Ontem, nos comentários, este assunto foi mencionado. Como grande parte dos comentaristas nascidos no século passado também fiz a Primeira Comunhão. Desconheço a razão dela ter acontecido na capela do Colégio Sion, haja vista que morávamos em Copacabana. Este foi o "diploma" concedido na ocasião.
O curioso é que, geralmente, era feita antes dos dez anos de idade, época em que nada se entendia de Religião e se obedecia ao que os pais mandavam.
Celina se chamava a menina que está no centro da foto. Por volta de 1930 fazia a Primeira Comunhão. Veio a ser, anos depois, madrinha de meu irmão.
Este meu amigo, tal como o Mário, fez a Primeira Comunhão na igreja de São Paulo Apóstolo, em Copacabana. E com o pacote completo: sapatos e meias brancas, calças curtas, terço, vela, missal e aquela faixa lateral no braço que talvez tenha um nome, mas não descobri.
As imagens acima foram enviadas pela nossa prezada tia Alcyone, com o seguinte bilhete: "Na foto da minha primeira comunhão, estamos no pátio interno da igreja Nossa Senhora da Paz. Dou um doce para quem descobrir onde estou. Para você, eu conto. Sou a segunda, da esquerda para a direita, entre o menino e a menina mais alta (sempre alegre e sorrindo). Note que a minha certidão, é assinada por Frei Romano e é ele quem está na foto."
Quem será Stella Maria? A foto é uma daquelas que são descartadas por famílias que não têm interesse nelas e são vendidas por um mascate qualquer.
JHS ou IHS seria a sigla da expressão "Iesus Hominun Salvator" (Jesus Salvador dos Homens".
"Adoro te devote latens deitas", segundo o Tradukka, seria algo como "Eu adoro vocês, divindades devotamente escondidas".
Ontem se falou de primeira comunhão e hoje já temos fotografias sobre o assunto. O arquivo do SDR tem quantas fotos estocadas sobre o Rio do século passado? É um museu de fotografias.
ResponderExcluirQuem sabe, o primeiro enterro?
ResponderExcluirPô !
ExcluirOs comentários dão pauta no SdR. Há confessionário ainda hoje, com luzinha vermelha, genuflexório, padre de batina etc.? Qual o pecado dessas crianças? Sou católico, mas comungo raramente, por achar que é uma ocasião especial. No mais o ingresso para a religião predominante era um marco familiar, com lanche celebrações etc.Ainda me lembro do dístico no altar da Igreja São Paulo Apóstolo, Ressurexit Alleluia, que por ser escrito com um "V" eu lia internamente "Alélvia". Ficava ao lado do Colégio Guido de Fontgalland, hoje creio que unidade de um cursinho preparatório para alguma etapa considerada relevante e $.
ResponderExcluirVendo a primeira foto me lembrei de um diploma parecido emoldurado no corredor lá de casa. Era um papel com uma bênção papal, acho que de Pio XII, para proteger toda a família. Foi comproda por minha mãe numa viagem a Roma e trazida com muito carinho. Foi numa época em que viajar era muito caro e muito raro e que era obrigatório para quem ia a Roma ver o Papa.
ResponderExcluirLá em casa tinha também aquela placa de metal comemorativa do Congresso Eucarístico dos anos 50 pregada junto ao portão de entrada.
Acho que até para os espíritas é difícil informar como foi o seu enterro na primeira desencarnação, ó prezado Biscoito Molhado.
ResponderExcluirMas não impossível, segundo eles.
Segundo se sabe, o homo sapiens como nós tem cerca de 150.000 anos, e como o espírito é imortal, o número de reencarnações é incalculável, tendo em vista o tempo de cada encarnação. Lembrar da primeira reencarnação é praticamente impossível, memo com o auxílio de regressões.
ExcluirEu gostava das aulas de catecismo.
ResponderExcluirTalvez por sair da rotina da escola e da rua, novos colegas, local diferente. E perto da lojinha onde tinha botões de madrepérola para vender avulso.
Na confissão ao padre tive que falar que de vez em quando brigava com os colegas, para me livrar logo daquilo. Não conseguia me ligar em outros possíveis pecados.
ResponderExcluirO Guido de Fontgalland fechou as portas no final de 2019.
ResponderExcluirO nome é uma homenagem a Guy-Pierre-Manuel de Fontgalland (1913-1921), nascido em Paris.
Na minha época de escola, era dito que Guido de Fontgalland seria a grafia do nome em italiano. (a origem da ordem dos Barnabitas é italiana, o fundador foi Santo Antônio Maria Zaccaria, médico e sacerdote italiano.)
