Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

FÁBRICA ALIANÇA





As fotos de hoje mostram a Fábrica Aliança, construída na década de 80 do século XIX e que foi desativada em 1937. Ficava em Laranjeiras, na região da atual Rua General Glicério. Contava com mais de mil funcionários.
Com a desativação da fábrica toda a região foi loteada, se transformando num dos melhores recantos da cidade, com um urbanismo muito interessante.
Como já contou o Decourt, com o fechamento da fábrica o enorme terreno foi transformado num loteamento conhecido como Jardim Laranjeiras, sendo o responsável por isso o último proprietário da manufatura, Severino Pereira da Silva, que vislumbrando o alto valor fundiário das terras onde a fábrica se encontrava achou melhor negócio encerrar as atividades industriais e iniciar as imobiliárias.
O conjunto edificado mais marcante do novo loteamento é o conjunto de prédios ao longo da Rua General Glicério após a Praça Jardim Laranjeiras. São edifícios altos afastados um dos outros, deslocados de junto da via pública por jardins e acessos para carros e já com forte flerte no modernismo.
A lembrança deixada da enorme fábrica que existia no local é o conjunto edificado na Rua Cardoso Júnior, com casas que faziam parte da vila operária da Companhia Fiação e Tecidos Aliança, como aliás acontece em vários lugares da Zona Sul, onde as vilas operárias são as guardiãs de um pouco conhecido passado industrial de vários caros endereços.
As últimas fotos, enviadas pela tia Nalu, mostram o anúncio do lançamento da Cidade-Jardim Laranjeiras, publicado n´O Globo em 15/01/1945: "Mande construir a sua casa na verdadeira cidade que está surgindo em Laranjeiras - o bairro mais pitoresco do Rio! Adquira um dos terrenos que a Cia. Textil Aliança Industrial está loteando na CIDADE-JARDIM LARANJEIRAS. Excelente situação entre a montanha e o mar. Clima saudável como o de Petrópolis. Próximo à Praia do Flamengo, permitindo a frequência diária aos banhos de mar e nas imediações do Largo do Machado onde se encontram bons estabelecimentos comerciais e casas de diversões. A CIDADE-JARDIM LARANJEIRAS será ligada a Botafogo - através do futuro Túnel Aliança - pela rua General Glicério, a nova artéria carioca, o que representa uma valorização crescente para todos os lotes localizados nessa área e uma sólida garantia para o capital empregado. Aproveite a grande facilidade de pagamento que a Cia. está oferecendo a todos os compradores e estabeleça a sua moradia num lugar aprazível, futuroso e dotado de todas as comodidades."
Tia Nalu também enviou trechos de um texto publicado na Folha da Laranjeira (junho 1980), de autoria de Jorge Tadeu B. Leal.
 E foi assim até o século XIX, mais precisamente em 1886, quando os sintomas da revolução industrial aqui se faziam sentir - foi instalada, no atual Jardim Laranjeiras, a Fábrica de Tecidos Aliança. A fábrica funcionou quase cinquenta anos (de 1886 a 1937)". E o autor se serve da memória de um antigo morador, o Sr. Ciro de Farina, para "percorrer" o antigo panorama do local: "Entrando-se pelo portão de ferro da fábrica, localizado a 80m do início da Gal. Glicério, tinha-se à direita um muro que seguia monotonamente até hoje onde começa a Belizário Távora. Na área atrás do muro havia uma cocheira, onde nos fins do século passado funcionava o Hotel Metrópole.
(…)
No lado esquerdo da chamada Rua Aliança, moravam em grande maioria os chefes de serviço da fábrica, em casas reforçadas de alvenaria.”

30 comentários:

  1. Eu pouco sabia desta fábrica e do que foi feito no local. Como era enorme o terreno que ocupava. A Nalu hoje poderá dar informações sobre como está hoje este local. Será que o clima é mesmo como o de Petrópolis? Este túnel Aliança pelo visto não saiu do papel.

    ResponderExcluir
  2. Creio que nos tempos atuais esse novo bairro poderia surgir mas o empreendedores esclarecidos salvariam pelo menos a Chaminé e o prédio central que poderia abrigar uma escola para filhos de abonados. Mas a realidade foi outra. Foi tudo abaixo inclusive a Chaminé: Madeira!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conheci essa esse antigo complexo industrial e pouco conheço essa região de Laranjeiras, mas complexos como esse, o do Andaraí, de Bangu, o de "Pau Grande", e o do Alto da Serra de Petrópolis, não sobreviveriam à modernidade. Eram iniciativas excelentes, já que eram verdadeiras "mini cidades" com toda estrutura, como escolas, posto de saúde, comércio, etc. Mas a carga tributária atual, o excesso de encargos trabalhistas, cofins, etc, e a especulação imobiliária foram as causas principais desse tipo de estabelecimento industrial desaparecer. Existem mais de cem casas operárias desse tipo no Andaraí e que foram doadas aos seus antigos moradores. Mas cabe uma pergunta: Alguém teria coragem de residir em uma casa "de rua" nos dias atuais, com portas e janelas dando para a calçada, neste Rio de Janeiro "somaliano"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel Almeida, na rua Cardoso Júnior, em Laranjeiras, ainda existe esse conjunto de casas, que com o passar do tempo, foram reformadas por seus proprietários, a maioria ganhou um segundo e até terceiro andar. Mas ainda tem algumas com a planta original. Falo porque fui criada em uma delas e minha família ainda mora, sim, em uma casa de "rua", mas claro, hoje com muito mais cuidados e medidas de segurança...

