Acho que continuamos na zona norte e perto da Tijuca e Grajaú pelo menos a primeira foto.A segunda é difícil acreditar que seja no Rio,de acordo com a calmaria e limpeza. Muito bonito o local.Vamos aguardar os especialistas.
Assim não dá! Vocês estão identificando com muita facilidade... Vou caprichar nas próximas vezes. Curiosidade: a legenda da primeira foto diz "Barão de Uberaba", mas a rua é só "Uberaba". Quanto à terceira foto, aguardo palpites.
Essa terceira foto está complicada. O único Bob´s que existia na época da foto era em um beco sem saída existente na rua General Roca e que futuramente seria parte da rua Antonio Basílio, continua no mesmo local, e nunca teve árvores. Continuo a apostar na Duquesa de Bragança.
FF: Considerando que tema semelhante foi motivo de comentários em anterior postagem, a quem interessar: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2017/11/21/the-new-york-times-por-que-nova-york-esta-cheia-de-lojas-vazias/ Mera coincidência?
Valeu pela dica Docastelo. Fui conferir e realmente há que se reconhecer de que um dos problemas pelo menos no lado Oeste do mundo é justamente manter as tradicionais lojas de rua, visto a questão do aluguel e toda uma despesa que o empregador tem para manter o seu negócio, e também porque não dizer na questão de segurança, uma vez de que não é somente o RJ aqui no Brasil que sofre desse mal. Na Rússia, as lojas de rua tem prejuízo fácil nas mãos da máfia. Enfim... a internet veio para ficar, trazendo uma gama de inovações em vários setores. O comércio é um deles.
Essa é para matar até especialista. Cheguei a mencionar o local sem entretanto identificar. Essa foto deve se situar entre 1959 e 1962. O muro de pedra à esquerda está mais ou menos na altura da atual rua Santo Afonso, onde na esquina existe uma loja da Otto. O caminhão do Bob's está junto à esquina do "beco", que é a atual Antonio Basílio. O terreno vazio no fundo da foto à direita é a esquina da Conde de Bonfim onde ficava o café Eden, atual Banco Itaú. Lá no fundo a Praça Saens Peña. Essa foi arrebentar. E olha que conheço essa região de olhos fechados.
Na General Roca passava o bonde 64 - Aguiar x Fábrica, e era trilho simples. Uma vez um deles deu de cara com outro. Não teve jeito: um deles teve de dar marcha-a-ré até chegar a um lugar onde os trilhos eram duplos.
O rodo era na Praça Gabriel Soares, que fica no cruzamento múltiplo das ruas Desembargador Isidro, José Higino, Bom Pastor e Sabóia Lima.
Foto 1 - O 422 vem pela Uberaba, a preferência é dele, enquanto o caminhão aguarda sua vez. Procurei no Maps esse trecho (2012) já existe sinal de trânsito nas duas ruas. O prédio é o mesmo, mas já gradeado. As casas ao lado sofreram alterações, mas continuam sendo casas. Os espelhos retrovisores eram bem pequenos, tanto do ônibus quanto do caminhão. Aliás, o caminhão seria multado pelos 2 "peões" virem na caçamba, que era corriqueiro em épocas atrás.
Meu nome è José. A linha 29 (Fábrica das Chitas) era operada pela Viação Brasília, número de ordem 13xxx e usava ônibus carroceria Metropolitana "Maroto".
Perfeito, José. Quando eu trabalhava em Botafogo, anos 1964 e 1965, de início eu pegava a linha 26 - Usina x Mourisco. Com a extinção desta, passei a usar a 29. Na volta pegava a Muda x Copacabana, lá no Aterro.
Wuanto à 422 - Grajaú x Cosme Velho, era a antiga 110, mas mudou de nome algumas vezes. A CTC criou a 428 - Malvino Reis x Lopes Quintas, de curta duração.
Não havia controlador para isso. Alguns lugares tinham um sinal que indicava se havia algum bonde no trajeto único, como na avenida Edison Passos, no Alto da Boa Vista. Em outros ficava a cargo dos motorneiros. Houve época em que os bondes cumpriam horário, de forma que esse encontro não acontecia. Dar marcha a ré em bonde era complicado, exceto se fosse um carro-motor bidirecional sem puxar reboque. Na minha época, o 64 - Aguiar x Fábrica era monodirecional sem reboque. Mas talvez anteriormente fosse diferente.
