FOTO 1: Há inúmeros grupos sobre o Rio Antigo no Facebook. A maioria é muito ruim, com informações e discussões totalmente equivocadas.
Esta fotografia foi postada, a sério, com o título "Passeio do Elefante Dudu, do Gran Circo Bertoni, pelo trecho em frente à Praça do Lido - Copacabana, em 1938."
Ora, esta foto (pescada num dos nossos blogs) foi publicada com esta legenda, numa gozação do JBAN com o Conde di Lido (Edoardo de Bourbon di Bertonius).
Ora, esta legenda foi na época colocada pelo JBAN, implicando com o nosso Conde di Lido (Edoardo de Bourbon di Bertonius).
Se a desinformação continuar, daqui a pouco o pessoal dos direitos de animais, por conta da exploração dos burricos Lulu&Dudu, vai entrar com processo contra a Cia. Jardim Botânico. Muitos vão querer saber onde comprar “O Pharol” do Ariovaldo Brochado, o redator-chefe, de Dona Neuza, a secretária, Soninha, a estagiária, Aparecido, o motorista, do colunista social Floriano Flores, o Flô-Flô.
Vão querer saber como o piloto cego JBandeira de Mello voava e o que aconteceu com o Abdullah, o terrorista que tinha horror a sangue. E qual foi o fim da Perikitta Gladys, do Tonho Treispeidim, da Gabriela Portátil, a mulher-retrátil. Vão querer fazer um SPA na famosa C.M.I. – Clínica de Mamoterapia de Itaipava. Isto sem falar do preconceito contra o Anão Duarte.
Vão perguntar por que o assassino do General Miranda ainda está solto, em que faculdade leciona o Professor Pintáfona, qual a razão do suicídio do Tertuliano Delacroix.
E se Mme. Simmons ainda acompanha o Professor, se a Giseli Loira foi com o Rafa para a Alemanha e se Josafá Pederneiras retornou ao Rio. Manifestarão preocupação com o destino da telefonista Ana Lucia, se a Karina está na Venezuela.
Pedirão o endereço do “Fleur de la Passion”, famoso salão do Tutu La Minelli, descreverão o Forte de “Mont-de-la Veuve” e se com o exílio do Rouen seu motorista Claude Maurice está procurando emprego.
Vão querer saber o endereço do consultório da Dra. Psicóloga e da Dra. Eve Lynn. Precisando de empregada, tentarão contato com a Creusa. Perguntarão se Veedol e Ludaol precisam de receitas controladas.
Noivas vão querer casar tendo o Bispo Rolleiflex ou Frei Henrique Boaventura como oficiante. Outras, mais modernas, vão querer a bênção de Manitu. A Demolidora Cerqueira será requisitada para alguns trabalhos.
Pedirão explicação sobre quando a Anta Copacabanensis foi extinta, se o Vittorio realmente voou, como o Peixe-Boi Amazônico de Niterói foi morto, se o Thor da Praia do Canto conhece o Pastor.
Alguns vão querer alugar a Mansão de Lord Joseph no Alto, outros contratar o Dr. Decuca. Vão querer ouvir a soprano La Frusca e perguntar se o Barão de Montenegro mantém o título. Muitos dirão que sentem saudades das fotos de Fidelino (Patricio) Leitão de Menezes e da loja do Del-er-Ahni na Rua da Alfândega. Indagarão por onde andam o Jason Waldvogel, o Príncipe Giovanni di Calabria e a Dona Milúdica.
Só espero que não acreditem que a Tya tinha mesmo uma vassoura voadora.
FOTO 2: Os últimos dias da Av. Atlântica com mão e contramão.
FOTO 3: Obras no Clube Guanabara, no Mourisco, em 1965.
FOTO 4: O clube Costa Brava, localizado em um dos mais belos locais da orla carioca.
FOTO 5: O Clube dos Democráticos, na Rua do Riachuelo. Fazia sucesso nos desfiles de carnaval das Grandes Sociedades.
FOTO 6: A Igreja de São João Batista da Lagoa, em cujo projeto participaram os arquitetos Beaurepaire-Rohan (1831), Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1837) e Adolpho Morales de Los Rios (1890). Esta igreja, na Rua Voluntários da Pátria (antiga Rua Nova de São Joaquim), substituiu a capelinha do Engenho de N. S. da Conceição, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, como sede da paróquia criada em 1809 por D. João VI para atender a população dos arredores da cidade entre o Catete e a Gávea. A igreja é em estilo neoclássico.
O texto da foto 1 certamente é uma “private joke” que envolve antigos comentaristas. Consigo reconhecer alguns. As besteiras que aparecem nos comentários do Facebook são absurdas.
ResponderExcluirFui algumas vezes no Costa Brava. É muito legal.
O projeto do balneário era “over”. Ainda bem que não foi adiante.
Na foto 3, este salão envidraçado no Clube Guanabara, atualmente abriga a Churrascaria Cruzeiro do Sul. Fui sócio do Costa Brava Clube por muitos anos e essa piscina de água salgada na beira do mar é o diferencial. Sempre que começava uma nova relação, levava garota no clube para impressionar. O visual é sensacional e poucos tiveram a oportunidade de conhecer. O mobiliário da piscina ainda é o mesmo. Passando por sua ponte suspensa, chega-se ao outro lado do clube, na ilha, onde tem uma grande piscina convencional e a sauna, com mini piscinas aquecidas e deck de frente para o mar, onde só é permitida a entrada de maiores de 15 anos.
