Total de visualizações de página

2552015

segunda-feira, 24 de março de 2025

TROPA DE CHOQUE

 

FOTO 1: Estacionado junto ao Teatro Municipal vemos um daqueles veículos que transportavam militares dos "batalhões de choque", chamados para dissolver tumultos.


FOTO 2: A Polícia Especial foi uma unidade da Polícia Civil do Distrito Federal criada na década de 1930, durante o regime ditatorial de Getúlio Vargas. 


FOTO 3: Tropa da Polícia Especial no Largo da Carioca, em 1946, em foto de Thomas Mcavoy.


FOTO 4: Durante os últimos anos da década de 1960 até caminhões do DER eram utilizados para tentar controlar o movimento estudantil das faculdades da Praia Vermelha.


FOTO 5: Foto icônica de Evandro Teixeira. Até a cavalaria era utilizada pela tropa de choque da PM. A foto é da saída de uma missa na Candelária. Há outras fotos do Evandro, uma das quais mostrando vários padres celebrantes se colocando entre os estudantes e a tropa da PM.


FOTO 6: As passeatas estudantis de 1968 mobilizavam centenas de policiais na tentativa de evitá-las. Os tumultos no centro do Rio eram quase diários.


FOTO 7: A tropa preparada para mais uma tarde em que a "jiripoca vai piar".


FOTO 8: Ameaça de invasão da Reitoria na Av. Pasteur. Naquele ano de 1968, em certa ocasião, o Reitor Pedro Calmon, quando negociava para evitar a invasão, proferiu a frase "A Polícia só entra na Universidade se fizer o vestibular.". Uma bravata, pois a PM invadiu, levou centenas de estudantes presos para o campo do Botafogo e, depois de "tacar o terror", liberou a maioria (qualquer dia publico fotos desta ocasião).


FOTO 9: A caminho da Faculdade Nacional de Medicina. Foram tempos muito complicados. Várias vezes o predio da FNM foi cercado. Fui testemunha ocular, pois ali estudava.




117 comentários:

  1. As fotos são de épocas diferentes e mostram eventos onde aparecem integrantes de corporações diferentes. A chamada "Polícia Especial" na qual os seus integrantes usavam um quepe vermelho e eram conhecidos como "cabeças de tomate", era uma corporação civil

    ResponderExcluir
  2. A foto 1 mostra militares do Exército Brasileiro e no canto ao fundo e no alto à direita militares da Marinha do Brasil em

    ResponderExcluir
  3. Sim, a Polícia Especial era civil, como o gerente descreveu nas legendas.
    Na década de 60 quando chegava a PM dava medo. A tropa era violenta como se pode ver na foto com os cavalos. Encurralar os assistentes da missa da Candelária e ameaçar com as espadas foi um absurdo.
    Foram anos muito complicados.
    Hoje em dia na eventualidade de ser abordado pela PM acho que me sentirei mais preocupado do que seguro tantas são as histórias de abuso.

    ResponderExcluir
  4. A foto 7 mostra uma Tropa de Choque da P.M do Estado da Guanabara no primeiro "lustro" dos anos 60.

    ResponderExcluir
  5. Nos meus tempos de PUC, 1977, o caminhão com sofá de madeira ficava estacionado no Planetário em caso de intervenção. A polícia era temida. Hoje o caveirão não intimida a bandidagem, que manda bala no veículo, além de colocar barreiras, vigas, obstáculos, em táticas de guerrilha. Policiamento é um problema grave no Rio. PM de quépi branco para o trânsito não existe, Guarda Municipal não protege o patrimônio, nem multa, nem orienta o trânsito, os PMs estacionados ficam só olhando o celular. Saudades do Cosme e Damião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A P.M deixou de atuar no trânsito da cidade em razão de uma "picuinha" entre o então Prefeito César Mais e o Governador Sérgio Cabral por "razões financeiras", já que o Alcaide desejava uma participação majoritária na arrecadação de multas de trânsito, pois segundo ele, a C.F. determina que "o ordenamento e a fiscalização do trânsito compete aos Municípios". A P.M então "tirou seu time de campo" e o resultado foi catastrófico, pois a G.M não tem efetivo nem "Poder de Polícia" para executar suas atribuições constitucionais".

