Total de visualizações de página

domingo, 12 de outubro de 2025

ESVAZIANDO O ARQUIVO (13)

A série "Esvaziando o arquivo" contém fotografias que foram garimpadas e que constam nos meus alfarrábios como não publicadas no "Saudades do Rio". E como hoje é domingo as fotos são das praias.

FOTO 1: Vemos uma Av. Sernambetiba com pista dupla, com a vegetação que praticamente desapareceu quando foi construído o calçadão no início dos anos 90 e um vasto areal no lugar do qual foram construídos os prédios da orla da Barra da Tijuca.


FOTO 2: Neste postal da "Colombo" vemos a praia de São Conrado praticamente deserta, com um carro na Estrada do Joá e a igrejinha de São Conrado.


FOTO 3: Publicada pelo Derani, do acervo do Silva, esta moça jogando frescobol causou um grande impacto na ocasião. A grande discussão foi se o "tomara-que-caia" caiu ou não. O local é a Praia de São Conrado.


FOTO 4: Podemos ter a noção da grandiosidade da obra de duplicação da Av. Atlântica. 


FOTO 5: Se houver algum especialista de plantão neste domingo poderá identificar os automóveis estacionados na Av. Atlântica perto da Rua Aurelino Leal, no Leme.


FOTO 6: Uma boa opção para o almoço deste domingo pode ser o Restaurante Lido, na praça do mesmo nome.


FOTO 7: Como era tranquilo um domingo na Av. Atlântica antigamente. Na estreita calçada junto à areia quase ninguém caminhava. E o trânsito, então, era mínimo.


FOTO 8: Para onde se dirigia este grupo de religiosos na Av. Atlântica? Para a igreja do Leme, da Serzedelo Correia, da Barão de Ipanema,  da Francisco Otaviano? Ou só estavam fazendo turismo?


FOTO 9: Praia do Leblon em 1958. Toalha no chão, nada de cadeiras, maiôs inteiros, shorts de nylon, tranquilidade.


FOTO 10: Praia de Ipanema com seus precários quiosques. Hoje em dia são tantos que até bloqueiam a vista do mar.

21 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Segundo a meteorologia há previsão de alguma chuva até pelo menos quarta. Para alguns o ideal é correr ou caminhar pela orla, o que convenhamos não é um programa sem atrativos, muito pelo contrário...

    FF: morreu ontem aos 79 anos Diane Keaton, atriz e "musa" de vários filmes de Woody Allen, com quem teve um relacionamento até duradouro.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, a foto 2 já foi publicada.

    ResponderExcluir
  3. Sugiro que o Helio leia o último comentário no post de ontem (pode isso Arnaldo ?).

    ResponderExcluir
  4. O blog do Concurso foi removido , eu ia responder agora cedo e sumiu.

    ResponderExcluir
  5. Vou dar uma de Augusto, com todo respeito. Morreu ontem, aos 92 anos, o jornalista e radialista Áureo Ameno, grande vascaíno e um cara muito engraçado em seus comentários. Vai deixar saudades no rádio esportivo carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes nem lembrava que estava vivo. Ninguém anunciou na TV (que eu tenha visto) talvez por ser alguém mais local. E não ser flamenguista.

      Por iniciativa dele, na época de vereador, parte de São Cristóvão virou o bairro Vasco da Gama.

      Excluir
  6. A foto 2 mostra um Chevrolet 1940, identificado com a super lente farinácea.
    Na foto 5, sobressai um fabuloso Buick Electra, de 1959, o primeiro ano de sua fabricação. Fácil de identificar, mas difícil de ver no Brasil. Em primeiro plano, como dá perfeitamente para ler, um Opel Olympia Rekord, de 1956. Os alemães chamavam o modelo de teto removível, mas com as estruturas de vidros do cupê fechado, de cabriolimousine, acho que em Portugal era descapotável, pois conversível é outra coisa.
    Na foto 7 um Studebaker 1950 desfila na Atlântica enquanto, na calçada, outro Studebaker (51, ou 52) está à frente de um Chevrolet e de um Mopar dos grandes. Deve ser inverno, pelo traje do pedestre.
    Na foto 8 um Mercury eclesiástico aguarda suas eminências.

