Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de julho de 2024

A ARTE DE JEAN MANZON (2)

 

FOTO 1: O transporte regular aquaviário na Baía de Guanabara foi iniciado em 1853, com a criação da Companhia de Navegação de Nichteroy, empresa privada que fazia o transporte de passageiros entre Rio e Niterói utilizando três embarcações. 

Esta empresa foi sucedida pela companhia FERRY, criada em 1862, depois substituída pela Companhia Cantareira e Viação Fluminense, fundada em 1869, com o objetivo de transportar além de passageiros, cargas e veículos.

Em 1946, a Frota Carioca, com quatro lanchas: "Peruana", "Mexicana", "Uruguai" e "Yankee", assumiu o controle acionário da Cantareira e, dois anos depois, a Frota Barreto passou a controlar a Cantareira e a Frota Carioca. 

Em maio de 1959, um ciclo de greves, em função da disputa por maiores subsídios governamentais e aumentos de tarifas, provocou uma reação violenta da população, que depredou a Estação de Niterói, o estaleiro e até a residência dos proprietários da empresa. O então presidente da República Juscelino Kubitsckek desapropriou os bens da Frota Barreto, passando-os para o controle da União. 

Em 1967, o Governo Federal criou a STBG S.A - Serviço de Transportes da Baía de Guanabara, dentro do plano de estatizações então iniciado no país. Além do transporte de passageiros, a empresa também operava o transporte de cargas e veículos, serviço este que foi extinto em 1974, com a inauguração da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio - Niterói).

Em 1971, a STBG S.A passou para o controle do Governo estadual, sendo dois anos depois criada a CONERJ - Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro. Hoje em dia, o serviço está privatizado, a cargo das Barcas S.A. 



FOTO 2: Aparentemente alunas de um colégio brincam nas areias da Praia de Ipanema. Seriam do Colégio São Paulo que até hoje resiste na região do Castelinho ou estaríamos na região em frente ao Country Club?


FOTO 3: Um "lambe-lambe" fotografa uma "modelo" em plena Cinelândia, sob o olhar dos desocupados que frequentavam o centro da cidade até há pouco tempo.


FOTO 4: A foto mostra a região do Mourisco com as sedes dos clubes Guanabara e Botafogo ainda com construções em andamento. Ambas as sedes substituíriam as que foram demolidas quando da construção do Túnel do Pasmado.

O famoso anúncio da Salutaris, luminoso que tinha um copo se enchendo de água com gás, já está lá, ao lado do anúncio "Beba Cinzano". Podemos comprovar que o trânsito do Túnel do Pasmado, há pouco tempo inaugurado, era em mão-dupla e que os belos jardins parecem bem cuidados.

Em destaque, na Av. Pasteur, a Policlínica de Botafogo, que está lá até hoje.

32 comentários:

  1. Bom dia! Inverno carioca hoje e fotos de verão. Chuto em frente ao Country a foto 2. Brinquedos bem conservados, jardim idem. Daria bela foto colorizada. Quem imaginaria naquela época o Rio de hoje?
    Belo desenho dos jardins do já Aterro de Botafogo.
    Colômbia guerreira! Agora derrotar a Arrentina!

    ResponderExcluir
  2. Para completar as belíssimas fotos do Pão de Açúcar e da Pedra da Gávea só ficou faltando uma da Urca em direção ao Corcovado.
    Manzon foi realmente um grande fotógrafo.
    Nunca mais fui à cidade por isso não sei se ainda existem aqueles caras que faziam algo no Largo da Carioca para atrair os passantes desocupados. De alguém que fazia embaixadinhas a espertalhões que faziam aquele joguinho de esconder e mexer três casquinhas que escondiam algo para o incauto adivinhar. Ou de alguém que tocava um instrumento a outros que faziam malabarismos.

    ResponderExcluir
  3. A primeira foto mostra o local de venda de passagens, pois o prédio no qual eram realizados os embarques em Niterói era muito maior e foi totalmente destruído e incendiado na "Revolta das Barcas". O ódio da população contra o Grupo Carreteiro, proprietário da Frota Carioca, foi tal que destruiu inclusive a mansão da família que ficava na Alameda São Boa Ventura. Niterói ficou fora de controle em razão do motim popular que incendiou prédios públicos e bondes, e foi preciso a intervenção de tropas do Exército e de fuzileiros navais para controlar a situação. ### O Colégio São Paulo ainda funciona na Rua Joaquim Nabuco. A foto parece ser na altura do Castelinho. ### A foto 4 mostra o então "sempre presente" outdoor do Vermouth Cinzano.

    ResponderExcluir
  4. Observando o tripé e a objetiva, a câmera do lambe lambe é muito tosca. Parece encenação.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Dr D'.

    Estatizações e privatizações sempre serviram aos mandatários do momento. Não reconheço o local da primeira foto, sendo em Niterói. Por muito tempo passei por ruínas de um terminal (atualmente reformado) que não parece ser esse.

    Até hoje são normais fotos posadas. Não sei o porquê do espanto.

