia boa que nos dê esperança de dias melhores. Ou alguém aqui acha que o amanhã será melhor do que o hoje? Manifeste-se.

    ResponderExcluir
  31. Já escrevi demais. Vou acabar com LER. Chega por hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tenho usado bastante o celular, se abusar vou acabar com PDD: ponta do dedo(*)
      desgastada.
      (*) indicador da mão direita, que é o único que uso para digitar ...

      Excluir
    2. Desde 2021 praticamente só uso o dedo, seja em celulares ou tablets. No caso, os da mão esquerda. Indicador ou médio. Fico alternando...

      Excluir
  32. Aumentando ambos os segmentos mas aumentando mais quem ganha menos algum dia acabaria a vergonha da diferença entre o salário maior e o menor no Brasil ser 200 vezes. Nos países mais desenvolvidos não chega a 20 vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, no setor público isso poderia ser feito, mas você acredita que venha a acontecer ?
      No setor privado, a maioria não ganha um centavo a mais ou a menos do que a lei da oferta e procura (não revogavel) determina.

      Excluir
    2. Deixa eu ver se entendi seu raciocínio: fiz os cálculos e descobri que minha aposentadoria vai ser aumentada em R$126,00 usando o índice de inflação de 3,4%. Segundo você e o governo, esses R$126,00 fazem com que meu poder de compra agora seja equivalente ao de um ano atrás. É isso que você quis dizer? Meu plano de saúde vai aumentar em 10,3%. Só ele já come o acréscimo da aposentadoria.

      Excluir
    3. Helio, falando em Plano de Saúde, eu era feliz e sabia!
      Saí de FURNAS em março do ano passado e atualmente pago 4x mais do que quando estava na ativa e a partir de maio deste ano, esse valor atual vai mais do que dobrar se eu e minha mulher nos mantivermos no mesmo plano.
      A realidade me pegou em cheio.

      Excluir
  33. Muito bom o primeiro tempo de Real Madrid x Atletico de Madrid.
    2x2
    Grandes jogadas, futebol de primeira.

    ResponderExcluir
  34. Muito bom o segundo tempo.
    3x3.
    Vamos para a prorrogação.

    ResponderExcluir
  35. De acordo com o Jornal do Brasil (ainda existe on line), a centenária padaria Ipanema vai acabar. Essa esquina da Visconde Pirajá com a Joana Angélica vai ganhar mais um espigão.

    ResponderExcluir
  36. Reportando-me ao comentário das 13:38, ele é mais um exemplo da pseudo-alienação de uma boa parcela da população brasileira. Um comentário fútil, frívolo, e digno de figurar na galeria de bizarrices que se tornou a grande rede. É algo como "desde que não seja no meu furico, o dos outros pouco importa".

    ResponderExcluir