    ResponderExcluir
  7. Até domingo tem fotos?
    Acho que vou dar um pulo até São Conrado levando minha raquete de frescobol.

    ResponderExcluir
  8. Cesar, já combinou com a moreninha?

    ResponderExcluir
  9. Domingo Ipanema anos 70 era uma festa. Carros parados em cima da calçada, o vendedor de bichos de plástico na Rainha Elisabeth, o senhor do cavalo branco e bonezinho passeando pela praia. Famílias indo juntas a praia. Em São Conrado o Bem e o Pot , e na Barra uma ou outra carrocinha de milho esparsa. Na Rádio JB o Pergunte ao João e eventualmente uma nota de falecimento "saindo o féretro da Capela.." E ainda o Bob´s e a Carreta pro almoço. Lembranças de uma praia/quintal. Foi-se!

    ResponderExcluir
  10. Hoje, além de dia da padroeira do Brasil e de dia das crianças, é aniversário de inauguração da estátua do Cristo Redentor em 1931 e da chegada oficial da frota de Colombo na atual América Central, em 1492. Esta data está cada vez mais sendo esquecida, talvez por serem outros tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li em algum lugar que esse feriado de N. S. Aparecida foi instituído em 1980 durante visita do Papa João Paulo II, mas tenho quase certeza que a primeira vez foi em 1979, inclusive com muita discordância dos protestantes.

      Excluir
  11. De acordo com um Guia Rex que meu pai tinha, no tempo da foto 2 o local seria a Praia da Gávea.
    Deve ter mudado de nome nos anos 70, quando a urbanização foi intensa por lá.
    Esse guia deve ter sumido em alguma de nossas mudanças.

    ResponderExcluir
  12. Colaborador Anônimo, 09:18h ==> acho que é fake aquele comentário, porque o nome do autor está escrito de forma errada.

    ResponderExcluir
  13. Nardini, 09:23h ==> o blog apresentava muitos bugs, por isso o deletei. Mas os vídeos foram para o blog de endereço hribeirosdr.blogspot.com. Os comentários do concurso eu não copiei.

    ResponderExcluir
  14. Em relação ao último comentário do post de ontem, e os de hoje do Colaborador Anônimo (09:18) e do Nardini (09:23), sobre o concurso de cinefilia, agradeço o empenho e o tempo consumido pelo Hélio Ribeiro para a elaboração do teste. Foi muito divertido, e ontem senti falta dos trailers para identificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, eu até pensei em saber a opinião dos participantes quanto a colocar mais 10 vídeos, porém senti que alguns comentaristas haviam parado de dar palpites, o que me indicou cansaço deles ou perda de interesse. Por isso encerrei o concurso dentro da previsão inicial de quatro rodadas.

      Excluir
  15. Quanto ao último comentário de ontem, observei:
    1) Que o nome do autor está errado com relação à pessoa pela qual desejava se passar. Certamente o original não erraria seu próprio nome.
    2) Se fosse realmente a pessoa original, não daria o caminho das pedras para vencer o concurso, isso assumindo que realmente por IA daria para descobrir o nome dos filmes.
    3) Em não sendo a pessoa original, e segundo sua afirmação de que por IA descobriria o nome dos filmes, por que não participou do concurso?
    Por tudo isso, concluo se tratar de um agente provocador invejoso do sucesso do vencedor do concurso.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que obiscoito saiu da caixa no domingo.

    ResponderExcluir
  17. Os Studebaker da foto 7 eram figurinha fácil aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde a todos!

    Foto 1, comecei a frequentar a praia da Barra da Tijuca no início dos anos 80, mas não ficava nesse trecho da foto e sim mais próximo à Reserva. A bagunça dos carros estacionados era semelhante à foto. Havia poucos trailers ainda. Quase não havia sinal de trânsito na orla, Lei Seca nem pensar ainda, cinto de segurança não era obrigatório, carros de poucas cilindradas, muitos carros coloridos, trânsito infernal aos domingos entre 10h e 16h e mesmo tendo já mão dupla, em algumas épocas de verão o trânsito fluía só para o Recreio.

    ResponderExcluir