Agora funciona no lugar a filial de Copacabana do Colégio Pensi.
A esse respeito, olha só:
"O Gera Capital, fundo cujos sócios incluem Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, que são importantes acionistas da Americanas, está planejando deixar o Grupo Salta, anteriormente conhecido como Grupo Eleva Educação. O Grupo Salta é proprietário de várias redes de escolas, como pH, Pensi e Elite, totalizando mais de 190 escolas e atendendo a mais de 120 mil alunos no Brasil. O objetivo é vender, em duas etapas, sua fatia de 55%." (Diário do Rio, dez/23)
Até quando os tradicionais colégios católicos, que reputo como os que proporcionam uma formação que vai além de "passar no vestibular em primeiro lugar" como valor único, se aguentarão contra esses grupos ?
ExcluirBOM DIA SAUDOSISTAS.
ResponderExcluirA PEDIDO DO MESTRE CANDEIAS, PERGUNTO AOS DEMAIS SAUDOSISTAS DA POSSIBILIDADE DE MUDARMOS A DATA DO NOSSO ENCONTRO PARA O DIA 05/12/2024, CASO TODOS ESTEJAM DE ACORDO.
Já quanto a minha primeira comunhão eu a fiz na Igreja de Santo Antônio dos Pobres, acho que ainda tenho uma foto vestido de calça curta, camisa, vela e livro.
PS. Peço aos amigos que se manifestem ainda hoje, para que eu faça a alteração da reserva.
Nenhum problem se a data for mudada para 05/12/2024, posso ir também.
ExcluirTambém posso ir no dia 05/12.
ExcluirPara mim está bem.
ResponderExcluirPS. Casos outros comentaristas queiram participar devido a nova data ser mais conveniente, por favor confirmem sua participação.
ResponderExcluirO aviso acima que coloquei saiu como anônimo.
Os colégios católicos, apesar da excelência, não se adequaram aos tempos atuais por muitas razões. A começar pelo fator temporal, no qual a linguagem e o consequente viés religioso, remontam no máximo a meados do Século XX. O "Dogma católicos" é canhestro, e em tempos de internet e IA fica difícil compreende-lo e mesmo aceita-lo pelas novas gerações.
ResponderExcluirJoel, meu filho (agora com 37 anos) foi aluno do Colégio de São Bento e minha filha (agora com 35 anos) foi aluna do Colégio Santo Inácio, ambos por por mais de uma década.
ExcluirA religião (& ensino religioso) já era na época somente um dos componentes da formação dos alunos, que tinham a esmagadora maioria dos professores leigos.
Como "testemunha ocular da história", nunca percebi qualquer prejuízo quanto a adequação à contemporaneidade.
Mário, eu também estudei no Colégio de São Bento. Talvez eu não tenha me feito entender. A adequação a qual me refiro é sobre a mentalidade católica que imperava, e não aos professores leigos. Na minha época a obrigatoriedade de assistir às missas e as aulas de religião já eram (sob meu ponto de vista) inadequadas, e daquela época para cá a quantidade de pessoas que compartilham a minha opinião cresceu bastante.
ExcluirAgora ficou mais claro, Joel, obrigado.
ExcluirJá na época de meu filho não havia obrigatoriedade de assistir às missas.
As aulas de religião sim, permanecem, mas acredito que quem opta por matricular o filho em um colégio católico espera que haja essa educação religiosa.
Foi o caso meu e de minha mulher, que queríamos proporcionar a nossos filhos a exposição/conhecimento da religião católica, já que sabíamos não ter a disponibilidade e conhecimento suficiente para faze-lo por nossa conta.
Já existe uma grande quantidade de excelentes colégios leigos e - concordo com você - aumentou bastante o número de pais que - por opção - evitam os católicos, o que não deixa de ser reflexo dos tempos que vivemos.
No meu caso em particular, fosse eu o responsável pela educação formal de meus netos (graças a Deus que não, aos avós cabe somente a doce tarefa de mima-los) certamente os matricularia, a exemplo do que fiz com meus filhos, em colégios católicos com o mesmo objetivo.
Em outros tempos escolas públicas tinham aulas de religião.
ExcluirÉ verdade, Augusto.
ExcluirAí não vejo sentido, uma vez que era somente da religião católica e ainda mais porque misturava o Estado - responsável pela escola - com a Igreja.
Nessa época a constituição declarava que o Brasil tinha uma religião oficial, situação extinta com a constituição atual, que, em tese, garantia liberdade de culto...
