Total de visualizações de página

domingo, 19 de novembro de 2017

CONDE DI LIDO










 
Hoje é aniversário do Eduardo Bertoni, o famoso “Conde di Lido”, o precursor da colorização das fotos do Rio Antigo. Foi uma grande novidade à época, seguida tempos depois por mestres nesta arte, como o Nickolas Nogueira e o Reinaldo Elias.
Para comemorar aí vão algumas das fotos colorizadas pelo Conde, figura agradabilíssima, impagável contador de histórias, ótima companhia (mesmo considerando as eventuais crises de narcolepsia, é claro). Que o nosso madrugador embaixador do Lido, renomado neurologista, rei da Abissínia, membro da Cúria Romana, amigo do Piazzola e do Papinha, mago do Photoshop, pai do Vittorio, continue a nos brindar com sua arte, seu humor, seus personagens, sua amizade.
Para a festa que se realizará nos salões do Copacabana Palace, diversos convidados  já confirmaram presença, entre eles o grande amigo Ahmed (primo do Xá da Pérsia), José Eugenio (companheiro de folguedos no Copacabana Palace), Catherine Deneuve (vizinha de porta em Paris),  o Cardeal Bertoni (chanceler do Vaticano) e  Paul McCartney (amigo desde aquela vez em que o Conde o viu saltar de um Rolls Royce para dar milho aos pombos de Trafalgar Square). Música somente a de outro inesquecível amigo, o Piazzola, de quem foi cicerone numa temporada no Rio. Toda a República do Lido, num imenso coral regido pelo Vittorio, cantará o "parabéns para você". Dada a excepcionalidade do evento a direção do Copa cogita autorizar a entrada da "Anta Copacabanensis". Frascos de "Bertonyl" serão distribuídos gratuitamente para ninguém esqueça nenhum detalhe da festa. Copacabana vai tremer!
O JWBL rolará à vontade e o brinde final se dará com Dom Perignon Brut. Escravos núbios, do séquito do Rei da Abissínia, atuarão como seguranças e manobristas.
O Lido vai tremer!

22 comentários:

  1. E lá se vão sete anos desde quando prestei minhas homenagens ao prezado Conde de Lido ao descrever os preparativos e discorrer sobre os fatos ocorridos durante o feérico evento na cidadela dos Di Lido. Na época, vizinho do Ilustre Nobre, assisti de camarote e "intra muros" às apresentações dos artistas e números musicais, com destaque para o conjunto musical "Os Calangos Voadores", liderado pelo talentoso "cumpadi" Menezes. Presenças de visitantes ilustres foram notadas e anotadas, inclusive da Maga Campineira, que tanta falta nos faz hoje. Outros sem igual destaque mas que sabiam manter a sobriedade, respeito e a elegância, coisa que se fez rara na atual fase deste blog, hoje sob a sempre presente ameaça da Espada de Dâmocles da censura. Por fim, como poderia dizer um famoso personagem da série Star Trek, vida longa e prosperidade para o prezado Conde.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Conde, pelo aniversário e pelos trabalhos de colorização, apesar das línguas ferinas comentarem que é o Vittorio que verdadeiramente fica no comando do mouse. Pura maldade da oposição.
    Entre as fotos, destaque para a Av. Treze de Maio, nos tempos de algumas Kombis e um Fusca somente.
    Tem também uma do Palácio Monroe, já com puxadinhos no teto e nas varandas. Era só acabar com esses "apêndices" e transformar o local numa casa de cultura. Estaria lá até hoje, atraindo turistas. Ao fundo, muita movimentação no Aterro quase pronto, ainda uma novidade para a população.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Conde. Ele é muitos antigos comentaristas fazem muita falta por aqui.
    Quem é o piloto do hidroavião? Ele está naquele aeródromo onde é o Iate Clube?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos.
    Excelente a foto do Palácio Monroe. Em minha opinião, a mais bonita que já vi.
    Também muito bonita a do túnel em Botafogo, da Avenida 13 de Maio, da moça encostada no Karmangui vermelho, e do cruzamento da Rio Branco com a Presidente Vargas.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos.