      Excluir
  4. Sinceramente se já ouvi falar desta Aliança a memória foi para o espaço. Vamos ver o que a Nalu pode esclarecer pois é a representante do local.Parece que clima de Petrópolis é um pouco de exagero ou não? Está região do Rio poderia ser de fato muito interessante, não fosse as mazelas citadas aqui diariamente. Enfim é o preço do progresso.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Em todo empreendimento fatalmente surge o entorno, que com o tempo e a ambição de interesses outros acaba sendo engolido pelas "Mudernidades", como se diz lá na "Santa Terrinha" do Menezes.

    ResponderExcluir
  6. Como o Plinio pouco sei sobre essa fábrica a não ser pelo SDR, pois o que conheço de Laranjeiras é o campo do Fluminense e a casa onde meu tio Jose de Arimatéa Pinto do Carmo morava na rua Ipiranga.
    Esse empreendimento deve ser um local interessante.

    ResponderExcluir
  7. Por motivos que desconheço, boa parte desses imóveis construídos no terreno da fábrica foram ocupados por judeus asquenazes. Foram tantos, que resolveram fundar um clube: Hebraica.

    ResponderExcluir
  8. A propaganda mostra prédios parecidos com aqueles que seriam erguidos na "Selva de Pedra" quase 30 anos depois. Seriam bastante procurados caso fossem construídos. Mas o que deu certo na Lagoa não daria certo naquela região e todos sabem o porquê. A segurança do local e do empreendimento é fator fundamental para o seu sucesso. O folder de propaganda mostrando um homem com aparência e indumentária tipicamente britânica e uma mulher sobriamente trajada, mostra quem seria o público alvo nos longínquos anos 40. Em empreendimentos desse porte na atualidade, o local seria bem diferente, ao longo de alguma "linha colorida", com pessoas usando bermudas de elástico, sandálias havaianas, boné de funkeiro, e camisa do Flamengo, ou top e frente única nos moldes de "Ludmilla". É a mostra da "evolução brasileira".

    ResponderExcluir
  9. Sr. Joel a camisa citada não poderia ser também do Vasco?O politicamente correto mostra discriminação com o maior símbolo de torcidas no país.A camisa do Flamengo sr. Joel é um manto e merece ser usada pelos 40 milhões independente de raca,cor,genero,instrução,religião etc.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. O local seria mesmo um paraíso se não tivessem feito o acesso ao Túnel Rebouças. Vira e mexe apareço aos sábados neste local, juntamente com a feita que lá se realiza, vou assistir a uma roda de chorinho, que muitas vezes é de samba e até de forró, e tomar caipirinha na barraca do meu amigo Luizinho. O maior problema de Laranjeiras e Cosme Velho, além do acesso ao Rebouças, são as favelas que cresceram muito, Alice, Cardosão e Serro Corá. Muito embora esses prédios da Gen. Glicério sejam de boa qualidade em termos de construção, não conheço nenhum internamente para falar sobre o tamanho dos cômodos, porém pela época da construção e o tipo de empreendimento deveriam ser grandes. A cada dia me convenço que deveria ter uma lei proibindo cidades com mais de 1 milhão de habitantes, e cada cidade deveria ficar afastada da cidade mais próxima no mínimo de 30Km. Desta forma não teríamos essa qualidade de vida que cidades com super população como nossas grandes capitais, e com certeza o nível do político e a cobrança da população sobre eles seriam bem maiores.

    ResponderExcluir
  11. Para dar um aditivo legal estou informando que a Ludmilla citada pelo comentarista Joel está namorando com o jogador Lucas Paquetá exatamente do Flamengo.Quem vai gostar muito desta informação é o Corneteiro Velho.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos.

    Só sei que várias dessas vilas operárias podem muito bem estar na mira da especulação imobiliária. Reforço a dúvida do Plínio sobre o túnel para Botafogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Túnel Laranjeiras-Botafogo, unindo a General Glicério à Eduardo Guinle.

