Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

ESVAZIANDO O ARQUIVO (24)

A série "Esvaziando o arquivo" contém fotografias que foram garimpadas e que constam nos meus alfarrábios como não publicadas no "Saudades do Rio". 

FOTO 1: As construtoras querendo proibir a viúva de ver o mar a partir do seu morro. Monsieur Rouen "était desolé".


FOTO 2: Estacionamento bem organizado na Praia do Leme.


FOTO 3: Enquanto o mar e os banhistas estão tranquilos, um veículo aproxima-se traiçoeiramente de três incautos pedestres na calçada.


FOTO 4: O bonde 47- Santa Alexandrina no Largo do Estácio. Hoje em dia, as motos e bicicletas elétricas respeitariam o espaço entre o bonde e a calçada nas paradas de bonde?


FOTO 5: Posto de Salvamento nº 2, no Lido. Em destaque o edifício Ribeiro Moreira, na esquina da Rua Ronald de Carvalho, joia em "art-déco", construído em 1928.


FOTO 6: O "chaffeur" às voltas com um defeito na rebimboca da parafuseta, sob o olhar atento de duas autoridades ignorantes.


FOTO 7: Vocês não vão acreditar, mas aí está um lugar em que nunca fui: o Tivoli Park, na Lagoa. No "drive-in", cuja tela se vê à direita, fui muitas vezes.


FOTO 8: Os Arcos da Lapa e as obras da nova catedral em 1968.


FOTO 9: Por que a legenda em alemão nesta fotografia de automóveis em frente a um café no Rio de Janeiro?  No fundo, o Pavilhão Mourisco.


FOTO 10: Grande Prêmio IV Centenário, em 1965, na Barra da Tijuca.

11 comentários:

  1. Tenho um amigo que mora no morro da Viúva. O prédio dele tem um acesso sensacional para o morro que eu desconhecia até recentemente.
    A calçada da praia do Flamengo parece mais larga do que era a da Atlântica na época.
    O pavilhão mourisco poderia ter sido preservado.

    ResponderExcluir
  2. Na foto 2 começa-se com um Ford 1942. Depois Oldsmobile 40, Citroën Légère.
    Na foto 3, acho que um Jeep Willys está na calçada.
    Na foto 4, Chevrolet 40 e caminhão Chevrolet Gigante.
    Parecem Fords na foto 5, mas postal nunca é bom confiar.
    Rebimbocas presidenciais no Cadillac 1946.
    Bonde da CTC sem reboque, tenho sinceras saudades dos reboques. As demolições na Lapa estavam em andamento. Hoje poderia ser o nosso Quartier Latin. Ou não.
    Foto 10, parece Interlagos, mas é Alpine modificado. O famoso 47 do Bird, acho, em plena Barra. Eu estava aí, Grande Prêmio da Cidade Maravilhosa, 1965. A conferir. A IA informa que tanto o Bird quanto o Luizinho Pereira Bueno o pilotaram.

    ResponderExcluir
  3. Grande Prêmio do Quarto Centenário, 1965.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Salvo engano meu a foto 10 foi postada por mim em outra ocasião, no fotolog ou no Facebook. Possivelmente do acervo do jornal O Globo ou de outro.

    Tivoli Park era contramão para quem morava em Madureira...

    ResponderExcluir
  5. A foto 1 é sensacional, nunca tinha visto os prédios da Av. Rui Barbosa deste ângulo, por cima do Morro da Viúva. E como o mar era próximo. Na zona sul, proximidade similar ao mar, somente nos prédios da curtíssima Av. Francisco Bhering, próximo ao Arpoador. O pavilhão Mourisco era lindo mas infelizmente não deu para mantê-lo ali devido as obras do túnel do Pasmado. Não sei se daria para remover para outro ponto próximo dali. A foto 3, prova definitivamente que a implantação do Aterro do Flamengo foi ótima. Essa faixinha de areia era bem curta e em boa parte do ano nem tinha, vez que o mar batia na mureta. Então, o Rio de Janeiro ganhou mais uma praia decente e uma baita área de lazer. É só perguntar para um morador antigo do Flamengo se ele gostou ou não da implantação do Aterro. Conversei com muitos que presenciaram o antes e o depois e todos aprovaram. Quando criança, presenciei essas corridas na Barra nos anos 60, levado por um tio que era adepto. A berlineta fazendo a curva, saindo da Av. Sernambetiba.

    ResponderExcluir
  6. Foto 3, é mesmo um Jeep sobre a calçada. Na pista um Ford 1955 e outro Jeep.

    ResponderExcluir
  7. Na foto 6, um típico chauffeur trajado com o nos velhos tempos, com quepe e terno.

    ResponderExcluir
  8. O Cadillac 46 certamente deu pau na bomba de combustível, ou no câmbio Hydramatic. Ou então na elétrica, ainda de 6 v.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos!

    Foto 01, um ângulo inédito para mim, normalmente vejo lateralmente ou de frente. A foto parece cortada.

    Foto 06, do carro enguiçado, a situação mais comum era aglomerar gente e cada um dando um palpite. Além da rebimboca, tinha também a arruela da grampola, defeito que só os especialistas identificavam.

    Foto 07, Tivoli Park fui algumas vezes, anos 80/90.

    Foto 10, imagens da corrida no Youtube e breve relato do que aconteceu, incluindo uma confusão do Chico Landi.

    https://www.youtube.com/watch?v=BV613pvM4bg&t=7s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propósito, o bólido da Foto 10 é o nº 47, pela lista de pilotos, era o Wilson Fittipaldi Jr., falecido ano passado, a bordo de uma Alpine A110 Renault.

      Excluir
  10. Hoje Pelé faria 85 anos. Amanhã no seu museu, em Santos, serão expostas pela primeira vez 10 fotos da Copa do Mundo de 1962, inéditas até poucos anos atrás.

    ResponderExcluir