A série "Esvaziando o arquivo" contém fotografias que foram garimpadas e que constam nos meus alfarrábios como não publicadas no "Saudades do Rio".
PS: no dia de hoje a planilha Excel mostra 22073 fotos garimpadas. Certamente algumas dezenas são repetidas.
FOTO 1: O "Petit Trianon", réplica de uma residência de Marie Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine em Versalhes, foi construído para ser o Pavilhão da França na Expo de 1922. Depois foi doado pelo Governo francês para ser a sede da ABL - Academia Brasileira de Letras.
FOTO 2: A Pharmacia Cordeiro foi fundada em 1895 por Antônio e Guilherme Cordeiro, na Rua da Constituição, distante da Rua Direita, onde se concentravam farmácias mais famosas como a Casa Granado.
FOTO 3: A ponte para embarque nos barcos à época da Exposição de 1908.
FOTO 4: Desfile militar em 1943. Recomendo, para os interessados, o livro "Trincheira Tropical - A Segunda Guerra Mundial no Rio", de Ruy Castro. Li muitas coisas que desconhecia por completo.
FOTO 5: Aviões Bandeirantes perto do Pão de Açúcar, em 1968. Voei num Bandeirantes, nos anos 70, com destino a Ribeirão Preto, com escala em Poços de Caldas. Na ida, "céu de brigadeiro", na volta, não gosto nem de lembrar o sufoco.
FOTO 6: A foto é uma propaganda da "Juventude Alexandre" por ocasião da inauguração da estátua do Corcovado: "Caspa-Cabellos brancos-Calvicie? Juventude Alexandre dá vigor e embelleza os cabellos. Mais de trinta annos de successos."
FOTO 7: A entrada para o IV Campeonato Mundial Masculino de Basketball, realizado em 1963, além da carteirinha do Nylson. Não sei como chegaram para mim. Foram recebidas há mais de dez anos.
FOTO 8: O Departamento Infanto-Juvenil do Flamengo tinha 5 diretores "mirins". A foto é da primeira página do "Jornal dos Sports". O editor do "Saudades do Rio" era um deles.
FOTO 9: Enviada pelo Obiscoitomolhado em 2013, também não foi publicada. Mostra a Rua Miguel de Resende em Santa Teresa após a chuvarada catastrófica de 1966.
FOTO 10: Cartão-postal de Copacabana à noite, com o Copacabana Palace reinando absoluto. O famoso "colar de pérolas" da orla também é destaque. Quando foram instalados eram 106 postes.
Quer dizer que o Dr. D’ foi diretor do Flamengo. Parabéns.
ResponderExcluirA foto noturna de Copa é linda. Estes postes do colar de pérolas em algum momento foram recuperados mas não sei como estão agora. São os que ficam na calçada dos prédios junto do estacionamento.
Não sabia que o Petit Trianon é cópia de residência em Versalhes.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirEstive no Petit Trianon pelo menos duas vezes, uma delas para assistir ao impagável Plantão de Notícias bem antes da pandemia. A outra vez deve ter sido para alguma exposição.
Juventude Alexandre é um nome estranho para um tônico capilar. Será que era vendido na Pharmacia Cordeiro?
ResponderExcluirPelo tema este livro do Ruy Castro deve ser bom. Um que li dele e é excelente foi Ela é Carioca, uma deliciosa história de Ipanema.
Hoje em dia este tônico capilar Juventude Alexandre não passaria nos testes da ANVISA e nem sequer chegaria a ser comercializado. Como pode um tônico capilar tratar calvície, cabelos brancos e caspa ao mesmo tempo? tremendo 171. Como o povo era passado prá trás, mas naquele tempo quase tudo podia.
ResponderExcluirQuase comprei o livro do Ruy Castro na Bienal.
ResponderExcluirHoje temos a proliferação de "suplementos" que prometem milagres, em anúncios na TV e rádio.
É a busca pela juventude eterna. Coisa antiga. Tem uma canção tradicional alemã, da Silésia, que remonta ao século XVI, chamada "Und in dem Schneegebirge" ("E nas Montanhas Nevadas", referindo-se a montanhas da cidade de Kłodzko), que na sua segunda quadra, referindo-se a uma fonte no rio March, tem a letra "Ich habe daraus getrunken / So manchen frischen Trunk. / Ich bin nicht alt geworden / Ich bin noch altzeitjung". Tradução livre: "Bebi dela tantos goles frescos. Nunca envelheci, ainda permaneço jovem".
ExcluirQuem achar uma fonte dessas enriquecerá mais que o Elon Musk.
Na foto 4 temos um desfile de veículos blindados M3 Stuart, recebidos pelo Brasil após a sua entrada na Segunda Guerra Mundial. Já na foto 5 me parecem ser 2 protótipos do Bandeirante.