ExcluirImagino a situação de algum estudante que não fosse católico. Acho que nesse caso poderia pedir dispensa da aula. Seria o mínimo aceitável. Eu tive essa matéria, mas sinceramente não lembro de quase nada. Minha irmã lembra melhor.
ExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirConcordo integralmente com o segundo parágrafo do texto.
Como disse antes, fiz minha Primeira Comunhão com nove anos. Tenho no álbum de fotos da família fotos de comunhão dos meus irmãos e primos entre as décadas de 60 e 70. Era costume escrever dedicatórias no verso das fotos, especialmente para padrinhos e madrinhas.
Minha comunhão "começou bem" com o certificado que veio com o meu nome errado e precisou ser corrigido e entregue dias depois...
"Ave vivens hostia" - Não encontrei uma tradução razoável.(*)
Excluir(*) chute meu, já que passo longe de ser fluente em latim (minha mãe dizia que aprendeu alguma coisa...), algo como "Salve a hóstia viva..." ou parecido.
Acho que é por aí mesmo, a tradução literal faz sentido porque sendo a hóstia a (única) representação do corpo de Cristo, sauda-se Cristo vivo.
ResponderExcluirAté prefiro 05.12.
ResponderExcluirOs adereços da primeira comunhão com certeza são de loja de artigos religiosos, a roupa dos meninos podem ser da seção infantil do comércio comum, mas o vestido das meninas eu acredito ser sob encomenda.
ResponderExcluirLembro da música "Senhor Jesus nós meninos vos amamos, de todo nosso pequeno coração...".
ResponderExcluirHá pouco tempo ouvi uma versão com "crianças" no lugar de "meninos".
Racing 2X0 Cruzeiro no primeiro tempo e ficou barato...
ResponderExcluirO G-7 não está virando G-8...
Final, 3X1. Os primeiros 20 minutos foram decisivos para o placar. Serão "somente" oito brasileiros na Libertadores 2025. Podendo ou não ser G-8, depende do Botafogo.
ExcluirAMIGOS SAUDOSISTAS, MESTRE CANDEIAS SE EQUIVOCOU NA DATA E NÃO PODERÁ ESTAR PRESENTE NO DIA 05/12, DESTA FORMA FICA MANTIDA A DATA DE 27/11/24 PARA O NOSSO ENCONTRO.
ResponderExcluirAGRADEÇO A COMPREENSÃO DE TODOS AMIGOS SAUDOSISTAS.
27/11 ok confirmado
ExcluirOk.
ExcluirO "Zepelliniano" JBAN confirmou presença na próxima quarta-feira.
ResponderExcluirMinha primeira comunhão foi abençoada pelo Arcebispo de Canterbury.
ResponderExcluirOntem eu e minha irmã fomos ao aniversário de nossa prima mais velha, que fez 72 anos. Filha da minha tia que eu citei na postagem anterior, atualmente com 91 anos. Revemos vários primos, com seus filhos e até netos. Essa minha tia já tem quatro bisnetos, variando de 11 anos até uma recém-nascida. No final, tiramos uma foto com parte da família, já que alguns primos não puderam ir, contando quatro gerações. Alguém tentou começar a calcular a idade total, mas rapidamente desistiu. Perigava chegar (e ultrapassar) aos 500 anos...
ResponderExcluirA maioria desses primos (e primas) tem fotos da comunhão no álbum de casa.
ExcluirAs fotos da minha primeira comunhão como as da minha irmã, ela acabou ficando com o álbum de fotos da família quando do falecimento da minha mãe, fiquei de fazer a digitalização delas mais até hoje não fiz.
ResponderExcluirAgora me explica: um time que empata com o Cuiabá e vai perdendo para o Vitória em casa quer ganhar o que ?
ResponderExcluirPaulo Roberto, 17:56h ==> "Senhor Jesus, nós pequenos vos amamos, com todo nosso pequeno coração. A recompensa que nós esperamos seja a nossa eterna salvação, seja a nossa eterna salvação".
ResponderExcluir"Ó anjos celestes que a Cristo adorais
ResponderExcluirdizei-lhe cantando Bendito sejais!
Em véus de humildade oculto ficais
mistério adorável Bendito sejais!
Jesus, que prodígios, aqui operais,
vós mesmo o dissestes: Bendito Sejais.
Bondade tão grande, não houve jamais!
Quem pode entendê-la? Bendito Sejais!
Por graças tão altas, por dádivas tais,
Jesus, hoje e sempre, Bendito Sejais!