      Excluir
  6. Bom dia, Dr. D'.

    Um desses modelos de caminhão era vendido como um brinquedo de plástico, com os soldados destacáveis também de plástico, mas sem movimentação.

    ResponderExcluir
  7. A foto 9 é repetida e tem uma curiosidade: de acordo com a farda dos P.Ms, não se trata de um "Tropa de Choque", pois os militares estão usando a "farda de passeio", com gravata e quepe. Tendo em vista o transporte utilizado e o fardamento, trata-se de uma operação improvisada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é repetida. É o mesmo local mas em outro ângulo.

      Excluir
  8. Nas fotos 6 e 8 a Tropa de Choque utiliza o uniforme azul escuro adotado no Governo Negrão de Lima a partir do Início de 1966.

    ResponderExcluir
  9. Foi um caminhão idêntico ao da Foto 8 com a tropa de capacetes azuis que passou por mim no Castelo em 68, em direção ao Calabouço. Minutos depois, já na Santa Luzia assisti o tiroteio que culminou com a morte do "estudante" Edson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o "Edson Luís" era um garçom que trabalhava no restaurante do Calabouço. Quem o conheceu foi o desaparecido (?) comentarista Docastelo, que detalhou o evento que culminou com sua morte em interessante comentário no SDR.

      Excluir
  10. Há décadas estava com minha mulher e filho pequeno num fusquinha indo para Araruama e fiquei em dúvida em Niterói sobre qual caminho seguir. Passava em frente a um quartel da PM e parei o carro para pedir informações a dois policiais. Estes disseram que iam naquela direção e pediram carona até mais adiante. Fiquei sem saber o que fazer, mas acabei aceitando dar a carona. Hoje não o faria. E mesmo naquela época fiquei temeroso até que desembarcaram do carro. Triste o país em que seus cidadãos desconfiam de policiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deve generalizar, pois de acordo com esse pensamento, essa conduta deveria ser aplicada não só a integrantes das forças de segurança, mas também a "juízes de todas as instâncias", políticos de todos os vezes, membros do MP, das Defensorias Públicas, e todas as categorias profissionais. Veja o meu comentário das 08:36.

      Excluir
    2. Hoje em dia você não pararia de maneira alguma para pedir informações por razões agora já bem estabelecidas, além do que poderia usar um Waze ou Maps da vida ... (mas teria que torcer para o caminho indicado não passar dentro/perto de alguma "comunidade" ...)

      Excluir
  11. Tendo em vista o comentário do César das 07:33, é norma geral no Direito que "o Estado possui o monopólio da violência", e que apenas ele poderá exercê-lo. É assim que as coisas funcionam em países sérios e desenvolvidos como os EUA, Reino Unido, Alemanha, outros. No Brasil sempre foi assim, até que por razões inicialmente ideológicas a Autoridade exercida passou a ser contestada e confrontada por interesses espúrios incrustados na sociedade brasileira e fomentados por parte significativa dos "Poderes da República". "A vós que aqui entrais abandonai toda a esperança" (Dante Alighieri).

    ResponderExcluir
  12. Lembro destes veículos onde os policiais viajavam sentados naquele longo banco de madeira, de costas uns para os outros. Com as leis de trânsito atuais, isto seria impossível. Imagina uma grande freada? iam todos pro beleléu, vez que não utilizavam cinto de segurança. Devem ter acontecido muitos acidentes não divulgados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um exemplo de mudança foi nas viaturas do Corpo de Bombeiros, onde, tradicionalmente os militares iam pendurados e apoiados num estribo externamente na traseira da viatura.

      Excluir
  13. Hoje é dia mundial de combate à tuberculose.

    Nesta semana está acontecendo um mutirão para vacinação contra o sarampo no terminal Gentileza e no SDU.

    No dia 7 começa o calendário da vacinação contra a gripe.