Andei diariamente na 422 - Grajaú x Cosme Velho, entre abril de 2012 e dezembro de 2016, quando trabalhava na rua Buenos Aires número 15. O ponto final era a uns 400 metros de casa, na esquina da Barão de Bom Retiro com Açaré.
De uns meses para cá mudou para a rua Dona Romana. Ficou pouco mais perto lá de casa, mas como estou aposentado não o uso mais.
Victor, antes de 1965 os números das linhas de ônibus podiam ser de 1, 2 ou 3 algarismos. Por exemplo: 3 - Castelo x Aeroporto; 25 - Jacaré x Jardim de Alah; 102 - Saens Peña x Largo do Machado. Sendo que era muito comum ao longo do tempo o nome da linha mudar, mantendo o número. Por exemplo: a 35 foi sucessivamente Engenho de Dentro x Mauá, Engenho de Dentro x São Salvador e Engenho de Dentro x Lapa, dependendo da época.
Além disso, o mesmo número podia em época diferente mudar de nome e de empresa. A 29 foi Mauá x Muda, da empresa Carioca, e depois Fábrica de Chitas x Horto Florestal, da Brasília.
Também havia linhas cujo número começava com a letra "S", de "Subúrbio", como por exemplo a S-76 - Saens Peña x Marechal Hermes, depois renumerada para 638 e existente até hoje; a S-23 - Saens Peña x Olaria, depois 625, também existente até hoje. Ambas passam em frente aqui de casa.
Em 1965 o coronel Américo Fontenelle bolou um esquema diferente, com todas as linhas identificadas por 3 algarismos. De 1 a 99 eram linhas que rodavam só no centro da cidade, como a antiquíssima e famosíssima 10 - Estrada de Ferro x Bairro de Fátima, da empresa MOSA. De 100 a 199 eram linhas do eixo Centro - Zona Sul. De 200 a 299 eram Centro - Zona Norte (parte). De 300 a 399 idem (outra parte da Zona Norte). De 400 a 499 eram Zona Norte - Zona Sul. De 500 a 599 só Zona Sul. Daí para cima eram linhas que rodavam só nas Zonas Norte e Oeste, não sei bem a organização. Mas parece que as da Zona Oeste eram da faixa 7xx e as da área de Sepetiba e Santa Cruz eram das faixas 8xx e 9xx. Alguém com maior conhecimento pode esclarecer essas faixas.
O famoso Coronel Fontenelle também andou reformulando as linhas de Belém do Pará. Mas como a cidade era pequena, todas as linhas acabavam sendo Centro - subúrbios e portanto ficaram na faixa 2xx. Belém não tem Zona Oeste (ali fica a Baía de Guajará) nem Zona Sul (ali é o rio Guamá), Restaram as Zonas Norte (a mais extensa) e Leste.
Exemplos de linhas de lá: 209 - Perpétuo Socorro; 225 - Pedreira; 244 - Mauriti; 246 - Barão do Triunfo.
Outras linhas não recordo o número: Batista Campos, Canudos, Marambaia, Marco, Umarizal, Jurunas, Sacramenta, Reduto.
Os ônibus não circulavam após meia-noite. O último a circular de cada linha era apelidado de Cristo, não sei o motivo.
Helio (18:30) - a organização das centenas na década de 60 era um pouco diferente. As centenas 0XX e 1XX eram como você disse, assim como a centena 4XX.
Nos fóruns de que eu participo dizem que a centena 2XX era para ônibus para a zonas norte e oeste via eixo da Central ou Alto. A centena 3XX era para ônibus via Avenida Brasil. Claro que havia exceções como a antiga 391.
Centena 5XX usada para linhas internas da zona sul e ligação com a zona oeste.
Centena 6XX para linhas com início de trajeto nas regiões da Tijuca e Méier.
Centena 7XX para linhas partindo de Madureira e arredores.
Centena 8XX para linhas internas no extremo oeste da cidade. Exceções 896 e algumas linhas de Bangu 7XX.
Centena 9XX para linhas originadas na região da Leopoldina. Também tinha suas exceções.
Acho que é isso. Lembrando de cabeça, podendo ter algumas imprecisões.