      Excluir
  13. Tia Nalu ainda não apareceu?Deve estar xerifando a área que fica sob seu controle.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos.
    Realmente eu não conhecia essa fábrica e nunca ouvi falar dela.
    Olhando a edificação pela primeira vez, lembra-me daqueles clássicos quartéis construídos em nossa cidade.
    Bem, não vou perder do tempo aqui em explicar do porque as coisas no Brasil e especialmente no RJ não dão certo para não cair na malha fina das patrulhas em dizer de que estou sendo repetitivo e tão pouco entrar em choque com os que seguem cartilhas e sabem tudo de tudo.
    Para ser sincero, se comparados a outros cantos dessa cidade, Laranjeiras até que não é tão mal assim.
    No inverno faz frio sim senhor, e no verão, não é tão quente quanto em outras paragens.
    Acreditem. Toda a vez que eu falo de que o RJ já teve indústrias, há sempre um idiota a recriminar-me por isso dizendo de que estou falando besteiras.
    O post de hoje só vem a confirmar isso.
    Infelizmente hoje substituímos as indústrias e os bons estabelecimentos comerciais por bocas de fumo e favelas.
    Luiz. Chega a ser impressionante o número de empregados
    que você relata: "Mais de mil".
    Para os padrões de hoje é um verdadeiro sonho, ou seja, mil pessoas tinha de seu emprego garantido.
    No sábado mesmo conversava com amigos de que cada vez mais há menos emprego no mundo. E isso, não é privilégio de países subdesenvolvidos e de terceiro mundo como o nosso. O planeta inteiro está enfrentando uma crise em seu mercado de trabalho sem precedentes. O único que talvez não esteja nessa estatística seja a China que todos sabem bem do porque.
    É imperiosa da necessidade de parar de se ter filhos, pois não mais vai existir trabalho, escola, saúde, segurança, moradia, alimentação, água, educação para todos.
    Enfim... outros tempos.
    Luiz. Uma dúvida: O que você quis dizer no texto com Casas de Diversões no Largo do Machado?
    Se fosse na década de 80 do século XX eu chutaria fliperama, porém, em 1945...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casas de diversões no Largo do Machado poderiam ser os cinemas como o São Luiz e o Politheama (o Azteca já é da década de 50). Também a sinuca que havia no segundo andar do Lamas, por exemplo.

      Excluir
    2. Também tinha uma casa de diversões ali na Rua Alice, a 300 metros.E vivia lotada.

      Excluir
    3. Wolfgang diga para um político ou para um explorador da fé de ignorantes e você será ex comungado, que a humanidade deve fazer controle de natalidade, que não só o Brasil, mas todo o mundo deveria parar de fazer filhos, cada casal poderia ter no máximo 2 filhos, sendo que os casais que fizessem 2 filhos teriam alícotas maiores de pagamento de I.Renda e no 2º filho o casal deveriam ser obrigados a fazer ligaduras e vasectomia. Esse funkeiro Catra eu mandava castrá-lo, e se algum dia ele deixasse um de seus filhos passarem necessidade mandava o prender em uma solitária.

      Excluir
    4. O comentarista Wolfgang é persistente em expressar suas opiniões políticas. Deveria saber que não é local apropriado. Mas gosto de sua tenacidade.

      Excluir
    5. Você pode estar certo em suas afirmações, porém soa estranho tudo isso.
      Acredito de que seria mais comum usar o próprio nome da categoria econômica explorada do que usar esse.
      Enfim, pode ser apenas uma observação boba de minha parte.

      Excluir
    6. O curioso é que a tese defendida pelo Lino foi quase a mesma de Mao Tsé Tung que era comunista. Afinal de contas qual a linha político/ideológica do Lino?

      Excluir
    7. Controle da natalidade não é necessariamente uma questão de ideologia política. Atualmente é uma questão de bom senso.

      Excluir
    8. Se eu pudesse, teria um monte de filhos! A família é o bem mais precioso e filhos são bênçãos de Deus. Filhos trabalham e ajudam na velhice dos pais. Ser pobre, não é doença. Tiranetes amargos não têm o direito de determinar quantos filhos alguém pode ter, para que eles não sejam incomodados. O problema não é ter filhos, mas a mentalidade secularizada e materialista dos dias de hoje.

      Moro na região (Belisário Távora) e amo. Vou à feirinha todos os sábados. Tenho muita sorte de morar no meu lugar preferido da cidade. Se pudesse escolher, moraria aqui mesmo.

      Sempre que leio esse tipo de postagem me deparo com comentários de gente frustrada. A amargura e o ressentimento transparecem.

      Excluir
  15. Eu achei que o Palmeiras ia se campeão mas me ferrei.Adivinha quem será? O Corinthians!Tem dúvida?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!

       Já estive em um dos apartamentos. Muito amplo. Pecava por não haver garagem para todos. Periodicamente sorteavam entre os moradores proprietários. Este meu amigo que alugava teve que alugar vaga em outro prédio longe dali.

    ResponderExcluir
  17. E olhe só, a rua onde vim ao mundo lá pelos idos de 1942, na parte inicial da rua General Glicério, numa bela casa, hoje um edifício. Se a minha memória não me falha na época em que nasci, ainda não haviam sido construídos nenhum dos edifícios que compõem o Jardim Laranjeiras.

    ResponderExcluir
  18. Ciro Farina foi meu bisavô. Ver seu nome sendo citado me pegou de surpresa e gostaria de saber de onde surgiu esse relato?

    ResponderExcluir
  19. Está lá descrito nos últimos parágrafos.

    ResponderExcluir
  20. Alguem tem algum brasão ou logotipo da Companhia Alliança de Laranjeiras? Entre 1906 e 1933, inclusive, os operarios mantiveram um clube de futebol chamado Alliança Football Club.

    ResponderExcluir