    ResponderExcluir
  14. Outro fato curioso envolvendo a PM aconteceu com meu irmão. O carro dele enguiçou ali defronte à Rocinha no início deste século. Chega uma patrulinha e o sargento o aborda agressivamente dizendo que iria revistá-lo e ao carro, pois ali só para quem vai comprar drogas. Meu irmão ponderou que o carro enguiçara, etc, etc. De nada adiantou. Como ficou com medo de que plantassem uma "prova" contra ele, perguntou ao sargento se poderia dar um telefonema para alguém que abonasse sua pessoa. O sargento concordou. Meu irmão colocou o telefone para o sargento ouvir, ou no viva-voz (não sei se naquela época já tinha viva-voz) e ligou para o Palácio da Alvorada. O sargento já ficou nervoso. Atendeu a telefonista, meu irmão se identificou e pediu para falar com o FHC. A telefonista disse que ele estava numa reunião, mas iria passar a ligação. O sargento disse a meu irmão que não precisava, de jeito nenhum, que ele já tinha percebido que meu irmão era gente fina, etc, etc. E ainda ficou de prontidão ao lado do carro até chegar o reboque, pois "aqui é um lugar muito perigoso, doutor"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Polícias Militares brasileiras são instituições canhestras cujas estruturas são inadequadas e ineficazes para um moderno policiamento ostensivo. As Polícias Civis (incluindo-se aí a Polícia Federal) também atuam calcadas em um modelo de investigação inadequado baseado no Inquérito Policial. Em países como os EUA não existe a figura do Delegado de Polícia ou Autoridade Policial como conhecemos no Brasil. Lá não existe a Polícia Militar para atuação em policiamento ostensivo, e sim um segmento fardado eminentemente civil. Os Distritos Policiais são chefiados por um "Capitão de Polícia", uma patente meramente normativa e sem cunho militar. Lá o sistema de Justiça é o Juizo de Instrução, cujo sistema de persecução penal e de investigação compete ao Promotor de Justiça, que volta e meia comparece ao Distrito Policial orientar as investigações. Um Tenente de Polícia coordena grupos de Detetives e um Sargento de Polícia coordena os patrulheiros que atuam nas ruas. O indivíduo ingressa na Polícia como patrulheiro e através de ascensão funcional pode chegar a Capitão de Polícia. Não existe uma "Polícia Federal Norte-americana", e sim inúmeras Agências Federais de Investigação" que possuem jurisdição em todo território nacional. A CIA, o FBI, a ATF, a Agência de Segurança Nacional, o Serviço Secreto Norte-americano, o NCIS, a Agência de Controle de Imigração, são algumas dessas Agência que possuem amplo Poder de Polícia, verba própria, e cuja eficiência dispensa comentários. Não há termo de comparação com o que ocorre no Brasil.

      Excluir
  15. A foto 5 da Candelária é inconcebível. Como é possível uma multidão ser atacada desta forma na saída de uma missa? Quem ordenou isto? Quantos psicopatas montavam os cavalos e se deliciaram em agredir pessoas inocentes?