PS2: linhas 382 e 387 ligavam o centro à zona oeste, mas pela zona sul. Linhas internas de Jacarepaguá tinham centena 7XX. Talvez considerassem JPA como "arredores" de Madureira...
O primeiro é facílimo, dado o 422. Esquina de Rua Uberaba e Castro Barbosa.
ResponderExcluirOs demais não me arrisco, apesar do belo Buick 1949 na foto do meio.
Acho que continuamos na zona norte e perto da Tijuca e Grajaú pelo menos a primeira foto.A segunda é difícil acreditar que seja no Rio,de acordo com a calmaria e limpeza. Muito bonito o local.Vamos aguardar os especialistas.
ResponderExcluirA primeira é na Rua Uberaba com Duquesa de Bragança, no Grajaú. A segunda é a General Roca na Tijuca. A terceira aida estou pesquisando.
ResponderExcluirBom dia a todos. Vamos lá a 1ª foto é a R. Uberaba esquina com R.Castro Barbosa no Grajaú. A 2ª e 3ª estou em duvida.
ResponderExcluirBom dia a todos.
ResponderExcluirA primeira e a segunda eu chutaria no Grajaú. A primeira por causa do itinerário da linha de ônibus.
A primeira é no Grajaú a segunda na Tijuca(General Roca) a terceira não sei.
ResponderExcluirA Castro Barbosa é a continuação da Duquesa de Bragança. Eu achava que ela terminava na Rua Uberaba. Portanto, o local é o mesmo.
ResponderExcluirAssim não dá! Vocês estão identificando com muita facilidade... Vou caprichar nas próximas vezes.
ResponderExcluirCuriosidade: a legenda da primeira foto diz "Barão de Uberaba", mas a rua é só "Uberaba".
Quanto à terceira foto, aguardo palpites.
A terceira foto é a Duquesa de Bragança entre Barão de Mesquita e Nossa Senhora de Lourdes.
ResponderExcluirNa terceira foto vemos um caminhão do Bob´s .
ResponderExcluirVoltei a 2ª foto é a R. Gen. Roca Tijuca e a 3ª foto me parece ser a R. Soares da Costa na Tijuca.
ResponderExcluirEssa terceira foto está complicada. O único Bob´s que existia na época da foto era em um beco sem saída existente na rua General Roca e que futuramente seria parte da rua Antonio Basílio, continua no mesmo local, e nunca teve árvores. Continuo a apostar na Duquesa de Bragança.
ResponderExcluirFF: Considerando que tema semelhante foi motivo de comentários em anterior postagem, a quem interessar: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2017/11/21/the-new-york-times-por-que-nova-york-esta-cheia-de-lojas-vazias/ Mera coincidência?
ResponderExcluirBoa tarde !
ResponderExcluirMuito interessante e, ao mesmo tempo, assustador, Docastelo.
Valeu pela dica Docastelo.
ResponderExcluirFui conferir e realmente há que se reconhecer de que um dos problemas pelo menos no lado Oeste do mundo é justamente manter as tradicionais lojas de rua, visto a questão do aluguel e toda uma despesa que o empregador tem para manter o seu negócio, e também porque não dizer na questão de segurança, uma vez de que não é somente o RJ aqui no Brasil que sofre desse mal.
Na Rússia, as lojas de rua tem prejuízo fácil nas mãos da máfia.
Enfim... a internet veio para ficar, trazendo uma gama de inovações em vários setores.
O comércio é um deles.
A legenda da terceira foto indica Rua General Roca.
ResponderExcluirEssa é para matar até especialista. Cheguei a mencionar o local sem entretanto identificar. Essa foto deve se situar entre 1959 e 1962. O muro de pedra à esquerda está mais ou menos na altura da atual rua Santo Afonso, onde na esquina existe uma loja da Otto. O caminhão do Bob's está junto à esquina do "beco", que é a atual Antonio Basílio. O terreno vazio no fundo da foto à direita é a esquina da Conde de Bonfim onde ficava o café Eden, atual Banco Itaú. Lá no fundo a Praça Saens Peña. Essa foi arrebentar. E olha que conheço essa região de olhos fechados.
ResponderExcluir422 é linha que sai do Grajaú. Parece estar indo para o Engenho Velho.
ResponderExcluirA linha era Grajaú-Cosme Velho.
