Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de agosto de 2017

PRAÇA CARDEAL ARCOVERDE



 
As duas primeiras fotos de hoje já foram publicadas no antigo “Saudades do Rio”. São de Uriel Malta e mostram aspectos da Praça Cardeal Arcoverde. Como o Nickolas fez mais uma estupenda colorização resolvi postar novamente. A terceira foto é coloboração da embaixadora plenipotenciária da Urca, a tia Milu.
Os comentários abaixo foram feitos com a colaboração de vários dos comentaristas do “Saudades do Rio” e alguns se reconhecerão.
A urbanização desta praça foi projetada pelo arquiteto da Prefeitura do Distrito Federal, Azevedo Neto. Antiga Praça Sacopenapã, foi aberta pela Empresa de Construções Civis e aceita em 26/07/1894. O Cardeal Arcoverde (Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti) tornou-se cardeal do Rio de Janeiro em 1905 (foi o primeiro cardeal brasileiro e sul-americano).
Na construção "déco" que vemos em primeiro plano na segunda foto funcionou o quartel da Polícia Especial de Vargas. Depois, com redemocratização do país, após a Segunda Guerra, o prédio se transformou na escola Dom Aquino Correia. No final dos anos 50 a Escola Dom Aquino Correia foi desmembrada de seu auditório, sendo este transformado no Teatro da Praça, que depois recebeu o nome de Teatro Gláucio Gil (esta alteração deu-se em meados dos anos 60 quando o apresentador da TV Globo Glaucio Gil, apresentando "ao vivo" o programa "Show da Noite", sentiu-se mal e faleceu no sofá do programa vítima de infarto. Foi uma comoção no Rio). A seguir uma nova escola foi construída ao lado: a Escola Alencastro Guimarães.
Vemos também o aspecto da Ladeira do Leme, nome dado em 1917 e que já se chamou Rua Coelho Cintra de 1949 a 1951, quando voltou ao nome original. Esta ladeira constitui um dos acessos mais antigos à Praia de Copacabana. Recebeu esta denominação por ali se instalar o antigo "Reduto do Leme", no tempo do vice-reinado do Marquês de Lavradio. Os arcos no topo da Ladeira do Leme seriam os restos de uma fortificação. Há por ali também uma Vila Militar atualmente além do Parque Estadual da Chacrinha, no final da Rua Guimarães Natal, entre a Ladeira do Leme e a Rua Assis Brasil. Junto ao final da ladeira sobrevive um dos últimos postos de gasolina de Copacabana, fora os da orla marítima (e ali há uma padaria com pães de excelente qualidade, coisa rara no Rio de hoje).
Em 1878, no dia primeiro de dezembro, aconteceu o início do serviço de diligências entre o final da Praia de Botafogo e Copacabana, pela Ladeira do Leme, por iniciativa do doutor Francisco Bento Alexandre de Figueiredo de Magalhães, Conde de Figueiredo Magalhães, que possuía em Copacabana uma casa de saúde com hotel anexo. No dia 20 de maio de 18979, o jornal O Repórter informava que, na noite anterior, a Diligência de Copacabana havia sido agredida por malfeitores, que foram afastados em função dos disparos de revólver do Dr. Figueiredo Magalhães.
À esquerda, conforme já contou a tia Nalu sobre a segunda foto, fora do quadro, havia uma loja chamada Bolos de Lisboa, com os melhores e tradicionais doces portugueses, a cargo da fantástica D. Margarida, que depois veio a abrir um restaurante na Visconde de Caravelas.
Atualmente existe nesta praça uma estação do metrô, a Cardeal Arcoverde.
 
 

15 comentários:

  1. As colorizações do Nickolas estão cada vez melhor. Aquele muro mais adiante na primeira foto já deve ser do colégio Sacré-Coeur de Marie. Minha primeira namorada estudava neste colégio. As informações do texto também estão ótimas.

    ResponderExcluir
  2. Boas informações sobre o local.Quando minha filha morou no Leme ia sempre a esta Praça,buscando o Metro.Não dá para imaginar que é o mesmo local.***Materia no Globo focando as dificuldades que passam as boates de Copa,especialmente ligadas a prostituição de luxo.Crise e violência,além dos novos hábitos via aplicativos,são situados como causa da derrocada.Vale a pena dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Conde di Lido me disse que está preocupadíssimo com esta perda de receita. Está tendo que se virar com os "4 paus" que recebe de aposentadoria.

      Excluir
    2. Hoje em dia qualquer mocinha de 13 anos já está se iniciando nos "misteres do sexo" e por conseguinte já é sabedora dos "fatos da vida". Essa facilidade de fazer sexo nas novas gerações e ao contrário de outros países, o ato de se prostituir não ser considerado crime no Brasil, fazem com que "pagar por sexo" fique cada vez mais difícil.