    Parabéns ao aniversariante, desbravador das colorizações do Rio Antigo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Conde e muita saúde para que possa continuar gastando nababescamente sua gorda aposentadoria mais que merecida. As fotos são um espetáculo e concordo com o Wolf em relação ao Monroe e o Karman Guia.
    Na presença inesperada de um Zepelim todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  7. Grande DI LIDO, no que pese estamos afastados a algum tempo tenho você dentro do meu coração Cearense. Grande época aquela dos encontros do SEMPRE tanto na sede campestre, quanto no suadouro do Bar da Lagoa com a presença de vários companheiros, alguns deles de saudosa memória. E como a data de seu aniversário é regozijo para todos é também oportunidade de algumas lembranças da fase do SDR by Terra a começar por essa citada pelo meu mestre de "causos" que é o prezado DOCASTELO. Vale lembrar a nossa visita ao Alto do Forte do Leme onde podemos avistar uma Copacabana eterna em que você fez a história também. Como presente enviarei um vidro do seu perfume favorito que é o Lancaster. Muitos anos de vida prezado amigo.

    ResponderExcluir
  8. Na foto da calçada do Teatro Municipal, há um Triumph Mayflower que, de tão feio, merece destaque. Era conhecido como Galocha. É o segundo carro, atrás do poste. De vez em quando, este comentarista publica algo no blog O BISCOITO MOLHADO. É o caso de hoje.

    ResponderExcluir
  9. Para ser mais preciso o Triumph mencionado pelo Biscoito tinha o apelido de Galocha Moderna em razão do seu desenho pleno de arestas, tal qual as galochas de borracha que eram calçadas sobre os sapatos.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos!
    Parabéns, Conde!!!
    Grande abraço virtual!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos. Parabéns mestre Eduardo Bertoni, muita saúde, paz, saúde e comemoração com muitas garrafas de JWBL. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. O apelido do auto me fez lembrar de um jogador chamado Sergio Galocha que se destacou no Inter de Porto Alegre e salvo engano esteve no Fluminense,anos 70.Parece que já faleceu e o apelido ajudou no folclore em torno dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é o motivo de associar o jogador a uma galocha? Não é uma alcunha pejorativa?

      Excluir
    2. Curioso, até onde sei o apelido era de fato pejorativo, em razão do atleta ter se apresentado ao clube durante uma chuva e com galocha envolvendo o sapato.Mas no final muito folclore em torno do apelido e ele acabou fazendo relativo sucesso em razão dest fato.

      Excluir
  13. O que é aquilo em cima do hidroavião? Parece aquele suporte para prender o aeroplano em um dirigível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De duas uma, "Lobo". Ou são tirantes de reforço para sustentação da asa, o mais provável, ou um suporte de gancho para retirar o hidroplano da água. Como a foto não mostra a ponta da armação fica a dúvida.

      Excluir
  14. Curioso,ao contrário de alguns codinomes que servem para exaltar o jogador,exemplo Ademir da Guia,o Divino,outros são calcados de forma pejorativa,mas acabam incorporando uma "marca" ao jogador.Alguns exemplos:Serginho Chulapa,Walter Minhoca,Gilmar Fubá,Ruy Cabeção e o que considero um espanto,Flavio Caça Rato.

    ResponderExcluir
  15. Mestre Luiz,a situação no Flamengo está mais que um espanto,Viu hoje?Ganhando e dominando o jogo deu briga entre eles.Fácil imaginar se estivesse perdendo.Aliás,hoje tive certeza que o Flamengo ressuscitou o zagueiro Onça na figura deste Rodolpho.

    ResponderExcluir
  16. Foi um Rio que passou em minha vida voltou!

    ResponderExcluir
  17. Aniversário do Conde di Lido é ocasião ímpar que obriga à manifestação até dos mais distanciados; parabéns e vida longa ao mestre e boa-praça Bertoni! Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez atrasado, deixo aqui meus parabéns ao Conde. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

    ResponderExcluir
  19. obrigado a todos e pp ao meu amigo Luiz D' que nunca esquece o meu natalicio e muito menos as minhas estórias. Eta memória danada!!!

    ResponderExcluir