    ResponderExcluir
  16. No Brasil a instituição que possui uma estrutura moderna, eficiente, e na qual existe apenas um cargo é a P.R.F, onde o policial ingressa como agente e nesse único cargo chega ao final de carreira. Além disso apenas Policiais Rodoviários Federais podem ser dirigentes da instituição. Um modelo que deveria ser copiado.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Saudosistas. Hoje o tema é bastante polêmico, como já visto nos comentários acima.
    Na minha opinião os acontecimentos de 64, 68, e outros que ocorreram até 1988, são fatos ocorridos e devem ser guardados para história, não devem ser remoídos a toda hora como vemos diariamente, até porque são explorados somente em uma via.
    Mas na minha opinião o problema da criminalidade no Brasil, não é culpa das polícias, o problema está no atual judiciário, atualmente mais de 2/3 dos juízes nomeados em todas as instâncias foram nomeados pelos governos Lula 1º e 2º governo, Dilma 1º e 2º governo e novamente Lula no 3º governo.
    Então não venham reclamar que as polícias não prestam, que o custo de vida está insustentável, que a dívida pública só aumenta, que os juros só aumentam, que a carga tributária só aumenta. Afinal todos temos que pagar os bolsas famílias para + de 50 milhões de parasitas, bancar as mordomias do legislativo, judiciário, executivo e a viagens da "1ª dama janja".
    Fico muito contente com a mulambada que fez o "L" (até isso roubaram do Cano), reclamando dos preços nos mercados, dos juros altos, dos impostos que o governo passou a cobrar das compras na internet, torço que fique ainda pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino Coelho, concordo plenamente. Culpar as Polícias é não quer enxergar o óbvio. A grande chaga do Brasil é o Poder Judiciário, pois por razões ideológicas "ou algo pior", há muito "rasgou a C.F e passou a usurpar funções de outros "Poderes da República", tal como ocorreu na Venezuela.

      Excluir
  18. Algumas pessoas vinculadas ao esporte foram egressos da temida Polícia Especial, cuja sede era no Morro de Santo Antônio. Mário Vianna e Paulo Amaral atuaram na Polícia Especial. Não havia qualquer tipo de concurso público para ingressar naquela corporação, e o requisito exigido era a compleição física avantajada. Atualmente as Polícias Civil e Militar exigem para ingresso nível superior para a primeira e segundo grau para "praças", e para ingresso na Escola de Oficiais igualmente segundo grau. Após três anos de curso os alunos se formam como "aspirante a Oficiais. A Coordenadoria de Operações Especiais, a CORE, é a Tropa de Elite da PCERJ, e para ingresso basta que o Policial Civil faça um curso que inclui defesa pessoal. Se aprovado, será lotado na CORE. O Batalhão de Operações especiais da P.M, o BOPE, também exige um curso para ingresso, curso esse que foi mostrado no filme "Tropa de Elite". Mas há outras tropas especiais na PMERJ: são elas o Batalhão de Choque, o Batalhão Ambiental, o Batalhão de Ações com Cães BAC), o Batalhão de vias especiais, o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), e o Batalhão de Policiamento em Estádios (BEPE).

    ResponderExcluir
  19. Estou com um aparelho de MAPA no braço. Durante a redação do meu comentário acima, ele inflou e senti que a pressão medida vai acusar bem alta. Isso porque sempre me irrito profundamente quando toco na situação atual do Brasil, especialmente quando envolve política. Ainda morro disso. O que não será de todo mau, pelo menos não terei de aprender o hino mexicano.

    ResponderExcluir
  20. Eu me lembro de uma polícia antiga, se não me engano de uniforme verde. Acho que era a Guarda Civil.

    ResponderExcluir
  21. Helio, não deixe de anotar no relatório o motivo do pico hipertensivo...

    ResponderExcluir
  22. Falando em caronas, assim de chofre só me lembro de ter dado duas na minha vida:

    1) na Dutra, altura de Resende ou Barra Mansa, um soldado fez sinal. Eu estava voltando para o Rio. Parei e dei carona. Mas foi curta, talvez uns 10 minutos somente.

    2) na Nova Zelândia, paramos numa lanchonete de beira de estrada. Havia dois rapazes saindo e eles pediram carona. Demos. Um era inglês, não lembro a nacionalidade do outro. Um saltou antes do outro. Fomos nos hospedar numa pousada à beira-mar. No dia seguinte, lá estavam os dois no trevo da estrada, pedindo carona. Ficamos sem jeito de passar direto e lhes demos novamente carona. Foram conosco até a cidadezinha de Haast. No terceiro dia, lá estavam eles novamente no trevo. Passamos direto. Pouco tempo depois um caminhão nos ultrapassou e eles estavam na cabine.

    Já na Iugoslávia, no ano seguinte, paramos para abastecer num posto de gasolina, numa estrada meio erma, e um sujeito pediu carona. Negamos.