ExcluirEssa ultima foto é complicada. O caminhão está pavimentando ou asfaltando o trecho. Parece que a via foi alargada,com árvores no meio.
ResponderExcluirNão, ela sempre teve essa largura. Parece que estava sofrendo reparos. Me lembro dela sempre com essa largura.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirNão comentei há oito anos não lembro por quê. Não faria diferença.
FF: DDD 021 não é mesmo para amadores. Do UOL:
Excluir"Comando Vermelho falsifica sabão em pó para lavar dinheiro do tráfico"...
Bom dia. Eu comentei e não fez muita diferença...
ResponderExcluirNa General Roca passava o bonde 64 - Aguiar x Fábrica, e era trilho simples. Uma vez um deles deu de cara com outro. Não teve jeito: um deles teve de dar marcha-a-ré até chegar a um lugar onde os trilhos eram duplos.
ResponderExcluirO rodo era na Praça Gabriel Soares, que fica no cruzamento múltiplo das ruas Desembargador Isidro, José Higino, Bom Pastor e Sabóia Lima.
Dali partia a linha de ônibus 29 - Fábrica das Chitas x Horto Florestal, atual 409.
ResponderExcluirBom dia a todos!
ResponderExcluirFoto 1 - O 422 vem pela Uberaba, a preferência é dele, enquanto o caminhão aguarda sua vez. Procurei no Maps esse trecho (2012) já existe sinal de trânsito nas duas ruas. O prédio é o mesmo, mas já gradeado. As casas ao lado sofreram alterações, mas continuam sendo casas. Os espelhos retrovisores eram bem pequenos, tanto do ônibus quanto do caminhão. Aliás, o caminhão seria multado pelos 2 "peões" virem na caçamba, que era corriqueiro em épocas atrás.
Corrigindo, a casa ao lado estava em obras e a outra virou loja da Rede Construir, algumas "pixações" aparecem nas casas.
ExcluirLinha criada em meados de 1958, após extinção da antiga 29 - Muda x Mauá, da Viação Carioca.
ResponderExcluirMeu nome è José. A linha 29 (Fábrica das Chitas) era operada pela Viação Brasília, número de ordem 13xxx e usava ônibus carroceria Metropolitana "Maroto".
ExcluirPerfeito, José. Quando eu trabalhava em Botafogo, anos 1964 e 1965, de início eu pegava a linha 26 - Usina x Mourisco. Com a extinção desta, passei a usar a 29. Na volta pegava a Muda x Copacabana, lá no Aterro.
ExcluirWuanto à 422 - Grajaú x Cosme Velho, era a antiga 110, mas mudou de nome algumas vezes. A CTC criou a 428 - Malvino Reis x Lopes Quintas, de curta duração.
ResponderExcluirQuando um bonde dava de cara com outro a culpa era de um dos motorneiros ou de algum fiscal controlador ou seja lá qual era o nome da função?
ResponderExcluirNão havia controlador para isso. Alguns lugares tinham um sinal que indicava se havia algum bonde no trajeto único, como na avenida Edison Passos, no Alto da Boa Vista. Em outros ficava a cargo dos motorneiros. Houve época em que os bondes cumpriam horário, de forma que esse encontro não acontecia. Dar marcha a ré em bonde era complicado, exceto se fosse um carro-motor bidirecional sem puxar reboque. Na minha época, o 64 - Aguiar x Fábrica era monodirecional sem reboque. Mas talvez anteriormente fosse diferente.
ExcluirAndei diariamente na 422 - Grajaú x Cosme Velho, entre abril de 2012 e dezembro de 2016, quando trabalhava na rua Buenos Aires número 15. O ponto final era a uns 400 metros de casa, na esquina da Barão de Bom Retiro com Açaré.
ResponderExcluirDe uns meses para cá mudou para a rua Dona Romana. Ficou pouco mais perto lá de casa, mas como estou aposentado não o uso mais.
Houve uma época em que seus ônibus estavam um bagaço. Pensei que fosse falir. Agora a frota é muito nova.
ResponderExcluirSó conheci os números das linhas de ônibus com 3 algarismos. Alguém sabe em que ano elas passaram de 2 para 3 algarismos?