    ResponderExcluir
  6. O terminal das Barcas lamentável incendiado em 1959 ficava bem adiante do atual e da estátua do Araribóia, e era um prédio imponente. Nada foi construído em seu lugar.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Saudosistas. Em 1977 cheguei a trabalhar por cerca de 1 ano na R. São Pedro em Niteroi, já não existia a construção mostrada na foto 1.
    Na foto 2- É o registro de uma Ipanema dos sonhos.
    Na foto 3- Pela roupa que o lambe lambe está usando, podemos ver que ele faz parte da cena.
    Foto 4- Nesta época do final da construção do Aterro, no verão era escaldante andar pelas ruas internas, pois as árvores não haviam sido plantadas ou eram mudas, só era bom para soltar pipa.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia.
    Pela FOTO 4 é possível avaliar como as construções que surgiram pós-aterro à esquerda da fotografia, do Clube Guanabara e do denominado Complexo Esportivo Mourisco Mar do Botafogo que abriga a piscina olímpica (inaugurado em 1969) poluem visualmente a região, "matando" a vista do mar de quem vem da Pasteur ou sai do túnel do Pasmado na mão inglesa dos dias úteis.
    (se bem que perto do horroroso prédio "Ferrero Rocher" ...)

    ResponderExcluir
  9. Em 1965 minha mãe me levou ao Guanabara para que eu me familiarizasse com os misteres da natação, mas as águas escuras da piscina me assustaram, e eu acabei matriculado no curso de natação na sede do B.F.R, que ficava em frente.

    ResponderExcluir
  10. Realmente o "flagrante" do lambe-lambe e sua modelo parace ser um encenação teatral. Quem sabe um chamamento para alguma apresentação do teatro rebolado, que na rua daqueles tempos tinha que ser de maneira bem comportada.

    ResponderExcluir
  11. Esse trecho ainda tem algo de Cidade Maravilhosa, visualmente.
    No mínimo uma vez comentei que quando eu era criança, ao passar de ônibus, a sede moderna do Botafogo FR era uma referência sobre o local.
    No muro do Guanabara também tem letreiro do Mido Multifort. Um antigo, num famoso site de vendas internéticas, pode sair por até R$ 4.499,00.

    ResponderExcluir
  12. A sede que abrigava a pisicina de 25 metros e o ginasio era muito bonita, harmoniosa, um projeto feliz do Oscar Niemeyer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se bem que - pelo formato e irreverência carioca - foi apelidada de mata-borrão....

      Excluir
  13. Hoje é centenário de nascimento do físico César Lattes, com direito a homenagem no Google...

    ResponderExcluir
  14. Analisando a foto 3 com olhar crítico, observa-se alguns detalhes que parecem sugerir mesmo tratar-se de uma encenação, e do tipo pastelão. Em primeiro lugar o calçado do fotógrafo (sapatilha, propé, ou coisa que o valha), totalmente inapropriado para o piso da Cinelandia, a câmera não podia ser mais tosca parece feita de papelão com uma lata como lente, e, por último, pela distância da modelo à lente o máximo que conseguiria seria um close da tireoide da moça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que seria aquilo pendurado no cinto da modelo? Faz lembrar um "bip".

      Excluir
    2. Pode ser um porta moedas. Pessoal está tão despojado que até parece carnaval.

      Excluir
    3. Aliás, "carnaval" é o título da foto quando é aberta em outra guia. Ainda sobre o cinto, também pode ser um simples enfeite pendurado.

      Excluir
    4. Pode até ser carnaval, mas não ter nem um outro fantasiado é coisa rara em fotos antigas de dias de folia na Cinelândia.

      Excluir
  15. Ainda me lembro de ouvir falar: " - vou pegar a (barca da) Cantareira.." quando se ia para Niterói.

    ResponderExcluir
  16. A foto 1 é em Niterói ou no Rio?
    A foto 2 não parece ser perto do Jardim de Alá.
    A foto 3 pode ser no carnaval. Naqueles tempos havia esses foliões que se exibiam na Cinelandia. O fato de não haver outros fantasiados poderia ser devido ao horário em que foi feita a foto.
    A foto 4 não é no Aterro do Flamengo como disseram nos comentários.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia.

    Este é um dia verdadeiro de inverno. Menos frio do que em alguns lugares onde é verão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora (11:30 h) em Laranjeiras 23º C
      # do site https://pt.weatherspark.com/
      " Condições meteorológicas no verão em Oslo Noruega:
      As temperaturas máximas diárias ficam por volta de 20 °C, raramente caindo abaixo de 13 °C ou ultrapassando 26 °C. O dia cuja temperatura máxima tem média mais elevada é 18 de julho, com 21 °C."

      Excluir
    2. Em Anchorage, Alasca, Estados Unidos
      "As temperaturas máximas diárias ficam por volta de 18 °C, raramente caindo abaixo de 13 °C ou ultrapassando 24 °C. O dia cuja temperatura máxima tem média mais elevada é 19 de julho, com 20 °C."

      Excluir
  18. Bom Dia ! Estive curtindo o frio de Lambari. Os anúncios da Cambuquira e Cinzano chamavam minha atenção quando passava por ali à noite.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Saudosistas.
    FF1- Patética a entrevista do Tite após o jogo de ontem.
    FF2- Sai do jogo de domingo o jogador bola de ouro 2024.
    FF3- Decisões das Copas no domingo estou torcendo para as camisas amarelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arbitragem da final da Eurocopa vai de amarelo? Espanha deve ir de vermelho e Inglaterra de branco.

      Na Copa América a arbitragem será brasileira. Prenúncio de problema...

      Excluir
  20. FF: E essa agora? Descobriram algumas marcas (famosas) de pão de forma com teor de álcool acima do permitido no bafômetro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vc acorda, toma um bom café, come duas ou três fatias de pão de forma, é parado na blitz e acaba multado pela Lei Seca. Acho que seria bom trocar o limite percentual alcoólico para 3 fatias de pão de forma. RS, Rs, Rs...

      Excluir
    2. Faz-se o seguinte: o cidadão come umas 6 fatias de pão de uma das marcas apontadas e em seguida sopra o bafômetro; se der positivo, aí ok, mas não sei não....

      Excluir