Total de visualizações de página

domingo, 10 de março de 2024

DOMINGO EM IPANEMA


Até os anos 60 a Praia de Ipanema era um caos mais ou menos organizado. Embora os pedestres não tivessem vez na calçada junto à praia, com o Rebouças por construir havia muito menos gente indo para Ipanema. E os prédios eram baixos, sem os arranha-céus atuais.


Aqui o canteiro central já havia sido tomado pelos carros e começavam a surgir os arranha-céus.


Meados dos anos 70 já temos uma enorme dificuldade em estacionar. Era uma época em que se estacionava sobre todas as calçadas da cidade.


Durante a semana, mesmo com alguns prédios altos, eram tempos mais tranquilos.


Aparecem os primeiros sinais de trânsito na praia. 

22 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Não sei como deve estar a praia depois da chuva de ontem à noite com a quantidade absurda de raios que caiu. Fiquei por instantes sem sinal da TV digital, tamanha a interferência.

    Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  2. Ipanema acabou pelo excesso de gente, pela falta de educação, pela insegurança, pela desordem, pela especulação imobiliária.
    Agora estão acabando com os prédios de 4 andares para construir espigões.
    Só incautos comprarão apartamentos neste inferno que está se criando.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia ! Fui muito à praia quando jovem. Por falar em água , ontem fui a uma cachoeira lá em Tinguá. Fazia tempo que não ia para aqueles lados.

    ResponderExcluir
  4. Ipanema antes dos túneis era bem diferente, nos anos 70 era tolerável, e atualmente as vias expressas e o Metrô "trouxeram para a Ipanema" a "fina flor" da baixada fluminense, das favelas da Maré, da Pavuna, e da Penha, sem contar os "ilustres" do Cantagalo, Rocinha, Pavão-pavãozinho, e outros. Não há cristão que resista a esse tsunami.

    ResponderExcluir
  5. Nos anos 70, a calçada próxima a areia era composta por placas de cimento, conforme a foto 2. Com a inauguração da Linha Amarela, a maioria do pessoal da baixada fluminense prefere ir para a praia da Barra da Tijuca. Na minha rede em Ipanema, até comentávamos à época sobre a redução deste fluxo de gente. Eram 20, 30 descendo da calçada ao mesmo tempo, alguns até passando por dentro da quadra em pleno andamento da partida. Isso acabou.

    ResponderExcluir
  6. Mauro Marcello, se bem me lembro, eram placas hexagonais de concreto.

    ResponderExcluir
  7. Meu sonho de consumo em termos de moradia sempre foi Ipanema, em uma das duas ruas: Redentor ou Nascimento Silva, nos quarteirões limitados pela transversais: Aníbal de Mendonça e Joana Angélica.
    Eu até brincava de escolher os prédios, entre os com 4 ou 5 andares no máximo, um apartamento por andar, jardim na frente, materiais nobres na fachada ...out of my league.

    ResponderExcluir
  8. O Cesar disse tudo e eu daria destaque na especulação imobiliária. Não tem muito tempo comentei sobre o que se fez com Ipanema na administração do Marcos Tamoyo, via Faria Lima, que aliás foram respectivamente prefeito e governador indicados ("biônicos").
    Tem um filme, quase com certeza da década de 60, sobre um cidadão descrevendo o seu domingo de maneira bem irônica. Até onde a minha boa amnésia permite lembrar o bairro é Ipanema.

    ResponderExcluir
  9. eu tenho saudades de Ipanema à noite. A corrida de submarinos era sensacional, algo impossível hoje. Na época, a gente parava o carro para namorar e era tranquilo. Hoje vc sera assaltado em segundos. Era interessante ver os carros balançando com seus vidros fechados e embaçados pela respiração dos namorados. Quem não viveu isto nunca viverá. Belos tempos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de "corrida" eu nunca assisti em Ipanema, mas apenas na Barra e no Alto da Vista. Quem não desfrutou dessa "adrenalina" no passado nunca o fará. O tempo não volta...

      Excluir
  10. A solução deveria ser voltar ao feudalismo, com fossos ao redor dos condomínios fechados e povoados com répteis, desde que não importados da zona oeste. Afinal, não se pode misturar com "essa laia".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você tenha razão, só assim ficam em segurança em seus imóveis luxuosos que tanto lutaram para adquirir. Veja o que aconteceu com a região de Curicica, as Vargens, a região Olímpica, e parte do Recreio dos Bandeirantes: antes era só a milícia, mas agora também tem o tráfico cobrando pelo sinal de TV a cabo e pela internet. Não chega a ser um "feudalismo", mas é bem parecido...

      Excluir
    2. ... fina flor" da baixada fluminense, das favelas da Maré, da Pavuna, e da Penha, sem contar os "ilustres" do Cantagalo, Rocinha, Pavão-pavãozinho, e outros. Não há cristão que resista a esse tsunami."
      Augusto, sou meio fraco em geografia, você poderia me informar quais das "comunidades" acima ficam na zona oeste ?

      Excluir
    3. Anônimo respondendo à pergunta feita ao Augusto, nenhuma das comunidades citadas fica na zona oeste. É claro que você "tomou o bonde andando" e certamente não entendeu a ironia do meu comentário. Certamente o Augusto responderia, mas acho difícil...

      Excluir
  11. Boa tarde a todos!

    Tem um filme de 1978, "Embalos de Ipanema", que mostra alguns trechos do bairro, com locações na Boate Papagaio, Motel Summertime, bares Caneco 70, Paz e Amor, Castelinho, Hotel Sol Ipanema, alguns prédios em frente à praia, Rua Montenegro, e ainda uma "corrida de submarinos" na noite de Ipanema. Além da estação ferroviária de Marechal Hermes, bairro do protagonista, o surfista André Di Biasi. Tem no YouTube.

    Acabou agora Liverpool 1x1 Manchester City. Um jogão de bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1978 eu frequentava a New York City e é claro, o Il Gattopardo. Eram outros tempos. ### Não moro em Ipanema ou adjacências, mas sei bem o que sofrem seus moradores. E a propósito do comentário das 13:35, quando indivíduos "oprimidos" oriundos de rincões distantes resolvem se divertir, o resultado é funesto: roubos, dano ao patrimônio, e depredações de todo tipo, provocando pânico na região. Mas segundo entendimento de alguns, "nada mais justo: afinal a burguesia deve pagar por tantos anos de opressão"...

      Excluir
  12. Na foto 1 tempo de carros importados e na foto 2 só nacionais com uma exceção, um carro preto à direita, no rodapé. Essa e a foto 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Transmissão interrompida: continuando, as duas fotos mostram os saudosos tempos de estacionamentos "à cores".

      Excluir
    2. Na foto 2 existem 3 carros importados....dois americanos e um Europeu

      Excluir
  13. O Nova Iguaçu perdeu a chance de largar com vantagem.
    Acredito que o Vasco deve passar e aí tem grande chance de ser atropelado pelo Flamengo.
    O time do Vasco é bem ruinzinho e não é de hoje.
    Com o tamanho da torcida e a tradição, é meio inexplicável esta situação.

    ResponderExcluir
  14. O Oscar esse ano foi mais cedo e interessante, disputa equilibrada.
    Resultados de um modo geral justos, sem nenhuma grande surpresa. Oppenheimer ganhou merecidamente.
    Recomendo dois outros filmes, ambos muito bons: Anatomia de Uma Queda e Zona de Interesse.

    ResponderExcluir