ResponderExcluirExistem inúmeros comentários impróprios e descabidos no Facebook sobre o passado do Rio de Janeiro, principalmente quando se trata de datas. Chega a ser bizarro.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirAcompanhando os comentários. Dia corrido. Concordo sobre a foto 1. A desinformação há algum tempo virou meio de vida.
Outro dia li uma extensa discussão sobre foto da avenida Atlântica na década de 1930. Muitos diziam que a foto era mais recente pois alegavam que não poderia haver arranha-céus naquela época em Copacabana.
ResponderExcluirMesmo com o autor explicando que os postes de luz que apareciam no meio da avenida só foram retirados em 1938 os caras insistiam que a foto devia ser dos anos 1950.
Na foto 3, um Peugeot 404 encobre um (foi uma delícia descobrir o encoberto) Buick Roadmaster 1949, inconfundível com suas 4 bolotas. O restante dos automóveis, com uma exceção, é um retrato dos anos 60: Simca Chambord, Fuscas, Kombi, Vemaguet, Rural-Willys.
ResponderExcluirA exceção, honrosa e horrorosa (um dos automóveis mais feios já produzidos) é um Triumph Mayflower, escuro na frente da Kombi. O Mayfower era conhecido como "galocha", por seu estilo nada atraente.
Na foto 7, um Ford Vedette (é o que parece) atravessa o viaduto do Túnel do Pasmado.
Até hoje há quem não admita existência de fotos coloridas nos anos 30 e até antes.
ResponderExcluirFF: a CBF virou a mesa e garantiu o acesso do Botafogo à Copa do Brasil de 2026, com a confirmação de todos os clubes da Série A na competição. Eles entrarão na quinta fase, antes das oitavas de final. O brasileiro 2026 começará em janeiro.
Augusto, não pode ser considerada uma virada de mesa beneficiando o Botafogo, especificamente. A CBF está alterando o calendário do futebol brasileiro. Até 2025, a Copa do Brasil conta com 92 clubes e a partir de com 2026 contará com 126. Se a única modificação fosse a inclusão dos times da série A, até concordaria, mas não é.
ResponderExcluirSó 126? Isso é discriminação. Temos um time aqui da rua. Vamos pedir inclusão também na Copa Brasil.
Excluir"Os pessoal" aqui do morro São João também tem um time. É o "762 do João". Jogam sempre com o "556 do Macacos", lá de Vila Isabel. Sempre da confusão no jogo. Sai até morte. Merecem também participar. Senão.....
ExcluirMauro, só usei o mesmo "raciocínio" de 1999, no caso Gama, quando disseram que o Fluminense "virou a mesa". Só "esqueceram" de incluir todos os outros clubes beneficiados. Claro, o Fluminense era o maior deles.
ExcluirSobre o Botafogo, já estava praticamente classificado, bastando se manter na zona de classificação para a Libertadores. Particularmente deve ser o maior beneficiado em termos de tamanho...
Se fizer uma boa peneira vamos achar erros em vários sites, inclusive os mais sérios.
ResponderExcluirNo acervo da Light já vi erro de data em foto da Rua do Passeio e erro de nome de rua entre a Mal. Floriano e Av. Pres. Vargas.
Na época lia sobre os desfiles as grandes sociedades no carnaval.
Não sabia da sede dos Democráticos.
Minha coleção de fotos de bondes começou assim: num site alemão eu vi várias fotos deles, que foram vendidas ao site por um argentino. Havia nomes errados de ruas (normalmente erro de grafia) e eu me ofereci para corrigi-los. Então mandei as correções e em agradecimento o dono do site me enviou 10 fotos coloridas de bondes. O que é muito raro, pois normalmente as fotos são em preto e branco. Foi um ótimo presente de Natal para mim, pois chegaram perto daquela data festiva. E assim dei início à minha coleção.
ExcluirA foto 7 é dos anos 50. É bom lembrar que os lotações circularam até o início de 1965.
ResponderExcluirCom certeza a Tya ainda receberá convites para ser uma "super star" de eventos comemorativos do último dia desse mês de outubro.
ResponderExcluirE nesse mesmo mês de outubro tem triangular decisivo no Brasileiro, começando hoje com Flamengo x Cruzeiro.
ResponderExcluirDia 19 tem Flamengo x Palmeiras e uma semana depois Cruzeiro x Palmeiras.
Só zebras mudam esse cenário, sendo que o time de Minas precisa vencer os dois, com certeza.
Vau ter um Copa Sul-Sudeste para os clubes dessas duas regiões que não participarem de nenhum dos dois torneios sul-americanos.
ResponderExcluirO Vasco é o principal candidato a uma vaga, entre os grandes do Rio.
Aliás, o clube da Cruz de Malta não pode cair se quiser disputar a Copa do Brasil ou a colocação do estadual ainda vale para a vaga do torneio nacional?
No momento o Vasco está na zona... da Sula. Assim como o Fluminense. O Vasco mesmo que caia tem vaga assegurada na Copa do Brasil pelo estadual, assim como o Volta Redonda, Madureira e América. Se o número de participantes continuar igual para os estados devem chamar outros clubes como o Maricá ou a Portuguesa.
ExcluirAh, se Vasco ou Fluminense vencer a Copa do Brasil atual toda essa especulação vai para o lixo...
ExcluirPor falar em torneio regional, a CBF desvalorizou os títulos de campeão brasileiro considerando a antiga Taça Brasil equivalente ao Campeonato Brasileiro e, para piorar mais, fez o mesmo com um torneio da década de 30, que foi no máximo equivalente a uma Copa Sudeste (nem do sul não teve time).
ResponderExcluir