    ResponderExcluir
  23. Quando meu tio andava pelas estradas junto com um amigo caminhoneiro, uma vez um sujeito pediu carona. Ele tentou sentar junto à porta do passageiro, mas meu tio o fez sentar entre ele e o motorista. O cara não gostou muito. Pouco mais à frente pediu para saltar. Meu tio desconfiou que ele queria assaltar os dois. Ficando junto à porta, seria mais fácil para ele desembarcar após o assalto.

    ResponderExcluir
  24. Só me lembro de ter dado carona para estranhos 1 vez, um casal de jovem de Alemães que estavam no Alto da Boa Vista e pediram para deixá-los no Metrô, meu filho ainda era criança e foi no meio deles no banco traseiro. Agradeceram ao final "Óbrigadu". E o Fabio que estava na época no Jardim ou começando o 1º grau respondeu Auf Wiedersehen. Eles ficaram encantados, falaram outras coisas em Alemão mais não entendemos e desceram do carro.

    ResponderExcluir
  25. Hélio (14:43) - Mais o grande problema do Legislativo está na quantidade de partidos, isso facilita que eles possam dominar o País. Hoje o Brasil deve ter uns 50 partidos, digo que de 4 a 6 seriam mais que suficientes. Já quanto aos políticos temos talvez mais de uma dezena de milhar de políticos em todos os níveis do legislativo, talvez menos de 5% tenham competência para estarem nos cargos que ocupam e realmente sejam honestos e com boas intensões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretor ortográfico, o legítimo.24 de março de 2025 às 18:31

      Anônimo, você escreveu que "mais" o grande problema do legislativo está na quantidade de partidos. "Mais" é um advérbio de intensidade, quando o termo correto é "mas", uma conjunção adversativa. Me poupe!

      Excluir
    2. Foi um erro de digitação. Já pedi anteriormente, volto a pedir, por favor não faça correções nas minhas postagens de forma anônima, por favor se identifique.

      Excluir
  26. Recomeçou a chover. Relâmpagos e trovões.

    ResponderExcluir
  27. O Anônimo de 17:58 sou eu

    ResponderExcluir
  28. Para Hélio & Luiz, pensei num futuro post com o tema de casa e decoração. Objetos, padronagens de revestimentos, habitat, etc. Bombaria, com certeza...

    ResponderExcluir
  29. Pesquisadores de universidades brasileiras estão desenvolvendo uma bactéria capaz de "digerir" vários tipos de plásticos, os tornando biodegradáveis. De sacolas de supermercados a garrafas PET. Em alguns testes, levou um mês para digerir 10% de um plástico que levaria normalmente 400 anos para se dissolver. O próximo passo é o aumento de escala.

    Com a proibição de uso de dispositivos eletrônicos durante o horário escolar aumentou o uso de relógios pelos alunos. O comércio do setor agradece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade.
      A garotada não usa mais relógio, até porque é mais uma coisa para o ladrão levar.
      Pode ser que agora ...

      Excluir
  30. A respeito do comentário do Lino das 17:58 sobre a quantidade de partidos e de políticos e da qualidade desses, é impossível discordar, absurdo mesmo e essa "zorra total" e completamente promíscua ajuda a perpetuar a (com perdão da palavra) sacanagem que é diuturnamente feita com os cidadãos brasileiros.

    ResponderExcluir
  31. O João fez uma boa partida mas o adversário é (ainda) superior.

    ResponderExcluir
  32. Jogou de igual para igual com um habitual top ten. No final sentiu cansaço físico e mental. Precisa ainda ganhar mais experiência, pois cometeu muitos erros não forçados. Parece que é mesmo um futuro grande jogador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só tem 18 anos e parece estar no caminho certo.
      Tem talento e a experiência virá.
      Agora, o condicionamento físico tem que melhorar e acho que ele precisa "secar" um pouco, ir se for possível, para um tipo físico tipo Djokovic.