      Excluir
  3. Bom dia a todos!!!
    A última foto foi tirada do "foi um rio que passou": http://www.rioquepassou.com.br/2007/03/26/praca-cardeal-arcoverde/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos os Saudosistas do Rio. Vamos por partes ou melhor por fotos. A primeira foto colorizada pelo mestre Nikcolas Nogueira ficou um espetáculo. Na 2ª foto, podemos observar que o prédio em destaque da 1ª foto, parte dele aparece do lado esquerdo da foto ao centro e no topo podemos ver os arcos da ladeira do leme e o terreno central descampado daria um belo campo de pelada na minha época de infância. Na terceira foto novamente o prédio da 1ª foto aparece agora na quina superior direita, a urbanização da Praça já começa a dar uma visão moderna e elegante ao local.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Copacabana está saturada. Se o tempo tivesse parado na segunda foto, não haveria local mais aprazível. A estação do metrô na praça Cardeal Arcoverde agravou ainda mais a deterioração do lugar. O trecho de Copacabana que compreende a Princesa Isabel até a rua Siqueira Campos e a Barata Ribeiro até a Avenida Atlântica eu considero o mais crítico. Já o trecho que vai da Francisco Sá até a Francisco Otaviano eu considero o melhor, apesar do prédio na esquina de Júlio de Castilhos ser considerado um "balança", muito comum em outros trechos do bairro. No canto baixo da segunda foto, à direita e fora da foto, fica o trecho da Barata Ribeiro onde está o famoso "200", ou "194", prédio como outras centenas existentes no bairro e de natureza"suspeita", mas que ganhou notoriedade devido a uma peça de teatro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suspeito de que o quarteirão da r. Barata Ribeiro onde se encontra o famoso ex"200" seja o mais extenso de Copa. De fato a região mencionada deve ser a que apresenta a maior ocupação do bairro. Todavia, questionados, os moradores normalmente declaram que a preferem devido a grande oferta de estabelecimentos comerciais variados e serviços em geral. Isso também promove a grande incidência de turistas que ocupam os hotéis e apartamentos de temporada localizados nesse trecho.

      Excluir
  6. Hoje o maior problema desse logradouro são os chamados "moradores de rua", nada diferente de outros lugares. Como foi dito em outra oportunidade algumas intervenções amenizaram o problema. Agora, com as "novas diretrizes" da municipalidade, o problema continua. Na verdade a construção da estação do metrô retirou toda a característica e espaço que serviria a algum tipo de lazer. Como tal hoje é praça só na nomenclatura..

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a todos.
    A primeira foto é algo típico em nossa cidade desde sempre: Rua alagada.
    Alguns dias atrás eu escrevi um comentário aqui dizendo de que a violência do RJ é algo que sempre existiu.
    Segundo o texto de hoje publicado, e segundo o jornal O REPORTER: " A diligencia de Copacabana havia sido agredida por malfeitores, e que foram afastados em função dos disparos do revolver do Doutor Figueiredo Magalhães."
    Tal notícia só vem a corroborar com o que eu havia dito antes.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite a todos.

    As fotos foram postadas em vários sítios da internet após serem disponibilizadas na Brasiliana Fotográfica, que anda meio parada ultimamente... As colorizações do Nickolas melhoram a cada vez. Em breve, esperamos novidades que certamente serão postadas aqui.

    FF: TJRJ determina que as passagens de ônibus baixem para R$3,60. Cabe recurso, mas será que a prefeitura vai fazê-lo?

    ResponderExcluir
  9. FF: Denúncia. A Casa do Mago foi motivo de curiosidade em postagem passada. Segundo o link é a terceira vez que é atacada. Suspeita=se de intolerância religiosa. http://www.jb.com.br/rio/noticias/2017/08/16/centro-espirita-no-rio-e-atacado-pela-terceira-vez-em-menos-de-um-mes/

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde...Já havia escutado este comentário em outras publicações mas nunca encontrei nenhuma evidencia...
    "Na construção "déco" que vemos em primeiro plano na segunda foto funcionou o quartel da Polícia Especial de Vargas. Depois, com redemocratização do país, após a Segunda Guerra, o prédio se transformou na escola Dom Aquino Correia.

    ResponderExcluir
  11. O Jornal do Brasil de Janeiro de 1934 comenta sobre o lançamento da pedra fundamental de uma escola. Em dezembro de 1937 o Jornal Beira Mar publica a inauguração do "Centro de Recreação de Copacabana" que funciona como um "Play Ground" para as escolas publicas de Copacabana. Em Novembro de 1943 O Museu Histórico da Cidade é instalado no edifício onde permanece até 1947.

    ResponderExcluir