Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

BONDES



 
Onde estariam estes bondes?

18 comentários:

  1. Não é difícil identificar as fotos. A primeira parece ser na Coronel Agostinho em Campo Grande mostrando um bonde que se dirige ao "Largo da Ilha de Guaratiba", local cujo nome é uma corruptela de "William", mas de acordo com a extrema cultura" do brasileiro em geral, virou "Ilha". A segunda foto é no final da Prefeito Olímpio de Melo no trecho em que ela se confunde com a Avenida Brasil. A terceira é na Edgard Romero em Madureira e o bonde se dirige à Penha. Nota-se à direita o prédio da antiga 29ª D.P e as torres de sustentação dos cabos de energia elétrica existentes na região.

    ResponderExcluir
  2. Em 1955 a Edgard Romero passou a ter "pistas seletivas" para bondes como aparece na foto. No lado direito da pista, apenas circulavam os bondes. Daí essa foto situa-se entre 1955 e 1964, quando no segundo semestre {Julho} os bondes deixaram de circular na região.

    ResponderExcluir
  3. Realmente na primeira foto o bonde está subindo a Coronel Agostinho para pegar um trecho da Cesário de Melo e dobrar na Estrada do Monteiro com destino à Ilha de Guaratiba.

    Na terceira foto realmente o prédio da 29ª entrega que é a Edgard Romero. As torres lá atrás seguiam ao longo da Conselheiro Galvão até Honório Gurgel. Há alguns anos atrás foram realinhadas para a criação do Parque de Madureira.

    ResponderExcluir
  4. Os comentaristas do SDR são experts. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. O gerente amanheceu sem muita disposição para os bons textos e foi mais que prático e os comentaristas muito rápidos no gatilho.Estas fotos são interessantes pela riqueza de detalhes do dia a dia. O Mistura Fina desta feita não se omitiu e tem reclame até de sessão de cinema,confere?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos.

    Acertaria a primeira e a terceira se tivesse chegado mais cedo...

    A segunda, eu chutaria Vila Isabel, por causa da chaminé. Mas, pelo jeito, erraria. Então, se o local for mesmo o descrito antes, a chaminé era de quê? Da UFE?

    ResponderExcluir
  7. Meu comentário é simples. Aniversário hoje do Líder do SDR, merecedor de muitas manifestações de alegria e reconhecimento, pelo que fez e que ainda fará. Vida longa e saúde para aproveitar o muito que há de bom pelo mundo!

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia! A foto do Bonde Alegria é a mais recente. A CTC já tinha posto a mão nos bondes e iniciado a campanha de informações inúteis, como as duas que vemos na frente do carro 461. Em toda frota de bondes a CTC pintou rapidamente essas "desnecessariedades"travestidas de campanhas,e a tinta usada deve ter custado umas 10 vezes o valor real.

    ResponderExcluir
  9. É a União Fabril Exportadora, mais conhecida como Sabão Português. O bonde é o 56 "Alegria", antigo nome da Prefeito Olímpio de Melo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos!
    Café Cruzeiro Extra - gostoso até sem acúcar!, dizia o reclame no rádio. Além de "Mistura Fina", havia o anúncio dos cigarros Piccadilly, Lincoln e, claro, Continental.

    ResponderExcluir
  11. Como além-Rebouças meus conhecimentos são muito precários louvo o conhecimento dos ilustres comentaristas que rapidamente identificaram os três locais.
    Fico então somente parabenizando o Dr. D´ e desejando que por muito tempo ainda siga nos brindando com a história do Rio antigo.

    ResponderExcluir
  12. Joel, acho que na segunda foto aquele grande prédio antes da União Fabril era a antiga fábrica da Rheem Química, que foi demolido recentemente. Antes da demolição tentaram invadir, o que se tornaria uma nova favela. Depois surgiu o projeto de fazer um "Funkódromo", imagina!

    Agora parece que a prefeitura pretende utilizar o espaço para traçar uma via direta da Avenida Brasil com o São Januário.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos.
    Parabéns ao Luiz pelo aniversário.
    Que continue a nos informar com o conhecimento de um passado de uma cidade que a cada dia que passa aproxima-se mais de seu fim, se é que já não morreu e esqueceram de enterrar o RJ.
    O Wagner Bahia está certo. O nome da fábrica da segunda foto com chaminé era a Rheem Química e se for mais para lá, há da UFE Sabão Português.
    Era de um tempo em que o RJ tinha fábricas e indústrias ao invés de favelas, por mais que haja pessoas que digam o oposto de que o RJ nunca teve indústrias e fábricas.
    Enfim... Que a vida continue. Seja o que Deus quiser!

    ResponderExcluir
  14. Fora de foco. Tropas do Exército e blindados da Marinha ocupando a favela da Rocinha neste momento. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  15. Um grande abraço ao nosso gerente e muitas felicidades pelo niver e votos que continue muitos anos no comando este espaço impagável .

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ao Dr. D'.

    Os traficantes hoje anteciparam a ocupação militar prevista para a próxima semana, depois do fim do Rock in Rio...

    ResponderExcluir
  17. Antes tarde do que mais tarde - Parabéns, Dr. D'!!!

    ResponderExcluir