      Excluir
  33. Augusto 21:35 - na última fábrica de plásticos que trabalhei, uma multinacional americana, fizemos alguns testes com plásticos feitos de amido de milho. A processabilidade é muito ruim, assim como a resistência mecânica. O máximo que se adequaria seria talvez pra pequenos sacos e envelopes. Muito ainda a se desenvolver para torna-lo viável. De qualquer forma deverá existir muita pressão internacional com foco no meio ambiente.

    ResponderExcluir
  34. O Helio Ribeiro foi cirúrgico sem usar anestesia. Foi na lata.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia.

    Wagner, muitos interesses seriam contrariados com essas pesquisas.

    Hoje a campanha de vacinação contra o sarampo também está na Central.

    Dia complicado na região da Barão do Bom Retiro. Pelo menos cinco ônibus "sequestrados".

    Para os cristãos é dia da anunciação. Faltam nove meses para o Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aniversário de Elton John (78 anos).

      83 anos de nascimento de Aretha Franklin.

      Dia da constituição. Não é piada.

      Há 161 anos eram instalados os primeiros lampiões a gás.

      Excluir
    2. Taí, achava que o Elton era mais velho.

      Excluir
    3. Sempre fui fã da dupla Elton John & Bernie Taupin. Apesar de sua "bizarrice", seu talento musical é impressionante. Está na mídia desde 1970.

      Excluir
    4. Impressiona também a enorme produção musical da dupla, sempre de qualidade.

      Excluir
  36. Augusto é a nossa Rádio Relógio.....faltou dizer: você sabia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das informações eu escuto na Tupi e só repasso.

      Excluir
  37. Das passeatas de 1968, além do noticiário nos jornais, eu não tinha completado 10 anos ainda, lembro também da vizinha que trabalhava na Cidade naqueles dias e passava lá em casa para enxugar as lágrimas provocadas pelo gás e contar dos acontecimentos que ela vivia em tempo real, diríamos hoje.

    ResponderExcluir
  38. Depois que tudo ficou mais calmo, em nossas idas à Esplanada e à Cidade, eu ficava olhando as pichações de protestos em várias paredes dos edifícios.
    Em tempo: por que pichação é com "ch"? A atividade combina mais com o "x".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente por causa do piche.

      Excluir
    2. Bem lembrado, piche deve ser a matéria prima na origem das pichações.

      Excluir
    3. Visão geral criada por IA
      Pichar vem do substantivo "piche" (*), que deriva do inglês "pitch". Por isso, "pichar" e todas as palavras derivadas de "piche" devem ser escritas com "ch".
      (*) substância viscosa, resinosa e negra, obtida a partir da destilação de alcatrão ou terebentina.

      Excluir
    4. O Mário é o verdadeiro Romário, o homem dicionário, radialista que falava do significado das palavras lá na década de 60 e seria homenageado por um pai ao dar seu nome a um filho que se tornaria famoso como jogador de futebol.

      Excluir
    5. Meu pai falava sempre no Romário radialista; ainda bem que no meu caso, fiquei sem o "Ro" ....
      (Meu avô paterno chamava-se Mário, foi o 'porque' de meu primeiro nome)

      Excluir
  39. Observador Esportivo25 de março de 2025 às 12:23

    A palavra "Pitch" é usada para "campo de futebol" no idioma inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por falar em campo de futebol... hoje tem Argentina x Brasil.

      Excluir
    2. Não tenho a menor vontade de assistir, vai ser só pela força do hábito ...

      Excluir
    3. Mais IA:
      I"n soccer, a pitch is the rectangular field where the game is played. It's also known as a soccer field or football pitch. The term "pitch" comes from the verb "pitch", which means "to fit firmly in place".

      Excluir
  40. Observador Esportivo25 de março de 2025 às 13:54

    Entrevista do Romário com o Raphinha: "Vamos meter a porrada neles". Frase ideal para evitar a violência durante o jogo...