ResponderExcluirNa foto 1, Lincoln Zephyr 1946, um tio gordo do Mercury que aparece na foto 9. E eu nem lembrava dessa foto...
ResponderExcluirDomingo passado fui a uma exposição de carros antigos no Norte Shopping. Tinha um Lincoln que devia medir uns 10 metros de comprimento por 3 m de largura e pesar umas 5 toneladas. Seu consumo devia ser de 100 metros por galão de combustível. Exagero meu, é claro. Mas em se tratando de Lincoln, não foge muito à realidade.
ExcluirAlguns modelos de carros têm (ou deveriam ter) o consumo medido em litros por (quilô)metro....
ExcluirEm 1986 eu comprei na Pharmácia Cordeiro um composto de guaraná e noz cola chamado "Guaracola". Muito bom.
ResponderExcluirVisitar a ABL pode ser uma boa programação, mas aquele canto da Esplanada anda meio fora dos trajetos. Sempre que falam dessa instituição eu lembro do vídeo sobre o Manuel Bandeira, que ainda deve ter no Youtube.
ResponderExcluirA farmácia em foco me fez lembrar da que existe em Bananal, SP, que ainda consta como atração histórica da cidade, mas que foi modernizada na loja de atendimento aos clientes. Vi na internet que o proprietário informa que o poder público não quis ajudar na manutenção das instalações do século 19 e ele recolheu os objetos antigos para um cômodo mais escondido, onde apenas visitantes que pagam têm acesso.
ResponderExcluirO município quer faturar com turismo, mas incentivo é difícil.
Uma local público para embarcações na Enseada de Botafogo pode ser bem vantajoso para quem vem de Niterói, como disse um executivo de empresa que atravessava a baía com seu barco, transporte que para ele era mais vantajoso do que de carro pela ponte Rio-Niterói.
ResponderExcluirO lançamento do modelo de avião Bandeirante foi motivo de muito orgulho para a nação.
ResponderExcluirO basquete foi o segundo esporte do Brasil do final dos anos 40 até os 80, quando surgiu a chamada Geração de Prata do vôlei.
Aliás, esse grupo do Luiz aparentemente tinha altura para a prática de basquete e vôlei.
Da chuva de 1966 eu lembro da falta d'água e que pelo menos uma vez acompanhei minha mãe teve que recorrer a uma bica quando morávamos na Vila da Penha.
ResponderExcluirCoincidência ou não uns 2 meses depois mudamos de lá.
O "colar" de luzes de Copacabana que foi inspiração para o título de "Princesinha do Mar", certo?
E ainda esqueci da foto dos tanques de guerra.
ResponderExcluirAssim como a instalação de uma grande siderúrgica, o fornecimento de armamentos também fez parte do acordo do Roosevelt com o Brasil, em troca da utilização da base aérea de Natal / Paramirim, RN.
Dizem que não pode haver transporte marítimo pelo Rio porque o mar é muito agitado, mas ao menos, como sempre sugere o GMA, tal como proposto recentemente para as lagoas da Barra, houvesse transporte pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
ResponderExcluirEm Genebra, desloquei-me do hotel para o centro da cidade, com as "mouettes", pequenos barcos que cruzam o Lago Leman em várias direções. Funcionam muito bem. Na Lagoa poderia haver estações no Corte do Cantagalo, perto do Caiçaras, perto do Piraquê, perto da igreja de Santa Margarida Maria, perto da Curva do Calombo.
Concordo totalmente, inclusive com os locais sugeridos. E se alguém questionar sobre poluição, poderiam ser com motor elétrico, facilmente recarregados nas estações.
ExcluirChegaram a fazer um teste da Praça XV até um ponto da Barra, mas usaram uma embarcação inadequada. Resultado, boa parte das cobaias, quer dizer convidados, saíram com os bofes para fora.
ExcluirRecentemente a prefeitura conseguiu arrumar um interessado em explorar o sistema lagunar de Jacarepaguá. É o mesmo que já explora o trem do Corcovado, primo do Aécio Neves. Está pendente o andamento da dragagem feita pela Iguá.
Foto 5: voei várias vezes entre Rio e Uberaba, por conta da implantação da então FOSFERTIL, depois VALEFERTIL, hoje sei lá o que.
ResponderExcluirSempre em Bandeirantes, um avião excepcional para a indústria brasileira na época. O canal Aviões e Músicas está fazendo uma série de vídeos em ordem cronológica sobre os aviões da EMBRAER, um dos poucos motivos de orgulho para nós. O do Bandeirantes mostra a importância que ele teve.
A palavra "bandeirante" tem forte significado no Brasil, e em vários aspectos: tem os bandeirantes propriamente ditos, que bem ou mal ampliaram as fronteiras do pais; tem o jipe Toyota Bandeirante, um dos primeiros aqui fabricados e que sempre teve boa fama na categoria; e tem o avião da foto.
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