ResponderExcluirVictor, antes de 1965 os números das linhas de ônibus podiam ser de 1, 2 ou 3 algarismos. Por exemplo: 3 - Castelo x Aeroporto; 25 - Jacaré x Jardim de Alah; 102 - Saens Peña x Largo do Machado. Sendo que era muito comum ao longo do tempo o nome da linha mudar, mantendo o número. Por exemplo: a 35 foi sucessivamente Engenho de Dentro x Mauá, Engenho de Dentro x São Salvador e Engenho de Dentro x Lapa, dependendo da época.
ExcluirAlém disso, o mesmo número podia em época diferente mudar de nome e de empresa. A 29 foi Mauá x Muda, da empresa Carioca, e depois Fábrica de Chitas x Horto Florestal, da Brasília.
Também havia linhas cujo número começava com a letra "S", de "Subúrbio", como por exemplo a S-76 - Saens Peña x Marechal Hermes, depois renumerada para 638 e existente até hoje; a S-23 - Saens Peña x Olaria, depois 625, também existente até hoje. Ambas passam em frente aqui de casa.
ExcluirEm 1965 o coronel Américo Fontenelle bolou um esquema diferente, com todas as linhas identificadas por 3 algarismos. De 1 a 99 eram linhas que rodavam só no centro da cidade, como a antiquíssima e famosíssima 10 - Estrada de Ferro x Bairro de Fátima, da empresa MOSA. De 100 a 199 eram linhas do eixo Centro - Zona Sul. De 200 a 299 eram Centro - Zona Norte (parte). De 300 a 399 idem (outra parte da Zona Norte). De 400 a 499 eram Zona Norte - Zona Sul. De 500 a 599 só Zona Sul. Daí para cima eram linhas que rodavam só nas Zonas Norte e Oeste, não sei bem a organização. Mas parece que as da Zona Oeste eram da faixa 7xx e as da área de Sepetiba e Santa Cruz eram das faixas 8xx e 9xx. Alguém com maior conhecimento pode esclarecer essas faixas.
ExcluirO famoso Coronel Fontenelle também andou reformulando as linhas de Belém do Pará. Mas como a cidade era pequena, todas as linhas acabavam sendo Centro - subúrbios e portanto ficaram na faixa 2xx. Belém não tem Zona Oeste (ali fica a Baía de Guajará) nem Zona Sul (ali é o rio Guamá), Restaram as Zonas Norte (a mais extensa) e Leste.
ExcluirExemplos de linhas de lá: 209 - Perpétuo Socorro; 225 - Pedreira; 244 - Mauriti; 246 - Barão do Triunfo.
Outras linhas não recordo o número: Batista Campos, Canudos, Marambaia, Marco, Umarizal, Jurunas, Sacramenta, Reduto.
Os ônibus não circulavam após meia-noite. O último a circular de cada linha era apelidado de Cristo, não sei o motivo.
Helio acho que a mudança da numeração aconteceu um pouco antes, em 1963. Pelo menos é isso que eu vejo em vários lugares.
ExcluirHélio Ribeiro, obrigado pelas informações.
ExcluirHelio (18:30) - a organização das centenas na década de 60 era um pouco diferente. As centenas 0XX e 1XX eram como você disse, assim como a centena 4XX.
ResponderExcluirNos fóruns de que eu participo dizem que a centena 2XX era para ônibus para a zonas norte e oeste via eixo da Central ou Alto. A centena 3XX era para ônibus via Avenida Brasil. Claro que havia exceções como a antiga 391.
Centena 5XX usada para linhas internas da zona sul e ligação com a zona oeste.
Centena 6XX para linhas com início de trajeto nas regiões da Tijuca e Méier.
Centena 7XX para linhas partindo de Madureira e arredores.
Centena 8XX para linhas internas no extremo oeste da cidade. Exceções 896 e algumas linhas de Bangu 7XX.
Centena 9XX para linhas originadas na região da Leopoldina. Também tinha suas exceções.
Acho que é isso. Lembrando de cabeça, podendo ter algumas imprecisões.
A centena 2XX também era usada nas linhas via Grajaú - Jacarepaguá.
ExcluirPS: também havia exceções para a centena 1XX como 175 e 179, que iam para a zona oeste, via zona sul.
ExcluirPS2: linhas 382 e 387 ligavam o centro à zona oeste, mas pela zona sul. Linhas internas de Jacarepaguá tinham centena 7XX. Talvez considerassem JPA como "arredores" de Madureira...
Excluir