    Se disse, Einstein estava certo: "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta" .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo alguns, o universo é curvo e finito.
      Já a estupidez humana não deixa margem à dúvida, é irrefutavelmente infinita,

      Excluir
    2. Depois do que falou o Rafinha junto com o Romário. A sorte do Rafinha é que o De Paul não irá jogar, se jogasse, na primeira dividida ele daria um cartão de visita para o Rafinha, mas ainda tem Otamendi, Tagliafico, Paredes, Mac Allister, todos muito bons anfitriões, sabem bater com muito carinho.
      Vou assistir ao jogo só para ver a resposta Argentina, qual será.

      Excluir
    3. De Paul aparece em todas as prévias do time argentino.

      Excluir
    4. Detalhe: desde a última vitória brasileira, em 2019, o Brasil não faz gol. Foram um empate por 0X0 e três vitórias argentinas por 1X0, duas delas no Maracanã...

      Por isso, se já não perder, não acho o fim do mundo.

      Excluir
  41. Hoje é dia nacional da comunidade árabe. Eu tinha escutado mais cedo mas deixei passar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por falar em comunidade árabe, há muito tempo - desde antes da pandemia - não vou a um restaurante de comida árabe sírio-libanesa, que aprecio muito.
      Indicações são bem-vindas.
      Alguém ?

      Excluir
  42. Mário, indico o Restaurante Arab, no Leblon, na Ataulfo de Paiva, 1060, esquina com a General Artigas. É tiro certo. E você como morador das Laranjeiras não gosta da Rotisseria Sírio Libaneza?aquele que fica dentro do shopping, no Largo do Machado. É muito bom também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👍Boas indicações; a Rotisseria do Largo do Machado sempre merece uma visita e ao Arab nunca fui.
      Anotado.

      Excluir
  43. Sou louco por quibe crú. Sempre que vou peço acompanhado do pão árabe e da pasta de grão de bico (hommus tahine).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem gosta de comida árabe e de uma das melhores carnes do Rio, vá ao "Bar do Elias" na Tijuca. Funciona na Rua Soriano de Souza 17 esquina com General Roca.

      Excluir
  44. Eu ia falar Largo do Machado também. Adoro também comida árabe, de vez em quando vou pra cozinha (dou minhas cacetadas no fogão rsrs) pra fazer. Homus tahine vai bem com muita coisa, e não pode faltar um bom pão sírio.

    ResponderExcluir
  45. Justamente numa sequência considerada difícil o (ex?) craque midiático ficou sem jogar por contusão. Pelo Santos teve o Corinthians e pela Seleção a Colômbia e hoje a Argentina, que teoricamente seria o principal teste antes da próxima Copa.
    Teste para saber quem "amarela" contra os grandes rivais, que com certeza só enfrentamos em quartas de finais, fase que não ultrapassamos contra França (2006), Holanda (2010), Bélgica (2018) e Croácia (2022).
    Em 2014 teria sido melhor não ter passado.
    Pensando bem a seleção brasileira foi poupada de vexames maiores em suas eliminações em quartas de final.

    ResponderExcluir
  46. Será o Blog vai alterar o nome para futebol acima de tudo? Vão ser permitidos comentários sobre isso passado da cidade?

    ResponderExcluir
  47. As previsões meteorológicas não são nada boas para as próximas horas no Rio.
    Tão preocupante que numa ilustração sobre o assunto num site chamado Ecoserrano o Cristo Redentor foi parar no topo do Pão de Açúcar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://ecoserrano.com.br/geral/frente-fria-no-rj-pode-derrubar-temperaturas-e-causar-estragos/

      Excluir
  48. Joel, tem (ou tinha) um Bar do Elias
    no Catete também de comida árabe, estive lá há muito tempo (uns 15 anos).

    ResponderExcluir
  49. Mario recomendo o Beduíno na Av. Pres. Wilson, muito bom
    Sírio & Libanês e Cedro do Líbano - Rua Senhor dos Passos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👍anotado.
      Ao Cedro do Líbano fui muito quando trabalhei no Centro.

      Excluir
  50. Na Augusto Severo nos anos 70 tinha um restaurante de palestinos, meio pé-sujo, mas a comida era muito boa !

    ResponderExcluir
  51. Por falar em restaurantes no centro da cidade, este já vem reagindo, vai melhorar com certeza, mas voltar a ser o que foi até o final do século passado, o centro onde tudo acontecia, onde todos queriam estar, não vai mais não.
    Uma pena.

    ResponderExcluir
  52. Faz tempo que não tenho notícias do Joel, dono do Sírio/Libanês da Senhor dos Passos. Nem sei se está vivo. Quem estava tocando o restaurante era sua filha Luciana.

    ResponderExcluir
  53. Arrecua os rafs prá evitá a catastofe ..

    ResponderExcluir
  54. O Junior fez um comentário há pouco muito pertinente:
    - a impressão é que a Argentina joga com um a mais ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quer saber?
      No meio de campo joga com 2 ou 3 a mais.

      Excluir
  55. O sistema defensivo (incluído aí os que têm que marcar à frente dos zagueiros) está de brincadeira ..
    A Argentina fez 4 ataques coordenados e marcou 3 gols com facilidade.
    Independente dos desfalques (pelos resultados anteriores nem tão desfalques assim ...) individualmente é desastre, coletivamente é desastre, e não temos banco nem técnico.

    ResponderExcluir
  56. 15' do 2° tempo e nenhum ataque do time (bando) brasileiro.
    A Argentina chega ao ataque com enorme facilidade.

    ResponderExcluir
  57. Cheguei tarde, mas como gosto muito de comida árabe, vou dar minhas dicas.
    Arab, mencionado pelo Mauro. Muito bom.
    Amir, no Lido. Ótimo.
    Almanara, na Barra. Excelente. Oriundo de SP. Sempre que vou àquela estranha cidade do Sudeste, bato o ponto no Almanara.
    Gostava muito do Cedro do Líbano. Acho que fechou.
    O Sírio e a Padaria Bassil ainda estavam lá há uns 2 anos atrás.

    ResponderExcluir
  58. Um técnico sério vai exigir muito dinheiro da CBF para compensar a dor de cabeça de assumir essa seleção brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E acho que a Argentina está perdendo a oportunidade de conseguir uma goleada histórica contra um time (bando) completamente perdido.
      4 é pouco.

      Excluir
    2. Para chegar a bando tem que evoluir muito ainda...

      Excluir
  59. Acabei de assistir ao quarto gol da Argentina: Marquinhos (ainda ele!) e o Arana olhando o filho do Simeone chutar.

    ResponderExcluir
  60. O Dorival hoje lembrou muito o Felipão assistindo a Alemanha golear em 2014.
    O perigo agora é chamarem o Dunga ....
    Com a direção atual da CBF nada é impossível.

    ResponderExcluir
  61. Vocês ainda perdem tempo assistindo jogos da seleção brasileira! Há vinte anos eu venho dizendo que a CBF e a seleção são parte integrante de um gigantesco estelionato que até um indivíduo de inteligência mediana consegue perceber.

    ResponderExcluir
  62. Ufa, ainda bem, acabou.
    Podia ter sido outro 7 x 1.
    Vexaminoso.
    (Tem gente com saudades do Tite.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria absurdo, dado as várias defesas do Bento...

      Excluir
    2. Dependendo do resultado de Colômbia X Paraguai, se tiver havido algum vencedor, o Brasil cai novamente para quinto, agora seis pontos à frente da Venezuela, em sétimo.

      Excluir
    3. Ah, e saldo de gols é critério de desempate antes do número de vitórias.

      Excluir
  63. Primeira derrota por quatro gols na história das eliminatórias;

    Argentina "só" sem Messi e Lautaro Martinez, mas com nove dos titulares da final da copa, enquanto isso o Brasil com mais da metade dos jogadores (sic) trocados de um jogo para o outro (quatro obrigatórios);

    Agora, pelo menos, começam a admitir seriamente um técnico estrangeiro?

    O pior de tudo, se fosse possível isso, é virem com a história de NJr ser indispensável...

    ResponderExcluir
  64. Essa foi a "porrada" do Raphinha ...Argh!

    ResponderExcluir